Beleza

Exposição solar: erros mais comuns!

A exposição solar é importante, pois melhora o humor, melhora a qualidade do sono e aumenta os níveis de vitamina D no organismo. No entanto, deve ser feita sempre em segurança. Eu vivo num sítio onde as pessoas evitam o sol ao máximo. Aqui as mulheres [e alguns homens] usam uma sombrinha com proteção UV sempre que andam na rua, para evitarem a exposição ao sol, porque aqui o ideal de beleza é sinónimo de pele muito clara. E como acho, sinceramente, que é no equilíbrio que está a virtude, decidi partilhar com vocês os erros mais comuns relativamente à exposição solar.

  • Beber álcool e expôr-se ao sol. As bebidas alcóolicas aumentam a probabilidade de escaldões, quando expostos ao sol. Por isso, as bebidas alcóolicas na praia devem ficar reservadas para o pôr-do-sol. Durante o dia, hidrata-se, mas bebendo apenas água.
  • Fazer exposição solar após uma cirurgia ou tratamento laser. Quem faz depilação a laser ou quem fez uma cirurgia deve evitar a exposição solar directa, de modo a que não fique com a cicatriz visível, no caso de uma cirurgia, e para não ficar com manchas ou alergia, no caso da depilação a laser.
  • Expôr os bebés ao sol. Infelizmente, continuamos a ver pais com crianças muito pequenas na praia, mesmo nas horas de maior calor. Os bebés só deverão ir à praia nas horas de menor calor e não devem estar expostos ao sol directo. Uma t-shirt larga de algodão, chapéu de abas largas e  protetor solar 50+, colocado meia hora antes, é fundamental.
  • Não colocar protetor solar porque o sol melhora o acne. Este é um daqueles erros mais comuns nos adolescentes, porque o sol seca as borbulhas. Mas o sol leva também a um espessamento da camada córnea,  que favorece a obstrução dos poros e a formação de comedões, o que no Outono leva a que o acne reincida de forma mais severa. Portanto, exposição solar com moderação e sempre com proteção solar.
  • Colocar perfume nas idas à praia. Os perfumes são fotosensibilizantes e podem levar a alergias solares e manchas. Uma alternativa são as águas perfumadas da Roger&Gallet, que por serem menos concentradas em fragrância são uma opção para quem não dispensa um aroma mesmo na praia. No entanto, quem tem tendência a alergias e a manchas, não deve usar fragrâncias durante a exposição solar.
  • Não ter em atenção que alguns medicamentos e cosméticos são fotossensibilizantes. A isotretinoína tem indicação para ser suspensa no Verão, bem como a hidroquinona em creme [despigmentante]. Por isso, muita atenção, com os medicamentos e cosméticos que usam para evitar manchas e alergias. Quem toma contraceptivos orais e outros medicamentos fotossensibilizantes, como antidepressivos e antibióticos deve ter um especial cuidado com a exposição solar.

Photo Credits: MacKenzin Martin

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

3 Comentários

  • Responder Maria Ana Agosto 15, 2016 at 9:29 pm

    Muito obrigada por esta útil informação sobre a exposição solar, muito interessante e útil.

  • Responder Marta Ferreira (a pele que habito) Agosto 15, 2016 at 11:43 pm

    Ainda na semana passada uma amiga me contou que viu dois pais a chegar à praia às 12:30 num dia de 37ºC com uma criança dentro de um ovo! Fico doente com estas coisas…
    Não sabia do efeito do álcool na sensibilidade da pele!

    • Responder Andreia Agosto 18, 2016 at 3:04 am

      É incrível como ainda vemos situações dessas com regularidade!

    Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!