My Wellness

Herpes labial: como tratar e evitar o seu reaparecimento!

 

Hoje vamos falar de herpes labial. Porque com o frio, vento, sol ou queimaduras solares em pessoas com o vírus latente é usual o aparecimento de lesões, especialmente se o sistema imunitário estiver enfraquecido. Por isso, hoje vamos falar do tratamento e de como evitar o reaparecimento!

O que é o herpes labial?

O herpes labial é provocado pelo Herpes simplex [HSVs] e causam lesões contagiosas que usualmente duram entre 7 a 10 dias. O vírus do herpes encontra-se latente, e é do equilíbrio entre o HSV e o sistema imunitário que determina o aparecimento de lesões.

Apesar de não ser um problema de saúde grave, o herpes labial é inestético, causa desconforto e pode ser problemático em pessoas com um sistema imunitário debilitado.

Como tratar!

  1. Usar pomadas retrovirais como o aciclovir [Zovirax ou genérico], penciclovir [Fenivir, ideal para quem o aciclovir já não resulta] ou pomadas como o Urgo Herpes Labial que forma uma película que isola e promove o tratamento da lesão herpética. Previne a erupção da lesão herpética, se usado no início do aparecimento da lesão e promove o tratamento da lesão herpética após a erupção.
  2. Usar gelo. O gelo é anti-inflamatório, reduzindo a dor e o inchaço e evita a progressão da lesão.
  3. Aplicar gel de aloe vera. O gel de aloe vera, pelo seu poder antioxidante e regenerador, ajuda a curar as lesões do herpes e a prevenir re-infecções.
  4. Usar pensos de silicone como Compeed penso herpes ou Zovirax penso herpes, pois disfarçam a lesão e aceleram a cicatrização.
  5. Pode ser usado retrovirais em comprimidos como o aciclovir ou valaciclovir em comprimidos em casos de pessoas com episódios muito recorrentes. O tratamento tem a duração entre 5 a 10 dias, deve ser iniciado o mais cedo possível e durante esse período não deve ser consumido álcool nem se fazer exposição solar. Este tratamento requer receita médica e não deve ser feito sempre que se tem um episódio de herpes.

Como evitar o re-aparecimento do herpes labial?

  1. Suplementar com vitamina C e zinco, pois estimulam o sistema imunitário e previnem infecções.
  2. Usar protetor solar. As radiações UV despoletam o herpes labial, bem como o frio e o vento. Por isso, hidratar bem a pele e os lábios é fundamental. E usar um creme labial com proteção solar!
  3. Lavar as toalhas a altas temperaturas e ter cuidado ao limpar o rosto quando se tem uma infecção herpética para que o herpes não passe dos lábios para o nariz ou olhos.
  4. Deitar fora a escova de dentes. Após uma lesão herpética trocar a escova de dentes porque esta pode estar infectada com o vírus, para prevenir futuras infecções.
Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

4 Comentários

  • Responder Day Fevereiro 22, 2016 at 10:50 am

    Ameeeeeeei!!!!
    Estou com uma nesse exato momento ??
    Obrigada por compartilhar Andreia ❤️
    Bjs

  • Responder Isy Fevereiro 22, 2016 at 3:03 pm

    Muito boas as dicas, dá sempre jeito saber!

    Bjxxx

  • Responder rimbaud26 Agosto 27, 2017 at 6:18 pm

    (…) eu sou um mártir deste vírus. Todos os anos tenho consideráveis lesões.
    Vou considerar as dicas sobretudo o gelo ás primeiras manifestações e o aloe como preventivo.
    Obrigado Andreia

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!