Beleza Pele

Bicarbonato de Sódio: Para que serve?

baking-soda3

O bicarbonato de sódio não deve estar apenas na nossa cozinha. Aliás, na farmácia, nós continuamos a vender saquetas de bicarbonato de sódio, que custam à volta de 1 euro, e ainda são bastante requisitadas. É barato e tem algumas indicações que provavelmente nem todos conhecemos. Vamos falar delas?

1. Exfoliante. Aplicar 3 colheres de bicarbonato para 1 colher de água e exfoliar o corpo.

2. Branqueador dentário. Limpa em profundidade e ajuda a branquear os dentes. Por isso, é que algumas pastas têm bicarbonato de sódio na sua composição. Não é o mesmo que fazer um branqueamento em consultório, mas é muito bom! Aliás, uma amiga minha que é dentista, usa regularmente. Como fazer? Molhar a escova de dentes e aplicar um bocadinho de bicarbonato de sódio e escovar os dentes. Para quem tem mau hálito, gargarejar água com bicarbonato de sódio. Funciona!

3. Para remover resíduos do cabelo e a oleosidade. Juntar uma colher de bicarbonato de sódio ao champô habitual e deixar actuar 10 minutos. Resíduos de produtos de styling, caspa, oleosidade são eliminados sem problema!

4. Picadas de Insetos. Aplicar uma mistura de água com bicarbonato de sódio e deixar actuar durante 15 minutos. Alivia imediatamente a comichão e a irritação.

5. Queimaduras Solares. Pôr meia caneca de bicarbonato de sódio dentro da banheira e tomar um banho de imersão com água fria. Não secar o corpo com a toalha, para prolongar o efeito. Pode-se também aplicar uma compressa com água e bicarbonato de sódio diretamente na queimadura solar.

6. Máscara Facial. Para ajudar a secar borbulhas e para uma pele mais limpa, fazer uma máscara misturando bicarbonato de sódio e água e deixar atuar por 5 minutos.

7. Banho Detox. Eu sou a maior fã de banhos de imersão e já falei deles e de diferentes formas de serem feitos aqui. Também pode-se tomar banho de imersão usando bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, para ajudar nas dores, para aliviar a comichão e a desintoxicar o organismo.

Portanto, o bicarbonato de sódio pode ter várias utilizações muito úteis e acho que não é possível ler esta lista e não pensar em experimentar nenhuma! Sabiam de algumas?

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

14 Comentários

  • Responder Paula Campos Junho 6, 2015 at 11:50 am

    Sabe com que frequência podemos escovar os dentes com bicarbonato de sódio? Obrigada!

    • Responder andreia Junho 6, 2015 at 12:14 pm

      Olá Paula! 1x por semana! :)

  • Responder Salete Ferreira Junho 6, 2015 at 12:42 pm

    Adoro as suas dicas!
    Obrigada

  • Responder Márcia Rodrigues Junho 8, 2015 at 10:56 pm

    Boa noite Andreia,

    Sigo há alguns dias o seu blog e estou a gostar bastante.

    Gostaria de pedir a sua ajuda no sentido de me aconselhar uma rotina diária de cuidados para a pele do meu rosto. Já experimentei inúmeros cremes e não consigo identificar-me com a maioria. Consegue ajudar-me? Tenho 32 anos, pele oleosa, com tendência para borbulhas e rosácea. Gostaria também de incluir um cuidado anti-rugas/anti-envelhecimento.

    Muito obrigada.
    Márcia Rodrigues

    • Responder andreia Junho 12, 2015 at 9:38 am

      Olá Márcia! Que cremes é que já usou e não gostou? O que é que está a usar agora? É só para tornar mais fácil aconselhar-lhe algo!

      • Responder Márcia Rodrigues Junho 13, 2015 at 11:08 pm

        Olá Andreia,

        Neste momento estou a usar Finacea, para as borbulhas, e Leti SR, para a rosácea. A limpeza faço com água micelar da avéne.Não estou a aplicar mais nada Este tratamento foi o dermatologista que prescreveu. No entanto, sinto que a minha pele precisa de mais alguma coisa. As borbulhas sinto realmente melhoria, mas quanto à rosácea..tem dias… Já usei avene, clinique, e não vejo grandes mudanças no aspecto da pele. Os poros muito dilatados, olheiras (já usei clinique creme de olhos e fiquei com alergia, nunca mais coloquei creme de olhos). Gostaria tambem de começar a actuar com um anti-rugas/anti-envelhecimento.

        Apesar de já ter experimentado alguns cremes, sinto que não tenho muita noção do que a minha pele precisa, e de como trata-la e mantê-la bonita. Confesso que tambem nunca lhe dei muita importancia para alem dos cuidados básicos. Precisava de uma ajuda/orientação.

        Desde já agradeço a sua (preciosa) ajuda.

        Obrigada,

  • Responder Márcia Rodrigues Junho 17, 2015 at 10:24 pm

    Olá Andreia, estive a ver as soluções que me apresentou. Queria fazer as seguintes questões:

    – vou experimentar o pigmentclar clar olhos. No entanto gostaria de saber se tem alguma actuação como anti- rugas no contorno de olhos, ou se no meu caso ainda não se justifica.
    -A Andreia menciona que não aconselha um anti-envelhecimento pelo facto de nao saber a minha idade. No entanto, faz referencia a 3 cremes anti-rugas. Sempre pensei que o creme anti rugas actua tambem como anti-envelhecimento, e vice versa. Se se justificar terei de usar os dois?

    Peço desculpa pela minha ignorancia:-)

    Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade.

    Obrigada.

    • Responder andreia Junho 18, 2015 at 5:14 pm

      Tem apenas ação preventiva. Se a Márcia ainda não tiver sinais de envelhecimento no contorno de olhos é uma boa opção. Se não tem o Neostrata Biónica olhos que tem ação anti-olheiras e ação anti-rugas e é excelente. Eu não aconselho nenhum em específico, porque de acordo com a sua idade, há uns mais adequados que outros. Por exemplo, os que dizem flacidez são mais adequados para alguém nos 40s e 50s que já tenha perda de flacidez e não se justifica serem usados mais cedo. Não, não precisa de usar os dois. Os anti-rugas são cremes anti-envelhecimento. No entanto há cremes anti-envelhecimento que a sua principal ação não é ser anti-rugas, mas reafirmante ou anti-oxidante, para quem apenas quer prevenir os primeiros sinais de envelhecimento. Espero ter ajudado. :)

  • Responder regina Junho 27, 2015 at 4:29 pm

    Olá Vi seu post sobre o bicarbonato de sódio e seu uso como clareador dos dentes e devo esclarecer como cirurgiã-dentista que os cristais que compõem o bicarbonato são muito grandes e irregulares, assim provocam desgastes excessivos do esmalte dentário, portanto não é recomendado seu uso.

    • Responder No Dezembro 14, 2015 at 12:20 am

      Então porque é que a grande maioria dos dentistas usam o jacto de bicarbonato de sódio como complemento das tartarectomias?

  • Responder Filipa W Setembro 29, 2015 at 7:06 pm

    Olá Andreia. Quais as quantidade p o banho detox?

    • Responder andreia Setembro 30, 2015 at 2:38 am

      Olá Filipa! 2 colheres de sopa!

    Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!