My Beauty

Como fazer a depilação do rosto?

Eu já dediquei um artigo à depilação a laser no corpo. Hoje vou falar de depilação no rosto, visto que tenho recebido alguns emails com dúvidas relativas à forma como devemos fazer a depilação do rosto.

Ter penugem no rosto é algo completamente natural para uma mulher. No entanto, por vezes, surgem pêlos escuros e grossos no rosto, mais frequentes no queixo, linha do maxilar e na zona do buço. E sim, a culpa é das nossas hormonas. Descontrolos hormonais, que podem ser resultado de uma gravidez, menopausa, suspensão ou troca de pílula, entre muitas outras causas.

Como eliminar os pêlos do rosto?

Estes pêlos podem ser tirados com a pinça, cera ou com creme depilatório específico para o rosto. No entanto, vão sempre voltar a surgir. Porém, não há motivos para preocupação! Não é por isso que os pêlos nascem mais fortes ou mais escuros!

Podem também ser retirados com laser ou luz pulsada. Infelizmente, corre-se o risco de surgirem mais pêlos, por serem activados outros folículos pilosos adormecidos. O risco é maior na luz pulsada que no laser, mas por existir este risco com ambos os métodos, bastantes clínicas  recusam-se a fazer depilação no rosto com estes métodos, para além da zona do buço. Por isso, é que eu aconselho a terem muita atenção antes de usarem algum destes métodos no rosto, porque correm o risco de surgirem mais pêlos do que os que têm.

Outro método que é usado no rosto é a eletrólise. Também chamada de depilação eléctrica foi a técnica pioneira da depilação definitiva. Faz-se usando uma agulha fina que descarrega um choque elétrico de baixa intensidade e assim destrói o folículo piloso. Por ser pêlo a pêlo, é mais aconselhada para zonas pequenas como o rosto, pois não se corre o risco de estimular outros folículos pilosos e também para quem tem pêlos claros ou em peles negras, por não ter indicação para fazer laser. Tem bons resultados, mas por ser feita pêlo a pêlo, acaba por ser necessário fazer várias sessões.

Eu fiz luz pulsada no rosto, porque sou muito branca e tenho alguma penugem. E posso dizer que foi uma péssima ideia. Nasceram mais e mais fortes. Entretanto, fiz eletrólise e tem estado a correr bem. E vocês, já fizeram depilação no rosto? Que método usaram? Quero saber tudo!

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

33 Comentários

  • Responder Liliana Maio 21, 2015 at 1:26 pm

    Olá 🙂 eu fiz com laser diodo no buço e foi também uma péssima ideia.. fiquei ainda com mais penugem! mas pelo menos são clarinhos… e além disso os pelos mais escuros enfraqueceram de tal forma que para os tirar agora só com pinça a cera não tira (e ainda são alguns!). Além disso cada sessão era uma tortura para os dentes 🙁 tinha de os proteger bem com algodão, mas mesmo assim, o calor do laser era tão intenso que ficava desconfortável. Sinceramente fazer no buço não acho que seja boa ideia sem falar no facto que pode manchar o buço principalmente se não tivermos cuidado com um bom protector solar. Fiz também nas axilas e virilhas e aí sim valeu a pena!

    • Responder andreia Maio 22, 2015 at 1:20 pm

      Olá Liliana! Nada como a opinião de quem já experimentou! Existe sempre o risco de nascerem mais pelos e a proteção solar é fundamental. Por isso é que nunca fiz. Mas concordo plenamente contigo, pernas, virilhas e axilas, vale tanto à pena! 🙂

  • Responder Silvia Setembro 20, 2015 at 4:27 pm

    Olá a todas,
    Eu também tenho problemas de pêlos no rosto. Podem dizer onde estão a fazer depilação eléctrica? Tb só o endereço 🙂
    Obrigada pela ajuda!

    • Responder andreia Setembro 22, 2015 at 4:00 am

      Eu, laser, faço sempre na Clínica do Pêlo. Usam laser alexandrite, que é o mais potente. Eletrólise, faço na Visage, em Leiria.

  • Responder Silvia Setembro 24, 2015 at 12:35 pm

    Obrigada Andreia!
    Fazes eletrólise em que zonas do rosto?

    • Responder andreia Setembro 25, 2015 at 10:39 am

      Queixo e bochechas, Sílvia! Mas no queixo, podes fazer laser se preferires!

  • Responder Silvia Setembro 28, 2015 at 11:48 am

    Olá Andreia,
    No queixo não tenho, é mais debaixo do queixo e nas bochechas até às patilhas…
    Posso confiar na Visage? Prefiro a eletrocoagulação pois tive uma experiência horrível com o laser mesmo na Clínica do Pelo (cresceram ainda mais!).
    Como se chama a esteticista que faz eletrocoagulação na Visage? Qual é a experiência dela?
    Desculpa pelas mil perguntas, mas estou muito preocupada e não quero piorar o problema!
    Obrigada 🙂

  • Responder Maria Outubro 14, 2015 at 11:19 am

    Bom dia, sabe onde se pode fazer eletrólise em Lisboa?

    • Responder andreia Outubro 16, 2015 at 3:56 am

      A Visage no Campo Grande, Maria!

      • Responder olivia Novembro 23, 2015 at 12:54 am

        Boa noite,
        Eu vivo no Porto e gostaria de deixar o meu testemunho: também já experimentei laser no queixo e correu muito mal.
        Fiz há alguns anos depilação por electrolise nas pernas e até hoje os pelos nunca mais voltaram, foi mesmo depilação definitiva. A pessoa que ma fez já não trabalha e agora que preciso de tirar pelos no queixo não sei onde o fazer. Será que alguém conhece uma pessoa no Porto que trabalhe com electrólise?
        Obrigada

        • Responder andreia Novembro 23, 2015 at 3:18 pm

          Olá Olivia, obrigada pelo teu testemunho!Eu não conheço ninguém no Porto que faça. Mas pode ser que alguém conheça!

      • Responder Lisa Janeiro 13, 2016 at 7:38 pm

        Olá Andreia, eu vivo em Lisboa e já procurei na net pelo Visage em Campo Grande, mas não consigo encontrar um número de contacto que funcione. Não sei se a Maria teve mais sorte…?

        • Responder andreia Janeiro 16, 2016 at 11:07 am

          O 217936456 não funciona, Lisa?

  • Responder let Janeiro 10, 2016 at 4:58 pm

    Olá, tenho feito laser alexandrite no rosto na clinica do pelo há mais de um ano. resultados? além do pelo aparecer sempre de novo, fiquei com muitos mais. se dantes havia aqueles pelinhos naturais, tipo de pele de pêssego, esses pelos agora são mesmo pelos escuros. penso que se deu uma fotoestimulação e está-me a aparecer no pescoço e em zonas onde não havia pelo escuro. atenção meninas muito cuidado com laser na cara. no resto do corpo ok, mas na cara não mexam. Conclusão estou agora totalmente dependente deste método, pois não vou andar com pelos na cara. gostaria de fazer eletrolise, experimentar mas não conheço nenhuma técnica ou clinica de eletrolise em coimbra. Alguém conhece?

  • Responder Silvia Fevereiro 1, 2016 at 1:40 pm

    Olá a todas,

    Quando escrevi à Visage, disseram que a clínica de Lisboa tinha fechado. Há uma em Leiria.
    Agora eu estou a fazer na Terry System (Marquês de Pombal, Lisboa) e as técnica são bastante boas. Há também uma senhora que faz em casa na Almirante Reis, mas depois decidi não ficar pois preferi fazer na Terry System que me foi também aconselhada por uma dermatologista. Infelizmente, elas não fazem “maratonas” e as sessões não duram mais que 30-40 minutos.
    Espero ter ajudado!

    Silvia

    • Responder andreia Fevereiro 1, 2016 at 3:36 pm

      Obrigada Sílvia! Sim, eu fiz sempre na Visage de Leiria, porque ia passar os fins de semana a casa da minha mãe! Acho que vai dar jeito a alguém essa dica de onde fazer em Lisboa!

  • Responder Silvia Fevereiro 14, 2016 at 12:39 am

    Então podem confiar na Terry System! Eu estou a fazer desde Outubro do ano passado, portanto há apenas 5 meses, mas já estou mais confiante com o aspecto da minha cara e pescoço.
    Para dicas sobre os métodos de depilação, deixo aqui um link (em inglês): http://www.hairtell.com/. Este site tem pérolas sobre cuidados pós-tratamento e como reconhecer um bom técnico de electrólise.
    Se bem que seja difícil, pois todas queremos que o problema seja resolvido logo, tentamos nos lembrar que há uma pele a cuidar debaixo dos pêlos malditos! Sejam carinhosas e ponham sempre os produtos certos 🙂

  • Responder let Fevereiro 16, 2016 at 4:19 pm

    Olá de novo
    Andreia fiquei curiosa com a clinica visage em leiria. Não conheço nenhuma em coimbra a fazer electrolise e estou a ponderar marcar nessa em leiria. No entanto gostava de saber mais ou menos preços (visto que não tem informação online nessa matéria). Pode dar uma ideia mais ou menos dos valores? e a nível de resultados? as zonas que tratou, como se encontram?
    Grata

    • Responder andreia Fevereiro 17, 2016 at 11:03 am

      Olá,
      eu não me lembro bem dos valores que pagava, que eu usualmente comprava packs de minutos. Mas isso nada como telefonar para lá a perguntar. Sei que não achei caro e que o sítio onde eu fazia anteriormente era bem mais caro.
      Os resultados foram bons, demoraram algum tempo a aparecer, eu fazia todas as semanas no rosto, mas eu estava com um descontrolo hormonal muito grande.

  • Responder let Março 2, 2016 at 6:31 pm

    Olá de novo. Só para fazer um ponto de situação a quem também possa ter interesse. Já liguei para a clinica de Leiria, e irei em breve experimentar. A nível de preços dá para comprar um cartão de 1 hora por 60 euros. Dá para comprar ao minuto, mas acaba por compensar comprar logo uma hora. O mais chato é que terei de me deslocar a Leiria visto que em Coimbra não conheço nenhum sitio qualificado que use a técnica da eletrocoagulação. Espero ver resultados para estes pelos teimosos. Sei que pode ser moroso, mas há que tentar. Um erro ter submetido a cara ao laser tantas vezes, devia ter ido logo para a eletrolise.
    Por ultimo perguntava só Andreia – desculpe estas questões todas, mas é difícil encontrar alguém que tenha tido a experiência – diz que demorou algum tempo a a aparecer resultados, mas pode dizer quanto tempo mais ou menos? um ano ou menos?
    Obrigada e boa sorte a todas que procuram um tratamento a este problema.

  • Responder Carolina Abril 18, 2016 at 4:06 am

    Olá! Tenho pelos faciais e costumo tirá-los regularmente com cera e pinça. Comecei a tomar a pilula e o bloqueador de testosterona ha pouco tempo porque tinha um desregulação hormonal e noto algumas melhorias. Fui recentemente a uma consulta na clinica do pelo para me informar e a técnica disse que os resultados na face variam muito de pessoa para pessoa e estao muito relacionados com as questoes hormonais. No vosso caso, têm problemas hormonais ou tomam algum tipo de medicamentos para combater o crescimento do pelo? Aconselham mesmo a eletrolise em vez do laser? Obrigada.

    • Responder andreia Abril 20, 2016 at 4:25 am

      Olá Carolina,
      eu vou falar da minha experiência e vamos esperar que mais pessoas se juntem à discussão.

      Eu não tomo medicação nenhuma, neste momento, nem tomo a pílula. Eu fiz laser e electrólise e posso dizer que ambos funcionam, mas como a técnica da Clínica do Pêlo disse e bem, os resultados no rosto dependem imenso de cada pessoa, porque estão relacionados com as hormonas. Apesar de ter feito laser e electrólise enquanto tinha um descontrolo hormonal tive muitos bons resultados. Mas como se tratam de situações hormonais, é preciso insistir no número de sessões e volta e meia, voltar a repetir.

    • Responder let Maio 27, 2016 at 3:19 pm

      Olá.
      Falarei então da minha experiência. No meu caso, sempre tive propensão a ter mais pelos que o normal. Desde a adolescência que este problema se manifestou. Falo de pelos finos (tenho cabelo escuro). Nos braços, na barriga, costas e no rosto os pelos eram aqueles tipo pele de pêssego, nada de pelos escuros tipo barba. Penugem. Fui a endocrinologistas e nunca me foi detectado nenhum problema hormonal, as analises revelaram sempre valores normais. Também nunca tive qualquer problema ginecológico como ovário policistico nem nada, calcula-se então que este é um problema genético, uma característica “étnica” por assim dizer em algumas mulheres do sul da europa. Ainda assim cheguei nos meus 20 anos a tomar medicação de controlo de androgeneos – um erro na minha opinião visto que não tinha problemas hormonais, e nunca, depois dessa toma prolongada (cerca de um ano) notei qualquer diferença. No entanto, os pelos faciais, embora finos e pequenos sempre me incomodaram, visto que em luz do sol directa se tornavam visíveis, e eu via-os por isso resolvi – para mal dos meus pecados arranjar solução. Fiz luz pulsada. Resultados: zero! nada. só piorou visto que me meteram a gilete na cara. Depois de muito dinheiro gasto resolvi ir ao laser. Na clinica do pelo, e de acordo com a pesquisa que fiz, o laser alexandrite, diziam solucionaria e dava algumas garantias de sucesso. fiz 12 sessões ao todo, cumpri sempre todas as recomendações, respeitei ciclos de tratamento, tudo. Resultados: os pelos não só não desapareceram, como se intensificaram, em numero e em grossura. Pelos finos viraram pelos grossos. Deu-se uma electroestimulação de folículos (fenômeno que existe sim! e esta provado e identificado em artigos científicos) que de outra forma permaneceriam adormecidos. Na clínica do pelo, obviamente me disseram que deveria continuar porque apesar de tudo, e de não dar resultados, o laser era a melhor solução, uma solução não permanente mas que era melhor que cera. Quando falei da eletrolise desaconselharam, pois é um método moroso, usado para pequenas áreas, e porque, ora pois, A clinica do pelo não oferece este serviço.E perder clientes assíduas dependentes já do laser também não é boa ideia para o negocio. Obviamente que não fui nessa, e procurei outras soluções. sempre tinha lido que a eletrolise é um método que sim, é moroso, mas é o único que pode ser considerado eventualmente permanente segundo os padrões da FDA. Infelizmente esta procura foi difícil. Devido ao advento e desenvolvimento dos métodos laser, os centros de estética quiseram todos aderir a estes métodos abandonando a eletrolise, que é um método antigo e não trata tanto em area – por ser pelo a pelo – como os lasers. De maneira que é hoje muito difícil encontrar eletrologistas por aí. Eu vivo em Coimbra, e todos as minhas procuras e pesquisas de electrologistas saíram goradas, não encontrei ninguém, além de Leiria. Todas as semanas faço na Visage, faço a viagem Leiria – coimbra para poder fazer o tratamento, Sai caro, mas estou esperançosa em ver alguns resultados. Até agora penso ser cedo para avançar resultados. Posso dizer é que é necessário estar comprometido, ter paciência e alguma resistencia ao desconforto. Também a recuperação da pele depois do tratamento da electrolise é mais complicada que o laser, é preciso cuidado e por sempre protector solar. Em conclusão, e segundo a minha experiência, pelos faciais fujam do laser. Comigo foi uma péssima experiência, só desejava nunca ter mexido na cara pois agora, e ao fim de ter gasto muito dinheiro, ainda estou a gastar mais tentando encontrar uma solução mais definitiva.

      • Responder andreia Maio 28, 2016 at 4:20 pm

        Obrigada pela partilha! 🙂 Sim, eu também demorei algum tempo a ver resultados, mas ainda bem que não desisti!

  • Responder Anocas Maio 2, 2016 at 8:07 pm

    Boa tarde,
    Conhecem alguém de confiança no porto que faça depilação por electrólise?
    Possuo alguns pelos no queixo e até à data sempre fiz a electrólise com excelentes resultados. O problema é que a esteticista tem o aparelho com uma avaria.
    Agradeço a ajuda.

    • Responder let Maio 27, 2016 at 3:27 pm

      Ola Anocas, desculpe perguntar, era só para ter mais algum feedback de pessoas que tenham feito electrolise (conheço poucas). Fez electrolise em que areas? com que sucesso? e há quanto tempo faz? Se poder dar um relato mais completo e detalhado do seu progresso agradecia. cumprimentos

  • Responder Ana Marta Julho 17, 2016 at 5:04 pm

    Olá Andreia, antes de mais parabéns pelo blog. é excepcional e optimo nos conteúdos que aborda. Leio com atenção as suas impressões.
    Queria fazer-lhe uma pergunta em relação à este tema. eu estou a fazer eletrolise no rosto todo, sobrancelha, bochechas, queixo etc. Sempre tive uma tendência a ganhar borbulhas, sou daquelas pessoas que raramente tem a cara lisa, há sempre uma borbulha feiosa pelo menos a incomodar. Fiz também varias sessões laser que não resolveram o problema, e agora estou a fazer eletrolise. mas a minha pele é sensível, e fico sempre com aquelas borbulhas amarelas, leva um pouco a recuperar e como quando estão a sarar lá estou eu a ir de novo massacrar a pele. Gostava de saber quais foram os seus cuidados durante a eletrolise, e o que me aconselha? deveria aplicar algo como vitamina E? eu lavo a cara com gel vichy e uso sempre protetor 50, mas gostava de saber o que posso fazer para melhorar as borbulhas e ter uma pele mais lisa, evitando as marcas e cicatrizes (que ja tenho bastantes). uso um creme da eucerin para pele acneica mas não vejo grandes melhoras…. ah e nos dias logo apos a electrolise e à noite uso o cicalfate da avene. obrigada

    • Responder Andreia Julho 18, 2016 at 4:58 am

      Olá Ana Marta,
      o que eu fazia, porque também ganhava borbulhas era usar Halibut à noite como se fosse uma máscara, porque tem vitamina A e óxido de zinco. Exactamente como o cicalfate. Com ele colocava Kétrel em pequenas quantidades e achei que ajudava bastante, mas não nos dias seguintes. E também usava sempre protetor solar e um creme regenerador como o Endocare de manhã. Mas sim, fazer electrólise não é simples, porque é um massacre para a pele, mas com bons cuidados vale a pena. 🙂

      • Responder Ana Marta Julho 19, 2016 at 12:12 am

        Olá Andreia, muito obrigada pela resposta! a ideia do halibut é de facto fantástica. há tempos antes da eletrolise usei outro creme para o eritrema da fralda parecido ao halibut e de facto melhorava muito e até seca as borbulhas. Nem sei como não me lembrei antes! o ketrel vi que é necessário ter receita médica. Talvez peça de uma próxima que for à médica de familia! muito obrigada 🙂

  • Responder Inês Rebelo Outubro 14, 2016 at 11:05 am

    Olá Andreia, parabéns e obrigada pela partilha! Sou esteticista e especializei-me há já 7 anos em depilação eletrólise. Tem sido uma grande luta contra as grandes clínicas de depilação definitiva, pois cada vez mais me aparecem pessoas desesperadas com pêlos no rosto, que já gastaram muito dinheiro e que muitas vezes não tiveram resultados e outras vezes ficaram ainda com mais pêlos, como foi o teu caso. É um dos tratamentos mais antigos, com mais eficácia em determinadas morfotipologias e mesmo assim, muito pouca gente aconselha. Após muito, muito trabalho, estou online, com a informação sobre a depilação eletrólise toda disponível, inclusive um caso muito complicado, com as melhorias visíveis em apenas 5 meses. Ficam os links! Espero poder ajudar tantas mulheres e homens nesta situação de desespero que não sabem o que fazer ou que solução procurar, pois foi por isso que decidi especializar-me nesta técnica. Obrigada e continuação do bom trabalho!

    http://www.inesrebeloskincare.com/depila%C3%A7%C3%A3o-eletr%C3%B3lise—in%C3%AAs-rebelo-skin-care.html
    http://www.inesrebeloskincare.com/a-realidade-do-que-%C3%A9-ter-p%C3%AAlos-no-rosto—in%C3%AAs-rebelo-skin-care.html

  • Responder Maria Mendes Fevereiro 9, 2018 at 8:05 pm

    Por acaso alguém me sabe dizer se para a zona de Mafra Loures há electro

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!