My Wellness

Emagrecer de forma saudável!

To be Healthy

Perder peso é uma tarefa complicada, pois para perdermos peso, temos de consumir menos calorias do que as que necessitamos para o nosso ritmo diário. Logo, é necessário que a balança das calorias penda para o lado do gastar calorias e não do consumir calorias, para que haja uma perda de peso. Vou falar de algumas dicas gerais para emagrecer de forma saudável.

Exercício Físico

Eu aconselho todas as pessoas a fazerem exercício físico. A massa gorda diminui, o corpo fica tonificado. Quais são os melhores exercícios para tal? Exercícios com pesos ou exercícios em que se usa o próprio peso [pranchas, abdominais, flexões, agachamentos…] são o ideal para perder massa gorda bem como exercícios de alta intensidade. E não, passar horas na passadeira, não é a melhor forma de emagrecer. O exercício anaeróbio é muito mais eficaz do que o exercício aeróbio, quando o objectivo é perder peso e massa gorda!

Líquidos

Cortar os refrigerantes e as bebidas alcoólicas. Os refrigerantes contêm níveis elevados de açúcar e as bebidas alcoólicas têm bastantes calorias e são vazias nutricionalmente, ou seja, não nos dão proteínas, vitaminas, nada do que necessitamos.
Beber muita água. Quem não gostar de água, deve beber infusões de chá, às quais não deve ser adicionado açúcar.
Beber um grande copo de água 15 minutos antes das refeições. O objectivo é induzir o estômago a pensar que está cheio, mais rapidamente.

Alimentação

Não comer hidratos de carbono ao jantar. Preferir uma refeição ligeira e estar pelo menos 2h sem comer antes de deitar.
Comer devagar e mastigar bem os alimentos.
Usar especiarias e ervas aromáticas como orégãos, manjericão, salsa, para dar sabores aos alimentos e reduzir o sal. Apesar de não engordar, provoca retenção de líquidos, o que é de evitar. Não saltar refeições e comer várias vezes ao dia, pelo menos 5 vezes ao dia!
Fazer refeições coloridas. Quanto mais colorida for a refeição, mais rica é em alimentos anti-oxidantes e vitaminas. Comer bastantes saladas. Alface, rúcula, beterraba, tomate, pepino, são óptimas soluções para poder reduzir a quantidade de hidratos de carbono (arroz, massas, batata) ingeridas à refeição.
Não usar molhos pré-feitos, que normalmente são muito ricos em gorduras não-saudáveis. Temperar com azeite, vinagre balsâmico e ervas aromáticas ou fazer molho de iogurte, escolhendo iogurte sem açúcar adicionado.
Não ir na cantiga dos alimentos light. Têm menos quantidade de gordura, mas depois têm mais açúcar adicionado. E açúcar é o que não se quer!
Assegurar que o trânsito intestinal se faz convenientemente. Quem for mais obstipado, deve comer mais kiwis, ameixas e fibras. O uso de fibras em grandes quantidades tem sempre ser acompanhado da ingestão de uma quantidade adequada de água, se não terá o efeito reverso, o que só complica a situação.
Preferir pão e cereais integrais, ou seja, escuros e não brancos. Ter cuidado com os cereais em caixa que compramos, pois têm bastante açúcar adicionado.
Usar apenas azeite e gorduras saudáveis para cozinhar. Cortar as margarinas e dar preferência ao azeite, óleo de girassol e milho, entre outros.
Frutas como o ananás e o abacaxi são diuréticas, o que facilita a eliminação de líquidos e também depuradoras de gordura, devido à bromelaína que contêm. Podem ser usadas assim a nosso favor!

Suplementos Alimentares

Eu sou bastante céptica em relação aos suplementos de emagrecimento. Principalmente, porque a maioria das pessoas toma os suplementos e esquece-se que tem de trabalhar para obter resultados visíveis e duradouros. E fundamentalmente, é obrigatório ser-se bastante regrado na alimentação e fazer exercício físico. Não há milagres!
No entanto, quem precisar de uma ajudinha pode fazer um suplemento alimentar. É importante escolher uma marca fiável, que garanta segurança além de eficácia. Quem fizer retenção de líquidos, pode usar cavalinha em chá ou em cápsulas. Ter em atenção, que baixa a tensão, logo não deve ser tomado por pessoas com tendência a ter a tensão baixa. Suplementos com dente de leão e alcachofra também são diuréticos e drenantes, para além de desintoxicantes.
Quem faz dietas, deve, porém, usar um creme reafirmante ou um suplemento alimentar que dê firmeza, pois muitas vezes, perde-se algum peso, mas a pele fica flácida, o que se quer sempre evitar. Aplicar o creme todos os dias, de baixo para cima, acompanhado de massagem!

A maioria destas dicas são fáceis de seguir e não servem só para emagrecer, servem também para manter o peso ideal e para ter um estilo de vida saudável e estar em forma. E não há nada melhor do que sentirmo-nos bem na nossa pele e com o nosso corpo!Verdade?

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

1 Comentário

  • Responder Carolina Santos Fevereiro 11, 2014 at 9:24 am

    Verdade 🙂

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!