My Mood MyMacau

Ano Novo Chinês: tradições e superstições!

No dia 8 de Fevereiro começa o ano novo chinês. E se em Roma, sê Romano, é impossível viver em Macau, Hong Kong, Taiwan, China, sem nos envolvermos no Ano Novo Chinês. Até Lisboa está a preparar-se para as comemorações! Bem-vindo, ano do Macaco! [Os chineses acreditam que as pessoas do signo chinês Macaco terão um ano difícil por ser o seu ano!]  O ano novo chinês começa sempre na primeira lua nova do calendário anual, e por isso é que varia a sua data, consoante o ano. Os chineses são extremamente supersticiosos e ligam imenso aos símbolos e dão simbolismo a tudo, o que é extremamente curioso e interessante.

O que fazer antes do Ano Novo Chinês!

  • Limpar a casa. Fazer uma limpeza geral é fundamental para dar as boas-vindas ao novo ano! Limpar a casa significa limpar a má sorte e abrir a casa para um novo início! E nada de limpar a casa durante o início do novo ano, não vá a sorte e a fortuna varrer-se!  🙂
  • Comprar roupas novas. Alguém estava a precisar de uma razão para comprar roupa nova? Aqui está ela! Segundo as tradições, devemos acolher o novo ano com roupa nova, de preferência com cores vibrantes como o vermelho, para chamar boas energias e dar sorte!
  • Comprar Lingerie Vermelha. Aqui as Oysho, La Perla, Victoria’s Secret já entraram no mood! Tudo é vermelho nas lojas! Acredita-se que o vermelho afasta o azar e deve-se começar o ano com lingerie [e roupa vermelha]. Não custa nada tentar, certo?
  • Decorar a casa. A casa deve ser decorada com palavras em vermelho, com desejos para o ano novo chinês.  As tangerinas e as laranjas são um símbolo do ano novo chinês! A palavra tangerina têm um som parecido ao de sorte e laranja tem um som parecido com riqueza. Portanto, oferecer laranjas e tangerinas e tê-las em lugar de destaque em casa [pode ser uma árvore em miniatura também] é um símbolo de felicidade e prosperidade e traz também boa sorte.

O que fazer no Ano Novo Chinês!

  • Rezar nos templos! A maioria das pessoas vai até aos templos rezar e é usual queimarem incenso para terem sorte no novo ano.
  • Lançar foguetes e fogo de artifício. Quanto mais barulhentos, melhor e devem ser lançados a partir da meia noite!
  • Comer em família. O ano novo chinês é acima de tudo uma festa de família e de amigos. Por isso, a tradição é juntarem-se à mesa e comer iguarias deliciosas como dim sum, peixe [pois dá sorte começar o ano a comer peixe!]
  • Entregar pacotinhos com dinheiro, que se chamam Lai see. Usualmente são dados pelas pessoas casadas às crianças. É o chamado dinheiro da sorte! 🙂

As festividades terminam oficialmente na lua cheia, com o Festival das Lanternas. As famílias juntam-se para jantar e comer Dim Sum e depois saem para ver o fogo de artifício e o festival das lanternas. Algumas são penduradas, outras são soltas no ar e outras largadas ao rio.

Eu estou muito curiosa por vivenciar o meu primeiro ano novo chinês e perceber como é que por aqui se vivem estes dias! Por isso no meu Instagram nos próximos dias partilharei fotos desta altura do ano tão importante por aqui! Ficaram curiosos?

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

3 Comentários

  • Responder Pó de Arroz Fevereiro 1, 2016 at 5:08 pm

    Adoro, certos aspectos, da cultura oriental. Gostei de ler, super interessante 🙂
    Beijinhos <3

  • Responder raquel machado Fevereiro 2, 2016 at 1:09 am

    Gostei muito do artigo. Muito obrigada. Gosto muito de conhecer outras culturas e tradições.Que linda
    experiência para você.Um beijo e aproveite bem esse momento.

  • Responder Carolina Santos Fevereiro 2, 2016 at 11:33 am

    Um bom ano para ti amiga! É optimo saber que estás feliz 🙂

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!