My Beauty

Como escolher um Protetor Solar?

Protetores Solares

 

O que temos de ter em atenção na escolha de um protetor solar?

Independentemente da marca, existem vários fatores a ter em conta no momento da compra de um protetor solar.
A textura é um dos fatores a ter em atenção. Existem protetores solares em creme, gel, óleo, spray, leite, compactos, em stick, etc. E se não escolhemos um protetor solar com uma textura que nos agrada, vamos reaplicá-lo menos vezes, o que aumenta a probabilidade de escaldões e de manchas e outros sinais de fotoenvelhecimento. Portanto, escolher uma textura adequada é fundamental e muitas vezes com a oferta variada que existe no mercado, é normal ficar-se confuso e não saber o que escolher!

Os protetores solares em óleo podem ser aplicados no corpo, rosto [excepto no rosto em pessoas com peles mistas e oleosas] e cabelo. Neste momento, já existem muitos óleos protetores solares com toque seco no mercado, que não têm efeito colante e já com proteção solar elevada. Normalmente, são preferidos por mulheres, com pele normal a seca.

Os protetores em creme, são indicados para quem tem a pele seca e para quem gosta de texturas ricas. Podem ser aplicados no corpo e no rosto.

Os protetores em fluido, são indicados para o rosto, pela sua facilidade de espalhamento e pela sua textura ligeira. São indicados para peles normais a mistas.

Os protetores em gel ou gel-creme, são indicados para quem tem a pele oleosa, para quem gosta de texturas leves e para os homens, visto que são muito mais fáceis de espalhar, mesmo em zonas com pêlos. Podem ser aplicados no corpo e no rosto.

Os protetores em leite, são indicados para quem gosta de texturas ligeiras e que se fundem bem com a pele. Podem ser aplicados no corpo e no rosto. São adequados para crianças.

Os protetores compactos com cor, são indicados para quem quer uniformizar o tom do rosto ou gosta de proteção com cor. Na praia, devem ser reaplicados a cada duas horas e após o banho.

Os protetores em stick são importantes para aplicar em tatuagens, cicatrizes, lábios e ainda após uma cirurgia na zona da costura e também para aplicar na zona de contorno de olhos, pois não transferem, logo, não ardem nos olhos.

Os protetores em spray, são indicados para quem gosta de texturas ligeiras. Podem ser aplicados no corpo e no rosto. São adequados para crianças, devido a espalharem-se facilmente e também para os homens, porque espalham-se bem, apesar dos pêlos.

O protetor usado todo o ano no rosto e zonas expostas pode ser o mesmo usado na exposição solar no Verão, seja na praia, piscina ou campo. No entanto, a reaplicação tem de ser maior, devido à transpiração, aos mergulhos e ao facto de se estar exposto a índices elevados de radiação UV por períodos maiores de tempo.
Pessoas com pele muito clara, tendência a manchas, pessoas com alergias solares e crianças devem usar proteção solar 50+.
Para quem tem a pele mais escura e não tem problemas dermatológicos, pode usar uma proteção solar mais baixa, mas que não deve ser inferior a 30+.
Os atletas que treinam ao ar livre, devem reaplicar frequentemente o protetor solar, pois sabe-se que devido à continuada exposição solar têm mais probabilidade de ter cancro da pele.

Qual é a diferença entre os protetores solares que fazem menção que são para Crianças e os que não fazem?

Normalmente, são mais resistentes à água, ou seja, resistem a mais banhos e a mais tempo de imersão e foram testados em crianças.

Pessoalmente, prefiro os protetores fluidos para o rosto [uso o Isdin Fusion Fluid 100+] e os leites ou óleos para o corpo. E vocês, qual é a textura da vossa preferência?

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

7 Comentários

  • Responder cristiana Junho 16, 2014 at 4:31 pm

    Olá Andreia, apesar de usar o photoderm creme 50+ da bioderma, ando bastante curiosa com o da isdin 100+ pelo facto de ter acido hialuronico. Ele é bom para pele seca e ja com algumas linhas?
    Adoro o blog 🙂

    • Responder Andreia Junho 16, 2014 at 8:16 pm

      Olá Cristiana! O Isdin Fusion Fluid por ter ácido hialurónico que hidrata a pele e preenche a pele, é bom para as linhas. Além disso, tem vitamina E, que é um antioxidante, que previne o fotoenvelhecimento, logo a formação de manchas, rídulas e rugas. Ele é muito fluido e espalha-se muito bem, o que o torna ideal desde uma pele mista a uma pele seca. No entanto, há pessoas com a pele seca que preferem texturas mais em creme, mais ricas, por serem mais cremosas, é uma questão de gosto pessoal, não sei se esse é o caso da Cristiana. O Photoderm da Bioderma é mais rico que este, por ser creme, este é mais seco. Mas é realmente um produto excelente, e além de existir na proteção 100+, existe também em proteção 50+. Beijinho 🙂

      • Responder cristiana Junho 17, 2014 at 11:10 am

        Obrigada Andreia, acho que vou experimentar o da isdin fluido fusion 100+, beijinhos

        • Responder Andreia Junho 17, 2014 at 12:37 pm

          Depois diga-me se gostou! Beijinho 🙂

  • Responder Filipa Julho 1, 2015 at 10:45 am

    Eu uso o protector Photoderm 50+ AR, a Bioderma, pois tenho rosacea. Existe algum protector com cor que possa utilizar na praia de forma a esconder algumas ‘maselas’ que tenho no rosto? No dia a dia, por cima do protector posso aplicar bb cream ou base, mas na praia estou de cara lavada…

    • Responder andreia Julho 3, 2015 at 9:40 am

      Há vários! Um excelente para usar na praia e é especialmente formulado para peles muito sensíveis, é o Anthelios SPF50+ Blur Alisador Óptico, porque apaga imediatamente as imperfeições da pele.

  • Responder Catarina Neto Maio 30, 2016 at 10:00 pm

    Olá Andreia, que protetor solar com cor aconselhas para pele oleosa? Estou a usar um da bioderma fluido 50+ com cor, mas deixa me a pele a brilhar… ???
    Beijinhos
    Catarina Neto

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!