My Wellness

Como controlar as hormonas naturalmente?

Quem sofre ou sofreu de descontrolo hormonal sabe da dificuldade que é voltar a ter as hormonas sob controlo. Por isso, todas as ajudas são necessárias e é disso que vamos falar hoje!

Quais são alguns dos sinais de descontrolo hormonal?

  • Fadiga.
  • Acne, especialmente concentrado na zona do maxilar é um dos sinais.
  • Hirsutismo. O aparecimento de pêlos na face é outro dos sinais de descontrolo hormonal.
  • Dificuldade em adormecer.
  • Depressão e Ansiedade.
  • Queda de cabelo.
  • Dificuldade em perder peso

O que fazer para ajudar a controlar as hormonas?

  1. Fazer refeições de elevado teor proteico. Ovos, quinoa, salmão, frango são alguns exemplos de boas fontes de proteína, que ajudam na saciedade e no controlo hormonal.
  2. Ingerir boas fontes de gordura. As hormonas são sintetizadas a partir dos ácidos gordos, logo, é necessário incluir na dieta boas fontes de gordura, como o abacate, o óleo de coco, o azeite, o salmão e a sardinha e outros peixes gordos. A suplementação com ómegas-3 também é importante.
  3. Dormir mais e melhor. A qualidade do sono é fundamental, mas como as hormonal interferem com o sono acaba por ser um ciclo vicioso. Dorme-se pouco e mal por causa das hormonas e não se consegue controlar as hormonas porque não se dorme bem. Tentar dormir 8 horas e tomar um suplemento de melatonina pode ser uma das soluções.
  4. Não consumir muita cafeína. Beber muitos cafés ou outras bebidas com cafeína eleva os níveis de cortisol no sangue, que é a hormonal responsável pelo stress. Além disso, baixa os níveis das hormonas da tiróide! Um café por dia ou um chá verde e nada mais!
  5. Suplementar com vitamina D e Magnésio. Usualmente, quem tem um descontrolo hormonal tem os níveis de vitamina D e Magnésio muito baixos. Pedir ao médico assistente, análises aos valores de vitamina D3 é uma boa opção!
  6. Adicionar Maca aos batidos. A maca é um superalimento que ajuda no controlo hormonal, e melhora a síndrome pré-menstrual  e ajuda na saúde da pele e do cabelo. Além disso melhora o humor e dá energia.
  7. Fazer exercício físico. Deve-se preferir exercícios de baixa intensidade como yoga, caminhadas, pilates e deixar de lado planos de treino violentos.
  8. Não reutilizar garrafas de plástico nem aquecer a comida no microondas em recipientes de plástico. O plástico vai-se libertando das embalagens e é um disruptor hormonal. Eu uso sempre embalagens de vidro para a água e para guardar alimentos tanto no frigorífico como para aquecer no microondas.

Alguém tem mais dicas para partilhar? Eu poderia estar aqui a noite toda [sim, aqui já é noite] a escrever e a partilhar informação sobre hormonas, mas vamos manter o texto simples e conciso! Falem das vossas experiências nos comentários, porque aprendemos sempre tanto uns com os outros! <3

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

11 Comentários

  • Responder Sandra Abril 21, 2016 at 7:01 pm

    Descobri este blog recentemente e não podia deixar de dar os parabéns pela elevada qualidade dos seus posts. São extremamente interessantes, abordando os assuntos de forma tecnicamente muito completa e abrangente e simultaneamente clara e concisa, o que é raro encontrar na blogosfera.
    P.S. – Vou ter em atenção a utilização das embalagens de plástico e os suplementos de vitamina D e magnésio. Obrigada!

    • Responder andreia Abril 22, 2016 at 2:33 pm

      Obrigada querida Sandra! Um beijinho

  • Responder Ana Abril 22, 2016 at 4:13 pm

    Boa tarde Andreia,

    Mais uma vez os meus Parabéns, este artigo é excelente! Vou tentar evitar as garrafas de plástico! 🙂
    Obrigada!
    Beijinhos

  • Responder Ana Abril 24, 2016 at 10:15 am

    Gostei muito do post e bate certo com aquilo que eu sinto há umas semanas. Tenho notado mais pêlo na cara, mas o meu caso é um bocadinho diferente. Estou a tomar Eutirox há quase 3 meses e os valores ainda não estão estabilizados. Além todos os outros “problemas”, a minha cara tem sofrido muito… ? Continua o bom trabalho! Beijinhos

    • Responder andreia Abril 25, 2016 at 3:17 pm

      A tiróide mexe com tudo no organismo. Mas vai melhorar, Ana! 🙂 beijinho

  • Responder Mayara Mesquita Abril 28, 2016 at 2:57 am

    Achei seu blog em uma das muitas buscas sobre acne e estou adorando todos os posts!
    Muito boas essas dicas. Não sabia da Maca e nem das substâncias dos plásticos.
    Obrigada!

    • Responder andreia Abril 28, 2016 at 4:36 pm

      Obrigada Mayara!

  • Responder lili Agosto 6, 2016 at 6:17 pm

    Mais um artigo impecável.
    Adoro o blog pela qualidade, conhecimento científico, simplicidade e acima de tudo pela tranqüilidade que transmite.
    Beijinho

    ps. E as garrafas de aço inoxidavel que usamos no ginásio?

    • Responder Andreia Agosto 13, 2016 at 5:05 am

      Olá Lili,
      muito obrigada! As garrafas de aço inoxidável, não têm problema! beijinho

  • Responder Graça Torres Janeiro 31, 2017 at 5:11 am

    Querida Andreia, boa noite!

    Mais um artigo fantástico! Estou viciada no seu blog!!!! Adorooooo!
    Eu tenho Hipotireodismo e tomo levotiroxina sódica a 50 mcg. Notei que este ano ganhei alguns quilos e estou apavorada!!! Envelhecer faz parte, mas engordar aos 50 anos é uma loucura!!! Vi seus posts sobre o vinagre e gostei de saber que estou no caminho certo. Tomo um copo com duas colheres antes do almoço. Estou tomando vitamina D3 e pretendo comprar o Ômega 3. Estou a procurar por aqui uma marca que contenha mais quantidade de EPA e DHA, e sempre fico confusa. Poderia me aconselhar qual critério devo ter ao comparar as marcas de Ômega 3 em cápsulas no mercado? Obrigada sempre pela sua gentileza e ajuda!
    grande beijo!

    Graça

    • Responder Andreia Janeiro 31, 2017 at 2:44 pm

      Olá Graça! Obrigada! 🙂 200 mg de EPA ou DHA no mínimo, seria excelente! 🙂

    Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!