My Wellness

Superalimentos que todos devemos conhecer!

Hoje vou falar de 5 superalimentos que pelas suas propriedades excepcionais têm inúmeros benefícios para a saúde. Podem ser tomados em comprimidos ou em pó, adicionados a smoothies e iogurtes. Curiosos?

Spirulina. A spirulina é uma alga natural, verde-azulada, que se encontra em água doce e morna. Muito rica em ferro, é ideal para quem sofre de anemia crónica ou para quem é vegetariano. Ao contrário do ferro em comprimidos, não causa prisão de ventre. É também muito rica em clorofila, ajudando a desintoxicar o organismo de metais pesados. Ajuda a baixar a tensão, a reduzir o colesterol e dá energia.

Chlorella. A chlorella é uma alga natural, verde-azulada, que ajuda na perda de peso, na desintoxicação de metais pesados e estimula o sistema imunitário. Ajuda a baixar a glicémia e o colesterol e tem um elevado poder antioxidante. É usada por quem faz radio e quimioterapia para ajudar a desintoxicar o organismo da radiação.

Maca. Proveniente do Peru, a maca ajuda a equilibrar as hormonas. É ideal para mulheres na menopausa, que sofram de ovário poliquístico ou de síndrome pré-menstrual. Ajuda também a dar energia, melhora o humor e a memória. Ajuda a baixar a glicémia e o colesterol.

Açaí. Proveniente do Brasil, as bagas de açaí são muito ricas em antioxidantes, o que é importante para a saúde da pele, mas também para estimular a memória e prevenir a inflamação. Ajuda na sensação de saciedade e estimula a perda de peso. Ajuda também na digestão e previne a obstipação. Ajuda a prevenir doenças cardíacas e a diabetes.

Matcha. É uma forma concentrada de chá verde, proveniente do Japão, que dá energia, ajuda na perda de peso, especialmente, da gordura que se acumula na zona abdominal. Previne o cancro e protege das radiações UVB. Ajuda na recuperação após o exercício físico.

Eu tomo regularmente chá Matcha, gosto de fazer chá frio usando apenas o pó e água fria. Gosto muito de misturar açaí com banana congelada no liquidificador, fica uma papa deliciosa, ideal para os dias em que queremos uma sobremesa doce! E vocês, costumam usar superalimentos na vossa alimentação?

Photo Credits: Brigitte Tohm

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

14 Comentários

  • Responder Margarida Castelar Agosto 8, 2016 at 10:50 am

    Bom dia Andreia. E onde posso encontrar esses super alimentos aqui em Portugal? Obrigada pelos seus artigos! Adoro ler! Beijinho

    • Responder Andreia Agosto 8, 2016 at 10:58 am

      Olá Margarida!
      Muito obrigada! O Celeiro tem todos, a Área Viva do Continente tem alguns e algumas farmácias também vendem. Beijinho

  • Responder aurora Agosto 8, 2016 at 3:26 pm

    Mais uma vez obrigada por este excelente artigo.

    Vou começar a usar estes alimentos.

    beijinho

  • Responder Sandra Gil Agosto 8, 2016 at 11:25 pm

    Adorei o artigo! O açaí fica bem com tudo, já os outros tenho mais dificuldade em descortinar como os incorporar na alimentação diária. Mas confesso que fiquei com curiosidade de experimentar o chá de matcha! Um beijinho!

    • Responder Andreia Agosto 13, 2016 at 5:01 am

      O chá de matcha é muito bom. E como é em pó, é excelente para o Verão, para fazer chá frio. Super prático! Eu gosto muito de spirulina e chlorella, mas só consigo tomar em comprimidos, em pó acho que é muito forte. A maca se misturada no batido ou no iogurte, também não fica mal! Beijinho

  • Responder Sofia Borges Agosto 9, 2016 at 10:23 am

    Olá Andreia. Adorei o post sobretudo quanto aos benefícios para diminuir o colesterol que é um problema do meu marido. Obg. Até breve

  • Responder Julieta Fernandes Agosto 9, 2016 at 11:51 am

    Olá Andreia!!! Mais uma vez obrigada pelas excelentes dicas, no meu caso aplicam-se na totalidade! Estou quase na menopausa, tenho anemia e dificuldade em controlar o peso…muito e muito obrigada, bjs.

  • Responder Joana Mascarenhas Agosto 9, 2016 at 12:40 pm

    Sou grande fã de açai e de chá Matcha. Super saudavél ! Adorei o blogue!Parabéns!!
    🙂
    beijinho
    http://mustbepink.blogspot.com/

    • Responder Andreia Agosto 13, 2016 at 4:59 am

      Obrigada Joana! Beijinho

  • Responder Sheyla Gomes Agosto 9, 2016 at 7:44 pm

    Excelente post informativo Andreia! ???
    Sou brasileira e não conhecia alguns dos alimentos citados, exceto o açaí que é bem popular por aqui. Mas o fato do açaí ajudar na perca de peso pra mim foi uma surpresa. Aqui no Brasil ele é considerado bem calórico e seu consumo é feito com moderação! ??

    • Responder Andreia Agosto 13, 2016 at 4:57 am

      Olá Sheyla! O açaí é calórico quando consumido em xarope. Se for apenas o pó de açaí puro não engorda. 🙂

  • Responder Vanessa Alcântara Agosto 23, 2016 at 3:02 pm

    Olá Andreia. Você tem alguma indicação de suplemento para a pele? Tenho 34 anos e ainda sofro com acnes, acredito que seja hormonal, pois já tratei de endometriose. Obrigada!

    • Responder Andreia Setembro 5, 2016 at 7:50 pm

      Um suplemento de zinco é bom para combater a acne e um suplemento de maca porque ajuda a regular as hormonas.

  • Responder Maia Oliveira Setembro 28, 2016 at 8:37 pm

    Boa dica. Irei utilizá-los no meu dia á dia.Obrigada!

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!