My Beauty

Peelings: benefícios, cuidados a ter e kits para fazer em casa!

Todas nós já ouvimos falar em peelings. Muitas de nós já pesquisaram sobre o assunto. Algumas de nós já fizeram peelings e sabem melhor que ninguém os benefícios que tem para a pele.

Eu já fiz vários peelings. Várias sessões no dermatologista e várias sessões em casa, com kits de peeling para fazer em casa. Como é óbvio, as concentrações de ácidos são muito superiores nas sessões feitas por dermatologistas, mas existem também benefícios dos peelings em casa, consoante as necessidades da pele e os resultados que pretendemos obter!

Peelings, quais os benefícios?

Os peelings removem as camadas mais superiores da nossa pele. Consoante a sua concentração em ácidos, podem ser mais superficiais ou profundos e são uma excelente arma no combate às manchas, cicatrizes de acne e rídulas. Nestes casos a melhor opção é consultar um dermatologista, pois é necessário um protocolo com várias sessões e uma concentração de ácidos superior.

No entanto, os peelings não têm apenas estas indicações. São também uma das melhores formas de dar luminosidade à pele, de forma rápida e eficaz. Melhoram também a penetração dos produtos usados a seguir, pois a pele fica mais receptiva. Além disso, fecham os poros de forma surpreendente! Apenas com um peeling superficial, os resultados já são visíveis!

Algo que muitas vezes é esquecido é a importância dos produtos usados após os peelings. Séruns regeneradores, com poder antioxidante e anti-rugas, cremes hidratantes são as melhores opções para ter uma pele luminosa, bonita e mais jovem. Portanto, não é só fazer o peeling. A forma como tratamos da nossa pele após faz toda a diferença!

Como escolher o tipo de peeling a fazer?

Simples, muito simples. Manchas, cicatrizes ou rugas? Consultar um dermatologista. Muitas vezes associam os peelings a lasers para a obtenção de melhores resultados. Eu fiz laser e vários peelings nas minhas cicatrizes de acne e os resultados foram fantásticos e sei que não teria estes resultados de outra forma. E os peelings não doem [ao contrário do laser], por isso não tenham medo de confiarem em profissionais.

Atenção com os kits de peeling que se vendem pela internet fora, alguns com concentrações que só deveriam ser usados em dermatologia. Feitos erradamente, peelings profundos podem ter efeitos graves, por isso é que só devem ser feitos por quem é da especialidade.

No entanto, existem outros peelings para fazer em casa, de marcas de confiança e que produzem resultados! São ideais para fazer após a época de praia, no Outono [quando os raios UV já estão mais baixos], e quando a pele se encontra mais baça, pois dão luminosidade à pele, melhoram a sua textura e fecham os poros!
Por isso, apesar de serem muito superficiais, e assim poderem ser usados com toda a segurança em casa, têm os seus benefícios e não devem ser desvalorizados. Para além dos efeitos imediatos após o peeling, o seu usado continuado melhora muito o aspecto da pele, pois estimula a regeneração da pele.

Cuidados a ter!

  • Fazer o peeling de preferência à noite. Assim evita-se a exposição solar, o uso de maquilhagem e os cuidados usados após podem actuar durante toda a noite.
  • Usar proteção solar. Se a proteção solar é fundamental, então numa pele que está mais sensível, mais ainda. Nos dias seguintes após um peeling deve-se usar uma proteção solar elevada [SPF50+], de modo a prevenir manchas e um tom de pele irregular.
  • Peles muitos sensíveis, com desconfortos cutâneos não devem fazer peelings, a menos com indicação médica.

Kits de Peeling para fazer em casa: Neostrata Citriate Peeling!

Não existem muitas marcas em Portugal para fazer peelings em casa. O mais conhecido é o Neostrata Citriate Peeling e com razão, pois é dos poucos que merece o Peeling no nome, pois muitos dos outros produtos fazem apenas uma esfoliação e não um peeling e porque a concentração de ácidos no produto é a máxima permitida [20%] para produtos de peeling em casa. Eu sempre que faço peelings em casa, uso este kit e confesso que gosto bastante, apesar do preço não ser o mais simpático [35€].
Portanto, nem vou mencionar outros, pela simples razão que só gosto de falar de produtos com composições interessantes. O Sensilis Age Lab Peeling tem uma composição interessante, porém só comprando nalguma visita a Espanha. Outros por outro lado como o Filorga Age Peel não indicam a percentagem de ácidos, portanto, é impossível dar uma opinião. [Se quero, por exemplo um sérum de vitamina C, só vou comprar um sérum que me diga a percentagem de vitamina C presente. Portanto, transparência é o que se pede cada vez mais às marcas!] Se quiserem usar outros produtos e tiverem dúvidas, podem sempre mandar-me um email ou comentar este artigo.

Composição:

  • 4 discos de Peeling [permite uma aplicação da dose correcta] de Ácido Glicólico a 10% e Ácido Cítrico a 10%, que são AHA, alfahidroxiácidos com ação anti-envelhecimento e renovadora da pele.
  • 4 monodoses de creme pós-peeling: Ácido Lactobiónico 2% e Gluconolactona 4% que regeneram e hidratam a pele.

Como fazer?

Passar o disco pela face, evitando o contorno de olhos [evitar sempre o contorno de olhos, quando se faz um peeling!] e deixar actuar 15 minutos. A sensação de picadas e comichão é normal. Fazer 1x por semana [um kit dá para um mês]. Uma dica extra! Para resultados ainda mais fantásticos aplicar uma ampola Endocare [antioxidante e regeneradora] ou um sérum regenerador como o Estée Lauder Advanced Night Repair! A pele fica ainda mais radiante e luminosa!

Amy Adams, Vanity Fair, January 2014

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

32 Comentários

  • Responder Ana Outubro 24, 2014 at 1:55 pm

    Obrigada pelo post, muito bom!!! N fazia ideia de q se podia fazer em casa!! Gostei da dica do peeling da neostrata, tenho alguns produtos da marca. A minha dermatologista anda a convencer me a fazer um tratamento peeling mais laser, para combater as manchas provocadas pelo sol e acne, mas estou com receio porque nao quero ficar com a cara de quem acabou de sair de um incêndio hehehh e andar na rua assim…isso é o que me está a impedir de momento!! Muito obrigada pelo post!

    • Responder Andreia Outubro 24, 2014 at 2:02 pm

      Olá Ana! Experimenta fazer, os resultados valem a pena! Então peeling e laser é excelente, também fiz! A pele fica mais vermelha e sensível, mas com maquilhagem passa-se despercebida! A pessoa é que sente alguns dias desconforto! Quanto aos peelings em casa, como disse, são muito mais superficiais, mas têm os seus benefícios! 🙂

      • Responder Ana Outubro 27, 2014 at 1:08 am

        Olá Andreia, eu vou em frente desta vez! 😉 obrigada pelo apoio e esclarecimento! Continua o bom trabalho!! 🙂

  • Responder Vera Andrade Rocha Fevereiro 21, 2015 at 12:59 pm

    Olá Andreia,
    Parabéns pelo blog, adoro lê-lo. 🙂
    Queria apenas partilhar que tenho feito peelings em casa com produtos da marca Segle Homeosan que se compram a um preço muito simpático em http://www.farmaciamorlan.es. Também tem um sérum de vitamina C bastante bom e acessível.
    Beijinhos,
    Vera

  • Responder Mariana Morgado Agosto 2, 2015 at 6:48 pm

    olá, comprei o peeling neostrata citriate e gostava de saber se este peeling deixa a pele com aspecto de pele queimada e também se pode ser feito no verão mediante a utilização de protector de factor elevado . obrigada pela atenção 🙂

    • Responder andreia Agosto 2, 2015 at 8:39 pm

      Olá Mariana. Não, não deixa. Pode ser feito no Verão, desde que não apanhe sol directamente e a usar proteção solar elevada. Se não, mais vale deixar para o Outono, para evitar manchas. 🙂

  • Responder mariana morgado Agosto 2, 2015 at 9:01 pm

    obrigada pela rapidez na resposta 🙂 comprei hoje mesmo o peeling e queria fazer mas como ainda vou a praia tenho um pouco de medo , se fizer hoje e sempre que for a praia colocar bastante protector faz mal ?

    • Responder andreia Agosto 3, 2015 at 1:11 am

      Só depois da praia, Mariana. Porque se não a pele fica mais sensível e não tem tantas defesas para lidar com a exposição solar. E tem-se maior probabilidade de ganhar manchas. Faça depois da praia. 😉

  • Responder Ana Dezembro 14, 2015 at 11:56 am

    Dentro do tópico da esfoliação do rosto, a Andreia chegou a aconselhar os esfoliantes enzimáticos para peles com rosácea, extra-reactiva, como é o caso da minha. De todo o modo, estou a encontrar sérias dificuldades em encontrá-los! Já pensei em fazer só esfoliação nas zonas não afectadas pela rosácea… Será que me podia aconselhar dois ou três esfoliantes enzimáticos que integrem o top das suas preferências?

  • Responder Carl Dezembro 27, 2015 at 10:53 pm

    olá, este neostrata citriate peeling resulta em cicatrizes de borbulhas?! obrigada

    • Responder andreia Dezembro 31, 2015 at 10:16 am

      Para cicatrizes profundas, terá de se fazer peeling em consultório ou laser. Mas no geral melhora o aspecto da pele!

  • Responder Sandra Fevereiro 18, 2016 at 8:37 pm

    Fiz um tratamento com laser e fiquei com algumas manchas no rosto, de momento estou a usar os seguintes produtos: D AVEIA PTA- emulsão de limpeza para pele oleosa, depois aplico o matrix support SPF 30 e a noite depois da limpeza do aplicou o DC anti- rugas lifting para pele oleosa da dermoteca. Estarei a fazer o tratamento adequado? O que me recomendaria. Adorei a sua pagina, parabéns pelo seu trabalho.

    • Responder andreia Março 1, 2016 at 10:54 am

      Olá Sandra,
      eu adicionaria um sérum anti-manchas como o PigmentClar sérum da LRP, para ter um melhor efeito contra as manchas. De resto, manteria. Beijinhos e obrigada pelas palavras simpáticas 🙂

  • Responder Sónia Silva Março 2, 2016 at 11:06 am

    Andreia, olá ?
    Na sua opinião, qual o melhor peeling? Neostrata Citriate ou Caudalie peeling?
    Aguardo resposta para comprar e fazer em casa ? Beijinhos

    • Responder andreia Março 2, 2016 at 4:45 pm

      Depende, Sónia! Peles muito sensíveis não toleram o peeling da Neostrata, mas é o mais eficaz. A máscara da Neostrata faz um peeling muito suave. Beijinhos

  • Responder Sónia Silva Março 5, 2016 at 9:08 pm

    Olá Andreia. Obrigada pela resposta.
    Já comprei o neostrata e gostava de saber se após a aplicação, posso aplicar uma ampola de vitamina C pura 10%. Já fiz um laser contaste, existe algum problema fazer estes peelings em casa?
    Meu ritual todas as noites é ketrel misturado com hidratante ou às vezes halibut, de dia aplico a ampola de vitamina C e um protetor Endocare 30
    Obrigada por ajudar muito nas nossas dúvidas.
    Beijinhos?

    • Responder andreia Março 25, 2016 at 3:47 am

      Sim, pode, a menos que a pele esteja muito sensível! Se estiver, deverá colocar a ampola apenas na manhã seguinte!

  • Responder VAz Março 24, 2016 at 5:59 pm

    Olá Andreia 🙂
    Olá Sónia 🙂
    Tenho exatamente a mesma dúvida… Neste momento tenho ampolas de VitC e gostaria de saber se podem ser aplicadas no lugar das sugeridas (Endocare ou Esteé Lauder).
    Obrigada e Boa Páscoa 🙂

    • Responder andreia Março 25, 2016 at 3:48 am

      Sim, pode, excepto se a pele estiver muito sensível. Nesse caso, só na manhã seguinte! Boa Páscoa 🙂

      • Responder VAz Março 28, 2016 at 7:35 pm

        🙂
        Sendo assim, a de vitamina E será mais adequada?
        Obrigada Andreia 🙂

  • Responder keli Julho 14, 2016 at 9:25 pm

    ola!
    Aonde posso comprar esse kit?

    • Responder Andreia Julho 19, 2016 at 3:36 pm

      Nas farmácias!

  • Responder Michele Novembro 16, 2016 at 12:08 pm

    Olá! Sou brasileira e ficarei em Paris até o final deste mes. Quero fazer um peeling caseiro antes de voltar para aproveitar que aqui é inverno e chegarei no brasil no verão. Vi nas farmácias daqui Filorga Age Peel, mas como você disse, não informa a composição do ácido e não recomendam usar mais de uma vez por semana. Sabe se o Neostrata Citriate Peeling pode ser usado um dia sim e outro não, ou a cada dois dias?? Não gostaria de usar o produto no brasil por ser verão.
    Grata.

    • Responder Andreia Novembro 18, 2016 at 11:02 am

      Poder pode, Michele, mas se sentir a sua pele muito sensível, terá que espaçar o uso!

  • Responder Cássia Janeiro 20, 2017 at 3:31 pm

    Andreia bom dia, você é perfeita! Quando crescer quero ter conhecimentos tão embasados como você, parabéns querida!
    Quais séruns regeneradores, antioxidantes e anti-rugas, e cremes hidratantes recomendas para o pós-peelings e como usá-los para potencializar os efeitos?
    Abração e muito agradecida por tua generosidade conosco, que Deus te pague imensamente!!!!!!!!!!
    Xerusssssssssssssss!

  • Responder Cássia Janeiro 20, 2017 at 10:44 pm

    Só mais uma dúvida: hoje um fiz um peeling na dermato para ver se melhora minha pele de espinhas e acne, ela me recomendou por dez dias só lavar, usar protetor solar fps 30 e tomar 1 caps. de polipodium leucotomos e pomegranete por 30 dias a partir do 4º dia. O que acrescentaria para potencializar?
    Posso também fazer peelings caseiros fazendo uso de vitacid 0,025% à noite?
    Obrigada por gentilmente tirar nossas dúvidas e ajudar-nos a melhor nossos cuidados com a pele pq à medida que estão nos deixam um pouco tristonhas! Xeruuuu e abraço carinhoso!!

    • Responder Andreia Janeiro 21, 2017 at 3:55 am

      Eu usaria umas ampolas regeneradoras do género da Endocare ampolas para ajudar a regenerar a pele. E sim, pode usar o vitanol mas só quando a pele estiver menos sensibilizada! Abraço 🙂

      • Responder Cássia Janeiro 21, 2017 at 6:00 pm

        Andreia desculpas por tanta pergunta, mas não posso me furtar de esclarecer essa dúvida: a Endocare que falas é esta: http://www.cosmetis.com.br/endocare-tensage-ampolas-2mlx10-un.html? Moro no Brasil, na minha cidade não tem, tenho que fazer o pedido, mas não chega com menos de 10 dias. Posso usar vitamina C manipulada pela manhã, 20%, antes do protetor solar neste caso? Vou providenciar as ampolas para o peeling caseiro que farei em março com Neostrata, posso depois do clínico com esse intervalo? Estou bem empolgada com suas orientações, agora minha bela melhorará, tenho fé em Deus e em seus conhecimentos!! Viciada em seu blog, todas as minhas irmãs e amigas têm conhecido você, disseminação geral! Abençoadíssimo final de semana querida! Abraço carinhoso!

  • Responder Cássia Janeiro 21, 2017 at 4:43 am

    Muito grata querida! Poderias me ajudar com isto: minha pele é acneica, poros abertos e oleosa. Fui a dermato, mas insiste para tomar Roacutan, porém às vezes fico em dúvida se o que uso atende ao meu tipo de pele e idade, 33 anos. Manhã, lavo com Sab. Actine e passo protetor fps 30 também dessa marca. À noite, lavo cm sabonete novamente e com 2 horas aplico nos olhos esta fórmula (VCIP 1%, ALGISIUM C 1%, RETINOL 1%, ARBUTIN 3%, q15 G) que já tenho alguns linhas de expressão fininhas aparecendo: mas tenho observado que estão aumentando e no rosto passo vitacid 0,025%, nos lábios aplico ciclapast lábios da ROC, recomendada por você, amoo! Ajude-me a potencializar minha rotina! Sou bem disciplinada, amo esses mimos, pesquiso bastante, mas tenho achado pouco eficazes, a aparência da pele parece cansada, os poros sempre dilatados, muitas acnes, pontos pretos no nariz, olhos estão cheios de linhas fininhas!

  • Responder Fátima Sánchez Abril 2, 2018 at 12:26 pm

    Thanks 🙂

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.