Beleza Pele Rosto

Retinol e Tretinoína. Diferenças e como usar!

Hoje vou escrever umas breves considerações sobre o retinol e a tretinoína. A tretinoína ou ácido retinóico, é usada tanto no tratamento do acne como no fotoenvelhecimento e melasma.Usa-se também no tratamento de estrias. É sujeita a receita médica e existe em várias concentrações. Quanto ao retinol, por ser menos potente, está presente na composição de vários cremes anti-rugas.

[O curioso é que a tretinoína por ser medicamento tem um preço muito mais acessível que o retinol presente em cremes de beleza!]

Quais as diferenças entre o retinol e a tretinoína?

O retinol é outro nome para a vitamina A. Existem vários derivados do retinol, apesar do retinol puro ser o mais potente. A tretinoína  é ainda mais potente que o retinol, pois é um seu metabolito activo.
Uma das reacções mais comuns nos tratamentos com a tretinoína ou  ácido retinóico é a dermatite irritativa, que ocorre em 85% dos casos. 15% das pessoas que estão a ser tratadas com ácido retinóico tópico suspendem o tratamento por causa desta reacção.
A pele começa a descamar, principalmente nas primeiras semanas, os lábios a ressecar e muitas pessoas desistem logo.
É preciso saber que é uma reacção normal, muito comum e não desistir. Tanto o retinol como a tretinoína não podem ser usadas em mulheres grávidas ou a amamentar.

Dicas para quem está a iniciar o tratamento com tretinoína!

1. Usar pouca quantidade de produto. Se há produto em que abusar não resolve nada é este. Até piora. Pouca quantidade é a chave. Um grão de ervilha é suficiente.
2. Colocar apenas e só à noite. A tretinoína é um produto que só pode ser usado à noite visto ser fotosensibilizante. O retinol por ser menos potente pode ser aplicado também de manhã, quando combinado com um protector solar de índice elevado.
3. Começar por aplicar em dias alternados e ver a reacção da pele ao produto. Se a pele não reagir bem, espaçar as aplicações, se não, passar gradualmente a aplicar todas as noites.
4. Não lavar a cara e aplicar imediatamente o creme, se não o produto é muito absorvido e a probabilidade de reacção adversa é muito maior.
5. Aplicar um creme hidratante a seguir. Para melhores resultados, associar cremes com antioxidantes.
6. Colocar ao deitar um bálsamo hidratante nos lábios e ir reaplicando ao longo do dia.
7. Pode aplicar-se ácido retinóico na zona debaixo do olho, mas não por baixo das sobrancelhas.
8. Não desistir. É um tratamento longo, nem sempre fácil. Os resultados demoram. Apenas no final de três meses é que existem resultados, mas ao fim de um mês já se observam alterações no grão de pele.

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

580 Comentários

  • Responder Leni pereira Outubro 22, 2014 at 2:56 pm

    Eu comecei o tratamento com a tretinoina ha um mes e estou adorando o resultado e o legal é que eu nao tive reação adversa…

    • Responder Andreia Outubro 24, 2014 at 2:08 pm

      Ainda bem Leni, porque infelizmente as reações adversas levam as pessoas a desistirem do tratamento o que é uma pena pois os resultados são excelentes!

      • Responder Salete Ferreira Maio 31, 2015 at 2:36 pm

        Andreia eu tenho rugas instaladas …este produto pode ajudar?
        Tenho 39 anos .. Obrigada

        • Responder andreia Maio 31, 2015 at 9:22 pm

          Sim, os retinóides ajudam nas rugas instaladas, mas terá de usar alguns meses antes de ver bons resultados.

          • Salete Ferreira Junho 3, 2015 at 12:49 am

            Obrigada Andreia!
            Beijinho

      • Responder Geni Junho 25, 2015 at 12:23 pm

        Prezada Andreia, bom dia …

        Meu nome é Geni, moro em Brasil, tenho 47 anos. iniciei tratamento com ácido retinóico em 0,03% + hidroquinona 4% (para algumas sardas) para 20 gr de creme.

        Em paralelo e para uso diurno creme hidratante com DAME 5% e talasfera Vit C em 5% + Raffermine 2% + Densiskin 2% para 30 gr de creme. Esta associação está correta? é uma boa indicação? nenhum dos produtos se conflitam?
        Em quanto tempo verei algum resultado para as rugas em torno dos olhos?
        Aguardo uma reposta e agradeço desde já.

        att

        Geni

        • Responder andreia Junho 25, 2015 at 3:20 pm

          Olá Geni! Sim, a associação está correcta e é uma boa indicação. Vai ter excelentes resultados de certeza ao associar ácido retinóico com hidroquinona. Ao fim de dois meses já terá alguns resultados nas rugas do contorno de olhos! 🙂

        • Responder Miriã Abril 12, 2016 at 4:23 pm

          Olá Geni, bom dia!
          Ambos os produtos são para usar a noite? Você usa todos os dias?

          Abraços.

      • Responder andreia cabreira Maio 5, 2016 at 9:12 pm

        ola alguem me pode ajudar ja fui avarias farmacias aqui en portugal e nao a alguem me pode dizer onde posso comprar ou manda vir estou ansiosa para ousar tenho estrias da gravides

        • Responder andreia Maio 6, 2016 at 1:11 pm

          Não encontra Kétrel à venda, Andreia?

        • Responder Vera Lucia Antunes Mota Setembro 24, 2016 at 2:04 pm

          Existe em Portugal, mas provavelmente so com receita, a minha filha ja fez um tratamento com ketrel mas foi receitado pelo dermatologista

        • Responder Sandra Maio 4, 2017 at 1:16 am

          Aqui em Portugal há sim. Chama-se Ketrel.

      • Responder Miro Outubro 25, 2016 at 4:16 pm

        Gostaria de saber se posso usar vitanol a a noite e de manha usar hidroquinona e passar o protetor solar?

        • Responder Andreia Outubro 27, 2016 at 2:01 pm

          Sim, Miro!

      • Responder Paula Fevereiro 2, 2017 at 4:40 am

        Oi Andreia,
        Queria saber se posso usar a noite vitacid e pela manhã antes do protetor e maquiagem Rendermic R?
        Abraço

        • Responder Andreia Fevereiro 6, 2017 at 4:42 pm

          Não, Paula, retinol e tretinoína só à noite. Além disso, está duplicar um tratamento sem necessidade! Use um ou outro! Abraço

    • Responder Suelen Outubro 6, 2015 at 11:52 am

      Estou usando vitanol a há uma semana e meu rosto já está um pouco vermelho e com um pouco de ardência, mas não vou desistir!
      Gostaria de sugestões de hidratantes que poderia estar usando e que não viriam a ter reações drasticas com o uso do vitanol. Alguém poderia me ajudar?

    • Responder Milena Setembro 13, 2016 at 3:38 am

      Vou começar a usar o Vitanol A gostaria de saber qual creme hidratante posso usar? Posso usar o Renew de para minha idade? Bju

      • Responder Andreia Setembro 13, 2016 at 10:39 pm

        O creme que quiser Milena, desde que não tenha ácidos. Não sei qual é a marca do creme Renew que fala. Se me disser a marca, pode ser que possa ajudar. 🙂 Beijinho

    • Responder Maria João Maio 2, 2017 at 7:03 pm

      Olá …eu estou grávida e agora no último mês ganhei estrias do umbigo para baixo… o retinol… de la roche posay readermic R é bom para estes casos? só posso usar depois de ter a bebe? obrigada

      • Responder Andreia Maio 3, 2017 at 4:28 pm

        Só pode usar depois da gravidez e depois de terminar amamentar. Pode usar o ISDIN Velastisa Anti-estrias!

  • Responder Regina Sousa Outubro 24, 2014 at 1:20 am

    Eu uso ácido retinóico (vitanol A) na área ao redor dos olhos, inclusive nas pálpebras superiores e nunca tive problemas! No começo senti um leve inchaço nas pálpebras superiores e inferiores e as linhas finas meio que pioraram, mas sei que é assim que este ácido age – piora pra depois melhorar! 1º eu passo Redermic R (Olhos) da La Roche, espero uns 7 minutos e passo uma camada bem fininha de vitanol A em dias alternados. Na outra noite passo somente Bepantol creme. Na 3º semana não tive mais reação nenhuma na área dos olhos. O segredo é paciência! Agora estou com 2 meses e 1 semana. Já percebo um leve lifting nas pálpebras superiores e clareamento das inferiores. Quantos as linhas finas abaixo dos olhos, ainda não vi resultados, pois é muito cedo para isso. Sabe-se que a ação do ácido retinóico sobre rugas e linhas só é observado a partir do 6º mês. Ah! Vitamina C na pele (C e ferulic, Redermic Hyalu C ou Active C La Roche, dentre outras), inclusive na área dos olhos, durante o dia, antes do protetor solar, sempre!
    Tenho 28 anos, não tenho rugas, mas tenho linhas bem fininhas e rasas abaixo dos olhos. São praticamente imperceptíveis a outras pessoas, mas eu as vejo.

    • Responder Andreia Outubro 24, 2014 at 2:06 pm

      Os resultados são mesmo fantásticos, vale a pena ter paciência! Ainda bem que não teve problemas na utilização. Infelizmente existem pessoas que desistem facilmente do tratamento devido às reações adversas.

      • Responder Joice Agosto 12, 2015 at 4:47 pm

        Socorro! Usei Vitanol A na área do olhos e meio que aumentaram as minhas rugas, é normaol? Quanto tempo pra voltar ao normal?

        • Responder andreia Agosto 15, 2015 at 4:35 pm

          Hidrate bem a zona, que tudo volta ao normal, Joice.

      • Responder Conceição Andrade Teixeira Abril 13, 2016 at 9:06 pm

        Ola Andreia, meu nome é Conceição, tenho 20 anos ,vivo em Portugal, e tenho muitas manchas no rosto , das borbulhas , qual seria o melhr produto para mim, obrigada

        • Responder andreia Abril 20, 2016 at 4:09 pm

          Depende do seu tipo de pele, Conceição!

  • Responder marildes Novembro 1, 2014 at 11:27 am

    Olá! Tenho melasma e ja fiz vários tratamentos, clareia depois volta tudo novamente faz um mês que estou usando o vaitanolA 0,025 só que as manchas estão mais escuras esta piorando me da um desespero . Talvez alguem consegue me ajudar pelos comentários que eu leio de quem ja fez o uso a pele fica feia no inicio e depois melhora, não sei se é o meu caso.

    • Responder Andreia Novembro 2, 2014 at 9:34 pm

      Olá! Se estiver a usar protetor solar 50+ as manchas não deveriam estar a piorar. Fale com o seu médico!

      • Responder Neres Junho 18, 2016 at 2:29 pm

        Hidroquinona é ótimo tira manchas, porém se não usar protetor as manchas aumentarão depois deve ser usado só a noite porque os efeitos são fortes, sobre o rosto fica vermelho é normal kk depois a vermelhidão some deixando seu rosto bem claro Andreia parabéns gostei de saber sobre a vitamina c bjs.

  • Responder Melissa MAsiero Novembro 17, 2014 at 4:39 pm

    Que tipo de receituário é necessário para adquirir a tretinoina? Branco comum ou amarelo?

    • Responder Andreia Novembro 17, 2014 at 6:48 pm

      Em Portugal é branco. No Brasil não sei, sinceramente.

      • Responder marcia Novembro 19, 2014 at 1:41 am

        oiii, hoje eu comprei e foi sem receituario. Ja estou usando.

      • Responder Luis Pedro Novembro 27, 2014 at 5:50 pm

        Ola Andreia, Em Portugal so consegui comprar Tretinoina a 0,05%,
        da Ketrel, ja usei 2 dias mas nem cócegas me fez, qual voce esta a usar e de que marca? Cumprimentos

      • Responder Jacyara Mendes Abril 15, 2015 at 1:37 pm

        Aonde posso encontrar em Portugal

        • Responder Andreia Abril 15, 2015 at 9:20 pm

          Em qualquer farmácia, apresentando receita médica.

      • Responder Ana Março 14, 2016 at 12:58 am

        Oi, moro no Canada e o meu Dr me deu para comprar o tretinoin 0.025% para o tratamento de poros dilatados , pele pleosa e rugas . Gostaria de saber qual é o melhor creme hydradante . Pode ser com vitamina C?

        • Responder andreia Março 14, 2016 at 3:41 pm

          Não deverá ser com vitamina C, Ana, porque reagem um com o outro. Pode escolher um creme com ácido hialurónico, por exemplo. Não sei em que marcas está a pensar!

          • Ana Março 18, 2016 at 10:43 pm

            Qual é a melhor marca e o melhor hydratante para o dia depois de usar o creme Retin A que não não tenha reação? Marcas de cremes Roc, neoestrata, olay

  • Responder Luis Pedro Novembro 27, 2014 at 6:45 pm

    Eu queria mesmo comprar o Vitanol-A, ou outro medicamento com a mesma composição. aqui em portugal me deram o Ketrel. que contemTretinoina a 0,05%, não sei se é o mesmo que o acido retinoico!

    • Responder Andreia Novembro 27, 2014 at 7:01 pm

      Olá Luís Pedro! A tretinoína é ácido retinóico, sim. Não é nos dois primeiros dias que vai ter resultados. Demora pelo menos um mês a ver-se resultados. E há pessoas que nunca chegam a ter os efeitos indesejados do ácido retinóico como a pele a descamar e sensível. Eu uso Kétrel também! Por isso, relaxe continue a usar que os resultados vão ser fantásticos, acredite!

      • Responder Luis Pedro Novembro 27, 2014 at 8:18 pm

        Andreia, Muito obrigado pela rapida resposta :).
        O Ketrel que usa é o 0,05%? Não temos em Portugal, nada o mais agressivo possivel? tenho Quase 40 anos Uma pele muito Grossa, oleosa e cicatrizes de acne! ja fiz utilizei muita coisa e fiz imensa pesquisa…. mas ainda não encontrei um produto como vejo em videos os resultados do Vitanol_A.

      • Responder Meire Silva Agosto 8, 2016 at 2:45 pm

        Eu ja faço o uso um tempo tanto da hidroquinona com.tretinoia resultados fantásticos São milagrosos e graças a Deus eu no passo p.processo de coceira descamação eu peço p manipular!! Adoóoro

  • Responder Luis Pedro Novembro 27, 2014 at 8:21 pm

    Será que o Tal Retin-A, é o mais parecido com o Vitanol-A?

    • Responder Andreia Fevereiro 18, 2015 at 8:07 pm

      Olá Luis Pedro! Este seu comentário escapou-me, peço desculpa. O Vitanol-A é exactamente igual ao Kétrel, mas existe numa concentração igual a 0,05%, mas noutra com o dobro da concentração, a 0,1%. Se usar durante 6 meses, vai ver resultados muito bons. Falta saber se os vídeos que viu do Vitanol-A não têm associados outros procedimentos como laser, etc.O Retin-A também é isotretinoína a 0,025% ou a 0,05%.

  • Responder Vanessa Dezembro 30, 2014 at 11:39 pm

    Andréia, olá, eu tenho 35 anos e poucas rugas, uso o “active c 10” durante a noite e de dia, o “redermic c” e, após, passo o filtro solar. Tenho a pele de normal a seca. Gostaria de saber se eu posso passar o “Vitanol A” durante a noite, em dias alternados e como aliar ele aos cremes que já uso para ter um resultado potente.

    • Responder Andreia Dezembro 31, 2014 at 11:24 am

      Olá Vanessa! Se não tiver a pele muito sensível, pode sim, usar o Vitanol A à noite em dias alternados. Nessas noites não use o active C, use o Vitanol A e se a pele começar a descamar, reforce com um creme hidratante, do género do hydraphase! Não esqueça a proteção solar e vai ter certamente excelentes resultados! 😉
      Beijinho

  • Responder Lu Janeiro 13, 2015 at 6:58 pm

    Meu Deus! Fui em um médica e ela me receitou o tretinoina para tratamento de estrias. E a minha pele, ficou um pouco escura parecem queimaduras e a médica não disse nada em relação a isso, fiquei com medo e parei de usar ao um mês ou dois, acho. Mas, agora que sei, eu posso começar do zero ou considero aquele mês?
    Muito obrigada, sua matéria me ajudou muito. Ah, usar oléo de amendoas ou creme de dia pode ajudar??

    • Responder Andreia Janeiro 13, 2015 at 10:07 pm

      Olá Lu! É começar do zero, sim. Cuidado com o sol. E sim pode usar óleo de amêndoas ou creme de dia ajuda sim! 😉 beijo

      • Responder Rosa Fevereiro 4, 2015 at 4:53 am

        Esse post me ajudou a compreender o que minha derma não explicou. Quase desisti do vitanol A 0,025 porque minha pele descama e eu não sabia que era um efeito normal, estava usando muito esporadicamente por conta do sensação de pele ressecada com a descamação e quando passa base ou pó compacto fica um horror, pois, evidencia a descamação. Obrigada!

        • Responder Andreia Fevereiro 7, 2015 at 7:00 pm

          Ainda bem, Rosa. É hidratar bastante, mas realmente não dá para usar bases e pós compactos! Mas os benefícios compensam!
          Beijinho

          • Sandra Maio 4, 2017 at 1:22 am

            Andreia,

            Porquê que com o Ketrel não se pode usar base?

          • Andreia Maio 5, 2017 at 7:17 am

            Pode sim! Mas o Kétrel só pode ser usado à noite. No entanto, como a pele muita vezes descama, o melhor mesmo é misturar-se a base com creme hidratante para não ficar com um ar muito artificial.

        • Responder Meire Silva Agosto 8, 2016 at 2:48 pm

          Mas no pica as pelinhas no.próprio banho passa a palma das mais.no rosto e vai sentir um.farelinho molha o rosto passa o sabonete enxágue e faça isso! Vai ver

  • Responder guilherme da serra Fevereiro 7, 2015 at 5:36 pm

    Uso VITANOL A, 1mg, há três meses. Nunca tive qualquer reação, minha pela já apresentou grandes melhoras sim. Após 4meses de uso contínuo, devo continuar TODAS as noites ou devo alternar??

    • Responder Andreia Fevereiro 7, 2015 at 6:58 pm

      Olá Guilherme! Continua a usar todos os dias!

      • Responder Almeida Julho 28, 2015 at 2:32 pm

        Olá Andreia, será que podia esclarecer-me se existe algum problema em usar o Ketrel todos os dias à noite e para sempre? Tenho 43 anos e comecei esta semana a usá-lo mas tenho receio em estar a exagerar! Durante o dia um creme com vitamina C a 20%. Desde já, obrigada.

        • Responder andreia Julho 31, 2015 at 11:56 am

          Olá! Eu acho que a usar todos os dias, a sua pele vai começar a descamar. Se não descamar, pode sim, usar sempre à noite, excepto se fizer férias com exposição solar direta, aí deverá suspender nessa altura. Se vir que a sua pele começa a descamar, passe a usar noite sim, noite não e a hidratar bem a pele. E vitamina C a 20% é excelente, boa rotina! 🙂

      • Responder Tâmara Julho 6, 2016 at 11:50 pm

        Olá, nas minhas pesquisas vi que não pode ser utilizado o ano todo. Deve ser usado de preferência no inverno.E mesmo que o lugar que vc more seja frio o ano todo o uso contínuo do ácido pode sensibilizar os micro vasos da face gerando ruptura.

        • Responder Andreia Julho 9, 2016 at 6:21 am

          Há diversas filosofias e não há acordo em relação a isso. Isso cabe a cada um e ao seu dermatologista decidir. Para quem não se expõe ao sol no Verão e usa proteção solar adequada e elevada não existe problema.

      • Responder sonia hidalgo Outubro 8, 2016 at 12:58 pm

        tenho liquem plano, gostaria de algum produto que realmente tira todas as manchas escura e escamosas que ficam…obrigada

        • Responder Andreia Outubro 23, 2016 at 4:11 pm

          Deverá falar com o seu dermatologista, que essa situação é muito específica.

  • Responder Dias Fevereiro 22, 2015 at 3:58 am

    Boa noite. O meu problema e o seguinte… Tenho uma pele normal so que um dia espremir uma espinha aquilo secou tirai casca e ficou um buraquinho que me incomoda porque nao tem nada haver com poros mas sim um buraquinho no meio duma pele em bom estado !Sera que este tratamento retira esse pequeno buraco ? Cumprimentos

    • Responder Andreia Fevereiro 22, 2015 at 5:22 pm

      Pode experimentar a colocar à noite, pelo menos durante 3 meses e usar protetor solar durante o dia. Se não resultar, o melhor é consultar um dermatologista, que lhe possa retirar essa marca com laser. Cumprimentos

  • Responder Susana Fevereiro 22, 2015 at 2:54 pm

    Eu uso Ketrel… uma das zonas que precisava de melhorar é numas rugas abaixo dos olhos.. mas é estranho, porque a pele aí não descama… é normal?

    • Responder Andreia Fevereiro 22, 2015 at 5:15 pm

      É normal, sim. As zonas que mais descamam são a zona perinasal, e peribucal, ou seja, ao redor da boca e do nariz. Além disso, há pessoas que usam e a pele nunca descama, depende muito de pessoa para a pessoa! 🙂

  • Responder Neila Março 5, 2015 at 9:31 pm

    Eu usei Vitanol A e não tive resultados .agora estou usando Vitacid e Retinol em dias alternados e o resultado está ótimo

  • Responder Beatriz Março 12, 2015 at 6:29 pm

    Olá. Descobri o seu blog porque comecei a colocar o creme Ketrel e quando pesquisei apareceu a página do blog.
    Eu comecei a usar o ketrel porque tenho umas pequenas manchas de acne nas costas. estou a colocar o creme à quatro dias e ainda não senti nenhum efeito. nao digo melhoras porque isso sei que não é tão cedo mas falam em pele seca e a escamar e até agora não notei nenhuma alteração, será que não está a fazer efeito? Já agora fala da aplicação de um creme hidratante a seguir, qual aconselha?

    Aguardo resposta, obrigada 🙂

    • Responder Andreia Março 12, 2015 at 10:50 pm

      Olá Beatriz! A pele a descamar, mais sensível com a aplicação são mais frequentes quando se trata do rosto.l, porque é uma zona mais sensível. Como está a aplicar o Kétrel nas costas, é normal que não tenha esses efeitos! Pode usar um Gel para hidratar a pele se a sentir mais seca nesta região, mas não é obrigatório! 🙂

  • Responder Priscilla Março 13, 2015 at 1:54 pm

    Olá! Me tira uma dúvida? Fui num dermato ontem e ele me convenceu a fazer um tratamento caríssimo a base de retinol. Ele disse que é melhor do que o ácido retinóico. Minha reclamação era pele envelhecida e manchas. Lendo o seu post, entendi totalmente o oposto, que o ácido retinoico é muito mais eficiente! Nesse tratamento, tomarei baixa dose de roacutan (10 mg/dia) e uma vez ao mês ele vai aplicar retinol puro (ele passa no rosto e aplica uma luz azul em 3 pontos durante 8 minutos cada ponto). Fiquei intrigada ao ler aqui que o tratamento com o acido retinoico é mais efetivo. Juro que entendi que o retinol era mil vezes melhor, quando ele falou.

    • Responder Andreia Março 15, 2015 at 7:05 pm

      Olá Priscilla! Em cremes, o ácido retinóico é mais eficaz que o retinol, mas também tem mais efeitos secundários. Por isso é que os cremes com ácido retinóico necessitam de receita médica e os cremes com retinol não. Mas como o seu tratamento é diferente, terá que falar com o seu dermatologista.

  • Responder Ana Março 16, 2015 at 1:53 am

    Olá, qual é o melhor para usar nas estrias? Ketrel, retinol, vitanol? Compra se em qualquer farmácia em Portugal sem receita?
    Obrigada

    • Responder Andreia Março 16, 2015 at 11:25 am

      Olá Ana, o Kétrel, ácido retinóico necessita de receita médica. O retinol não. Nas estrias o que é mais eficaz é ácido retinóico.

  • Responder Rachel Março 18, 2015 at 12:39 am

    Andreia, adorei o post! há muito uso o vitacidXT 1mg, traz muito resultado na face. Mas no corpo em partes como cotovelos, joelhos não houve resultados. Estou testando o bio-oil nas manchas corporais, mas não sei execrem potencial. Eu posso alterna-lo com algo mais forte? Existe algo melhor? Sou morena e tenho muita facilidade com manchas. Grata!

    • Responder Andreia Março 18, 2015 at 1:55 pm

      Olá Rachel! Mais forte que ácido retinóico para manchas só alternando com hidroquinona, mas isso necessita de ser avaliado por um dermatologista!

  • Responder kel Março 18, 2015 at 10:19 pm

    Meu dermatologista me passou esse ácido, mas acabei ficando na duvida da quantidade que devo usar e tbm se devo dormir com o produto.

    • Responder Andreia Março 18, 2015 at 11:00 pm

      Olá Kel! Uma dose equivalente a uma ervilha e só aplicar à noite! 🙂

  • Responder maria Março 19, 2015 at 12:40 am

    Boa noite Andreia, é sempre com muito interesso que leio o seu blog é deverás muito interessante. Gostava de saber , se puder facultar essa informação, quais os produtos faciais em portugual que têm polipetideos, dizem que são muito bons. Obrigada

    • Responder Andreia Março 29, 2015 at 3:59 pm

      Olá Maria! A marca B-lift tem produtos com polipeptídeos e são excelentes. Pode ver no site da marca e se tiver dúvidas sobre os quais usar, mande-me um email. Beijinho

  • Responder Envelhecimento cutâneo: manchas, rugas. Que cuidados ter? | Projeto Pele de Princesa Março 22, 2015 at 12:41 am

    […] uso de retinóides está bem estudado no envelhecimento cutâneo e por isso continuam a ter um lugar de destaque no […]

  • Responder Célia Gonçalves Março 24, 2015 at 5:10 pm

    Olá Andreia,
    Estive a ler as sua respostas ao post e precisava mesmo de comprar Ketrel, onde posso encontrar? Sou do Porto , é mesmo esse o nome que tenho que dar na farmácia?
    Obrigada

    • Responder Andreia Março 24, 2015 at 10:00 pm

      Olá Célia! Kétrel é a marca com uma maior concentração de tretinoína. Existem depois outras marcas com concentrações mais baixinhas.

  • Responder bia Março 25, 2015 at 2:01 pm

    Tenho manchas de hiperpigmentaçao mas pernas qual destes cremes será melhor e terá mais efeito?

    • Responder Andreia Março 25, 2015 at 2:36 pm

      Olá Bia. Isso é algo que tem de ser avaliado por um dermatologista.

  • Responder Nuno Março 29, 2015 at 9:29 pm

    Que tipo de dermatologo devo procurar para algo cosmetico como o acne ou rugas, basta ir num especialista ou tem que ser alguem que seja mais virado para a cosmetica?

    • Responder Andreia Março 29, 2015 at 9:37 pm

      Não, qualquer dermatologista, pois são especialistas da pele, logo, saberão te ajudar!

  • Responder Nini Abril 8, 2015 at 9:28 pm

    Boa noite Andreia. Hoje e depois de ler o seu excelente blog, parti há procura do vitanol A. Não consegui encontrar em nenhuma farmacia do Porto. Felizmente venderam me o Kentrel. Já estou a usar, não sinto nada mas é claro que não vou desistir. Por favor diga me onde encontro o vitanol A numa percentagem mais forte. obrigada

    • Responder Andreia Abril 9, 2015 at 11:10 pm

      Olá Nini! Vitanol A é o nome comercial da tretinoína no Brasil. Em Potugal é Kétrel, um dos nomes comerciais e tem a concentração máxima em creme. Espero que siga as dicas de como usar que eu referi, para evitar os efeitos secundários! 🙂

      • Responder Nini Abril 10, 2015 at 11:46 pm

        Andreia já estou a usar e a recomendar. Tenho 54 anos, uma boa pele mas sinto que posso melhorar ainda mais,,. Parabens pelo seu blog e obrigada pelo conhecimento

    • Responder Nuno Abril 16, 2015 at 2:08 pm

      Ola, conseguiu Kétrel sem receita médica?

  • Responder Joana Abril 9, 2015 at 12:12 am

    Olá..Olá. Fui mãe à 5meses, ja nao estou a amamentar. Após o parto fiquei com umas estrias na barriga, nao sao muitas mas sao grossas. Gostaria de saber se este acido me pode ajudar a amenizar e qual a sua opinião sincera sobre os resultados que vou, possivelmente, ter

    • Responder Andreia Abril 9, 2015 at 11:15 pm

      Depende da cor das suas estrias. Se forem roxas, poderá ainda ter muito bons resultados. Se forem já brancas, só com laser ou com ácido retinóico durante vários meses, aplicado 2x ao dia. Para estrias brancas, é o tratamento que se faz, mas depende muito do tipo de pele, há peles que reagem melhor umas que outras.
      Aconselho-a também a ler este artigo! Se precisar de mais informações, mande-me um email!
      https://projetopeleprincesa.wordpress.com/2014/03/12/reafirmantes-e-anti-estrias/

  • Responder Raquel Maio 11, 2015 at 6:46 pm

    Boa Tarde! Tenho 30 anos, e linhas finas de expressão abaixo dos olhos. Estou pensando em fazer tratamento com retinol, tratamento facial LIFTING FLASH RETINOL, que inclui limpeza de pele e são feitas com 5 aplicações de retinol. Já uso o creme REDERMIC (C) para a área dos olhos e REDERMIC (C) para o rosto, gostaria de saber se posso continuar usando esses cremes, ou se é melhor usar outro junto com o tratamento? Desde já agradeço. Muito bom esse seu espaço..

    • Responder andreia Maio 12, 2015 at 12:05 am

      Olá Raquel! Quando fizer o tratamento, suspenda o Redermic C e hidrate muito bem a pele, porque tem tendência a descamar.

      • Responder Raquel Maio 13, 2015 at 1:20 am

        Boa noite Andreia! É a Raquel novamente. Fiz hoje a seção com retinol, e comprei o Creme HYDRAPHASE INTENSE da La Roche-Posay, e quando cheguei em casa verifiquei que ele contém Ácido Hialurónino. Será que tem algum problema usar esse creme? Muito obrigada pela atenção

        • Responder andreia Maio 13, 2015 at 1:34 pm

          Olá Raquel,
          não tem problema. Muitas vezes o retinol existe já em cremes que contêm também ácido hialurónico. O retinol não deve ser associado a hidroxi-ácidos, mas não é o caso do ácido hialurónico. Boa escolha Raquel 🙂

  • Responder Georgina Coelho Maio 13, 2015 at 11:57 am

    Olá. Bom dia Andreia. Eu tenho manchas castanhas no rosto (zona do buço e por baixo dos olhos), estou a usar o Ketrel e o serum booster fluid da Neoretin à noite e de manhã coloco o Soin dépigmentant intensif (anti-taches brunes) e o Soin de Jour anti-taches com SPF 50 ambos da Uriage. A minha questão é se nesta altura do ano e durante o verão devo continuar com este tratamento? E se devo utilizar o Ketrel e o serum que utilizo à noite apenas em cima das manchas ou se aplico em todo o rosto?
    Desde já obrigada.
    Beijinhos

    • Responder andreia Maio 13, 2015 at 1:41 pm

      Olá Georgina,
      se não fizer exposição solar direta, como praia, piscina, caminhadas, pode continuar o tratamento no Verão. Se fizer exposição solar direta, suspenda e use um protetor solar por cima do Uriage Soin de Jour Anti-Taches SPF50, porque a proteção solar de um creme de dia, não é bem igual à de um protetor solar, ou seja, não são resistentes à água nem à transpiração. Se a sua pele estiver muito sensível, aplique o Kétrel apenas nas manchas e o Neoretin no rosto inteiro. Se não estiver, pode aplicar os dois em todo o rosto. Beijinho

  • Responder Georgina Coelho Maio 13, 2015 at 5:51 pm

    Obrigada 😉
    E já agora, acha que estou num bom caminho para este problema… Ou devo fazer algo diferente?
    Beijinhos

    • Responder andreia Maio 14, 2015 at 2:40 pm

      Acho que sim! É preciso paciência e persistir, porque a luta contra as manchas é difícil, morosa e nunca termina. Mas está a usar produtos com activos comprovados, logo, é para ter resultados! Beijinhos

  • Responder Jaqueline Maio 14, 2015 at 6:59 pm

    Ola, Boa tarde !!! Eu luto contra o melasmo a anos, mesmo com acompanhamento eu usei muito hidroquinona onde meu rosto começou a ter manchas brancas, a um ano atrás fiz um peeling quimico o qual meu rosto piorou 3 x mais agora começei a usar novamente o vitanol A, gostaria de saber se tem algum comprimido que ajude a melhorar as manchas.
    Obrigada

    • Responder andreia Maio 14, 2015 at 11:29 pm

      Olá Jaqueline,
      que eu saiba não existe nenhum comprimido que actue nas manchas.

  • Responder Nini Maio 14, 2015 at 10:30 pm

    Boa noite Andreia
    Continuo com o Ketrel, e a minha pele está muito diferente para melhor é claro. Aproveito para responder ao Nuno para dizer que consegui comprar sem receita medica. Penso que não é muito dificil.
    Gostava que me dedesse a sua opinião sobre o purelogicol. Conhece o produto ou algum semalhante mais acessivel?? Estou com alguma flacidez. Obrigada

    • Responder andreia Maio 14, 2015 at 11:24 pm

      Conheço sim, Nini. Está a falar do Purelogicol em cápsulas? Infelizmente, não conheço nada mais barato de colagénio, o que existe tem preços semelhantes. Um suplemento muito bom é o Inneov Firmeza 45+, que é um bocadinho mais barato, por volta de 32 euros e resulta também muito bem na firmeza e na flacidez. Quem experimenta gosta muito dos resultados.
      Beijinho

  • Responder Maria Sá Maio 20, 2015 at 8:09 pm

    Olá, Andreia!
    Fiquei muito contente por encontrar o seu blog.
    Estou a usar o Ketrel há 10 dias e gostaria de saber se é normal, ao fim de todo este tempo, a minha pele continuar muito ressequida, tanto que sinto algum incómodo, principalmente à volta dos olhos (onde tenho muitas rugas de expressão)…
    Gostaria, se não for incómodo, que a Andreia me aconselhasse – devo parar com a utilização? devo aplicar dia sim, dia não? ou esta fase é passageira? Também tenho a impressão que a pele está com pior aspeto…
    Beijinhos 🙂

    • Responder andreia Maio 20, 2015 at 11:55 pm

      É normal sim, Maria! E é verdade, a pele parece ficar com pior aspeto. O que eu lhe aconselho é aplicar noite sim, noite não e usar um creme bastante hidratante depois do Ketrel numa camada generosa. Quando melhorar pode passar a usar todas as noites, se quiser. Se não, pode continuar a usar alternado. Beijinho

  • Responder Irany Carvalho Maio 24, 2015 at 2:50 pm

    Andreia, qual a sua opinião sobre o Redermic R (La Roche), ouvi falar que é bem melhor que O Vitanol A, que é a tretinoína comercializada aqui no Brasil numa concentração máxima de 0,1%, ouvi muitos posts falando que o Redermic R na epiderme encontra-se numa concentração menor do que quando penetra na derme, ou seja, quando o mesmo chega à derme ele passa a ter uma concentração superior e portanto é mais eficiente e causa menos irritação na camada mais superficial. Isso é verdade? Estou em dúvida se compro o vitanol A ou o Redermic R, esse último também tem uma concentração de 0,1% de ácido retinóico, mas ao chegar à derme sua concentração aumenta para 0,3%. Qual você me indica?

    • Responder andreia Maio 27, 2015 at 8:21 pm

      Olá Irany!
      O Redermic R não irrita a pele como o Vitanol A. Se a sua pele for sensível, o Redermic R é uma excelente opção. 🙂

  • Responder Salete Ferreira Maio 30, 2015 at 2:27 am

    Olá Andreia … Adorei tudo o que li… Qt ao Ketrel gostava de saber se funciona com rugas já instaladas.. Tenho 40 anos e precisava que atenuassem.. Agradecia que me aconselhasse!
    Obrigada

    • Responder andreia Maio 30, 2015 at 4:21 pm

      Olá Salete. O Ketrel, que é tretinoína, bem como o ácido retinóico e o retinol usam-se nas rugas instaladas, com resultados visíveis. No entanto, a tretinoína bem como o ácido retinóico não são tolerados por todas as pessoas, porque como eu escrevi a pele descama e muitas vezes, fica demasiado irritada. E o Ketrel que se fala aqui é um medicamento sujeito a receita médica. O retinol por outro lado não é. Espero ter ajudado. Beijinho

      • Responder Salete Ferreira Junho 3, 2015 at 1:10 am

        Olá Andreia ajudou muito!
        Mas acha que com o kétrel vou conseguir atenuar as rugas?
        Não Percebi muito bem a diferença entre os dois que referiu…
        Percebi que o Ketrel tem mais efeitos secundários!
        Mas se me ajudasse a reduzir bastante estás rugas… Era o meu sonho!
        Obrigada pela atenção!

  • Responder Joana Maio 31, 2015 at 12:31 pm

    Olá Andreia, antes de mais parabéns pelo blogue, sigo desde o inicio. Neste momento tenho uma duvida, tenho 28 anos e usava o ketrel e antes o Retin-A desde 2011, no entanto agora uso um manipulado receitado pela dermatologista com concentração de tretinoína a 0,5. Ela disse para colocar ao redor dos olhos, acha que é aconselhável e que os manipulados fazem o mesmo efeito que o Ketrel por exemplo? Com o manipulado a minha pele não descama, só sinto é uma ligeira irritação na área das pálpebras mas como ela disse para não usar outro creme de olhos, tenho um pouco de receio que em vez de prevenir as rugas nesta zona ainda esteja a piorar. Obrigada pela sua contribuição co este blogue. Beijinho

    • Responder andreia Maio 31, 2015 at 9:21 pm

      Olá Joana! 🙂 sim, pode-se usar ao redor dos olhos sem problema, no entanto, não deve ser colocado na pálpebra móvel. E sim, o manipulado faz o mesmo efeito que o Kétrel, visto que tem a mesma concentração! Mas pode ter outros componentes, que evitem a descamação. Beijinho 🙂

  • Responder Joana Junho 3, 2015 at 2:54 pm

    Olá Andreia,desde já os meus parabéns pelo magnífico blog.~
    Tenho 25 anos, e sempre tive a pele muito boa, a três meses sem motivo aparente, ganhei acne na zona do queixo, os dermatologistas passaram um monte de pomadas que me queimaram muito,voltei e ele receitou-me minotrex100, tomei durante 1 mês, e não tenho mais acnne, o problema é que me deu como efeito secundário, manchas no buço, por baixo do lábio inferior, e na testa, voltei ao dermatologista e ele disse que era pano, talvez provocado pelo medicamento, a questão é que eu sei o que é pano, estas manchas não têm nada haver, elas têm um rebordo a volta da mancha castanho e no meio são meio transparentes, e encontram-se dispersas também.
    Podes ajudar-me? Tens alguma ideia do que seja, e que tipo de tratamento devo fazer?
    Obrigada

    • Responder andreia Junho 4, 2015 at 4:52 pm

      Olá Joana! O que é que o teu dermatologista te aconselhou para usares nessas manchas que ele disse que era pano?

  • Responder Sónia Rodrigues Junho 3, 2015 at 6:03 pm

    Ola. O Ketrel é o mesmo que o retin-a só que mais barato? É que eu uso o differin para as marcas a muitos anos e já nao me faz efeito nas marcas mais recente. Ketrel ou retin-a qual o melhor para substituir o differin? beijinho

    • Responder andreia Junho 4, 2015 at 4:54 pm

      Olá Sónia! O Kétrel tem exactamente a mesma composição do Retin-A. Ambos são mais fortes que o Differin, visto que a composição é a mesma. E ambos são sujeitos a receita médica. Beijinhos

  • Responder Edenizia Bernardi Junho 3, 2015 at 10:02 pm

    Olá Andreia! Acabei de conhecer o blog e amei… é muito bom e muito util… Além de você ser muito atenciosa com todos. Parabéns!
    Gostaria de saber se posso substituir o Vitanol – A por Vitacid? Eles apresentam o mesmo resultado?
    Desde já muito obrigada. Bjs 😉

    • Responder andreia Junho 4, 2015 at 5:22 pm

      Olá Edenizia! Muito obrigada! 🙂 pode sim porque a composição é igual, tretinoína, por isso os resultados serão os mesmos! Beijinho

  • Responder André Junho 12, 2015 at 8:47 pm

    É verdade que o tratamento de ketrel só tem 50% de chances de resultar numa pessoa?

    • Responder andreia Junho 16, 2015 at 10:25 am

      Olá André! A maioria das pessoas desiste pelos efeitos secundários, a pele a descamar, muito sensível. E sim, há muitas pessoas que desistem do tratamento., não porque não seja eficaz mas pelos efeitos adversos.

  • Responder Diana Junho 19, 2015 at 10:19 pm

    Ola boa noite. Recentemente engordei cerca de 15 kg derivados de uma medicação que andei a tomar. Entretanto apercebi-me que pela primeira vez na zona dos glúteos começaram a surgir estrias vermelhas. Acha que o vitanol-A me consegue ajudar? Existe na farmácia cá em Portugal e com venda livre? Obrigada pela atenção.

  • Responder Andreia Pereira Junho 21, 2015 at 6:33 pm

    ola andreia

    Começei por pesquisar no youtube videos em como disfarçar minhas estrias e atraves de sites encontrei o seu.

    fui mãe ja ah 7 anos e as zonas onde me apareceram foi na zona da coxa e no raboo

    elas sao finas mas porem compridas e outras menos e sao de cor branca

    qual seria o medicamento melhor para mim?

    obrigado 🙂

    • Responder andreia Junho 23, 2015 at 12:52 pm

      Olá Andreia! Sim, a tretinoína ou o retinol no seu caso seria a melhor opção, mas como é óbvio é um tratamento demorado! 🙂

  • Responder Eduardo felipe Julho 3, 2015 at 9:16 pm

    Olá,tenho (acne,mas já controlada) mas me incomodo com as manchas de acne,e estou usando tretinoina gel 0,05% a um mês,durante esse tempo tive fase de piora,depois melhorou,e agora piorou novamente (manchas que eram escuras estão avermelhadas) é normal isso? piora para depois melhorar? e até quando vai esse melhora e piora kk ?

    • Responder andreia Julho 9, 2015 at 6:19 pm

      Só falando com o seu dermatologista e vendo as manchas em questão! Está a usar proteção solar? É que não deveriam piorar!

      • Responder Eduardo felipe Julho 15, 2015 at 3:10 pm

        uso protetor solar sim, 50 fps , tem dias que as manchas praticamente desaparecem e outros dias estão mais evidentes. Minha dermatologista me receitou roacutan para remover totalmente a oleosidade e a inflamação da pele (que é o que deixa vermelha). achei que só o ácido retinoico poderia ajudar no quesito “manchas” mas não estou obtendo sucesso.

        • Responder andreia Julho 16, 2015 at 11:32 am

          O Roacutan certamente vai ajudar as marcas a desaparecer.

  • Responder Francisca Julho 7, 2015 at 4:59 pm

    Olá, Andreia,

    encontrei hoje o seu blog e, apesar das recomendações do meu dermatologista, gostava duma segunda opinião, especialmente vinda duma farmacêutica – os farmacêuticos são os especialistas dos cosméticos/medicamentos.
    Tenho 31 anos, melasma e o dermatologista receitou-me Ketrel à noite sem mais nada por cima (fiz apenas 4 dias e já está a descamar) alternando com o Cosmelan II; de manhã serum Phloretin (SC), Resveraderm (Sesderma), finalizando com protector Isdin mineral.
    O problema é que qualquer creme que ponha na pele me arde bastante, será normal ou será o Resveraderm muito agressivo para uso concomitante com o Ketrel/Cosmelan? Qual seria mais hidratante e menos agressivo para usar pela manhã?
    Obrigada e parabéns pelo blog.

    • Responder andreia Julho 9, 2015 at 6:16 pm

      Eu acho essa combinação um bocadinho agressiva! Mas esses produtos são fantásticos! Para começar acho que devia colocar um creme bastante hidratante depois do Kétrel. E o Resveraderm por ter retinol e vitamina C e o Phloretin por ter também vitamina C e o Cosmelan por fazer um peeling ligeiro acabam por estar em conjunto com o Kétrel a sensibilizar demasiado a pele que por si só com o Kétrel fica demasiado sensibilizada. Eu aconselharia a suspender o Kétrel até sentir a pele melhor. Depois deverá usar 2x por semana mas sempre com um creme bastante hidratante a seguir. Quando sentir a pele melhor, passe a usar 3x por semana até conseguir usar todos os dias! 🙂

  • Responder maria de fatima da silva neves gonçalves bras Julho 9, 2015 at 2:51 pm

    como faço para comprar vitanol a sou dos açores e não a aqui.

    • Responder andreia Julho 9, 2015 at 6:08 pm

      Olá Maria de Fátima! O Vitanol A não se vende em Portugal. O nome comercial em Portugal é Kétrel, mas é sujeito a receita médica!

  • Responder Thais Araujo Julho 14, 2015 at 3:09 pm

    Eu posso usar Acido retinóico 0,01% Hidroquinona 2% e Tretinoina 0,025% ( Vitacid) em dias alternados? Posso fazer uso dos dois paralelamente? Sou negra e tenho acne e muita mancha

    • Responder andreia Julho 16, 2015 at 11:31 am

      Use ácido retinoico ou tretinoína. não use os dois paralelamente, Thais.

  • Responder Raquel Madeira Julho 21, 2015 at 12:09 am

    Boa noite Andreia. Achei o seu blog deveras interessante e estou mesmo disposta a experimentar, o Ketrel. Qual o melhor hidratante que acha que devo colocar a seguir ao Ketrel. Obrigada e os meus parabéns.

    • Responder andreia Julho 26, 2015 at 11:49 pm

      Olá Raquel. Muito obrigada! Numa pele oleosa a mista aconselharia um Vichy Aqualia Thermal Spa Noite ou um La Roche-Posay Hidraphase.

      • Responder Carolina Abril 30, 2016 at 12:45 pm

        Mas o hidratante põe-se logo a seguir ao ketrel? Ou só de manha, por exemplo?

        • Responder andreia Maio 3, 2016 at 4:30 pm

          Para evitar a desidratação, deverá colocar a seguir!

      • Responder Carolina Abril 30, 2016 at 12:52 pm

        Eu estava com a ideia de começar a utilizar o ketrel numas estreias que tenho nas coxas

  • Responder Beatriz Julho 22, 2015 at 7:21 pm

    Olá andreia, eu sofro de acne desde os meus 12 anos e tem vindo a piorar. Já fui ao médico várias vezes e receitam cremes e gel de banho para combater mas não dão resultado. Fui a uma fermácia e perguntei se aquilo que tomei era constituido com vitamina A e eles disseram que não. Perguntei se tinham retinol mas ao verem disseram que tinha sido descontinuado. Onde é que posso encontrar sem usar receita médica?

    • Responder andreia Julho 26, 2015 at 11:51 pm

      tem por exemplo o Redermic R, da La Roche-Posay, que se usa à noite.

  • Responder gicelle Agosto 4, 2015 at 1:12 pm

    olá…legal a atenção que vc concede aos leitores, parabens por isso. Fui ao dermatologista em momentos diferentes e por motivos diferentes. Em um procurei pelas espinhas e cravos pretos no nariz e me foi receitado o retin a micro. E em outro momento a triluma para o melasma. Agora estou com os dois problemas agravados. será que posso usar triluma e retin a micro em dias alternados? um dia triluma e no outro retin?

    • Responder andreia Agosto 4, 2015 at 10:25 pm

      Sim, pode. Se vir que a sua pele fica muito sensibilizada use todas as noites o Tri-Luma, porque também actua no acne, visto que tem tretinoína como o Retin A micro, mas em menor concentração. E proteção solar sempre! 🙂

  • Responder Celia Agosto 4, 2015 at 3:30 pm

    Olá Andreia
    Adorei o seu blog, eu vou começar a luta contra as manchas no rosto depois do verão, apareceu me a dois anos n dei importância no início deixei andar e o resultado pioraram imenso, tenho no buço e nas maçãs do rosto ao pé dos olhos…estão horríveis procurei um dermatologista que me receitou o seguinte, ao fim do dia depois da cara bem lavada e seca ketrel 2as 4as e 6as logo a seguir o creme pandermil só nas manchas depois ao deitar o hidropost esse todos os dias sobre as manchas também…e um creme clareador para o dia da bioderme e claro muito protector solar…o que acha do tratamento?

    • Responder andreia Agosto 4, 2015 at 10:28 pm

      Parece-me muito bem o seu tratamento! Fantástico!

  • Responder JULIANA LINGUANOTO Agosto 6, 2015 at 3:57 pm

    bom dia!!! como usar o acido retinoico?? passa no rosto todo, inclusive na zona perioral, e peribucal?? Obrigada

    • Responder andreia Agosto 6, 2015 at 6:33 pm

      Olá Juliana! Evitar a área perinasal e peribucal 😉

  • Responder Cláudia Sepulveda Agosto 9, 2015 at 7:30 pm

    Olá, Andreia, estou usando há mais ou menos uma semana no rosto todas as noites vitanol A, pois tenho muitas sardas, gostaria de saber se posso usar em noites alternadas hidroquinona. Tenho notado a pele bastante sensível e um pouco avermelhada, seria melhor usar algum hidratante por cima do vitanol A? E de dia qual hidratante poderia usar antes do protetor solar? obrigada.

    • Responder andreia Agosto 9, 2015 at 8:05 pm

      Olá Cláudia! Se tem a pele avermelhada e bastante sensível não deverá começar a usar já hidroquinona e só deverá começar quando a pele estabilizar. Não sei qual é o seu tipo de pele para lhe aconselhar um hidratante, mas poderá usar um La Roche-posay Hydraphase Ligeiro, se tiver a pele mista/oleosa ou Rico se tiver a pele seca. Faça uma máscara hidratante, 1 a 2x por semana. E sim, deverá usar um hidratante após o vitanol A. 🙂

  • Responder Cláudia Agosto 9, 2015 at 11:24 pm

    Oi Andreia, sou eu novamente. Você já ouviu falar de uma mistura de bepantol, hipoglos, vit A e E , é muito conhecida aqui no Brasil. pensei em usar esta mistura como uma máscara hidratante, o que você acha da idéia. Obrigada!

    • Responder andreia Agosto 11, 2015 at 11:40 pm

      Pode sim, se não tiver a pele oleosa! 🙂 Vitamina A e E são excelentes antioxidantes!

  • Responder Sara Miranda Agosto 11, 2015 at 9:36 pm

    Olá Andreia! Fui a uma dermatologista e ela recomendou me o uso de ketrel para as estrias pela noite e de manhã um creme anti estrias. Comprei o de prevenção da elacyl. Recomenda?

    • Responder andreia Agosto 11, 2015 at 11:22 pm

      Sim, recomendo! 🙂

  • Responder SARA MIRANDA Agosto 21, 2015 at 12:42 pm

    Obrigada Andreia! Todos os dias acordo com medo que me apareçam mais . Tenho apenas 23 anos e isto afetou a minha autoestima profundamente. Para além dos cremes, que mais posso fazer? Não posso fazer esfoliação corporal ou tentar microdermoabrasao com kit em casa? Acha que este tratamento vai trazer alguns resultados?

    • Responder andreia Agosto 24, 2015 at 12:58 am

      Olá Sara! Se não resultar, terá que fazer laser ou outro tipo de tratamento com a sua dermatologista, porque a nível de cremes, sejam medicamentos ou cosméticos, dificilmente terá resultados. Mas insista por muito tempo que os resultados não são rápidos, mas normalmente há resultados. Pode fazer tanto esfoliação como microdermoabrasão, mas isso só removerá a camada mais superficial da pele, não fazendo com que a estria desapareça. A Sara realmente é muito nova e eu sei como as estrias afetam a auto-estima e a relação com o nosso corpo. Hidrate bem a pele todos os dias, tente não ter grandes oscilações de peso e beba muita água!

  • Responder Ana Agosto 23, 2015 at 6:49 pm

    Posso usar o ketrel e o serum anti manchas caudalie? Ou não é necessário visto que o ketrel já trata as manchas?

    • Responder andreia Agosto 24, 2015 at 12:49 am

      Ana, poderá usar o Kétrel à noite e se quiser um efeito sinérgico, poderá usar o sérum anti-manchas da Caudalie de manhã, para ter resultados mais rápidos!

  • Responder Marta Agosto 25, 2015 at 2:38 pm

    Olá Andreia! Parabéns pelo seu trabalho! Super esclarecedora! Então aproveito para colocar uma situação, uma vez que no seu artigo (e comentários) fala do ketrel. Comecei a usá-lo há cerca de 1 mês, nas ancas, por causa de umas estrias recentes após perder peso. Inicialmente apliquei aos poucos, tal como sugeriu, e entretanto passei a pôr todos os dias. Há 4 dias parei porque estou com uma irritação feia! Tenho a pelo escamada e cheia de borbulhinhas vermelhas que dão ardor e muita comichão. É muito desconfortável e inestético. Esperava alguma reação da pele, mas assim tanto… É normal? Agradeço-lhe desde já a sua disponibilidade!

    • Responder andreia Agosto 25, 2015 at 10:17 pm

      Pode acontecer, Marta! Hidrate bastante com um creme do género do Bepanthene ou do Halibut!

      • Responder Marta Setembro 4, 2015 at 11:40 am

        Mas acha que devo insistir com o tratamento? Efetivamente, acho que as estrias já não se notam tanto…

  • Responder Cássia Hermínia Marques Agosto 28, 2015 at 2:14 am

    Olá Andreia! Estou com uma dúvida em relação aos medicamentos passados pela minha dermatologista. É o seguinte: ela receitou Tretinoína 0,025% para passar no rosto à noite e uma fórmula de hidroquinona 4% com creme lanette para as manchas escuras tbm à noite, pois tenho manchas nas costas e também no buço. Posso passar as duas fórmulas de uma vez? Cássia

    • Responder andreia Agosto 30, 2015 at 9:56 am

      Sim, pode, sem problema! Aliás, no Brasil, existe um medicamento que junta logo a tretinoína com a hidroquinona! 🙂

  • Responder Sara Setembro 3, 2015 at 9:40 pm

    Oi Andreia. Adorei seu blog e gostaria de uma ajuda. Tenho 31 anos e estou usando o Vitanol A, Mas nao muito frequente, pois moro fora do Brasil Em regiao muito fria. Minha face esta bastante maltratada (talvez tenha tomado mt sol no verao com radiacao fortissima). Fiz tratamento com o Roacutan ha 3 anos atras. Minha pele estava igual de um bebê. Hj tenho manchas de espinha e um pouco de espinhas internas , estas estao aparecendo comstantemente. Acredito ser comforme o stress que enfrento. Estou usando Strevectim ha mais de um ano. Quero rejuvencer minha pele, esta com aspecto cansado e velho e muitas linhas de expressao na area dos olhos. Uso Strevectim retinol noite na face, e retinol para area dos olhos. As vezes, intercalo com o Vitanol e outra minha Strevectim Lift…
    Quando sinto mt ressecado, faço uma mistura de Hipoglos com Bepantol e Vitamina E e uso face e olhos.
    Estou usando muita coisa? Ou deveria mudar meu tratamento?
    Obrigada

    • Responder andreia Setembro 3, 2015 at 11:05 pm

      Olá Sara!
      É uma redundância usar Retinol + Vitanol A, que é ácido retinóico e mais forte. Use um ou outro. O Vitanol A é mais forte. Use um hidratante com ácido hialurónico durante o dia. Pode também usar um sérum de vitamina C de manhã. 🙂

  • Responder Luana Setembro 6, 2015 at 2:37 am

    Olá Andreia ! Eu comecei a usar o Vitanol A há quatro meses porém as manchas roxas de espinhas nao saíram e apareceu mais na verdade ! Eu uso protetor solar da Rock fator 70 e mesmo assim apareceu essas manchas ! O que eu devo fazer ?

    • Responder andreia Setembro 7, 2015 at 10:05 pm

      Deverá falar com o seu médico, Luana.

  • Responder geraldo alves vicente Setembro 7, 2015 at 11:05 pm

    ola andrea, minha esposa possui poliqueratose de mibelli, posso usar creme retinol-A, para ajudar no combater as lesões da pele.

    • Responder andreia Setembro 8, 2015 at 12:22 am

      Olá Geraldo, terá de falar com o dermatologista da sua esposa para ver quais as opções de tratamento.

  • Responder Josi Setembro 8, 2015 at 12:46 pm

    Olá Andréia, bom dia
    Como estou usando vitanol A e o hidrante com ácido hialurônico , gostaria de saber se posso usar TB nos dias alternados a noite um outro creme hidratante que contém ácido tiodipropiônico ?

    • Responder andreia Setembro 10, 2015 at 7:59 pm

      Sim, sem problema, Josi!

  • Responder JÉSSICA Setembro 9, 2015 at 4:51 pm

    Olá!

    A minha Dermato me receitou vitacid 0,25%, a minha dúvida é se existe um tempo determinado pra utilizar, ou posso usar sempre por anos?

    • Responder andreia Setembro 10, 2015 at 7:51 pm

      No mínimo 4 meses, Jéssica, para ter bons resultados, depois vá vendo. Há quem use por anos e não tem problema nenhum!

  • Responder Joice Setembro 10, 2015 at 8:02 pm

    Olá Andrea, Parabéns pelo seu blog, sua atenção é fantástica!! Gostaria também de tirar uma dúvida. Estou usando o Vitanol A a noite em dias alternados como várias pessoas aqui o fazem, durante o dia estou usando um Derma Complex Vit. C 20% da Adcos e nele possui também em sua fórmula, Ac. Ferulico, Vitamina E e Carcinina, tem algum problema usa-lo como hidratante antes do protetor solar?

    • Responder andreia Setembro 10, 2015 at 10:31 pm

      Não, sem problema, Joice! É excelente! 🙂

  • Responder Mara ester Setembro 14, 2015 at 9:37 pm

    Oi andreia, eu usei a triderm no rosto e pescoço,e no meu pescoço apareu rugas o que eu faço tirar ou minimizar estas rugas?

    • Responder andreia Setembro 19, 2015 at 3:23 pm

      Hidrate bem a pele com um creme rico de preferência anti-rugas! Muitas vezes, é só desidratação da pele! 🙂

  • Responder Daniela Setembro 15, 2015 at 9:23 am

    Olá Andreia.Tenho algumas cicatrizes derivadas do acne. Estou a aplicar kretel para complementar um peeling superficial que fiz há 15 dias. No seu post fala em aplicar um creme hidratante e para obter melhores resultados um antioxidante. Pode indicar-me alguns e modo de usar? Tendo em conta que, por enquanto, o kretel não me provocou secura, ou descamação usando dia sim, dia não. Agradeço desde já a sua resposta.

    • Responder andreia Setembro 19, 2015 at 3:33 pm

      Olá Daniela! um dos mais recomendados pelos dermatologistas e também um dos meus preferidos, é o Endocare gel, que é hidratante e antioxidante, e ajuda a reparar a pele. É excelente!

  • Responder andreia Setembro 17, 2015 at 5:47 pm

    Ola Andreia , qual acido Retinoico é mais forte? 0,01% ou 0,015 %, foi em duas dermatologista diferentes. e cada uma me passou uma formula
    Desde ja agradeço

    • Responder andreia Setembro 22, 2015 at 4:05 am

      0,015% é mais forte, Andreia!

  • Responder Josi Setembro 18, 2015 at 11:02 pm

    Olá Andréia, boa noite.
    Sou eu de novo , rsrsrs
    Fez uma semana que estou usando o vitanol A , infelizmente minhas manchas de melasmas estão muito escuras , estou usando Isdin 99 e dps de alguns minutos outro protetor solar por cima dele , uso minesol 30 ou Adcos 55.Estou usando alternado , a noite hidrato com bepantol derma ou uma máscara hidratante com ácido hialurônico. Seria normal estarem escuras assim, parece que queimei o rosto com limão. Ontem fiz uma máscara enzimática e deu uma melhorada. Tive TB que sair para resolver assuntos na rua e tomei um pouco de sol , mto pouco. Qria mto continuar com o vitanol . Marquei médico para terça , pena que não confio mto nela pois todas agora só trabalham com estética , mto difícil hj no Brasil achar uma Dermatologista que trata patologia, todas querem ganhar dinheiro com tratamentos caros prometendo milagres.
    Obrigada Andréia , bju

    • Responder andreia Setembro 19, 2015 at 3:28 pm

      Muitas vezes, Josi, as manchas parecem mais escuras, porque como foi retirada a camada mais superficial da pele, as manchas são mais escuras em profundidade. continue com o seu esquema, que está excelente! Se num mês as manchas continuarem a piorar ou sem melhorar, suspenda! Beijinho

  • Responder Daniela Setembro 20, 2015 at 10:23 pm

    Agradeço a sua resposta. Agora que recomendou o endocare e falou que este repara lembrei-me que após peeling a dermatologista preecreveu me o neocica do laboratório filorga. Só usei 2 semanas, portanto ainda tenho bastante produto e como sabe é um reparador um bocadinho caro. A Andreia acha que posso colocar antes da aplicação do kretel para melhorar os resultados e que substitui de alguma maneira o endocare gel? Ah e agora sim, noto que a pele apresenta alguma descamação e secura..o que faz com que o uso de base se torne mais dificil. Aproveito para agradecer e elogiar toda a sua prontidão e boa vontade ao dar resposta às nossas dúvidas.

    • Responder andreia Setembro 22, 2015 at 3:59 am

      Olá Daniela! Pode sim! Mas não aplique antes do Kétrel, aplique depois! Ponha primeiro o Kétrel em pequena quantidade e aseguir ponha o Neocica. Para aplicar a base um bocadinho mais facilmente misture-a com um creme hidratante!

  • Responder Marta Setembro 23, 2015 at 1:02 pm

    Olá Andreia, antes de mais, queria agradecer-lhe muitíssimo a sua iniciativa de escrever um blog na área da dermatologia e em português!! Tenho 43 anos e apesar de sempre ter tido uma boa pele, começaram a aparecer-me umas manchinhas mais escuras na cara e nas mãos (sinais da idade…). Também tenho melasma há já bastantes anos. Gostaria de lhe perguntar se há vantagem em usar Ketrel e um creme com vitamina C em paralelo (ouvi dizer que traz também muito benefícios) e, se sim, que produto ou percentagem de vitamina C recomenda. Para combater a flacidez o Ketrel também é eficaz? Se não, o que recomendaria para a combater? Mais uma vez, muito obrigada!

  • Responder Eliz Setembro 24, 2015 at 6:37 pm

    Uma duvida. a tretinoina deve ser aplicada apenas na mancha digamos assim ou na região?

    • Responder andreia Setembro 25, 2015 at 10:34 am

      Pode ser aplicada no rosto todo, se não tiver a pele sensível. Se tiver, aplique só na mancha!

  • Responder Marta Setembro 26, 2015 at 11:29 am

    Sim, Andreia, muito obrigada! Vou experimentar os produtos que me sugeriu e depois dou-lhe o meu feedback! Até breve!

  • Responder Andreia Marisa Santos Moura Silva Sousa Setembro 29, 2015 at 11:55 am

    Bom dia, tenho 35 anos, quase a fazer 36 e confesso que tenho alguns cuidados com a pele mas tenho usado sempre cremes mais para a oleosidade da minha pele e nao tenho usado cremes anti idade, mas tenho notado ja alguns sinais de idade, sera que se usar ketrel terei bons resultados, será que me poderia esclarecer melhor o qué e como usar. Obrigada

    • Responder andreia Setembro 30, 2015 at 2:41 am

      Olá Andreia, deveria falar com um médico primeiro, porque o Kétrel é bastante forte e quem tem a pele sensível usualmente não tolera. Kétrel é tretinoína, que remove as camadas superficiais da pele e corrige os sinais de envelhecimento e como disse no artigo, só deverá ser usada à noite, em pequena quantidade e usar de manhã sempre protetor solar. Poderá se quiser usar, um sérum anti-envelhecimento antes da sua rotina habitual, como o Caudalie Polyphenol C15.

  • Responder Andreia Marisa Santos Moura Silva Sousa Setembro 30, 2015 at 8:22 am

    Muito obrigada pelo concelho, estou a gostar imenso do seu blog, muito bom mesmo. Obrigada

  • Responder MARIA DE FATIMA DA SILVA NEVES GONÇALVES BRAS Setembro 30, 2015 at 1:06 pm

    obrigado pela sua resposta mas aqui na ilha do Pico nas farmácias não vendem eu queria tanto experimentar não sei como faço para conseguir obg

  • Responder Priscila Outubro 28, 2015 at 12:21 am

    Andreia boa noite eu tenho a pele muito oleosa e poros dilatados a tretinoina pode ajudar?

    • Responder andreia Outubro 28, 2015 at 2:53 am

      Olá Priscila, pode sim, se não tiver a pele muito sensível. Mas use pouca quantidade e evite colocar perto dos lábios!

  • Responder Helena Outubro 28, 2015 at 7:17 pm

    Olá Andréia. Tenho melasma e já usei tudo o que VC pode imaginar. É uma luta!!! E pior, não tenho observado grandes resultados. A minha dermato em Portugal me receitou ketrel a noite e pigmentada pela manhã. Entretanto qd a pele começou a descamar parei de usar. Aqui no Brasil já usei vitanol A, vitacid, clariderm e nada resultou. Resolvi começar do zero com o ketrel e pigmantase. Pergunto é, devo utilizar só nas manchas ou uso no rosto todo. Está aplicação de ketrel a noite e pigmentada durante o dia está correta? Posso utilizar algum creme antirugas em conjunto? Me dê uma orientação pq me sinto perdida. Obrigado

    • Responder andreia Outubro 31, 2015 at 8:35 am

      Olá Helena,
      está correcta, sim. Mas terá que usar um protetor solar com SPF50+. Se a sua pele tem tendência descamar com o Kétrel, comece por aplicar dia sim, dia não. Pode usar um creme anti-rugas desde que não contenha ácidos. Estava a pensar em algum em especial, Helena?

  • Responder DÚVIDAS Novembro 2, 2015 at 11:54 pm

    Olá, estou usando a tretinoina no rosto, nos primeiros dias não senti nada, achei até que já havia alguma melhora, porém, no 5 dia se eu não me engano, minha pele começou a ficar sensível e descamando, quando passo algum creme, ela arde um pouco, é normal? O fato de ter feito uma leve esfoliação antes pode ter contribuído para a substância ter ficado “mais forte”? E quanto tempo antes tem que parar de usar se for se expor ao sol?

    • Responder DÚVIDAS Novembro 2, 2015 at 11:57 pm

      Ah, e em relação aos hidratantes, algum é contraindicado? Uso mto uma mistura que fiz com um creme da Avon, hipoglos, bepantol e adeforte. E durante o dia, protetor solar da loreal com ativo hialuronico..

      • Responder andreia Novembro 6, 2015 at 12:23 pm

        Não, não há hidratantes desaconselhados. Aliás, o ácido hialurónico é excelente para hidratar a pele!

    • Responder andreia Novembro 6, 2015 at 12:28 pm

      Olá,
      como escrevi no artigo, é perfeitamente normal. Passe a usar em dias alternados. A exfoliação pode ter contribuído para a pele ficar mais sensível. Deverá parar pelo menos 1 mês antes da exposição solar.

  • Responder Daniela Novembro 7, 2015 at 10:36 pm

    Olá Andreia. Estou a usar a pomada kretel desde meados de setembro e de seguida, tal como a Andreia recomendou, o ácido hialurónico (neocica)para hidratar. Noto que o acne melhorou, as borbulhas que teimam em aparecer são pequeninas e cicatrizam rapidamente. A tez também está mais regular. O que, ainda, é notório são as cicatrizes deprimidas. O kretel também poderá melhorar este aspeto? Ou acha que só mesmo com outro peeling? Desculpe o incómodo mas as suas dicas realmente resultam e muito! 🙂 Beijinho

    • Responder andreia Novembro 8, 2015 at 10:36 am

      Olá Daniela, normalmente ajuda mas vai demorar algum tempo! Os peelings ajudam bastante, mas eu aconselharia a Daniela a persistir com o Kétrel durante mais uns meses! 🙂 Beijinho

  • Responder Sandra Novembro 11, 2015 at 12:05 am

    Olá Andreia. Tenho melasma no buço , pele oleosa com.microquistos na testa e bastantes miliuns na face. A dermatologista aconselhou neostrata na zona do melasma de dia e o serum neoretin de dia.uso ainda o heliocare 360 gel.
    Para a zona da testa aconselhou todos os dias a utilização de acnatac gel e três vezes por semana aplicar o ketrel apenas nos miliuns e também testa.aconselhou isotretinoina 5 mg.
    Ainda não comprei os três últimos pois tenho medo de que a pele fique muito sensível e que o melasma piore.aconselha este cocktail de medicação?

  • Responder Tratamento do Melasma! ⋆ Projeto Pele de Princesa Novembro 17, 2015 at 6:28 pm

    […] tópica de hidroquinona, sozinha ou complementada como outros ingredientes, nomeadamente tretinoína e um corticosteróide. A tretinoína acelera a renovação da pele e facilita a penetração de […]

  • Responder Wilciane Reis Novembro 25, 2015 at 1:48 am

    Olá Andreia, amei seu blog, muito pertinentes suas informações e tds os comentários. Tenho sardas, pele oleosa, poros abertos, cravos e algumas marcas de espinha, no rosto. Porém algo que me incomoda muito são as manchas escuras que tenho nas axilas e virilhas, fui ao dermatologista e ele me passou Vitanol A 0,25 aqui no Brasil para aplicar 2 vezes por semana nas axilas e virilha. Hoje passei pela segunda vez e não sei se é impressão, mas reparei está mais escura a mancha na axila, o médico advertiu sobre a descamação, mas não ocorreu. Vi que você indica passar hidratante, mas não entendi se é logo apos a aplicação do Vitanol, nesse caso, eu iria utilizar o bepantol. Outra questão é se posso utilizar o Vitanol a 0,25 no rosto, para os problemas de sardas, marcas de espinha, cravos e algumas espinhas, e se a melhor forma é com o hidratante por cima, logo seguida. Uso protetor fator 60 de dia é tenho 25 anos. Desde já, agradeço…

    • Responder andreia Novembro 27, 2015 at 11:48 pm

      Às vezes as manchas parecem mais escuras, porque a camada superficial foi removida e a mancha é mais escura profundamente. Se a pele não descamar nas axilas, não precisa de colocar hidratante. Se sim, bepantol, a seguir, sim. Pode usar na cara, mas só à noite, com hidratante por cima e protetor solar todas as manhas. 🙂

  • Responder paula tavares Novembro 25, 2015 at 1:37 pm

    Ola Andreia,tenho 39 anos sou mulata,e comecei a usar ketrel a 3 dias porque tenho manchas no rosto,eu queria saber se posso usar hidroquinona,e ketrel ao mesmo tempo,e tambem comprei a vitamina c da la roche posay, redermic c ,é o indicado ou aconselhas me outra vitamina c?

    • Responder andreia Novembro 27, 2015 at 11:26 pm

      Olá Paula, não use hidroquinona na sua pele, a menos que um médico o aconselhe, porque corre o risco de ficar com zonas despigmentadas e com manchas brancas. Sim, o Redermic C é aconselhado, pode usar de manhã 🙂 Vai melhor bastante, com paciência e proteção solar sempre!

  • Responder VANESSA JACQUELINE Novembro 25, 2015 at 3:04 pm

    oi Andreia td bem? a médica me receitou tretinoína gel 0,025 a noite e Yvyc pela manha, eu gostaria de saber se tem alguma outra formula que eu possa passar junto de uma so vez, estou com 49 anos e pedi que me desse um creme para rugas ele disse que este ela ate usa só que ela é jovem o que faço ?

    • Responder andreia Novembro 27, 2015 at 11:49 pm

      Não sei o que é Yvyc, Vanessa. Sim, pode usar tretinoína, sim, é bastante eficaz. Mas use sempre um bom hidratante por cima. Beijinho

  • Responder Cristina Dezembro 1, 2015 at 7:57 am

    Olá Andreia, obrigada pelo quase serviço publico que presta 🙂 Parabéns pelo blog, finalmente algo do género em português e capaz..Andreia, ja em desespero: uso o Ketrel ha pouco tempo e fez com que todos os cremes para peles sensiveis pareçam fogo na minha. A unica excepçao é o Halibut pomada. Sabe de algum hidratante de formulaçao parecida que possa usar no trabalho? E um protector solar? O Halibut é extremamente grosso infelizmente. É que bepanthene..ceraVe…avene e outros tantos me queimam a pele. Pode-me aconselhar? Ja n sei o q fazer. Muito Obrigada

    • Responder andreia Dezembro 1, 2015 at 11:01 am

      Olá Cristina,
      eu também uso sempre Halibut em camada grossa, como se fosse uma máscara, quando uso Kétrel. Mas se sentir a pele muito sensível, passe a pôr Kétrel noite sim, noite não. O que eu aconselharia seria óleo de coco, visto que a sua pele está muito sensível. E eu posso-lhe aconselhar um Cicaplast Baume B5, mas tenho algum receio que a primeira sensação seja de queimadura, apesar de usualmente passar em poucos minutos. Em relação a protetor solar, aconselho o Isdin Fotoprotetor 100+, porque tem ácido hialurónico. Beijinho

  • Responder Carina Dezembro 5, 2015 at 1:03 pm

    Posso usar creme para clareamento que contém ácido tiodipropiônico de dia?

    • Responder andreia Dezembro 6, 2015 at 3:29 pm

      Pode, sim, desde que use proteção solar!

  • Responder Simone Dezembro 7, 2015 at 11:11 pm

    Olá Andreia 🙂
    Gostei muito do seu post, é realmente muito esclarecedor 🙂
    Eu tenho acne desde os meus 13 anos, já fui a vários dermatologistas e experimentei imensos tratamentos, mas até agora os resultados foram desanimadores. No meu caso eu tenho acne escoriada, sobretudo na zona da face e obviamente tenho não só as manchas como também cicatrizes de lesões antigas. Na minha última consulta ao dermatologista ele receitou-me o Actidox e Ketrel, a indicação que tenho é de aplicar todas as noites desde o inicio do tratamento e durante o dia usar um creme hidratante e protector solar. Estou apenas com duas semanas, mas noto muito os efeitos secundários, tenho zonas muito vermelhas na face (sobretudo onde tenho cicatrizes de acne ou onde tenho as borbulhas) mas também em locais da face onde tenho a pele sem cicatrizes ou manchas. Para além deste tratamento ainda me receitou o Pandermil.
    Gostaria que me desse a sua opinião sobre a frequência da aplicação do Ketrel, devo antes passar para dias alternados? e sobre a associação com o pandermil? qual é a duração do tratamento? Acha que este tratamento irá ajudar nas cicatrizes de acne ou apenas nas manchas?

    Obrigada 🙂

    • Responder andreia Dezembro 13, 2015 at 2:02 pm

      Olá Simone,
      passe a usar em dias alternados e pouca quantidade. E evite a zona dos lábios e do contorno do nariz. O seu tratamento está correcto, mas pode precisar de aplicar um creme hidratante a seguir. Eu usualmente quando uso Kétrel, ponho Halibut. Ajuda nas manchas e nas cicatrizes mais superficiais, sim! Vai ver bons resultados! 🙂

      • Responder Ana Fernandes Fevereiro 10, 2016 at 7:16 pm

        Olá Andreia,

        Antes de mais gostaria de lhe dar os parabéns pela informação partilhada e pelos excelentes conselhos!
        Eu iniciei há cerca de 1 semana o tratamento com Ketrel e nos primeiros dias senti-me lindamente. Desde há dois dias para cá sinto ardor repuxas, e fiquei com a zona ocular bastante irritada! Percebi (depois de ler os comentários) que apliquei ketrel em quantidade excessiva e não tive muito cuidado com a zona do contorno dos olhos.
        A questão é em relação ao halibut: recomenda colocar tipo mascara apos a aplicação do ketrel? qual o tempo que devo espaçar entre 1 e outro? e o creme hidratante coloco quando? Obrigada!!! 😀

        • Responder andreia Fevereiro 17, 2016 at 4:42 pm

          Olá Ana,
          se puser Halibut não precisa de pôr creme hidratante. Pode pôr Halibut passado 15 minutos. 🙂

  • Responder Mateus do Valle Dezembro 9, 2015 at 10:01 pm

    e a questão da alimentação após o tratamento pode dar vida novamente a
    acne?

    • Responder andreia Dezembro 13, 2015 at 2:09 pm

      Sim, claro, o consumo de lacticínios, a toma de vitamina B12, por exemplo…

  • Responder Elisabete Condeço Dezembro 10, 2015 at 12:24 am

    Olá,

    Vou começar hoje o tratamento com ketrel, a minha pele é mista, com algumas borbulhas e marcas destas, também tenho algumas manchas, já tenho algumas rugas de expressão.
    Já usei neostrata, resultou com as borbulhas.
    Vou continuar a seguir o seu blog, obrigada pelas dicas e explicações. 🙂

    • Responder andreia Dezembro 13, 2015 at 2:09 pm

      Obrigada Elizabete!

  • Responder Mateus do Valle Dezembro 10, 2015 at 1:27 am

    O tratamento com isotretinoína para acne tem possibilidade da acne voltar após a cura?

    • Responder andreia Dezembro 13, 2015 at 2:09 pm

      Tem sim, Mateus.

  • Responder Maria Luzia Monetiro Bernardo Dezembro 11, 2015 at 12:21 pm

    Olá Andreia andei a pesquisar ,uns cremes e cheguei até este blog.Quero agradecer ,a sua maneira e simpatia ao responder ás questões ,muito elucidativas ,e tb por finalmente encontrar um blog em português ,em que nos ajudem com medicamentos ,cosméticos que existem à venda em Portugal ,a maioria é em Brasileiro e depois não encontramos quase nada do que falam à`venda em Portugal .Muito obrigada

    • Responder andreia Dezembro 13, 2015 at 1:54 pm

      Muito Obrigada Maria! Grande beijinho

  • Responder César Dezembro 14, 2015 at 5:33 pm

    Olá Andreia, estava procurando umas informações sobre o ácido retinoico e então acabei chegando ao seu blog, mais então, estou fazendo um tratamento com acido retinoico e hidroquinona para acne, minha dermatologista me passou a fórmula com acido retinoico 0,015% e hidroquinona 4%, na primeira vez comprei o produto numa farmácia de manipulação e o produto apresentava coloração branca e um odor não muito atrativo, quando a bisnaga chegou ao fim precisei comprar outra, então comprei em uma outra farmácia só que o produto é diferente do primeiro a cor é um amarelo meio verde e o odor também é diferente, existe alguma diferença entre os produtos, tipo variando de farmácia ou é normal isso? Qual dos dois é o melhor? Desde já agradeço a resposta, abraço!

    • Responder andreia Dezembro 20, 2015 at 3:09 pm

      Olá César,
      são os excipientes que são diferentes, mas a substância activa é a mesma. Formas diferentes de preparar a mesma coisa. Abraço!

  • Responder liuany Dezembro 19, 2015 at 1:48 am

    Ola andreia ! Mi chamo liuany… comecei a usar ketrel a 0,05% mas ja nos 3, 4° dia minha pele começou a descamar e ficou muito fininha e sensível, uso durante o dia um protetor solar fator 40+de chá verde q refresca….. sou morena e 33 anos… É normal essa sensibilidade e descamação? ?

    • Responder andreia Dezembro 20, 2015 at 1:53 pm

      Sim, é, Passe a usar em noites alternadas!

  • Responder Ana Dezembro 19, 2015 at 1:46 pm

    Olá Andreia . A minha dermatologista receitou me o ketrel para usar á noite axa que só devo usar o ketrel ou meto algum hidratante antes ou depois da aplicação do ketrel . E qual me aconselha ? Obrigado

    • Responder andreia Dezembro 20, 2015 at 1:52 pm

      Pode usar depois do Kétrel, Ana, se sentir que a sua pele fica muito seca. Tem por ex. o Hydraphase da La Roche-Posay.

  • Responder Andreia Dezembro 27, 2015 at 12:33 pm

    Olá Andreia!
    O Ketrel apenas está disponível numa concentração ou existe em várias concentrações?
    Obrigada!!

    • Responder andreia Dezembro 31, 2015 at 10:16 am

      Só numa concentração, Andreia!

  • Responder Andreia Sousa Dezembro 28, 2015 at 10:48 pm

    Olá Andreia. Há uns dias que ando a fazer pesquisas sobre como tratar a minha pele. Tenho acne, muitas cicatrizes de acne e para completar as ruguinhas fazem-se notar com vontade e à vontade!!
    Nessas pesquisas encontrei o retin A, que me pareceu muito apelaríamos por satisfazer ambas as necessidades da minha pele. Percebi que a sua venda tinha sido descontinuada . Perguntei em Algumas farmácias sobre qual o seu substituto, mas não consegui resposta.
    Hoje encontrei o teu blogue e surge o nome Kétrel. Fiquei super entusiasmada!! Será essa a resposta.

    O Kétrel substitui o retin A?? Poderá ser essa a solução para os meus problemas de pele?

    Adorei o blogue! Fiquei fã!!

    • Responder andreia Dezembro 31, 2015 at 10:15 am

      Olá Andreia± São iguais, sim, nomes diferentes, a mesma substância! Sim, pode ajudar bastante! Usar pouca quantidade, em noites alternadas e se a pelle tolerar, passar a usar todas as noites!
      Beijinho e obrigada! 🙂

    • Responder Andreia Dezembro 31, 2015 at 5:26 pm

      Para cicatrizes de acne também existe o Neostrata Gel Forte com 15% ácido glicórico, mas não sei se funcionará melhor ou pior que o Kétrel, mas o Kétrel custa 2 euros e tal e o Neostrata Trinta e tal…
      Qual achas que funcionará melhor, Andreia? Obrigada!!

      • Responder andreia Janeiro 3, 2016 at 1:00 pm

        O Kétrel é mais forte, Andreia!

        • Responder Andreia Sousa Janeiro 4, 2016 at 8:48 pm

          Olá Andreia.
          Obrigada pela tua resposta.
          Vou experimentar o Kétrel e depois digo algo sobre os resultados.
          Beijinhos, bom ano e muito sucesso para este blog interessantíssimo!

          • andreia Janeiro 5, 2016 at 4:45 pm

            Obrigada querida Andreia! Um excelente ano também para ti!

  • Responder Renan Dezembro 31, 2015 at 1:34 am

    Olá Andreia …se li direito você quis dizer que a tretinoina está sujeito a receita médica ?não que obrigatoriamente necessite de receita …. isso?

    • Responder andreia Dezembro 31, 2015 at 10:12 am

      Olá Renan. A tretinoína é um medicamento sujeito a receita médica. Agora, se exigem receita médica depende da farmácia..

  • Responder Indiamara Janeiro 12, 2016 at 10:59 pm

    Meu nome é Indiamara Fernandes e estou usando vitanol A a aproximadamente 7 meses mais não vi resultados. Devo continuar? Vou ver resultados?

    • Responder andreia Janeiro 24, 2016 at 4:10 pm

      Se não teve até agora, é melhor suspender!

  • Responder Lucas Vieira Janeiro 13, 2016 at 5:14 pm

    Oi Andreia … Eu queria tirar uma duvida, fiz um tratamento para acne a uns 5 anos atras com o Isotretinoína(ROACUTAN) tive bons resultados e ate concluí o tratamento… De uns meses pra cá comecei a ter um outro problema “excesso de oleosidade no cabelo no rosto e ate no peito” , fui no mesmo médico e ele receito novamente a isotretinoína de 20mg. Será que nao ocorre nenhum problema mesmo esta fazendo o uso desse medicamento novamente, e será que poderia esta fazendo o uso em dias alternados tipo dia sim e dia não?

    • Responder andreia Janeiro 24, 2016 at 4:12 pm

      Olá Lucas,
      não tem problema, desde que evite o álcool, e se proteja do sol e use produtos muito hidratantes. Sim, pode usar em dias alternados, sem problema! Aliás, eu quando fiz, fiz em dias alternados!

  • Responder Silvana Janeiro 14, 2016 at 12:07 am

    Oi Andreia. Estou usando o vitacid 0.1% intercalado com hidroquinona mas, eu pensei que poderia usa-los sozinhos e nao estava aplicando nenhum creme depois…Tambem estou usando Ivy C gel pela manha e colocando so o filtro solar 50 por cima. Pelos comentarios aqui nesta pagina parece que nao tenho usado esses produtos corretamente porque voce comenta que eh preciso aplicar um hidratante depois destes produtos? Tambem tenho usado um creme com acido glicolico de vez em quando. A minha pele esta descamando e ficando um pouco irritada. Isso eh normal? Voce pode por favor me indicar uma forma correta de usar esses produtos? Muito obrigada. Silvana

    • Responder andreia Janeiro 24, 2016 at 4:17 pm

      A sua pele está descamar e irritada, porque não está a usar um hidratante. Está a usar os produtos corretamente, só precisa de adicionar um hidratante a seguir! 🙂

  • Responder Maria Janeiro 17, 2016 at 1:09 am

    Olá, eu estou com uma mancha no rosto e estou ansiosa para usar o Vitanol A, posso usar agora no verão?, pois minha pele mancha com muita facilidade, devido a alta concentração de melanina que tenho.

    • Responder andreia Janeiro 24, 2016 at 4:15 pm

      Se a sua pele mancha com muita facilidade, não deverá usar vitanol A no Verão. Poderá usar algo como o Azelan à noite e sempre com protetor solar 50+ de manhã.

  • Responder Maria Eduarda Furtado Janeiro 19, 2016 at 7:03 pm

    Boa tarde. Sabe se existe alguma contra indicação em usar o Ketrel por quem tem psoríase?? Tenho já há alguns anos mas muito pouco mesmo, uma ou outra lesão nas pernas e uma mancha na cara. Recomendaram-me ketrel mas não encontro nada que fale na relação com a psoríase. Obrigada

    • Responder andreia Janeiro 24, 2016 at 4:23 pm

      Olá Maria Eduarda. Não há contra-indicação. Aliás, a tretinoína, princípio activo do Kétrel, pode ser usada para evitar a proliferação das células da pele na psoríase. Só aconselho a usar muito pouca quantidade, não esquecer o protetor solar e a usar em noites alternadas.

      • Responder Lilia Barbosa Janeiro 22, 2017 at 4:53 pm

        Olá Andreia!
        Antes de fazer alguma questão tentei ler os comentários todos que aqui vi sobre o uso de ketrel. Comecei a usar há uma semana e diariamente o que resultou numa pele bastante sensibilizada. Tenho 37 anos e o meu maior problema são as rugas debaixo dos olhos. No último ano pioraram muito. Há cerca de 3 dias comecei a dar conta de que as rugas debaixo e ao redor dos olhos pioraram significativamente. Como combato esta situação? Tenho usado biafine durante o dia e protetor 50+ da Avene. O Halibut faz a pele arder muito. Também comprei o Redermic C para o rosto no entanto estou confusa quanto à vitamina C pois li nuns comentários que deve-se usar e noutros que não se deve usar em conjunto com o Ketrel! Gostaria que me esclarecesse quanto a esta questão. Também gostaria, se possivel, que me indicasse um bom creme anti-rugas para a zona ao redor dos olhos e um hidratante que combatesse a falta de firmeza do rosto para usar em conjunto com todos os outros. Já agora que protetor anti-idade com cor poderia indicar?
        Obrigada desde já!

        • Responder Andreia Janeiro 30, 2017 at 4:01 am

          Olá Lilia,
          Pode usar o Redermic C de manhã sem problema nenhum! E pode usar à noite o Kétrel e o biafine de seguida. Mas se tem a pele muito sensível, só deveria usar 2 a 3x por semana. As rugas parecem que pioraram porque tem a pele sensibilizada e desidratada. E pode usar para as rugas no contorno de olhos o Filorga Time-filler eyes e como creme hidratante e reafirmante o Endocare tensage!

  • Responder Bruna Janeiro 20, 2016 at 2:10 pm

    Olá, tenho 18 anos e sofro com acne. Ja fiz tratamento com compridos, ácido, cremes, mas desisti por não ver resultados. O dermatologista disse que minha acne é de grau 2, se não me falha a memória. Tenho muitas na testa, aquelas pequeninas, nas bochechas tenho maiores mas em menor quantidade e inflamam facilmente. Ultimamente começou a aparecer “espinhas internas”, aparece uma, some, e logo aparece outra. E as na area da bochecha mancham minha pele. Não estou tentando condições de voltar ao tratamento com dermatologista, gostaria de saber se a tretinoina intercalada com bepantol creme, irá me servir? Fui aconselhada a usar isso..
    Cumprimentos

  • Responder Susana Janeiro 21, 2016 at 4:11 pm

    Olá Andreia. Tenho 38 anos e a minha pele tem ainda alguns episódios de acne, tem poros abertos e entre as sobrancelhas a pele não é uniforme (tem algum relevo e tendência a ganhar oleosidade). Há pouco na Sephora, a respeito da escolha de base um colaborador me confidenciou que o ideal era usar o Kétrel (noite sim, noite não). Como produtos diários, uso o sérum Acglicolic, o contorno de olhos C Vit e o Acglicolic Forte gel/creme (noite) e de manhã o sérum C Vit, junto também o contorno de olhos C Vit e o C Vit Fluído Luminoso, tudo da Sesderma. Também tenho pele sensível… Devo usar um creme hidratante após o Kétrel (se entretanto começar a escamar?) ou uso mesmo e só o Kétrel? Na manhã seguinte de utilização do Kétrel, posso continuar com os mesmos produtos? Eu julgo que já usei este produto há uns anos, escamou e eu desisti… (assustei-me um pouco). Agradeço a ajuda.

    • Responder andreia Janeiro 24, 2016 at 4:37 pm

      Olá Susana! Pode usar sim os mesmos produtos, mas para usar o Kétrel deve usar um hidratante a seguir. Se quiser um ácido mais suave, o ácido azelaico é uma boa solução, porque usualmente peles sensíveis não toleram o uso do Kétrel. No meu caso, só consigo usar Kétrel uma vez por semana sem que a pele descame e com uma máscara hidratante a seguir.

      http://projetopeledeprincesa.com/2015/04/01/acido-azelaico/

  • Responder Susana Janeiro 21, 2016 at 5:06 pm

    Esqueci-me de dizer que de manhã após a aplicação dos produtos que mencionei e antes da maquilhagem utilizo sempre o protector solar Hyseke SPF50. Também iniciei há pouco a toma da pílula Belara (segundo o médico vai ajudar também com o controlo da oleosidade da pele e cabelo). Obrigada.

    • Responder andreia Janeiro 24, 2016 at 4:38 pm

      Ajuda um bocadinho sim. O que também ajuda é tomar um suplemento com Zinco, Susana.

  • Responder Dani Janeiro 23, 2016 at 12:51 pm

    Bom dia Andreia… Fui mãe a cerca de 4 anos e fiquei com estrias brancas um bocad grandes nas coxas.. K devo eu fazer? E quanto tempo

    • Responder andreia Janeiro 24, 2016 at 4:39 pm

      As estrias brancas são extremamente difíceis de remover, Daniela. Mas pode experimentar a usar tretinoína por alguns meses e ver se melhora.

  • Responder katia Janeiro 25, 2016 at 12:01 am

    Olá Andreia, a dermatologista passou para minhas manchas na pele ac.retinoico 0,05%, hidroquinona 4% e dexametasona 0,05%.As manchas melhoraram, mas as linhas de espressão ao redor dos olhos pioraram.É normal essa alteração?

    • Responder andreia Janeiro 31, 2016 at 2:28 pm

      Sim, é porque a pele está desidratada. Use e abuse de cremes hidratantes. O ácido retinóico com a continuação vai ajudar a melhorar também as linhas de expressão!

  • Responder Roberta Janeiro 25, 2016 at 12:08 am

    Olá Andrea, minha filha de 13 anos está com várias estrias nas nádegas.Qual seria então, o melhor tratamento para tentar suaviza-las?

    • Responder andreia Janeiro 31, 2016 at 3:31 pm

      Olá Roberta! Experimente o Elancyl gel corretor de estrias!

  • Responder Raimunda Janeiro 25, 2016 at 12:16 am

    Olá Andreia, qual seria o melhor produto para usar na área ao redor dos olhos para suavizar as linhas e rugas ?

    • Responder andreia Janeiro 31, 2016 at 2:29 pm

      Redermic R olhos, por exemplo, Raimunda!

  • Responder Susana Janeiro 25, 2016 at 3:58 pm

    Muito obrigada, Andreia!!!
    Vou arriscar com o Ketrel (uma vez por semana) a ver como corre…
    Se entretanto não conseguir, mudo para o ácido azelaico…
    Obrigada uma vez mais.
    Beijinhos.

  • Responder Susana Janeiro 25, 2016 at 5:19 pm

    Peço desculpa pelo abuso…Relativamente ao suplemento alimentar, estou a tomar CISTITONE FORTE (tenho uma bebé de 9 meses e a dermatologista aconselhou para ajudar com a habitual queda). Verifiquei que contem Zinco… É suficiente? Aconselha algum outro? Obrigada.

  • Responder Helia Janeiro 29, 2016 at 12:36 am

    Ola Andreia. O seu blog e fantastico . Aproveito para desejar um bom ano. Tenho 44 anos e muitos cuidados com a pele mas tenho algumas manchas de pigmentacao provocadas pelo sol nos bracos. Tenho usado o pigmentaclar, posso usar alternadamente com o ketrel ? Ou sao produtos adequados apenas para o rosto? Obrigado

    • Responder andreia Janeiro 31, 2016 at 2:23 pm

      Pode sim, sem problema, Hélia! Mas use sempre protetor solar e ponha só o Kétrel à noite! 🙂

  • Responder Caroline Janeiro 29, 2016 at 12:19 pm

    Olá pessoas, comecei a usar vitanol A a poucos dias, não estou tendo nenhuma reação nem vermelhidão menos ainda ardência, dps q higiênizo minha pele, aplico o vitanol A creme (já pulei pró 0,1% pq deu a loka) Kkk logo dps passo óleo de rosa mosqueta.. E sinto minha pele bem macia, não vou desistir pq quero resultados.. bj 😉

  • Responder Sónia Silva Janeiro 30, 2016 at 6:20 pm

    Olá Andreia, obrigada por ajudar e muito nas dúvidas das pessoas ?
    Eu há 2 meses mais ou menos fiz um laser de contraste, usei mistura de cremes e fui esta semana a minha dermatologista que me receitou agora o seguinte: leite de limpeza Roséliane e creme hidratante anti vermelhões Roséliane da URIAGE, mas para a noite ela aconselhou Ketrel + o creme anti vermelhões Roséliane misturado. A pergunta é, acha que é o suficiente ou devia usar algo mais hidrante para durante o dia? E para o pescoço o que aconselha? Obrigada e aguardo vossas notícias. Cumprimentos

    • Responder andreia Janeiro 31, 2016 at 2:11 pm

      Experimente Sónia! Para mim, não é suficiente e acho que deve reforçar a hidratação, especialmente à noite. Faça pelo menos 3x por semana, 1 máscara de hidratação, tem por exemplo, a Hydraphase da La Roche-Posay que é muito boa.

  • Responder Sónia Silva Janeiro 31, 2016 at 10:01 pm

    ? obrigada.
    Vou comprar e fazer 3 x por semana como aconselhou.
    Beijinhos e boa semana de trabalho.
    Sempre que tiver dúvida, venho falar te ?

    • Responder andreia Fevereiro 1, 2016 at 3:42 pm

      Estou sempre às ordens! 😉

  • Responder Williamys Fevereiro 2, 2016 at 5:04 am

    Olá Andréia, Boa noite…há um tempo atrás iniciei o tratamento com o vitanol A gel, pois tenho a pele muito oleosa e sofro com cravos e espinhas, após o primeiro mês de tratamento percebi uma diferença enorme na minha pele, estava mais uniforme, limpa e sem oleosidade, porém o produto saiu do mercado e conforme informado pela indústria de produção do mesmo não há previsão para retorno. Gostaria de saber qual produto posso usar e que possa me trazer bons resultados, visto que tenho a pele oleosa.

    • Responder andreia Fevereiro 17, 2016 at 4:32 pm

      Olá,
      pergunte na farmácia se têm outro creme ou gel com tretinoína.

    • Responder Ana Kariny Rocha Salazar Junho 14, 2016 at 2:15 am

      Existe o vitacid gel… tbm tive o mesmo problema.. e o genérico assim me disseram.. mesma fórmula fo vitanol pôr em acho q a porcentagem e menor q o vitanol

  • Responder Adrieli Fevereiro 9, 2016 at 10:37 pm

    Por favor me ajude não sei mas oque fazer tenho 13 anos mas a algum tempo desenvolvi dermatite atopica e por minha pele que antes disso era meio oleosa fio muito muito seca estou parecendo um maracujá seco estou com linha ao redor da boca testa e em baixo de só um olho não sei mas oque fazer pf me ajude

    • Responder andreia Fevereiro 17, 2016 at 4:37 pm

      Olá Adrielli,
      tem de usar um creme específico para peles atópicas, como o Avène Tolerância Extrema.

  • Responder Eliana R Fevereiro 10, 2016 at 6:09 pm

    Olá, Adoro conhecer as novidades no seu blog. Obrigada e Parabéns Andreia.
    Produtos à venda em Portugal, informação facultada pelas farmácias fisicas portuguesas:
    O unico produto com concentração 0,1% é a loção Locacid, que está descontinuada.
    Retin-A, Vitacid, Vesanoid, Ketrel são a mesma coisa.
    Em Portugal só existe o ketrel 0,05% à venda e não precisa de prescrição, ou seja, é de venda livre mas farmacias.
    Espero ter ajudado quem “vá às compras”.
    Bjo

    • Responder andreia Fevereiro 17, 2016 at 4:38 pm

      O Kétrel é um medicamento sujeito a receita médica. Todas as outras informações estão correctas! Obrigada Eliana!

  • Responder Eliana R Fevereiro 10, 2016 at 6:57 pm

    Olá, vou solicitar a sua opinião em varios post..consoante o titulo.desculpe.
    Tenho 40anos, tenho tez branca e alguns sinais de nascença, ultimamente tendência a seca a minha pele adora Q10, produtos com algas, o creme gordo. Detesta oleos, Kiehl’s..fico com os poros obstruídos, produtos à base de plantas, caudalie…
    Comprei o Ketrel 0,05%, creme Cicalfate da Avene e vou comprar vitamina C, e creme protector de rosto (cuja opinião pedi nos seus posts).
    Experimentei o Ketrel e a minha pele tolerou bem. Penso em alternar de noite o uso do Ketrel com a ampola Vitamina C. De dia aplico um serum Q10 com algas da Biomaris (é excelente, assim como a linha para peles com acne e esfoliantes. E Horriveis os outros produtos da Biomaris) Só não sei bem quando utilizar o Cicalfate…talvez de dia após a utilização do serum? e do Ketrel ou da Vitamina C?
    Qual a sua opinião?
    Obrigada,
    Eliana

    • Responder andreia Março 1, 2016 at 4:06 pm

      Use o Cicalfate a seguir ao Kétrel. 🙂

  • Responder Lenir Fevereiro 11, 2016 at 1:41 am

    Oi Andreia. Gostei muito da matéria do ácido retinoico. Já faz tempo que uso. Mas porque não deve usar embaixo das sobrancelhas? Eu sempre usei, mas parece que as pálpebras estão um pouco inchadas. Será que é do ácido? Minha dermatologista não me falou sobre isso.

    • Responder andreia Março 1, 2016 at 3:56 pm

      Olá Lenir,
      porque o ácido retinóico é bastante irritante, e a pele da pálpebra é muito fina, logo não aconselho a usar todos os dias nessa área. E porque a proteção solar tem que ser mais cautelosa, e usar óculos escuros. É só mesmo essa a razão.

  • Responder renata Fevereiro 16, 2016 at 12:43 am

    Olá Andreia, uso acido retinoíco 0,05%, hidroquinona 5%, e a desonida, 0, 05%, sendo que essa ultima nunca li sobre ela em todos posts. Está correto/ eficiente meu tratamento? É perigoso usar a formulação depois de vencida?

    • Responder andreia Fevereiro 17, 2016 at 11:05 am

      Está correta sim, Renata!Usualmente faz-se a associação ácido retiníco, hidroquinona e corticosteróide, porque os corticosteróides previnem a vermelhidão, são antioxidantes, logo previnem a oxidação da hidroquinona. Não deverá usar fora do prazo de validade.

  • Responder Natalia de Lima Leone Fevereiro 16, 2016 at 10:22 pm

    Olá Andreia. Gostei muito do seu post!

    Fui a dermatologista e ela me receitou Vitanol 0,025 e não explicou as reações que poderiam ter. Diante disto, usei uma semana e acabei parando o tratamento. Mas lendo aqui tudo percebi que deveria ter persistido mais.

    Tenho duas dúvidas: a primeira é em relação a hidratação da pele. O creme hidratante deve ser passado junto com o Vitanol, primeiro um e em seguida o outro ou deverão ser usados em dias separados, um dia um e no outro dia o outro? E a segunda dúvida é em relação a uma ardência que tenho quando passo outros produtos, por exemplo, uso o Vitanol de noite e de manhã quando vou passar o protetor solar sinto meu rosto arder. Isso também é normal?

    Obrigada

    • Responder andreia Fevereiro 17, 2016 at 10:57 am

      Olá Natália.
      Neste momento tem a pele demasiado sensível, por isso é que sente o seu rosto arder quando passa o protetor solar. Pode usar no mesmo dia que usa o Vitanol, um hidratante a seguir. Mas se terminou o tratamento, deverá começar por usar apenas 2-3x por semana o Vitanol.

  • Responder Ana Vicente Fevereiro 18, 2016 at 11:32 am

    Olá Andreia, parabéns pelo blog…é TOP TOP TOP!!!! Tenho 44 anos e algumas rugas muito marcadas em redor dos olhos…. o que aconselha – ketrel / halibut….no contorno dos olhos ou o Redermic R ??? Obrigada desde já pela resposta. Cordialmente. Ana Vicente

    • Responder andreia Março 1, 2016 at 10:56 am

      Olá Ana,
      se for disciplinada a usar proteção solar pode usar o Kétrel à noite. Se não for, tem de usar o Redermic R. 🙂 Tem de usar bastante tempo e hidratar bem mas os resultados são bons. Beijinho e muito obrigada pelas palavras tão amáveis!

  • Responder Mely Fevereiro 19, 2016 at 4:24 pm

    Boa tarde, gostaria de saber a sua opinião acerca dos produtos ZO skin health. Estou na dúvida de optar por esta marca ou skinceuticals, gostaria de saber a opinião da Andreia. Obrigada

    • Responder andreia Março 1, 2016 at 10:53 am

      Olá Mely,
      tem que me dizer que produtos está em dúvida entre uma marca e outra, para eu a poder ajudar melhor. 🙂

      • Responder Mely Abril 3, 2016 at 2:53 pm

        Olá Andreia, obg pela resposta. Gostaria de saber a sua opinião comparativamente às marcas. Falaram-me maravilhas da ZO skin mas esta marca não é comercializada em Portugal por isso recomendaram-me a Skinceuticals. Tenho 50 anos e noto alguma flacidez no rosto. O que me aconselha? Obrigada Mely

  • Responder Estrela Dias Fevereiro 21, 2016 at 10:07 am

    Bom dia, Andreia! Gostei muito do seu blogue.
    Queria colocar-lhe uma pergunta sobre Ketrel, cuja composição é a tretinoina.
    Este verão tive alguns problemas de saúde e emagreci bastante. Fiquei com algumas rugas ao redor da boca e no queixo. Será que posso aplicar o Ketrel?
    Neste momento estou a tomar medicação para a tensão arterial e um anti-depressivo. Será que pode causar interação?
    Agradecia a sua resposta pois queria atuar nestas ruguinhas quanto antes. Obrigada.

    • Responder andreia Março 1, 2016 at 10:52 am

      Olá Estrela!
      Não se preocupe que não interage com a sua medicação. Pode aplicar sim, tendo em atenção todos os cuidados que referi no artigo, hidratar bem a pele, usar pouca quantidade e usar sempre protetor solar. Beijinho

  • Responder Daniela Fevereiro 23, 2016 at 12:53 pm

    Olá Andreia. Tenho alguns produtos a terminar e necessito da sua ajuda. Utilizo o kretel à noite e o ácido azelaico 20% pela manhã. Necessito de um bom hidratante para aplicar após os dois tratamentos e de um protetor solar. Estou em dúvida entre os protetores isdin foto ultra 100 ou o heliocare 360. Qual recomendaria?
    Quanto ao hidratante a Andreia sugere muitas vezes o hydraphase, refere-se ao intenso ligeiro ou ao intenso ligeiro UV? Não causam borbulhas?
    Tenho 32, algumas rugas de expressão e algumas marcas\manchas de acne.
    Muito obrigada pela ajuda.
    Beijinho

  • Responder Marta R. Fevereiro 23, 2016 at 8:40 pm

    Olá Andreia. Estou a usar o Kétrel há um mês e a minha dermatologista também não me falou sobre as reacções adversas que a minha pele poderia ter. Estou com a pele muito vermelha e a escamar muito! Ainda! E já aumentei o espaçamento entre as aplicações, estou a usar uma vez por semana. É normal esta reacção passado um mês de ter começado o tratamento? Posso pôr esfoliante? Tenho muita pele seca a cair! Uso Biafine sempre que ponho o Kétrel.
    Obrigada!

    • Responder andreia Março 1, 2016 at 10:47 am

      Olá Marta.
      Pode usar um esfoliante enzimático. Esfoliantes físicos não aconselho. Como esfoliantes enzimáticos tem Caudalie Máscara Peeling Glicólica. Sim, é normal. Use muito pouca quantidade e continue a usar 1x por semana até melhorar.

  • Responder POR ONDE ANDAMOS | LINKS DA SEMANA – beleza e outras histórias Fevereiro 25, 2016 at 8:11 pm

    […] Aqui a farmacêutica Andreia fala sobre retinol e tretinoína […]

  • Responder Marta Costa Fevereiro 26, 2016 at 11:00 am

    Olá Andreia, Ando encantada com o seu blog. 🙂 Obrigada pela partilha dos seus conhecimentos. São mesmo muito úteis.

    Graças a ter alterado alguns produtos e hábitos na minha rotina de beleza, já vejo melhoras na minha pele! que diferença fazem pequenas coisas :))))

    Tenho 32 anos, e preciso de adicionar ao que uso ( limpeza, serum vitamina C, hidratantes) mais alguns produtos que sinto serem necessários:

    – um produto para as 1as rugas: pensei em retinol, por exemplo o redermic R (LRP). Sugere algum produto ou serum para este efeito? Já noto algumas rugas marcadas em mim, e um pouco de flacidez!

    – um produto que funcione como exfoliante ( ja li sobre acido glicolico) e que possa melhorar um pouco a minha tês em termos de luminosidade textura ainda a potencial melhoria de umas manchas que ganhei no buço, por me ter exposto ao sol após depilaçao ( ignorância minha, se arrependimento matasse). Algum da Sesderma, por exemplo?

    Sobre estas manchas ja experimentei alguns produtos diferentes (hidrospot, azelac serum, pepta bright), mas nada foi muito eficaz. depois de uns meses, interrompi, porque nao vi resultados. 🙁

    Obrigada!Marta Costa

    • Responder andreia Março 1, 2016 at 10:40 am

      Olá Marta,
      eu aconselho o Redermic R porque trata o grão de pele, manchas e rugas. Usa-se só à noite. Para a flacidez e luminosidade, tem a vitamina C que pelo que percebo, já usa. Esta combinação, retinol à noite e vitamina C de manhã, é muito boa!
      Como esfoliante, tem da Sesderma o Abradermol Creme Microdermoabrasão, que ajuda a melhorar manchas e rugas. Outro muito bom é a máscara peeling glicólica da Caudalie. Como um nome indica faz um ligeiro peeling e dá luminosidade à pele.
      E não esquecer a proteção solar.

  • Responder Cristiane Fevereiro 28, 2016 at 12:48 pm

    BOM DIA!

    EU GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR ÁCIDO TRETINOÍNA 0,1 COM FILTRO SOLAR ANTIOXIDANTE.
    BEIJINHO
    OBRIGADA!

    • Responder andreia Fevereiro 28, 2016 at 4:23 pm

      Sim, pode, Cristiane, desde que use a tretinoína apenas à noite. Beijinho

  • Responder Liliana Fevereiro 28, 2016 at 11:33 pm

    Olá Andreia

    Eu tenho uma pele com bastantes manchas e 36 anos, a dermatologista receitou-me o Redermic R para usar à noite, de dia faço só um hidratante, não tenho sentido para já nenhuma reacção adversa, mas acha que devo alternar à noite com outro creme?
    Outra questão para a zona dos olhos e como tenho olheiras muito escuras uso de noite o sérum K-vit + angioses ambos da sesderama e de dia uso o redermic R e estes sim estão a dar cabo de mim, sinto uma ardência tremenda qd os coloco, dp passa, mas n fico confortável, acha que é muito agressivo? alterno c outro creme?
    Li em posts anteriores que recomenda um hidratante sobre estes tipos de cremes, com estas combinações tb devo faze-lo?
    Desde já o meu obrigado

    • Responder andreia Março 1, 2016 at 4:36 pm

      Olá Liliana,
      use apenas o K-Vit e o angioses durante um tempo, para ver se melhora.
      Se não tem a pele descamar nem sente a pele demasiado seca não necessita de o fazer!

  • Responder Cassia Março 1, 2016 at 4:05 am

    Olá, boa noite!!

    Prazer e assim q folgar um pouco minha rotina seu blog está eleito para os cuidados com minha pele srrs.
    Fui a dermatologista e me receitou uma fórmula com tretinoína a 0,05. Na primeira vez q fiz a fórmula, ao passar a pele já ficava vermelha, as nádegas contra estrias.
    Mudei de estado e solicitei em outra farmácia. No rotulo da manipulação não veio dizendo ter tretinoína mesmo tendo repassado a receita. Quando liguei me disseram que tinham colocado, mas houve problemas ao digitarem. Contudo, não sinto a mesma sensação da primeira que usei, coceira e vermelhidão. Será que não colocaram na fórmula? Agora, fiquei com a pulga na orelha.
    Abraço grande!!
    Viva a internet!!!!
    Parabéns por sua competência e muito obrigada por nos ajudar!!

    • Responder andreia Março 1, 2016 at 10:30 am

      Se colocaram na fórmula, vai ser difícil saber. Mas é estranho não estar no rótulo. Mas a composição que me deu é excelente. Beijinho e muito obrigada

  • Responder Cassia Março 1, 2016 at 4:14 am

    Ah, Andrei a composição é esta: Ureia 10%, Alantoina 2%, Óleo de Semente de Uva 2%, Óleo de Macadâmia 2% e Tretinoína 0,05%. Foi prescrita para amenizar a aparência das estrias e prevenir. Ajuda mesmo, por esclareça-me mais sobre, ou talvez teria uma melhores resultados para as terríveis estrias?
    Abração e q Deus te pague!!

    • Responder andreia Março 1, 2016 at 10:28 am

      Essa composição é excelente. Vai ter que usar durante bastante tempo mas, se não resultar, nada mais em cosmético resultará, Cassia. Beijinho 🙂

      • Responder Rosa Março 5, 2016 at 9:12 pm

        Olá Andreia. Comecei a usar o ketrel há cerca de 1 semana e já sinto ardência na pele. De manhã já usava um creme com ácido glicólico a 18% da Neostrata, posso continuar a usar ou a associação não é recomendada? Obrigada, desde já pela resposta e parabéns pelo blog, tem sido de grande ajuda!

        • Responder andreia Março 13, 2016 at 5:33 pm

          Não é adequada, Rosa, Use um ou outro, porque os dois é demasiado agressivo.

          • Rosa Março 13, 2016 at 8:43 pm

            Obrigada Andreia!

  • Responder Jaqueline Março 4, 2016 at 7:26 pm

    Olá! Eu estou usando Vitacid 0,5 mg para tratamento de estrias no bumbum. Comecei há uma semana e não tive nenhuma reação, será que está funcionando? Huahuehauheu Eu passo creme hidratante 7 horas antes de usar Vitacid, será que não atrapalha a penetração do ácido na pele?
    Adorei o post.

    Beijos :*

    • Responder andreia Março 13, 2016 at 5:34 pm

      Olá Jacqueline. Os resultados demoram, mas usualmente no corpo não há reações como secura ou vermelhidão como é habitual no rosto. E pode e deve usar hidratante, não atrapalha nada. Beijo

  • Responder MICHELLY PEDROSA Março 9, 2016 at 8:57 pm

    Andreia, tem uns 8 anos que tenho pequenas estrias no bumbum e agora abriu umas entre minhas coxas, e isso está me deixando triste, de certa forma. você sugere o uso de tretinoina?
    como deve ser a composição para este uso?

    • Responder andreia Março 13, 2016 at 5:47 pm

      Deverá ver um dermatologista, Michelly para ele lhe indicar a dose a usar.

  • Responder sandra Março 11, 2016 at 2:02 am

    boa noite
    Gostaria de saber se existe receita de peeling caseiro para refinar a pele e eliminar as ,manchas causadas pelo sol, no colo braço e pernas.

    • Responder andreia Março 13, 2016 at 3:07 pm

      Que eu conheça não.

  • Responder Camila Março 16, 2016 at 2:53 am

    Moro aqui no EUA e fui num dermato pedindo que ele me passasse um remédio para clarear minhas manchas e minhas olheiras. Não é melasma, apenas sardas um pouco grande e que eu detesto. Ele me passou Tretinoína. Amei saber que você tinha post dele, pois nunca tinha ouvido falar. Você acha que vai fazer bem para essa finalidade? Qual hidratante você acha que devo usar?

    • Responder andreia Março 18, 2016 at 4:32 pm

      Sim, ajuda bastante! Depende do seu tipo de pele, Camila, mas use um que tenha ácido hialurónico! Eu pessoalmente sou fã do Aqualia Thermal Spa Noite, da Vichy para peles mistas a normais!

  • Responder Letícia Março 18, 2016 at 2:23 pm

    Olá Andreia, comecei o tratamento com tretinoina 0,025% para estrias, mais não vi nenhum resultado ainda. Faço aplicação todos os dias e minha pele não teve nenhuma reação a irritação ou coceira. Minha dúvida é quando irei conseguir ver resultados ? E se esse tratamento é melhor do que aplicação feito a laser ? Minhas estrias são vermelhas e me incomodam muito. Posso continuar aplicando todos os dias ? A dermatologista me receitou 3x por semana .

    • Responder andreia Março 18, 2016 at 4:21 pm

      O laser funciona melhor, com a tretinoína os resultados são lentos, Letícia.

  • Responder Letícia Março 19, 2016 at 1:15 am

    Obrigada 😉

  • Responder felicidade santos Março 23, 2016 at 1:52 pm

    Olá Andreia, à procura de resultados para as minhas rugas e manchinhas encontrei o Kétrel e em seguida o blog 🙂 Aqui tenho encontrado muitas respostas para as minhas duvidas, obrigada!
    Estou a usar o Kétrel diariamente numa pequena quantidade e em seguida uso o halibut e a pele tem reagido bem 🙂 A minha dúvida é o que devo de utilizar de manhã (para alem do protector solar) um que seja o mais indicado para as rugas e uma pele mais madura (45 anos) muito seca nas faces e ligeiramente oleosa na zona T. Li sobre os produtos da Indeed Labs, o Retinol Reface ou Vitamin C24 mas não sei qual será o mais indicado. Beijinhos e obrigada por toda esta informação preciosa!

    • Responder andreia Março 23, 2016 at 3:15 pm

      Olá Felicidade! Se usa Kétrel, não deve usar Retinol. Mas pode usar esse que fala com vitamina C, que é antioxidante e ajuda a esbater as manchas! Beijinhos

  • Responder Maga Março 25, 2016 at 3:59 pm

    Olá Andreia. Estou usando vitanol A faz dois meses em dias alternados. No dia em q não uso o vitanol A estou usando a vitamina c 16% da Roche. Minha pele reagiu muito bem, apenas descamando um pouco na primeira semana. Minha dúvida é:
    se devo passar a usar o vitanol a todos os dis aplicado ele a noite para ter melhores resultados, em que período devo começar a usar a vitamina c da Roche? Durante o dia? Todos os dias? Ou um dia sim e outro não?

    Ou seja, como e quando devo usar vitamina c enquanto estiver fazendo o tratamento com vitanol A?

    Abraços

    • Responder andreia Março 25, 2016 at 4:07 pm

      Poderá usar a vitamina C de manhã e o vitanol A à noite. Se vir que a pele não reage bem, volte ao esquema que tem agora. Abraço!

  • Responder Ayala Leal Março 27, 2016 at 1:04 am

    Olá prezada Andreia…Estou com melasmas que surgiram há aproximadamente 3 meses e li em vários sites e minha dermato também comentou que durante a gravidez a tendência é piorar por conta dos hormônios (liberei o anticoncepcional faz certo tempo e posso engravidar a qualquer momento), enquanto eu não engravido minha dermato sugeriu fazer um peeling químico com ácido retinoico.
    Sou meio paranoia e tenho medo de fazer esse peeling e pouco tempo depois engravidar e prejudicar o feto, por conta disso gostaria de ter outras opiniões a respeito. Gostaria de saber se a substância demora a ser expelida do organismo? O feto poderá correr risco caso engravide dias depois? me ajude por favor.
    Desde já agradeço a atenção!

    • Responder andreia Março 28, 2016 at 12:50 pm

      Olá Ayala,
      como a sua dermatologista lhe deve ter explicado, não corre risco se não estiver grávida, porque o ácido retinóico aplicado directamente na pele não fica na circulação sanguínea. Logo, se engravidar uns dias depois, não haverá ácido retinóico no seu organismo.

  • Responder Catarina Março 28, 2016 at 12:31 pm

    Ola Andrria, seria possivel explicar qual a diferenca entre o Ketrel e o Isotrexin? A minha preocupacao e tratar a acne activa e as marcas residuais. Obrigada!

    • Responder andreia Março 28, 2016 at 12:48 pm

      Olá Catarina,
      o Isotrexin tem para além da isotretinoína, um antibiótico. Se tiver muitas borbulhas com pus pode ser importante o uso de antibiótico associado à isotretinoína.

      • Responder Catarina Março 28, 2016 at 1:03 pm

        Obrigada, Andreia!

  • Responder ANDRE Março 31, 2016 at 7:25 pm

    O Tretinoina, É possível passar nas estrias da barriga e braços ???

    • Responder andreia Abril 2, 2016 at 5:56 pm

      Sim, é, André.

  • Responder Karen Abril 5, 2016 at 4:09 am

    Ola Andreia…
    Vou começar a usar o vitanol a pois tenhos varias marcas de acne,qual periodo começo a ver resultado?
    Me indica algum hidratante bom para pele oleosa para passar antes do vitanol?
    Uso protetor minesol da Roc fator 30,devo aumentar?

    • Responder andreia Abril 20, 2016 at 4:07 pm

      2 meses e terá efeitos! Sim, pode passar a usar o Hydraphase da La Roche-Posay ou o Aqualia Spa Noite da Vichy por exemplo! Mas deverá ser usado depois e não antes. E protetor solar 50! 🙂

  • Responder PAULO WILLIANS LOPES Abril 6, 2016 at 5:23 pm

    Olá Andréia, estou amando seu blog, muito instrutivo e interessante. Eu estou usando tretinoína a 0,5 MG/g p tratamento de acne, deu uma melhorada boa. Mas eu estou querendo utilizar durante o dia antes do protetor solar o lancome visionnaire LR2412 4%, e de noite a tretinoina. Você acha que essa combinação seja ruim?

    • Responder andreia Abril 7, 2016 at 5:19 pm

      Não, é uma boa combinação, Paulo!

  • Responder Andreia Abril 7, 2016 at 4:22 am

    Olá tenho uma filha de 14 anos que tem manchas de espinha comecei um tratamento com tretinoína ha uma semana mais achei que esta aparecendo mais espinhas e a pele dela esta muito vermelha e ressecada achei que queimou um pouco mesmo usando protetor solar fator 60 gostaria de saber se posso passar algum hidratante

    • Responder andreia Abril 7, 2016 at 5:19 pm

      Pode e deve, Andreia!

  • Responder Karla Abril 12, 2016 at 2:19 pm

    bom dia Andreia !! Estou usando o tretinoína a uma semana, mas gostaria de associar com um hidratante durante o dia, qual vc me indica que não deixe a pele muito oleosa ??

    • Responder andreia Abril 14, 2016 at 4:06 pm

      Hydraphase UV da La Roche-Posay, Aqualia Thermal Spa Dia da Vichy ou Endocare Day SPF30.

  • Responder Heliane Abril 15, 2016 at 7:49 pm

    Andreia uso o vitanol 0,5 creme nunca fiquei vermelha nem descasquei o rosto sera que nao faz efeito pra mm? E uso vitamina c manipulada pela manhã é errado?

    • Responder andreia Abril 20, 2016 at 4:27 am

      Que sorte não descamar! 🙂 Faz efeito sim! E usar vitamina C de manhã é excelente!

  • Responder Vanessa Abril 19, 2016 at 4:59 pm

    Olá Andreia,

    estou a pensar usar o Ketrel dia sim, dia nao,à noite e complementar com Acglicolic duarnte os outros dias (manha). O que acha? O meu problema é mais a flacidez e algumas rugas de expressão.

    Obrigada

    • Responder andreia Abril 20, 2016 at 4:29 am

      Comece só com um, até a sua pele se habituar e depois introduza o outro, Vanessa. Para flacidez, tem bons produtos como o Endocare Tensage ou o Redermic C. Beijinho

      • Responder Vanessa Abril 21, 2016 at 1:36 pm

        Olá Andreia, Obrigada. tenho 39 anos. aconselha entao a usar o ketrelà noite e de dia p endocare ou redermic? Obrigaad e beijinhoooss. Gostei mt do blog!

        • Responder andreia Abril 25, 2016 at 3:19 pm

          Endocare de dia, porque é mais reparador! 🙂

  • Responder Nilva Mendes Maio 6, 2016 at 5:24 pm

    Olá Andreia! Estou conhecendo o blog agora. Obrigada por sua generosidade em compartilhar conhecimentos. Estou a comprar 1 creme para rugas. Pode me dizer se faz muita diferença 1% ou 2,5% DE RETINOL e o efeito em pele clara, sensível e flácida? Nilva, 48 anos.

    • Responder andreia Maio 10, 2016 at 11:42 am

      Olá Nilva,
      faz sim, se tem a pele sensível deverá usar a concentração mais baixa. Não consegue encontra 0,5 ou 0,25%?

  • Responder Rita Maio 7, 2016 at 1:06 am

    Ola Andreia, obrigada por partilhar os seus conhecimentos através deste blog. Estava à procura de mais informação sobre o Ketrel porque a minha dermologista recomendou-me que o usasse para as verrugas planas. Como vi que responde a todos os comentarios resolvi pedir a sua opinião. Tem mais algum creme para tratar essas lesões da pele? Obrigada 🙂

    • Responder andreia Maio 10, 2016 at 11:41 am

      Olá Rita,
      em creme não, só mesmo depois soluções com ácido salicílico que queimam a zona.

      • Responder Rita Maio 10, 2016 at 3:52 pm

        Ola Andreia,
        Posso comprar esses cremes sem receita medica ou pedir um manipulado?
        Tem algumas soluçoes que promovem o congelamento como em consultorio, sao seguras para aplicar na face ?
        Muito obrigada pela ajuda!

  • Responder Margarida Castelar Maio 8, 2016 at 12:00 am

    Boa noite Andreia! Adoro o seu blog! Mas depois de ler tanta coisa, sinto-me um pouco confusa ? Tenho 48 anos e estou a começar a usar o ketrel (dantes usava o Redermic R). De manhã uso umas gotas de c-vit e o Redermic C, com proteção solar. Existe algum creme anti-rugas e flacidez mais forte? Obrigada pela atenção!

  • Responder lailson Maio 8, 2016 at 7:27 pm

    ajude tenho o pescoço escuro si eu usar um desses cremes ajuda a deixa meu pescoço com a cor normal

    • Responder Andreia Julho 9, 2016 at 7:26 am

      Qualquer um deles.

  • Responder Mónica Maio 9, 2016 at 4:45 pm

    Olá Andreia, posso aplicar à noite uma mistura o Ketrel com uma ampola de vitamina A para combater o meu melsma?

    • Responder andreia Maio 10, 2016 at 11:35 am

      Não deverá misturar os dois, Mónica. Pode alternar. Numa noite usa o Kétrel na outra vitamina A.

  • Responder Regina Barbosa Maio 15, 2016 at 11:20 am

    Olá Andreia. Tenho uma mancha escura junto ao lábio superior, desde Janeiro que estou a usar o pigmentclar mas não tenho notado resultados…estes dias foram dias de praia e andei sempre com protecção 50, mas mesmo assim fiquei um pouco mais morena na cara e a mancha parece que ainda ficou a se notar mais… Existe alguma coisa que me possa salvar?
    Obrigada 🙂

    • Responder andreia Maio 28, 2016 at 4:12 pm

      Isdin Fusion Fluid SPF100 para evitar as manchas e Redermic R à noite!

  • Responder camilla lemke Maio 16, 2016 at 1:38 am

    Olá Andreia, estou amando seu blog, estou com duvidas após ler tantas questões importantes que as vezes não são tão bem explicada no consultório. Foi passado para min que tenho pele oliosa e tenho 35 anos, para eu usar hidroquinona / ácido retinoico 3% e acido mandélico 10%. Após ler, fiquei na duvida se posso usar tudo junto a noite ou intercalar produto. Pois tenho acne, flacidez e manchas da acne. Poderia me orientar. E devo usar algum hidratante pois não foi passado para min. Obrigada!!!

    • Responder andreia Maio 16, 2016 at 4:56 pm

      Olá Camilla,
      não deverá usar tudo ao mesmo tempo. Hidroquinona e ácido retinóico à noite e ácido mandélico de manhã. Ando viciada em ácido mandélico, tão bom! Deverá usar um hidratante sim, depois do ácido mandélico e protetor solar.

  • Responder Sofia Maio 16, 2016 at 5:26 pm

    Olá Andreia, dou-lhe os meus parabéns pelo blog. No momento, estou usar ketrel para limpar quistos de milia. De facto, tem tido os resultados esperados e creio que o grão de pele está melhor. Julgo ter atenuado uma ruga mt indesejada! Até breve.

    • Responder andreia Maio 20, 2016 at 7:48 pm

      Obrigada Sofia! Ainda bem que está a ter excelentes resultados!

  • Responder camilla lemke Maio 17, 2016 at 4:20 am

    Oi Andreia!!!!!, nossa estou amanda ler seus artigos, e o mais engraçado é perceber que vc tem o produto mais desistiu dele por não saber sua reações e seu tempo para um resultado. Obrigada novamente por ter esse cuidado e carinho em explicar e principalmente valorizar a beleza interna e externa da mulher. Andreia vc poderia me informar um hidratante para o uso e que seja compatível com ácido mandélico. Abraço!!!

  • Responder agda barros Maio 17, 2016 at 11:45 pm

    Oi Andreia, estou usando o vital-a 1% a noite no rosto todo e no contorno dos olhos principalmente, estou com bastante linhas nessa região, tenho 30 anos. Durante o dia uso o AOX+ Eye da SkinCeuticals e o C E Ferulic de SkinCeuticals. Vc acha que essa linhas podem melhorar, pois estou na segumda semana e a sensação é que as linhas estão piores. Abraços.

    • Responder andreia Maio 28, 2016 at 4:11 pm

      Pode parecer que estão piores porque a pele pode estar desidratada. Use um hidratante a seguir!

  • Responder cartagenaparatodos Maio 28, 2016 at 1:38 am

    Andreia, parab’ens pelo blog e pela aten’cao ao responder as d’uvidas! Estou passando o Vitacid a 0,25 mg a noite (inclusive abaixo dos olhos) mas nao tenho feito o uso de hidratnte depois. Notei que as linhas finas embaixo dos olhos pioraram (parecem mais fundas) ser’a que ‘e pela falta de hidratante ou minha pele nao est’a reagindo bem? Outra coisa, nas noites em que passo o Vitacid, posso tamb’em passar o gel para os olhos C -Sup’erieur da Roc o melhor nao misturar? Muito obrigada!

    • Responder andreia Maio 28, 2016 at 4:02 pm

      Olá! Muito obrigada! É a pele que está desidratada, convém passar um hidratante a seguir. Não deverá o gel de vitamina C à noite, só de manhã!:)

  • Responder Camila Maio 30, 2016 at 8:19 pm

    Olá Andréia, tudo bem? Posso usar Retinol e Tretioína juntos? Obrigada

    • Responder andreia Maio 31, 2016 at 5:16 am

      Não, é uma duplicação de tratamento!

  • Responder Patricia Pinto Maio 31, 2016 at 6:56 pm

    Oi, estou usando vitanol-a 0,025 % e não tive nenhuma reação no rosto em ficou vermelho e muito menos ardência. Será que o produto está funcionando no meu rosto. Sou bem branca e tenho a pele super oleosa. Alguem pode me ajudar?

    • Responder andreia Junho 1, 2016 at 3:41 pm

      Que sorte não ter reações!Se continuar a usar, vai notar os resultados, Patrícia!

  • Responder Camila Maio 31, 2016 at 11:35 pm

    Olá, Andreia!
    Eu tenho uma cicatriz no nariz por causa da rinite e esta cicatriz está sempre vermelha.Será que o Vitanol ajuda a amenizar cicatriz? Eu já estou usando o Vitanol 0,05, durante 3 dias a pele descamou muito e tive dermatite.Interrompi o tratamento com Vitanol por mais 3 dias e usei Cortitop (acetato de dexametasona 1mg) e a pele melhorou muito. Tem algum problema usar Vitanol intercalando com Cortitop?
    Obrgada

    • Responder andreia Junho 1, 2016 at 3:40 pm

      desde que usados à noite, não tem problema e não esquecer o protetor solar de manhã!

  • Responder Magda Junho 7, 2016 at 7:35 pm

    Boa tarde, queria saber se é possível comprar algum creme com tetrinoina, em Portugal, sem precisar de receita médica, como no Brasil se vende o Vitanol a? Muito obrigada pelos seus conselhos e pela partilha de conhecimentos!

    • Responder Andreia Junho 22, 2016 at 2:30 am

      Por lei não,
      agora que a maioria vende sem receita, vendem!

  • Responder Gabriela Silva Junho 9, 2016 at 12:09 am

    Andreia, uma dúvida!
    Algum problema em aplicar o vitanol a à noite, mas ficar com luzes de casa acessa, luz do computador e luz da televisão sob o rosto?
    No meu caso, uso-o para tratamento de acne e manchas deixadas por ela.

    • Responder Andreia Julho 9, 2016 at 6:56 am

      Põe só antes de deitar, Gabriela. 🙂

  • Responder Juliana Junho 12, 2016 at 12:26 pm

    Ola Andreia, eu uso o serum da c vit e o creme c vit da sesderma, sera q posso conjugar esses cremes com o ketrel?

    • Responder Andreia Junho 22, 2016 at 2:24 am

      Olá Juliana,
      sim, use o Sesderma sérum e creme de manhã e o kétrel à noite. 🙂

  • Responder Elisa Junho 12, 2016 at 1:53 pm

    Olá, gostaria de saber a diferença entre a tretinoina 0,5 e 0,25.
    A médica indicou 0,5 para a minha mãe e 0,25 para mim não entendi porque. Seria algo relacionado a idade ou tipo de pele?

    Desde já, agradeço a resposta.

    • Responder Andreia Junho 22, 2016 at 2:23 am

      Olá Elisa. A 0,5 é mais forte e a 0,25 é um bocadinho mais fraca, mas mesmo assim, muito eficaz. Dependente do caso, do tipo de pele, se a pele é sensível, faz-se esta distinção entre uma e outra.

  • Responder Mariangela Gomes Junho 12, 2016 at 7:36 pm

    Fui a uma dermatologista que indicou Vitanol A . Tive reação no queixo como fosse espinha. A médica aconselhou parar por um tempo nesta região. Parei e voltei a aplicar duas semanas depois.O problema voltou. Você diz para ensistir. E isto mesmo. Com o tempo o problema desaparece? Os. Tenho 67 anos. A intenção é reduzir as rugas.

    • Responder Andreia Junho 22, 2016 at 2:22 am

      Ponha muito pouca quantidade e só 2x por semana, para ver se a reacção não volta a aparecer.

  • Responder Ana Kariny Rocha Salazar Junho 14, 2016 at 2:11 am

    Oi Andreia meu nome e kariny e estou encantada pela sua pessoa e atenções dada a todos… gostaria de saber…. sempre usei vitanol A 1 mg/m… agora minha pele está muito manchada por causa da gravidez.. esse ketrel tem no brasil? Ele e mais forte q o vitanol A1 mg? Se tiver esse ketrel como posso
    usa-lo? Tem q usar ele é logo após usar hidratante em cima? Uso tbm as vezes o Diadermine 3 D ele é bom? posso usar d dia antes do filtro… já usei vário filtros agora estou com episol Collor 70 fps. minha pele e oleosa…

    • Responder Andreia Junho 22, 2016 at 2:18 am

      Olá Ana, o kétrel é igual ao vitanol A. Só é uma marca diferente. Deverá usar à noite e para a pele não ressecar, usar um hidratante por cima. Esse Diadermine não conheço, mas se gosta use. 🙂

  • Responder silvana mathias rodrigues Junho 17, 2016 at 6:42 pm

    ola andreia gosto muito do seu cometarios parabens,olha tenho melasma no rosto manchas escuras.sera que posso usa ketrel’.

    • Responder Andreia Junho 22, 2016 at 2:10 am

      Pode, Silvana, mas só no Inverno e sempre com protetor solar.

  • Responder Isabel Soares Junho 28, 2016 at 12:34 am

    Olá Andreia. Desde já parabéns pelo blog 🙂
    Tenho uma dúvida que gostaria que me esclarecesse por favor:
    Estou com um problema de saúde que me vai “prender” em casa por alguns meses. Comprei o Locacyd e iniciei o tratamento na semana passada, entretanto li que o tratamento só deve ser feito no Inverno…
    A minha questão é se não saindo eu de casa posso continuar o tratamento? ou os raios que entram através das janelas podem manchar a minha pele?
    Muito obrigada desde já.

    • Responder Andreia Junho 30, 2016 at 5:28 pm

      Sim, pode! Use sempre é protector solar! 🙂

  • Responder Michele Alves Julho 2, 2016 at 4:29 pm

    Olá Andreia! Tenho algumas dúvidas depois de ler algumas das msgs acima: Comecei o tratamento com vitanol A 0,5 e não estou passando nenhum hidratante fico com medo da reação pois minha pele mancha com muita facilidade. Descamou muito pouco e sinto um pouco ardente e uma leve coceira. A vitamina C da Adcos posso usar pela manhã antes do protetor, e a mesma ajuda na hidratação?
    Assim que acordo já lavo o rosto e aplicou o protetor com medo de manchar.
    Parabéns pela dedicação e atenção.

    • Responder Andreia Julho 5, 2016 at 3:55 pm

      Pode usar, sim, Michele! Mas sugeria usar também um hidratante para acalmar a pele à noite. Beijinho e obrigada 🙂

  • Responder Michele Alves Julho 4, 2016 at 11:20 pm

    Esqueci de mencionar q tenho 33 anos e ainda tenho acne e como já disse minha pele mancha com muita facilidade então estou usando Vitanol A pelos dois motivos.
    Obrigada!

  • Responder Estela Coelho Julho 6, 2016 at 2:20 pm

    Olá Andreia tudo bom??? tem 2 meses que fui a dermatologista e comecei a usar um ácido manipulado no meu rosto para algumas manchas de sol e sardas (tenho a pele negra) os resultados estão lentos, mas sei que é um processo demorado. A questão é agora estou sentindo a diferença de cor da pele e dos lábios que estão muito escuros. Posso passar esse produto nos lábios também? ou existe algum outro produto específico para a área dos lábios? (ácido retinoico hidroquinona/ acetonida fluocinolona/gel sepgel)

    • Responder Andreia Julho 9, 2016 at 6:23 am

      Pergunte ao seu dermatologista se pode passar esse ácido também nos lábios, Estela.

  • Responder Bruna Julho 19, 2016 at 1:57 am

    Olá Andreia. Fiz um peeling há 2 semanas e minha pela já descascou. Minha dermatologista passou um ácido com hidroquinona para usar alternadamente com um nutritivo a noite, mas senti minha pele mais sensível do q antes e um pouco escura na região do queixo. Isso é normal?

    • Responder Andreia Julho 19, 2016 at 3:03 pm

      Às vezes acontece, Bruna. Se vir que não melhora ou que continua escurecer, suspenda e fale com a sua dermatologista!

  • Responder Marcos Pereira Julho 20, 2016 at 11:55 am

    Olá Andréia, posso usar o vitanol A na área dos olhos.

    • Responder Andreia Julho 25, 2016 at 10:56 am

      Sim, Marcos, em pequena quantidade.

  • Responder Sílaba Roberta Lobo Julho 27, 2016 at 1:59 am

    Olá, boa noite! Eu faço o uso de tretinoina duas vezes na semana. E nos demais dias uso o redermic hyaluc c. Tenho 35 anos. Eu vi no artigo que é interessante usar o tretinoina, e a seguir um hidratante na pele. Mas pode então fazer o uso do tretinoina e passar por cima depois um hidratante? É isso? Desde já agradeço.

    • Responder Andreia Agosto 2, 2016 at 1:13 pm

      Sim, é isso!

  • Responder Karina Milano Julho 28, 2016 at 3:35 pm

    Bom dia, Andreia! Primeiramente, você é linda <3 Segundo, socorro! Comecei a usar vitanol A 0,5% + hidroquinona 4% à noite e protetor solar fator 60 durante o dia, porém estão surgindo manchas brancas no meu rosto. Umas duas. Isso é normal? Com o tempo de tratamento elas somem? Beijos!

    • Responder Andreia Agosto 2, 2016 at 1:11 pm

      Olá Karina,
      muito obrigada, às vezes acontece nas primeiras semanas de tratamento, mas se continuar a acontecer, suspenda a hidroquinona e use só o vitanol A. Beijinho

  • Responder sami Julho 29, 2016 at 6:48 pm

    Olá Andreia me ajuda com uma duvida. Tenho 31 anos, não tenho rugas mas percebo que a pele já não é a mesma de antes. Tenho pouco bigode chines e algumas linhas finas. Vou comprar Retinol pelo Mercado Livre mas to em duvida de qual porcentagem comprar. 2%, 5% ou 8%. Será se o de 2% é suficiente pra mim nesse estagio em que me encontro? Será que descama também? Obrigada pela atenção. Me responde por favor. bjoss

    • Responder Andreia Agosto 2, 2016 at 1:09 pm

      Olá Sami,
      comece por usar o de 2% e veja como a sua pele reage. Aconselho-a também a usar um hidratante com ácido hialurónico. Beijinho

  • Responder Bibiani Julho 30, 2016 at 1:57 am

    Olá Andreia,meu Dermato passou hormoskin (hidroquinona 4%,tretinoina0,05%)para usar a noite posso usar vitamina C pura e ácido hialurônico durante o dia?

    • Responder Andreia Agosto 2, 2016 at 1:03 pm

      Sim, pode, desde que usando proteção solar. Se sentir a pele muito sensível, suspenda!

  • Responder Karen Sakayo Agosto 1, 2016 at 7:19 pm

    Olá Andreia, adorei seu blog! Tenho 32 anos e estou procurando creme facial anti-rugas e as pesquisas me levaram até o retinol A…porém não tenho espinhas, apenas sardas. O Retinol A seria a melhor indicação? Fico receosa com essas reações e vi que tem composições com diferentes porcentagens…qual seria a composição mais adequada ao meu caso, não me preocupo tanto com as sardas mas sim com os sinais de envelhecimento.
    Desde já agradeço!!!

    • Responder Andreia Agosto 2, 2016 at 12:55 pm

      0,25% Karen e comece a usar em dias alternados!

  • Responder Joanne Agosto 2, 2016 at 11:49 pm

    OLá estou suando o vitanol A 1% há um mês. Mas já tinha usado no inverno passado. Embora vi uma boa melhora na minha pele, os melasmas ainda permanecem. Eu vi que muitas pessoas acabaram com os melasmas com o vitacid plus. Você sabe se eu posso parar com o vitanol e começar a usar o vitacid plus? Obrigada

    • Responder Andreia Agosto 6, 2016 at 4:54 pm

      Pode, desde que usado só à noite.

  • Responder Leide Agosto 3, 2016 at 1:23 am

    Olá Andréia tudo bem?
    Meu nome é Leide.
    Tenho 46 anos e
    Comecei a usar vitanol -A a quatro dias e a minha pele já está descansando , mas eu estava usando um hidratante : Argireline 5℅ ácido hialurônico 5℅ densiskin 3℅ íris ido 3℅ celltocel 2℅.
    Gostariade saber se posso continuar usando o hidratante?
    Desde de já obrigada

    • Responder Andreia Agosto 6, 2016 at 4:54 pm

      Pode sim, Leide!

  • Responder zil Agosto 3, 2016 at 4:20 pm

    oi,usei vitacid mas ressecou muito a pele e criaram rugas na testa que eu não tinha ficou aquela pele seca repuxando chea de linhas,suspendi o uso,já fiz de tudo hidratei muito mas não volta como antes,o que faço?continuo a usar ou não?vc usa um coisa praficar a pele bonita e ao contrario ficou seca e cheiade linhas,complicado…

    • Responder Andreia Agosto 6, 2016 at 4:53 pm

      Ficou com a pele extremamente desidratada. No seu caso, deverá usar algo mais suave, como retinol, tem por exemplo o Redermic da La Roche-Posay. E use cremes com ácido hialurónico para voltar a ficar com a pele bem hidratada e bonita!

  • Responder Andy Agosto 3, 2016 at 7:51 pm

    Olá! Estou usando Vitanol A, tem
    Duas semanas. Minha pele ressecou demaaaaais! Abaixo dos olhos a pele está toda enrugada e não me lembro de ter rugas até então!! Estou apavorada pq a hidratação que faço parece não adianta! Estou passando B Pantol líquido, durmo com creme Nivea e passo após o banho um
    Óleo de amêndoas. A pele está descamando muito! O que faço??? Já suspendi o uso tem 3 dias mas nada melhora!

    • Responder Andreia Agosto 6, 2016 at 4:51 pm

      Olá ANdy, a pele ficou extremamente desidratada, use e abuse de cremes e máscaras hidratantes que volta ao normal. Se quiser voltar a usar, use só 1 a 2x por semana.

  • Responder Josiane Mendes Agosto 8, 2016 at 4:36 pm

    Olá Andréia, tudo bem? Preciso da sua ajuda, pois estou usando o vitacid, e na região em que apliquei foi nas laterias da boca em que tenho manchas escuras, passei um pouco além,espalhei creme aonde nao precisava, e no dia seguinte sair ao sol, mais passei baaaastante protetor solar, ( passei o acido na quinta, me expus ao sol na sexta e quando foi hoje, segunda, amanheceu super ardendo) e formou duas manchas ao redor da boca horriveis, avermelhadas e um pouco como se estive amarrozadas, será que irei ficar com essas manchas? estou super nevosaa! Me ajude por favor, oq ue devo fazer? obrigada!

    • Responder Andreia Agosto 13, 2016 at 5:08 am

      Olá Josiane,
      use pantenol como o Cicaplast Baume B5 e não se exponha ao sol. Se tiver cuidados, não deverá ficar com manchas!

  • Responder Cleusa Rodrigues Agosto 9, 2016 at 5:00 pm

    oI Andreia, uso o vitanou a durante a noite, inclusive nas pálpebras superiores e inferiores. Posso alternar com hidroquinona nessas noites. A vitamina C do limão é bom para a pele?

    • Responder Andreia Agosto 13, 2016 at 4:58 am

      Olá Cleusa,
      a vitamina C é boa para a pele, mas não aconselho a colocar limão directamente na pele, corre o risco de sensibilizar a pele.

  • Responder Sandra Agosto 19, 2016 at 7:13 pm

    estou usando acido glicólico 6% da marca Hinode… posso usar um dia o glicílico aternando duas vezes na semana o Vitanol A?

    • Responder Andreia Setembro 5, 2016 at 8:11 pm

      Sim, pode. Se sentir a pele muito sensibilizada, suspenda o vitanol A, Sandra.

  • Responder Elisiane soares Agosto 20, 2016 at 10:55 pm

    Ola! Andreia, tudo bem contigo? Amei tudo que li aqui!! Estou a usar o ketrel a três dias e tenho a pele toda vermelha e muito sensível comichão também!! Já estava a ficar preocupada quando quando li aqui todos as mensagens vi que está reação e normal!!! Deixo de usar o ketrel por alguns dias???
    A pele começa arader quando passo creme é normal??? E que creme uso para hidratar???
    Parabéns pelo blog está mesmo espetacular.
    Obrijada??

    • Responder Andreia Setembro 5, 2016 at 8:08 pm

      Obrigada Elisiane!
      Sim, é tudo normal. O melhor é usar o Kétrel 2 a 3x por semana. Use um creme hidratante com ácido hialurónico como o Hydraphase da La Roche. 🙂

  • Responder Alessandra Cristina Agosto 22, 2016 at 1:14 am

    Olá Andreia, tenhoalgumas duvidas dúvidas em relação à incompatibilidade de produtos, tem uma regra ? Tal com tal ? E também no caso, de um tratamento noturno a base de hidroquinoa o Q potencializa ele também ? Posso passar depois o redermic R? Brigadinha ! Adoro seu blog!

    • Responder Andreia Setembro 3, 2016 at 10:03 am

      Olá Alessandra. Foi parar ao spam. 🙁 Sim, pode passar hidroquinona e usar o Redermic R. Não tem problema. Não existe uma regra. Mas existem ingredientes incompatíveis. Não deverá combinar ácidos, e não deverá combinar ácidos com vitamina C. Se tiver dúvidas, espere 30 minutos entre a aplicação dos ingredientes.

  • Responder silvia Agosto 22, 2016 at 4:43 am

    boa noite. Me da umas informação.Se eu passar retinol ,posso passar junto vitamina c manipulada, E este retinol tambem e pra flacidez

    • Responder Ana Agosto 27, 2016 at 6:56 pm

      Ola, tudo bem? Uso toda noite e manha serum aha com acido glicolico e hialuronico da la roche e quero usar vitanol a , posso continuar com esses dois junto com o vitanol ou melhor usar em dias alternados? Obrigada, abraços.

      • Responder Andreia Agosto 28, 2016 at 11:00 pm

        Será melhor suspender o ácido glicólico, Ana.

  • Responder Scheila boniolo Agosto 22, 2016 at 7:46 pm

    Boa tarde!
    Tenho 37 anos e comecei a usar o vitanol A 0,01 . Tem 1 mês . Descamou um pouco a pele , os lábios ressecaram , mas não desisti! O que vc recomenda a passar na região dos olhos ! Tenho olheiras e gostaria de ameniza-las! Obrigada !
    Scheila

    • Responder Andreia Setembro 5, 2016 at 8:10 pm

      Para as olheiras escolha um creme com activos que promovam a microcirculação. Um dos melhores é o Neostrata biónica olhos.

  • Responder Gisele Agosto 23, 2016 at 5:32 am

    Muito legal suas respostas..O vitanol 0,05 pode ser usado na área dos olhos? Estou com medo de piorar as marcas de expressão pois estou sentindo que pioraram …E posso intercalar com ácido hialuronico +vitamina C?

    • Responder Andreia Setembro 5, 2016 at 7:53 pm

      Sim, Gisele, deverá usar ácido hialurónico para preencher e hidratar a pele e pode também usar vitamina C de manhã. E sim, pode ser usado no contorno de olhos com os devidos cuidados.

  • Responder Maria da Conceição Bastos Faria Agosto 23, 2016 at 2:23 pm

    Andreia só agora pesquisando sobre retinol é que conheci seu blog. Você está de parabéns com a clareza que explica e com o carinho que responde.
    Meu. Nome é Conceição. Tenho 61 anos e fiz uma cirurgia bariatrica a 6 meses, fiz mais pela saude e assim tendo de lucro o emagrcinento. Operei com 93k e estou com 72k estou muito feliz! E como diz meu endocrinologista, estou rm lua de mel comigo mesma. Não me deu flacidez exagerada, e sim a um pouco pela idade. Me assentuou um pouca as rugas em volta dos labios e nas latereis da boca. Fui a um dermatologista em busca de um tratamento que fosse eficiente e não muito caro como os a leser, para o rejuvenescimento e também para aquelas manchas das mãos e algumas no rosto. Ele me receitou Tretinoina 0.025% creme lanette para passar no rosto pescoço colo e braços nas seg, quat e sexta feiras, mas não me receitou nenhum hidtatante apenas disse para eu passar filtro solar durante o dia. Tenho usado o que ja estava usando anteriormente. A linha da Cicatricure o creme ante rugas nas noites que não uso o retinol e todos os dias pela manhã um filtro solar fator 50 da Loreal e em seguida da Cicatricure BEAUTY CARE . Na sua orientação no -5 vc diz: passar o vitanol e a seguir um hidratante. Pergunto: passar o vitanol e logo em seguida, na masma hora um hidtatante? Qual vc me indica? Li também o que vc escreveu sobre o ‘Neostata’ Skin Aetive Matrix SPT 30 seria bom no meu caso eu usar este durante o dia? Me de por favor uma orientação boa para o meu caso! Sem desfazer dos proficionais masculinos, Acho as proficionais femininas da área da beleza mais dedicadas, pois elas propias sentem na “pele” (duplo sentido) a necessidade dos cuidados com a beleza! Rssss… Também me indique qual creme ideal para passar no corpo para facidez tenho passado o da Goicoechea Reafirmande. Não vou precisar fazer plástica em braços perna e nem abdômen, apenas nos seios devido o emagrecimento de 21k. Sou muito vaidosa e jovial! Faço hidroginastica e musculação todos os dias! O que vc me indica para me judar lembre: Idade X bariatrica= flacides e rugas. Aguardo sua orientação. Com muito carinho um beijão para você. Conceição.
    Obs: sou de Belo Horizonte MG. Brasil

    • Responder Andreia Janeiro 17, 2017 at 3:39 am

      Aconselharia a usar Inneov Firmeza 45, que são cásulas que ajudam muito na firmeza e no corpo Elancyl creme reafirmante. A seguir ao vitanol poderá usar um creme como o Vichy Aqualia Spa noite e deixá-lo em camada como se fosse uma máscara. E sim, o Neostrata skin Active Matrix SPF30 é uma boa opção para usar durante o dia! Tudo de bom, Maria! Ainda bem que está a adorar os seus resultados! Beijinho

  • Responder Gisele Agosto 26, 2016 at 2:21 am

    Pomada manipulação ácido hialuronico 5%+vitamina C 20% eu posso usar em dias alternados com vitanol 0,5?

    • Responder Andreia Setembro 5, 2016 at 8:12 pm

      Até pode usar no mesmo dia, Gisele. De manhã a vitamina C + ácido hialurónico e à noite o vitanol A.

  • Responder Ana Agosto 27, 2016 at 6:59 pm

    Ahh esqueci de dizer que tambem uso o redermic hyalu C junto, obrigada.

  • Responder Cristina crespo Agosto 29, 2016 at 3:07 pm

    Olá Andreia, acabei de conhecer o seu blog e adorei. Tenho a seguinte dúvida: uso creme de retinol a 1% há cerca de 6 meses e queria mudar para retin a. Qual a concentração que devo usar? Só se consegue em Portugal com receita médica?

    • Responder Andreia Agosto 30, 2016 at 10:38 pm

      Experimente o de 0,5%, Cristina. Em Portugal, não se chama Retin A, mas sim Kétrel. É um medicamento sujeito a receita médica em Portugal.

  • Responder paty Agosto 29, 2016 at 5:51 pm

    olá Andreia…desde já muito obrigado por tantas informações preciosas. Tenho algumas duvidas,estou a pensar em começar a utilizar ketrel á noite,15m depois devo de utilizar por exemplo Halibut,bepanthene,ou o meu creme de noite normal que é hidratante e que compro no supermercado?posso utilizar por exemplo oleo de côco?já de manha lavo o rosto e posso passar o meu protector solar que é factor 50 para criança e pôr o meu creme de dia normal habitual?

    • Responder Andreia Agosto 30, 2016 at 10:34 pm

      Olá Paty,
      pode usar o creme de noite habitual, mas se sentir que precisa de mais hidratação pode usar a combinação bepanthene+halibut ou óleo de coco. E sim, pode usar de manhã o creme de dia habitual e de seguida colocar o protetor solar. 🙂

  • Responder Isabel Crespo Agosto 30, 2016 at 3:24 pm

    Olá Andreia, uso retinol a 1% há cerca de seis meses e queria começar com o retin a. Qual a dosagem que devo usar? Tenho 43 anos . Obrigada

    • Responder Andreia Agosto 30, 2016 at 10:24 pm

      Comece com 0,5%, Isabel!

  • Responder paty Agosto 31, 2016 at 11:29 am

    bom dia Andreia,muito obrigado pela atenção..tudo de bom 🙂

  • Responder Alessandra Cristina Agosto 31, 2016 at 9:42 pm

    Oi Andreia !!!! Eu te enviei uma pergunta soh q ela esta me aparecendo aq como “aguardando”?vc pode ver o q aconteceu?obrigada!

    • Responder Andreia Setembro 3, 2016 at 10:07 am

      Estava no spam, já respondi, Alessandra!

  • Responder Michelle Setembro 5, 2016 at 5:33 pm

    What a wonderful blog post Andreia! 🙂

    Very informative and helpful on the subjects of Retinols and Tretinoina!

    Unfortunately I cannot get Tretinoina in my country, however I will be in Portugal on holidays next month and I am hoping to buy some Ketrel then.

    Is Ketrel really only around €3?? Also, I have heard that you do not need a prescription for this in Portugal, is this true, or is it hard to get?

    Many thanks for your help 🙂

    • Responder Andreia Setembro 13, 2016 at 11:06 pm

      Hi Michelle. Yes, the cost price in Portugal is around 3€. In Portugal, most pharmacies don’t ask for a prescription. You’re welcome 🙂

  • Responder Alessandra Cristina Setembro 6, 2016 at 10:36 am

    Muito obrigada Andreia !!!! Boa semana !! Bjs

  • Responder Joana Setembro 9, 2016 at 4:23 pm

    Olá Andreia! Encontrei o blog enquanto procurava sobre o Ketrel e de facto tem informação bastante útil, irei continuar a seguir de certeza. A minha questão é que comecei a usar Ketrel mas esqueci-me de perguntar à dermatologista se poderia usar também na pele mesmo junto ao olho onde tenho linhas de expressão bem vincadas apesar dos meus 25 anos. Li nos comentários que dá para usar ao redor do olho mas qual o limite de aproximação? Ou poderei mesmo colocar por cima das linhas sem qualquer problema? Estou com receio de aproximar demasiado o produto do olho.
    Outra questão, em vez do halibut 15 min após a aplicação do Ketrel posso colocar antes o Cicaplast B5? Mesmo na região do olho se puder colocar o Ketrel lá?

    Desculpa pela longa mensagem! Obrigada.

    • Responder Andreia Setembro 13, 2016 at 11:01 pm

      Olá Joana,
      desde que evite o contorno de olhos não tem problema. Não passe a zona do osso. E a menos que sinta desconforto ocular, pode continuar a usar. E sim, pode pôr o Cicaplast Baume B5. 🙂

  • Responder Margarida Setembro 12, 2016 at 12:06 am

    Olá Andreia .
    Parabéns pelo seu blog é bastante informativo.
    Tenho 36 anos , a minha pele é oleosa e com pontos negros.
    Vou começar a usar Ketrel a minha duvida é que produtos da marca La Roche devo conjugar com o Ketrel. Acha que devo usar de manhã o Effaclar Mat , a noite o Hidraphase ……..
    E o Redermic R nos olhos.
    Obrigada.

    • Responder Andreia Setembro 13, 2016 at 10:53 pm

      Olá Margarida,
      se sentir que a pele está bastante desidrata troque de manha o Effaclar Mat pelo Hydraphase. Mas pode fazer essa rotina, sim. 🙂

  • Responder Anna Christina Setembro 17, 2016 at 9:10 pm

    Estou utilizando o Redermic Hyallu C + durante o dia e Redermic R à noite, dia sim, dia não. Posso utilizar o Effaclar anti idade ( que contem AHA + ácido hialurônico) nos dias em que não uso Redermic R? Utilizar o serum Substiane, por causa da flacidez, antes do Redermic Hyallu seria uma boa combinação? Mais uma coisa: não temos Hydrapahase no Brasil. Qual hidratante com ácido hialurônico poderia substituí-lo? Tenho 47 anos, algumas manchas, muitas cicatrizes de acne e alguma flacidez. Muito obrigada desde já!

    • Responder Andreia Setembro 25, 2016 at 5:08 pm

      Pode usar o Substiane em substituição do Hydraphase, Anna. E pode sim usar o Effaclar Anti-idade nos dias em que não usa o Redermic R. 🙂

  • Responder Alessandra Cristina Setembro 20, 2016 at 2:46 am

    Oi Andreia !!!! Estou usando manipulado glicólico com hidroquinoa manipulado, porém gostaria de saber se posso usar o serum DermHa da Laroche antes caso não como posso associar ele na minha rotina ?! Brigadinha !bjs

  • Responder Alessandra Cristina Setembro 25, 2016 at 3:46 am

    Oi Andrea tudo bem eu de novo, aproveitando q ainda vc não respondeu…. Desculpe me enganei …. Eh manipulado Retinóico com hidroquinona ok? Estou no seu aguardo ! Muito obrigada! Adoro seu blog ?

    • Responder Andreia Setembro 25, 2016 at 4:57 pm

      Olá Alessandra. Está complicado! Trabalho muito! Pode usar em dias alternados ou se não tiver a pele muito sensível usar o sérum da La Roche de manhã! Beijo

  • Responder Alessandra Cristina Setembro 27, 2016 at 6:18 pm

    Sim Andreia com toda certeza !! E ainda manter um blog cheio de perguntas não eh fácil, requer muita dedicação, mas acredito Q isso vc deva ter de sobra ☺️… Aq no Brasil muita gente te acompanha suas dicas são maravilhosas e acredito Q como eu muita gente fica ansiosa aguardando a sua resposta ☺️!!! Muito obrigada !!! E já aproveitando rs…. Outra dúvida agora, no caso minha pele não eh muito sensível, eu consigo sim usar sim pela manhã, mas no caso os componentes o ácido do serun da Laroche não eh fotossensível ? Nunca fico exposta ao sol, porém minha dúvida eh Q mesmo com o sol indireto possa manchar ? Isso pode acontecer ? E no caso se eu usar ele eu não posso usar a Vitamina C eh isso? Ou posso? Desculpa a pergunta grande! Mais uma vez muita obrigada! Mil bjs!

    • Responder Andreia Setembro 28, 2016 at 3:51 am

      Se usa vitamina C de manhã, então use o sérum da La Roche à noite e alterne com hidroquinona + retinóico. Mas ele pode ser usado de manhã, desde que se aplique proteção solar, e não mancha. 🙂

  • Responder Margarida Castelar Setembro 30, 2016 at 10:16 pm

    Boa noite Andreia. Adoro o seu blog!!!
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta: vou recomeçar agora a utilizar o Ketrel (parei nos meses de verão). Posso usar durante quantos meses? Tenho 49 anos e gostaria de saber a sua opinião sobre o creme que devo usar de dia (anti-rugas e flacidez..). Gosto dos cremes da La Roche, mas tenho duvidas sobre qual escolher… E os produtos da Filorga? Desde já obrigada pela sua atenção!

    • Responder Andreia Outubro 3, 2016 at 4:28 pm

      Olá Margarida! Se quiser da La Roche, use o Redermic C. Da Filorga, tem o Time Filler e se quiser pode associar o sérum Skin-Structure. Pode usar durante todo o Inverno!

  • Responder Ana Outubro 2, 2016 at 2:42 pm

    Olá. Usar o ácido retinóico à noite com o resveratrol da skinceuticals é uma boa combinação ou há interferencia de ativos?

    • Responder Andreia Outubro 3, 2016 at 4:25 pm

      Podem ser usados juntos, mas tente deixar algum tempo entre a aplicação de um e do outro, Ana!

  • Responder PAULA Outubro 4, 2016 at 4:45 pm

    Olá Andreia tenho rosácea e já fiz alguns tratamentos sem resultados visíveis gostaria de saber se posso usar o Ketrel visto a minha pele ser muito sensível obrigada

    • Responder Andreia Outubro 23, 2016 at 4:04 pm

      Se a sua pele é muito sensível, não deverá usar o Kétrel. Pode experimentar o Differin, que é um ácido mais fraco ou o ácido azelaico.

  • Responder Paula Outubro 4, 2016 at 5:49 pm

    Olá Andreia tenho rosacea e após alguns tratamentos com poucos resultados gostaria de saber se posso usar o ketrel visto a minha pele ser muito sensível obrigada

    • Responder Andreia Outubro 5, 2016 at 12:48 pm

      Se a sua pele é muito sensível não. Nesse caso, pode experimentar o Redermic R, que tem retinol e é adequado a peles sensíveis. Mesmo assim é melhor usar em noites alternadas, Paula.

  • Responder Evandro Outubro 6, 2016 at 4:30 pm

    Andreia,
    Gostaria de saber a quanto mando manipular a tretinoína? Estou usando um creme com Vit c 10% Ac. hialunico 2%, colageno 2%, arbutin 1%, coenzima Q10 5% posso usar a tretinoína em associação com esse Serum? E usaria somente a noite?

    • Responder Andreia Outubro 23, 2016 at 4:13 pm

      0,025% Evandro. E comece a usar em noites alternadas. E sim, é só para usar à noite.

  • Responder Neuza Outubro 10, 2016 at 11:14 pm

    ola gostava de saber se ao usar o ketrel na zona de baixo do olho posso alternar com o creme de olhos vichy idealia eyes obrigado

    • Responder Andreia Outubro 14, 2016 at 6:02 am

      Sim, pode, Neuza!

  • Responder Joana Outubro 20, 2016 at 12:13 am

    Olá Andreia. Antes de mais os meus sinceros parabéns pelo seu blog e pela forma atenciosa com que faz questão de responder às dúvidas dos seus leitores. Comecei agora em Outubro a aplicar Ketrel nas estrias brancas que tenho no peito, mas gostaria de saber se não existe em Portugal Ketrel com concentração de 0,1%, pois como o meu problema é com estrias no corpo, desejava experimentar algo um pouco mais agressivo. O que me aconselha?

    • Responder Andreia Outubro 21, 2016 at 10:12 am

      Infelizmente, pelo que seu só existe a 0,05% no mercado português e não há nada mais forte. 🙁

  • Responder Sara Outubro 26, 2016 at 11:05 pm

    Olá Andreia! Muitos parabéns pelo blog e pela atenção que preta aos seus leitores! Comecei a usar o ketrel agora em Outubro, há duas semanas atrás, dia sim dia não, ou com dois dias de intervalo, mas no entanto surgiu.me uma dúvida. Eu quando coloco o Ketrel à noite, algum tempo depois ponho o Cicaplast B5. E de manhã após lavar a cara o Effaclar K+. A minha pele não tem estado irritada nem a esfolar em demasiada. No entanto não sei se o Cicaplast é muito gordo e corta o efeito do Ketrel e se o K+ me vai sensibilizar. Gostava muito de uma opinião. **

    • Responder Andreia Outubro 27, 2016 at 1:58 pm

      Olá Sara! Não corta nada, o Cicaplast B5 é um excelente creme reparador. Se sentir que a pele fica irritada, suspenda o Effaclar K, mas se não, continue, porque está a fazer muito bem! 🙂

  • Responder mayara godoy Outubro 27, 2016 at 4:14 pm

    Olá Bom Dia

    Eu uso um gel creme que tem PEROXIDO DE BENZOILA 2 %; CLINDAMICINA 1 %; DRIELINE 2 %; ALFA BISABOLOL 2 %; GEL CREME 50 g esta combinação esta correta? porem ja faço uso do medicamento a muitos messes

    Obrigada

    Me ajuda !! rs

    • Responder Andreia Janeiro 17, 2017 at 3:29 am

      sim combinação está correcta. Não deverá é usar antibiótico por muito tempo, Mayara.

  • Responder Adapaleno: o que é? ⋆ Projeto Pele de Princesa Outubro 31, 2016 at 10:55 am

    […] um derivado da vitamina A e um retinóide de terceira geração da família do retinol e treinoína.  Tem propriedades exfoliantes e anti-inflamatórias e impede a formação de comedões. Melhora […]

  • Responder katrina Novembro 7, 2016 at 12:57 pm

    Olá Andreia, estou com uma dúvida uma dermatologista me indicou hidroquinona e o clarité ag da dermage, ( achei o produto um pouco salgado e não conheço a mara). E outra dermatologista que consultei diz que o hidroquinona causa manchas brancas permanentes e me indicou ( eu já usava) o Vichy Derma Corrector com o avene triacneal ( tenho melasma e manchas de acne adulta aos 45 anos) queria uma pele mais lisa e homogênea. O que faço, pode me ajudar ?

    • Responder Andreia Janeiro 17, 2017 at 3:13 am

      Eu usaria o segundo tratamento, Katrina.

  • Responder rosana maria Ignacio Novembro 8, 2016 at 3:38 am

    Ola… usei um famoso creme depilatorio p o rosto e deu queimadura de 2grau… estou c quase 1 mes e passei por duas derma… uma me indicou Tri-luma e outra o vitanol a p as manchas q ficaram… passo protetor 70 todos os dias.. chuva ou sol…rs…
    Agora estou em dúvida.. qual usar… n posso comprar os dois . $$

    • Responder Andreia Janeiro 17, 2017 at 3:12 am

      Tri-luma é mais completo!

  • Responder Carolina Novembro 10, 2016 at 2:12 am

    Olá Andreia! Amando o blog! Parabéns! Minha dermatologista receitou Triacneal associado com retinol 0.3 passo os dois juntos à noite. Está correto?

    • Responder Andreia Novembro 10, 2016 at 11:00 am

      Olá Carolina! Pode usar o Triacneal de manhã ou se usar à noite deixe meia hora entre este o retinol, porque tem ácido glicólico, logo, não devem ser usados em simultâneo.

  • Responder Solange Novembro 19, 2016 at 2:19 am

    Boa noite !
    Tenho 52 anos, gostaria de saber se ampola de vitamina C pode ajudar em algo, terá reação com ácido retinoico? Poderia estar usando em dias diferentes, vit.c e outro Vitanol A, ? Qual serum é bom para rugas …uso diariamente protetor La roche…mas quero melhorar aspectos ….grata

    • Responder Andreia Novembro 21, 2016 at 4:41 pm

      Olá Solange, pode usar a vitamina C de manhã e o ácido retinóico à noite, sem problema e tanto um como outro ajudam nas rugas! Pode complementar com um creme como o Substiane 🙂

  • Responder Tais Macedo Novembro 26, 2016 at 4:12 am

    Olá prezada Andreia.

    Meu nome é Tais e atualmente estou fazendo o uso de TRETINOÍNA 0,5 mg/g e PERÓXIDO DE BENZOILA 50 mg/g em dias alternados com a finalidade de fechar os meus poros que estão bem dilatados.
    Minha pele não está correspondendo ao tratamento, percebo ela muito mais oleosa e os poros ainda mais aparentes.
    Devo suspender o tratamento?

    • Responder Andreia Janeiro 17, 2017 at 3:06 am

      Se ao fim de 1 mês não teve resultados, deve suspender sim!

  • Responder Geraldo Marques Novembro 28, 2016 at 3:30 pm

    Oi Andreia eu estou usando o vitanol A há 6 dias e meu rosto está vermelho e ardendo pior que fui á praia neste último domingo. entrei na água e ardeu demais meu rosto e depois disso apareceram umas manchas e flacidez embaixo do olho esquerdo. Isso melhora se eu continuar á usar o produto? Devo usar um hidratante? Qual?

    • Responder Andreia Novembro 28, 2016 at 3:33 pm

      Deverá suspender, Geraldo. Não pode usar Vitanol A e ir para a praia ou expôr-se ao sol, porque assim aparecem manchas, sim. 🙁

  • Responder estayle Dezembro 1, 2016 at 9:01 pm

    Boa tarde,
    Estou usando o VITANOL – A mais ou menos 1 semana, minha pele encheu de espinha no queixo, isso é normal?

    • Responder Andreia Janeiro 17, 2017 at 3:21 am

      Se não melhorar ao fim de 1 mês, suspenda.

  • Responder Lu Dezembro 9, 2016 at 6:57 pm

    Olá Andreia..Descobri por acaso o seu blog e estou adorar..Comecei a usar o Ketrel desde o dia 1 de Dezembro..recomendado por uma amiga…Não devia é certo!!. Tenho colocado todos os dias de noite e coloco depois o oleo rosa mosqueta e de manhã lavo o rosto volto a colocar mais um pouco de oleo e o protector 50. Está correcto o que faço? Não tenho tido grande alterações e vermelhões.só noto a pele mais seca, mas creio que é natural isso acontecer.Tenho tb a possibilidade de ter o creme de aloé vera feito artesanalmente. Será uma boa alternativa ao oleo rosa mosqueta?.Obrigada.

    • Responder Andreia Dezembro 10, 2016 at 5:40 pm

      Olá Lu! Pode colocar os dois! O óleo de rosa mosqueta é muito bom para hidratar e nutrir! Mas pode por aloe vera por cima!

  • Responder Patrícia Dezembro 10, 2016 at 1:08 pm

    Ola Andreia.tenho 29 anos pele mista e rosácea nas bochechas com poros dilatados nessa zona. Tenho usado o ketrel com o creme aqualia da Vichy a noite.agora de manhã estava a pensar passar a usar o cicaplast lavante B5 para lavar o rosto,tonico (não sei qual devo comprar )e serum a minha dermatologista aconselhou da skin ceuticals fica me a faltar um creme de dia e depois estava a pensar aplicar uma ampola de vitamina c,e ou a seguida de foto protector isdin 100+. Pode indicar se está correta esta rotina?

    Adoro o seu blogue, e uma mais valia na esfera da blogosfera.

    Um beijinho

    • Responder Andreia Dezembro 10, 2016 at 5:37 pm

      Olá Patrícia! Que sérum da Skinceuticals a sua dermatologista lhe aconselhou? Aconselhava este tónico da D´vine, que acalma a pele fecha os poros.

      http://mybeautyprescription.com/2016/07/dvine-douro-skincare/

      e como creme o Purpura Ioox que é adequado a peles com rosácea. De seguida coloque o Isdin 100+.

  • Responder Lu Dezembro 10, 2016 at 9:02 pm

    Obrigada Andreia pelo conselho. Beijinho.

  • Responder Patricia Dezembro 11, 2016 at 1:02 am

    Ola Andreia.aconselhou me o skin ceuticals blemish+ age solution toner for skin and imperfections e o blemish age defense.como posso usar estes dois produtos?e quanto as ampolas de vitamina C, A e E da clique one que já comprei, como posso utilizar?obrigada

  • Responder ADRIANA Dezembro 12, 2016 at 2:36 am

    Olá Dra. gostaria de saber como compro o ácido retinóico aqui nos EUA. Sempre morei no Nordeste do Brasil agora moro no norte dos EUA onde a temperatura chegará a 30 negativo. Sempre gostei de ácido. Minha pele tem cicatriz de Acne e estou usando o Dermaroller e hidratando muito. Minha pele é oleosa mas agora tem ressecado bastante. Gostaria de sua opinião. O Dermaroller faço uma vez por mês, de dia uso Vitamina C pura e Ácido Hialurônico e a noite para hidratar bem uso Hipoglós com Bepantol e Arovit mas quero usar o ácido e quando pesquiso só acho Retinol…segue link abaixo. Obs:tenho poros muito dilatados e gostaria de solucionar também e 42 anos.

    https://www.amazon.com/Obagi360-Retinol-1-0-1-oz/dp/B00IBDCYWK/ref=sr_1_10_a_it?ie=UTF8&qid=1481506545&sr=8-10&keywords=obagi

    • Responder Andreia Dezembro 12, 2016 at 6:49 am

      Olá Adriana! O ácido retinóico precisa de receita médica nos EUA! 🙁 Mas pode experimentar a usar o retinol!

      • Responder ADRIANA Dezembro 13, 2016 at 4:15 am

        Que pena, muito grata mesmo assim!

  • Responder Thayná Dezembro 12, 2016 at 9:44 am

    Olá Andreia! poderia me ajudar? 😊
    Bom, comecei a utilizar o Vitacid em gel com Tretinoína 0,25. Achei melhor começar pelo mais fraco. Eis que é minha terceira noite com ele, não senti nenhuma irritação, senti melhoras no aspecto da pele parece estar mais viçosa e meu rosto já está a descamar. Minhas dúvidas sao: 1. mesmo não tendo irritação, é necessário haver alguma pausa? De 2 dias e então retornar por exemplo. 2. Posso intercalar ele com o azelan? 3. Posso utilizar argila verde durante esse processo?
    Obrigada😙

  • Responder Ana Teresa Fernandes Dezembro 19, 2016 at 12:19 am

    Boa noite , estou a adorar as opinioes sobre o vitanol mas com algumas duvidas. Estou em Portugal e vou comprar o ketrel 1g . Tenho 28 anos pele oleosa , poros dilatados e queria saber se coloco o ketrel antes ou depois do protetor solar . ? Depois posso passar gel de aloe vera ou hidratante ? No caso da estria vou fazer o tratamento dermarroler de 21 em 21 dias , posso passar o ketrel apos as picadas ? E nos dias seguintes aplicar todos os dias mesmo sem o tratamento dermarrroler ?

    • Responder Andreia Dezembro 20, 2016 at 8:45 am

      Olá Ana. O Kétrel so se coloca à noite. E sim, pode passar gel de aloe ou hidratante. E sim, pode aplicar a seguir ao tratamento do dermaroller e nos dias seguintes, para melhores resultados! 🙂

  • Responder Cremes Cien do Lidl: o que eu acho! ⋆ My Beauty Prescription Dezembro 19, 2016 at 3:48 pm

    […] nutritivo. E para quem quiser um anti-rugas de preço simpático, aconselho que escolham um com retinol que também é possível encontrar. Neste post também têm boas sugestões de […]

  • Responder BIANCA BATISTA DE ALMEIDA Dezembro 21, 2016 at 1:21 pm

    Estou um pouco mais de um mês e tive muito problemas relacionados a ressecamento de pele.
    Desejo saber qual creme seria indicado para usar junto com tratamento?

    • Responder Andreia Janeiro 6, 2017 at 8:51 am

      Hydraphase da LRP, Hydrance da Avène, Aqualia da Vichy, por exemplo, Bianca!

  • Responder Márcia Dezembro 26, 2016 at 12:03 am

    Boa noite. Quero começar a usar o Ketrel em dias alternados ou até a cada dois dias, mas estou na dúvida sobre os outros cremes que uso. A noite estou usando o creme retin age da sesderma.
    Durante o dia, após a limpeza com espuma da Caudalie, uso vitamina C 23% (the ordinary), após 20 minutos utilizo o hidraderm da sesderma e por ultimo protetor solar 100 Isdin.
    Minha pergunta é se posso nos dias que não usarei ketrel, poderei usar o retin age (já que é um Retinol). E se os cosméticos da manhã podem continuar os mesmos.
    Como também utilizo de vez em quando no lugar da vitamina C o creme resveraderm também da sesderma, ele também não reage com o ketrel usado a noite?
    Desculpe o comentário longo, obrigada

    • Responder Andreia Dezembro 27, 2016 at 3:48 am

      olá Márica, não tem problema nenhum! Só nas noites que usa kétrel, não deverá usar nenhum desses produtos!

  • Responder Marta Dezembro 27, 2016 at 12:40 am

    Olá Andreia, o Ketrel é mais forte do que o Clique One A15? Obrigada!

    • Responder Andreia Dezembro 27, 2016 at 3:46 am

      O kétrel é mais forte, Marta!

  • Responder Catarina Janeiro 12, 2017 at 6:21 pm

    Olá Andreia comecei com o ketrel, no qual comecei a escamar a pele foi a farmácia e disseram para uma vez por semana colocar vaselina purificada achas que faço bem? Já agora não posso usar maquilhagem quando estou a fazer o tratamento com ketrel?! Obrigada Andreia beijinhos 😘

    • Responder Andreia Janeiro 15, 2017 at 1:59 pm

      Olá Catarina! Vaselina não é muito adequado. Se for para usar um hidratante simples, mais vale usar bepanthene ou halibut creme. E sim, claro que dá para usar maquilhagem! Se a pele estiver a descamar bastante mistura a base com o teu creme de dia. Beijinhos

  • Responder Margarida Castelar Janeiro 14, 2017 at 12:00 pm

    Bom dia Andreia! Adoro o seu blog! Gostaria de saber se conhece os produtos da marca ” The Ordinary” e o que acha deles. Neste momento estou a usar o Advanced Retinoid 2%… é equivalente ao Ketrel? Obrigada e beijinho

  • Responder Sofia Janeiro 22, 2017 at 11:59 am

    Bom dia Andreia! Antes de mais parabéns pelo seu blog, ADORO! Eu tenho 36 anos e rugas já instaladas! Faço como cuidado diário o serum da clarins ( double serum hídrica+lipidic system) + de dia da Clarins o Multi-regenerante lift + de noite da Clarins também multi- regenerante firming.
    Posso juntar a isto o Ketrel? Obrigado

    • Responder Andreia Janeiro 23, 2017 at 11:00 am

      Olá Sofia,
      Pode sim, antes do creme Clarins multi.regenerante-firming. Mas como disse no artigo, comece por usar em noites alternadas. 🙂

  • Responder Lilia Barbosa Janeiro 24, 2017 at 12:00 am

    Boa noite Andreia!
    Enviei-lhe umas dúvidas no dia 21, não sei se foram recebidas ou não!

    • Responder Andreia Janeiro 30, 2017 at 4:01 am

      Já respondi! 🙂

  • Responder Cipriano Mendes Teixeira Janeiro 26, 2017 at 1:26 pm

    ANDREIA; são uns pontinhos negros que já estão a surgir na minha pele facial e estou a ver que se não for tratado vai transformar em brugas . Outro problema mais irritante ainda é a oleosidade , tenho que limpar a cara frequentemente por causa do sebo. Só queria saber se com o ketrel tudo se resolve? Uso so ketrel a noite, e hoje fez 31 dias de uso; não uso mais nada , nem hidratante, nem protector solar mas evito estar exposto ao sol. Muito obrigada desde já .

    • Responder Andreia Janeiro 30, 2017 at 2:50 am

      Deveria usar um produto de limpeza como o Effaclar gel e um hidratante como o Effaclar mat todas as manhãs.

  • Responder Cipriano Mendes Teixeira Supra Janeiro 26, 2017 at 5:02 pm

    Ola Andreia ,Tenho 57 anos , há 31 dias que uso ketrel 0,05 ,unico resultado que notei é sensibilidade da pele facial , tenho muita oleosidade na cara, pontinhos pretos e muita irritação da pele mesmo antes de usar ketrel. Queria saber se é para continuar com o uso de ketrel ou se há melhor solução? Não uso hidratante nem protector solar e, uso ketrel só a noite . Obrigada.

    • Responder Andreia Janeiro 30, 2017 at 2:47 am

      Olá Cipriano. Deveria usar um hidratannte a seguir e protetor solar de manhã. Se não, não deve fazer este tratamento. Talvez para si seja melhor o ácido azelaico, que não é tão irritante como o kétrel. Mas tem de usar hidratante e protetor solar.

  • Responder Ana C Janeiro 27, 2017 at 1:19 am

    Olá, usei duas semanas o ketrel, a minha pele melhorou e não escamou, no entanto não consigo aplicar creme que todos me ardem, parece que estou pisada na face, já li que fiquei com a pele desidratada. 34 anos e uma pele mista, qual o melhor creme hidratante que posso usar? Só consegui meter creme gordo barral, faz mal? Obrigada pela atenção, é muito amável e eficaz nas suas respostas:)

    • Responder Andreia Janeiro 29, 2017 at 3:50 pm

      Olá Ana! Pode continuar com o creme da barral. Eu poe exemplo só tolero o Halibut! 🙂

  • Responder liliana Janeiro 29, 2017 at 2:00 pm

    Olá Andreia, muitos parabéns pelo blog é excelente e já me tem ajudado muito…queria tb dar-lhe os parabéns pelo cuidado de responder a todas as questões! Depois de ler todos estes comentários, ainda me sinto perdida e percebo que o dermatologista não me explicou foi nada:
    Tenho 37 anos, pele normal a seca e mts manchas:
    1.devo usar o ketrel e seguidamente utilizar um hidratante (halibut/bepantene/óleo decoco), posso junta-los? usar em seguida ou esperar uns minutos?
    2. Nos dias em que não uso ketrel posso usar retinol 10% ou vitamamina c 20% ou é demais?
    3.Posso usar o hidrospot de dia junto com os meus outros cremes ou só à noite? de noite junto com o ketrel ou junto com o retinol?
    4.Posso estar em frente ao PC ou isso potência as manchas?
    5.Que gel de limpeza me recomenda, uma vez q todos me ardem?
    6 Posso usar a clearsonic ou é mt violento?
    7 Ao usar o protector tb sinto mt ardencia (uso o la roche unifiant blur) devo usar um mineral?
    8 Posso usar nas rugas nasolabiais? É q parece q ainda estão piores….

    Comecei à 2 semanas a usar dia sim dia não, só nas manchas e rugas tenho mt ardencia, vermelhidão e mt ligeira descamação….
    Peço desculpa pelo testamento, mas acho q são duvidas pertinentes…um beijinho e obrigada

    • Responder Andreia Janeiro 29, 2017 at 3:44 pm

      Olá Liliana! 🙂
      Sim, pode usar o kétrel e a seguir usar um hidratante com os que mencionou e pode colocar logo de seguida.
      Não aconselho a usar retinol nos outros dias, mas pode usar vitamina C sem problema.
      Pode usar o hidrospot de manhã se usar proteção solar. Se não use à noite mas aplique apenas ao deitar e 30 minutos depois do kétrel ou retinol.
      Pode estar em frente ao computador!
      O Cicaplast B5 gel lavante é bom no seu caso e não deverá usar a clarisonic. Pode usar um protetor mineral, mas deve espaçar é a aplicação do ketrel, 2x por semana. Porque se está a sentir muita vermelhidão e ardência não é bom para a pele. As rugas parecem piores porque a pele está desidratada e a descamar. Se vir que não tolera o melhor é usar retinol que é mais suave. Beijinho!

  • Responder Pedro Janeiro 31, 2017 at 1:53 am

    Boa noite;

    Comecei o tratamento com vitanol A a 0,025, passei para 0,05 e estou no 0,1 há algum tempo. Uso, diariamente, e, gostaria de saber se as farmácias podem manipular uma dosagem maior, tipo 0,125, já que a tretinoína nessa porcentagem não é fabricada pelos grandes laboratórios.
    Caso a resposta seja positiva, qual seria a maior porcentagem possível que as farmácias podem manipular para ser usada diariamente?
    Caso não seja possível manipular porcentagem acima de 0,1, qual substância que se pode misturar ao ácido retinoico para potencializar seus efeitos, já que acredito que meus resultados estacionaram?

    • Responder Andreia Janeiro 31, 2017 at 3:58 pm

      Olá Pedro. Não vai ter melhores efeitos por usar uma concentração superior a 1%. Essa é a concentração máxima que a farmácia pode manipular. Depende de que tipo de resultados procura!

  • Responder Kemersom Lisboa Fevereiro 4, 2017 at 6:27 am

    Olá Andreia, primeiramente meus parabéns pela sua fantástica atenção dispensada a todos. É de admirar também sua clareza e humildade. Gostaria apenas de perguntar se existe algum risco de efeito tóxico para o organismo, o uso prolongado da tretinoina isolada em creme ou associada com a hidroquinona? Gostaria de saber também se durante o dia posso usar também injetavel de vitamina c (20%) com aplicação intradérmica, uma vez a cada 20 ou 30 dias. Um grande abraço.

    • Responder Andreia Fevereiro 6, 2017 at 4:25 pm

      Olá Kemerson! O uso prolongado de hidroquinona não é recomendado, devido ao seu efeito potencialmente tóxico. Em relação à tretinoína isolada não existe nenhum perigo, excepto em mulheres grávidas. Quanto à aplicação de vitamina C não sei dizer os resultados. Deverá apenas fazer esse tratamento com supervisão médica e administrada por um profissional.

  • Responder Catarina Vieira Fevereiro 10, 2017 at 10:04 am

    Olá Andreia, comecei a usar o ketrel e agora estou com o meu queixo super vermelho e a esfolar, dói me imenso o que aconselhas para tirar esta rosácea muito obrigada mais uma vez… E já agora o que aconselham para que não se esfole o creme querida beijinhos 😘

    • Responder Andreia Fevereiro 12, 2017 at 7:07 am

      Use só 2 a 3x por semana e usa um creme reparador e calmante do genéro Bepanthene! Beijinho

  • Responder Maria Fevereiro 14, 2017 at 12:17 am

    Oi Andreia sou de portugal e gostaria de saber onde posso encontrar esses produtos .obrigada

    • Responder Andreia Fevereiro 15, 2017 at 1:46 pm

      Olá Maria,
      em qualquer farmácia!

  • Responder Andreia Couto Fevereiro 14, 2017 at 1:09 pm

    Olá 🙂 Comecei há uns dias o tratamento com a tretinoina (Ketrel) e sinto um ardor na pele quando coloco os meus cremes de manha (hidratante + protetor solar). Tenho pele oleosa e acneica e o hidratante que uso desde sempre é um da Vichy. Mas agora não sei se não seria mais indicado usar um óleo próprio ou um hidratante mais potente, mas não sei bem o que usar já que tenho de ter sempre em atenção o meu tipo de pele, o que dificulta arranjar um produto bom a um preço amigável. Tem alguma recomendação? Obrigada!

    • Responder Andreia Fevereiro 15, 2017 at 1:45 pm

      Olá Andreia,
      podes usar a seguir ao kétrel um creme como o bepanthene ou óleo de coco. Eu apostaria no óleo de coco, não é barato e faz bem a sua função!

  • Responder Andreia Couto Fevereiro 15, 2017 at 5:18 pm

    Então não há problema se usar o Ketrel e de seguida um produto hidratante ou óleo de coco? É necessário esperar algum tempo ou pode ser logo de seguida? Obrigada pela dica 😉

    • Responder Andreia Fevereiro 20, 2017 at 10:41 am

      Pode ser logo de seguida!

  • Responder Ana Carla Fevereiro 20, 2017 at 5:52 pm

    Boa tarde Andreia!
    Tenho 45 anos, uma pele cuidada, mas já surgiram os primeiros sinais de envelhecimento – pequenas rugas, sulcos do rosto (sobretudo os nasogenianos) mais marcados, mas sobretudo a flacidez, que é o que me preocupa mais.
    Comecei a usar há 10 dias um creme de tretinoína (ketrel) por iniciativa propria depois de ler um artigo da revista Visão em que dermatologistas falavam do seu benefício, comprovado cientificamente, para a pele e do seu baixo custo quando comparado com os cremes anti-envelhecimento do mercado cosmético. Como estava cansada de gastar centenas de euros mensalmente comecei a usar o ketrel. Nesse artigo alertava para os efeitos secundários que comigo surgiram (vermelhidão, ardor intenso, descamação) e por isso não desisti. E deve ser impressão minha, ou já noto uma diminuição da flacidez da pele e diminuição da profundidade dos sulcos e ridulas.
    A minha pergunta É: depois de completar 3 meses de tratamento diario à noite, como é feita a manutenção? Contuinua-se a usar sempre à noite sem interrupção para o resto da vida?
    Obrigada

    • Responder Andreia Fevereiro 21, 2017 at 4:04 pm

      Olá Ana Carla, depois de 3 meses, pode usar só 2-3x por semana ou se preferir pode usar todas as noites. Há quem por exemplo só use no Inverno. Eu, pessoalmente prefiro esta opção de só usar nos meses frios.

  • Responder isabel Março 3, 2017 at 1:35 pm

    Boa tarde Andreia,

    Comprei o Ketrel , e uso um creme da filorga a noite será muito forte usar os dois? – tenho 59 anos

    • Responder Andreia Março 6, 2017 at 4:30 pm

      Use um num dia e outro noutro, Isabel. 🙂

  • Responder Helena Isabel Março 8, 2017 at 1:21 pm

    Boa tarde Andreia,
    Já há 3 meses que utilizo o Acnatac, a acne desapareceu mas continuo a ter manchas muito pequenas vermelhas no rosto. O meu dermatologista receitou-me agora o differin adapaleno para começar a utilizar mas estou com receio que a acne piore uma vez que após diversas pesquisas, na maioria das pessoas costuma piorar..
    Acha que deva avançar?
    Obrigada

    • Responder Andreia Março 10, 2017 at 4:01 am

      Olá Helena,
      use o adapaleno 2 ou 3x por semana à noite e veja como a pele reage. 🙂

  • Responder sara Março 15, 2017 at 3:01 pm

    Olá, estou a usar pela primeira vez o ketrel, a cerca de uma semana. Hoje acordei com o rosto cheio de manchas, será normal? Só estou a usar na testa e no contorno dos olhos e hoje todo o meu rosto está às manchas. A minha pele é reativa alias uso cremes como La roche posay Rosaliac CC creme.
    A pergunta que coloco é devo manter este creme diário? Aconselharam-me a colocar depois do ketrel la roche posay hydraphase intense riche. Devo manter o ketrel? Não posso usar cremes com perfume e de peles sensíveis. Obrigado. Sara

    • Responder Andreia Abril 19, 2017 at 4:52 am

      Olá Sara, suspenda porque o kétrel não deve ser usado em peles reactivas.

  • Responder Claudia Março 16, 2017 at 6:07 pm

    Olá Andreia!Muitos parabéns pelo blog!Tenho uma dúvida:tenho 35 anos e tenho acne.À noite uso o creme ketrel e de manhã lavo a face com o creme lavante da avene. É necessário usar um tónico?E se sim qual sugere?Obrigada

    • Responder Andreia Março 21, 2017 at 4:19 am

      Pode usar o Serozinc da LRP, que falei no último artigo, Cláudia! Ou o tónico Effaclar se tiver os poros muito dilatados.

  • Responder Alessandra Cristina Abril 19, 2017 at 3:22 am

    Oi Andrea !!!me ajuda em uma dúvida pf!! Vitanol A em gel em creme tem diferença em eficácias ? No caso em gel recomendado p peles oleosas mas não impede de usar também em creme eh isso ?!!!
    Não sei o q acontece mas não estou conseguindo falar com vc em outros comentários !! 😪!!! Mil beijos boa semana!!!!🙏🏻😘

    • Responder Andreia Abril 19, 2017 at 4:35 am

      Olá Alessandra, a eficácia é a mesma, a textura é que é diferente! beijinho e boa semana!

  • Responder Flávia Paz Maio 2, 2017 at 2:45 pm

    Bom dia. Estou pensando em usar o vitanol A para dar uma renovada na pele que está com um aspecto mais grosso, com algumas bolinhas, volta e meia surgem umas espinhas e cravos, mas tenho medo da reação. Poderia iniciar com o ácido azelaico pra ver como se comporta ou eles não tem a mesma função?
    Obrigada

    • Responder Andreia Maio 3, 2017 at 4:29 pm

      Sim, pode experimentar primeiro o ácido azelaico! 🙂

  • Responder Liana Maio 6, 2017 at 11:10 pm

    Olá Andréia, parabéns pelo blog e por ser tão atenciosa! Seu blog é diferenciado!! Se puder, me tire uma dúvida: Uso Vitanol – A 0,05% há 1 mês, em noites alternadas. Posso intercalar à noite com a vitamina C 30% da Enchanted Waters (que também tem ácido ferúlico e vitamina E) ou seria melhor uma vitamina C menos concentrada? Pela manhã uso o filtro solar com cor Episol Color, mas não aplico nada antes, deveria? *tenho 39 anos.

    • Responder Andreia Maio 27, 2017 at 12:24 am

      Olá Liana,
      use a vitamina C de manhã antes do protetor solar e à noite use o Vitanol! 🙂

  • Responder Rotina de Beleza para quem está nos quarenta! ⋆ My Beauty Prescription Maio 15, 2017 at 11:33 am

    […] É excelente como anti-rugas e anti-manchas. Pode ser usado também por quem tem acne, porque o retinol melhora o acne, borbulhas e pontos […]

  • Responder Carina Carvalho Junho 1, 2017 at 8:05 pm

    Dra Andreia,
    tenho 34 anos e desde sempre me lembro de ter problemas de acne! Aos 16 anos fiz um tratamento muito eficaz que resolveu o problema, durante cerca de 10 anos; aos 25 voltei a ter uma crise e por recomendação da dermatologista iniciei a pílula Diane 35. Novamente excelentes resultados. Com o processo da gravidez aos 28 anos abandonei essa pilula e agora aos 34 anos voltei a ter uma crise de acne. Desta vez com bastantes manchas vermelhas!! Por esse motivo consultei, novamente a dermatologista que prescreveu o Acnatac e a Diane 35 (a pílula já estava a tomar há 3 meses por aconselhamento da medica de família).
    Posto isto tenho 2 questões, que não me foram esclarecidas na consulta:
    Vou iniciar a 4 caixa da pilula e não vi grandes resultados. Será normal? Não faço tantos quistos, mas as borbulhas continuam a nascer. (Penso que da ultima vez ao fim de 2 meses já estava com a pele limpa… facto que me tem desanimado bastante).
    Por fim, a dermatologista não me falou que não poderia fazer praia utilizando o Acnatac. Só referiu que deveria usar diariamente protector solar. O que acha disto? Devo evitar praia e piscina? Só coloco o acnatac de noite.

    Obrigada
    Carina

    • Responder Andreia Junho 3, 2017 at 6:06 am

      Olá Carina,
      deverá evitar a exposição solar ao máximo, ou seja, pode ir à praia e à piscina, mas use chapéu, mantenha-se à sombra. Quando fizer praia ou piscina, suspenda o acnatac. Não sei que tipo de tratamento faz de manhã, mas Se ao fim de 6 meses de tratamento, não estiver melhor, mas ao fim de 3 meses de tratamento, já deveria estar bem melhor. Aconselho-a a voltar à dermatologista se não estiver melhor depois de Outubro/Novembro.

  • Responder catia Julho 10, 2017 at 12:38 pm

    Olá Dra. Andreia, o meu dermatologista receitou-me Ketrel para o tratamento de estrias que me apareceram na gravidez (no caso, na barriga e nas pernas), como tenho lido que este creme é um pouco agressivo, e ainda por cima como em simultâneo vou iniciar a isotretinoína em comprimidos para o acne ligeiro que tenho, será que devo combinar o creme com algum hidratante corporal? Habitualmente não uso cremes corporais (por preguiça) mas estive a pensar se seria melhor… O que me aconselha? Obrigada 🙂

    • Responder Andreia Julho 11, 2017 at 2:56 pm

      Olá Cátia! Sim, Lipikar Baume AP!

  • Responder Valéria Ferreira de Castro Agosto 11, 2017 at 12:21 am

    A minha fórmula foi prescrita por cirurgião plástico: Ácido glicólico 10% + tretinoína 0,03% + hidroquinona 4% uso toda noite.Ainda não vi nenhuma fórmula com glicólico e tretinoína juntos,por quê?

    • Responder Andreia Agosto 13, 2017 at 8:03 am

      Usualmente não se juntam por serem demasiado fortes e por não existir grande interesse nessa combinação, para além do risco de incompatibilidade.

  • Responder Margarida Castelar Agosto 14, 2017 at 12:11 pm

    Bom dia Andreia! Adoro o seu blog! Gostaria de saber se conhece os produtos da marca ” The Ordinary”, o que acha deles é quais os melhores. Neste momento estou a usar o Advanced Retinoid 2%… é equivalente ao Ketrel? Obrigada e beijinho

  • Responder luciana Agosto 21, 2017 at 4:45 pm

    olá gostava de saber qual o melhor tratamento para disfarçar estrias brancas e flacidez na zona do umbigo, tenho bastante pele nessa zona e se esticar a pele até parece que as estrias desaparecem.já fui a vários dermatologistas e nenhum me receito ácido retinóico.
    obrigada

    • Responder Andreia Agosto 22, 2017 at 2:26 pm

      no Inverno, pode experimentar, Luciana!

  • Responder Carla Agosto 31, 2017 at 12:42 am

    Boa noite,
    antes de mais gostaria de dar-lhe os parabéns pelo seu blog! Gostei muito!
    Estou a usar Ketrel para atenuar umas manchas que tenho nas maçãs do rosto e na zona do buço. Posso usá-lo com os seguintes produtos da minha rotina diária:
    Manhã- Depiderm White Sérum Correcteur Éclaircissant (tem vitamina C e E) da Uriage
    Depiderm White Fluide protecter Éclaircissant SPF 30 da Uriage
    Neostrata Skin Active Eyes
    Noite – Neostrata gel Plus
    Ketrel
    Neostrata Skin Active Eyes (deveria usar antes um com retinol?)

    • Responder Andreia Setembro 4, 2017 at 4:05 pm

      Olá Carla! Na sua rotina da manhã está tudo correto. Mas se faz este tratamento para as manchas, deveria usar protetor 50+. À noite, não deveria usar o Neostrata gel plus com o Ketrel, use em noites alternadas. E para hidratar a pele e não ficar seca em demasia, aconselho um creme hidratante a seguir ao kétrel, como a Laneige Sleeping Mask. E suspenda o Kétrel se fizer exposição solar!

      https://www.asanasian.com/produtos/laneige-water-sleeping-mask-70ml/

  • Responder Elisa Setembro 13, 2017 at 5:10 pm

    Olá Andreia! Adoro o seu blog e tenho seguido muitos conselhos. Andreia tenho 55 anos uma pele sensível e a ficar com muitas rugas. Estou a pôr o Ketrel mas de vez enquanto tenho que interromper porque fica muito vermelha, costumo pôr Halibut mas parece-me que fica com manchas. Coloco o Ketrel à noite e o que me aconselha por durante o dia? andava a pôr o Reademic C da La Roche-Posay mas fico muito vermelha, será que posso pôr o Sustance também da mesma marca?
    Que me aconseha, não sei mesmo o que fazer. Obrigada.

    • Responder Andreia Setembro 28, 2017 at 2:50 pm

      Olá Elisa,
      se tem a pele sensível, troque o Kétrel pelo Redermic R. É mais suave e adequado a peles sensíveis. E sim, use o Substiane de manhã seguido do protetor solar. Também seria interessante usar um sérum anti-idade de manhã e à noite como o Neostrata Skin Active Matrix Serum.

    Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!