My Beauty My Wellness

Os Efeitos Nefastos do Tabaco na Pele!

Quando se fala em tabaco e nos seus efeitos nefastos pensamos no impacto que o tabaco tem sobre a nossa saúde e a probabilidade aumentada de ter problemas respiratórios, cardíacos, sexuais e até mesmo oncológicos. Mas sem pensarmos nos efeitos a longo prazo, que podem ou não surgir, existe algo que reflete o acto de fumar. A nossa pele.

  • A nicotina inalada leva a uma vasoconstrição dos vasos sanguíneos, o que contribui para a palidez da pele.
  • Fumar priva a pele do oxigénio e nutrientes necessários para a manutenção de uma pele bonita e saudável.

A pele do fumador caracteriza-se por manchas de pigmentação na face e cor acinzentada da tez. O famoso código de barras na zona dos lábios, surge devido à contração dos lábios a fumar e os papos da galinha, pelo gesto de semicerrar os olhos, para o fumo não entrar. Surgem também frequentemente manchas nas unhas e nos dedos. Conclusão: o melhor é mesmo deixar de fumar. A boa notícia? Deixando de fumar, os efeitos são reversíveis. Portanto, o melhor é mesmo deixar já! Déficits de vitaminas nos fumadores e que podem [e devem!] ser suplementadas!

  • Vitamina A. [o uso de cremes com retinol, uma forma de vitamina A,  é uma forma de repor os níveis de vitamina A na pele]
  • Vitamina C, antioxidante, dá luminosidade e protege da formação de radicais livres devido ao tabaco e que são responsáveis pelo aparecimento de rugas. [pode-se fazer suplementação oral em alturas mais críticas e pode-se usar ampolas, séruns de vitamina C no rosto]
  • Vitamina B6, a sua deficiência leva a queda de cabelo  e vitamina B12, que a sua deficiência leva a cabelos brancos e está associada a eczemas [pode-se fazer suplementação com vitaminas B, e os suplementos para a queda do cabelo também têm vitaminas B].

Photo Credits: Michael Ochs Archives/Getty Images.

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

Nenhum Comentário

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Gostou do artigo?

Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

Obrigada e até breve!