My Wellness

Estratégias para eliminar o cansaço e a fadiga!

Muitos de nós sentimo-nos muito cansados, diariamente. E como diria Fernando Pessoa, pelo seu Álvaro de Campos,

Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço, 
Íssimno, íssimo, íssimo, 
Cansaço…”

Um estilo de vida muito agitado, o stress diário, o facto de se dormir poucas horas, uma alimentação desequilibrada são alguns dos fatores que levam a uma cansaço quase constante.

Como atenuar a fadiga e o cansaço, que parecem consumir-nos constantemente ?

Relax

 

  • Dormir. É o que nos permite recuperar energias e melhorar o sistema imunitário. É fundamental ter uma rotina de sono, sem estímulos electrónicos e num local escuro e silencioso. Oito horas de sono são fundamentais, e é importante estar a dormir das 22h às 2h , que é quando o sono é mais reparador. Para quem não consegue dormir 8 horas durante a noite, uma sesta de meia hora a meio do dia, ajuda a eliminar o cansaço.
    Para quem tem dificuldades em adormecer pode recorrer ao triptofano, melatonina, bem como como valeriana. O problema das benzodiazepinas para dormir é que na sua maioria alteram a qualidade do sono, fazendo com que o sono não seja tão reparador.
  • Retirar o açúcar e o álcool. O álcool e o açúcar diminuem os níveis de energia do organismo. Portanto, ter uma alimentação saudável, sem grandes excessos de álcool ou de açúcar, permite-nos diminuir o cansaço e a fadiga.
  • Não ingerir cafeína. Muitas pessoas que se sentem cansadas, recorrem à cafeína para aumentar a sua energia ao longo do dia. O problema da cafeína é que devido ao seu efeito diurético, desidrata e  diminui ainda mais os níveis de energia.
  • Fazer suplementação vitamínica e mineral. Para quem se sente muito cansado, a vitamina C, o Magnésio e a vitamina B12 são fundamentais.
  • Fazer exercício físico. O exercício físico permite-nos sentir mais energéticos. O yoga e meditação são excelentes técnicas que ajudam a relaxar e a sentir-nos com mais energia.
  • Fazer análises e falar com o médico assistente. Ver como está a função da tiróide, os níveis de hemoglobina no sangue [um dos sintomas de anemia é o cansaço], entre outras análises é fundamental para despistar algum problema de saúde.
Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

3 Comentários

  • Responder Mia Abril 30, 2014 at 3:48 pm

    Obrigada pelos conselhos!

  • Responder The pink lemonade Maio 20, 2014 at 4:35 pm

    À alguns anos durante um período da minha vida em que por ter tido uma lesão no joelho tive de abrandar drasticamente o exercicio diário, senti esse mesmo cansaço que referes.

    Aconselhada pelo médico coloquei o açucar de parte, alcool não fazia de todo já parte do meu dia a dia. E notei bastantes melhorias neste sentido do cansaço!

    With love,
    The pink lemonade

  • Responder vilabio Junho 15, 2014 at 6:47 pm

    Fazer suplementação vitamínica e mineral, muito importante!

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!