Fitness Inspiração Me

Caminhar. Benefícios para a Saúde!

 

Eu sou suspeita. Adoro andar, caminhar. Posso andar horas e horas, na praia, no campo ou na cidade. Adoro! E se por vezes participo em caminhadas organizadas, outras vezes, ando simplesmente por aí. Quem me segue no Instagram, já deve ter reparado.
E cada vez mais, vimos mais grupos de caminhada, mais ou menos organizados e mais pessoas interessadas e com gosto por caminhadas. Portanto, hoje vou falar dos benefícios para a saúde de caminhar.

Caminhar é um exercício de baixa intensidade. E pode ser um grande passo em direção a um estilo de vida saudável. Caminhar, por si só, não leva a grandes perdas de peso, pois não leva a grandes gastos calóricos Porém, existem outras vantagens em caminhar.

  1. Reduz o stress e a ansiedade e melhora a saúde mental. Caminhar, especialmente sozinhos, ajuda-nos a descomprimir e transmite paz e tranquilidade e pode ser também uma forma de meditação. É uma excelente forma de limpar a mente nos dias mais stressantes e relativizar os problemas diários. Caminhar ajuda a pensar.
  2. Combate a rigidez óssea e facilita a flexibilidade e combate a osteoporose.
  3. Ajuda a queimar gordura. Não leva a uma perda significativa de calorias, mas desporto é mais do que queimar calorias. Ajuda a tonificar as pernas, os glúteos, especialmente quando fazemos caminhadas com declive. Além disso, caminhar ajuda a melhorar a postura.
  4. Melhora o perfil lipídico e a pressão arterial. Ou seja, ajuda a ter um colesterol e triglicéridos mais baixos e uma pressão arterial mais baixa. As caminhadas tornam também o organismo mais sensível à insulina, o que torna a caminhada um exercício muito adequado a diabéticos.

E o que é necessário para fazer uma caminhada?

Um bom par de sapatilhas e uma garrafa de água! E não esquecer o protetor solar antes de uma caminhada!

E ao contrário do que muitos pensam, caminhar não é só para principiantes.  Todos nós, independentemente da nossa condição física, temos a ganhar com a realização de caminhadas. Se não for em  saúde física, é em saúde mental. Além disso, existem caminhadas com níveis diferentes de dificuldade, adaptadas à nossa condição física.

Portanto, seja sozinho ou acompanhado, seja uma atividade social ou um momento de reflexão, seja com música ou em silêncio, caminhar é sempre uma excelente atividade!
Se for um primeiro passo em direção a um estilo de vida mais saudável, tem todo o mérito! Porque, o importante é começar e não desistir de ser mais: mais saudável, mais activo, mais energético!
Se for um complemento de todo um estilo de vida saudável, melhor ainda!

E agora, mais motivação para a caminhar?

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

4 Comentários

  • Responder The pink lemonade Maio 27, 2014 at 8:54 am

    Optima sugestãi, simplesmente porque para além de fazer bem à saude, pode tambem ser um “meio de transorte”.

    Sempre que tenho de percorrer pequenas ou médias distâncias vou a pé, e porque? De carro e com o transito diário neste tipo de percursos o tempo que demoramos apé é reduzido em relação às esperas no transito.

    With love,
    The pink lemonade

  • Responder Cristina Coelho Junho 1, 2014 at 10:51 pm

    Adoro fazer caminhadas, principalmente no meio da Natureza.. É óptimo para relaxar! 🙂

    • Responder Andreia Junho 1, 2014 at 10:55 pm

      Eu também prefiro caminhar na Natureza! Nada melhor que respirar ar puro! 🙂

  • Responder Cristina Coelho Junho 2, 2014 at 12:39 pm

    É verdade Andreia!! 😉

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!