My Beauty

Depois das Festas: Programa Detox

Photo Credit: Dennis Wong
Photo Credit: Dennis Wong

Depois de muitos jantares em Dezembro, do Natal, Passagem de Ano, qual é a melhor maneira de começar o ano de 2014? Desintoxicando o organismo, para aumentar as defesas e começar o ano de forma super saudável e com energia máxima!
A maioria das pessoas associa os programas Detox a batidos, sumos, água e a regimes de líquidos. Eu, como farmacêutica, tenho as minhas dúvidas em relação a esse tipo de programas.
Portanto, vou falar de pequenas alterações que vão ajudar a limpar o organismo em 2 semanas e não requerem uma mudança drástica no estilo de vida. Além disso, contribuem para um estilo de vida mais saudável.
  • Começar o dia a beber um copo de água com sumo de um limão.
  • Beber pelo menos 1,5 L de água por dia. A água é fundamental para   eliminar toxinas e para desintoxicar o organismo.
  • Antes de tomar banho, esfoliar a pele com uma luva de massagem. Desde os pés até ao peito e  repetir das mãos até ao coração. Isto esfolia a pele e estimula o sistema linfático. Fazer isso 2x por semana.
  • No banho,  no final, passar de água quente para a água fria, em movimentos circulares, de baixo para cima. E repetir várias vezes. Isto estimula a circulação sanguínea, e o sistema linfático. O calor dilata os vasos sanguíneos e o frio obriga à sua contracção.
  • Não beber café. Para substituir a cafeína, beber chá verde ou preto.
  • Não consumir açúcar que não exista naturalmente nos alimentos. Por isso, nada de refrigerantes, nem doces!
  • Tentar comer comida biológica. Nem sempre é possível saber a origem do que comemos, mas se estamos a tentar desintoxicar o organismo, convém não estarmos a ingerir toxinas e compostos químicos. Os alimentos mais propensos são as carnes, os legumes e as frutas. Por exemplo, no frango, tirar a pele e lavar muito bem legumes e frutas.
  • Praticar exercício. Uma caminhada, uma aula de yoga ou pilates, ou um passeio de bicicleta são extremamente eficazes para desintoxicar o organismo. Além disso, transpirar, é uma das melhores formas de eliminar toxinas.
  • Ir à casa de banho diariamente. Para quem tiver problemas de obstipação, adicionar sementes de chia ou cubos de fibra.
  • Deitar cedo. Mais cedo do que é costume. O nosso corpo, enquanto dormimos, tem a capacidade de se auto-reparar, ao libertar hormonas e fatores de crescimento.
  • Para quem quiser tomar um suplemento desintoxicante, tomar suplementos com dente de leão e alcachofra que também são drenantes e diuréticos. Mas cuidado, com a origem desses suplementos! Bons exemplos de bons suplementos desintoxicantes e a preço acessível são Cholagutt A. ou Solução Stago.

Eu vou tentar adoptar este regime durante 2 semanas! E vocês? O que vão fazer para desintoxicar o organismo?

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

Nenhum Comentário

Deixar uma resposta

Gostou do artigo?

Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

Obrigada e até breve!