Beleza

Adapaleno: o que é?

adapaleno

Hoje venho falar de um retinóide muito conhecido, o Adapaleno, que é o primeiro retinóide que vai passar a poder ser vendido sem receita médica nos EUA, devido ao facto de ser muito seguro. Já está no mercado há bastantes anos, e a maioria das pessoas, seja em Portugal ou no Brasil, conhece-o por Differin. Vamos conhecê-lo melhor?

Adapaleno: o que é?

É um derivado da vitamina A e um retinóide de terceira geração da família do retinol e treinoína.  Tem propriedades exfoliantes e anti-inflamatórias e impede a formação de comedões. Melhora também a vermelhidão, pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Ajuda a fechar e a limpar os poros.
O adapaleno foi desenhado para maximizar os efeitos anti-acne dos retinóides e minimizar a inflamação associada aos mesmos. Além disso, não é fotosensível como o retinol ou a tretinoína.

Para quem?

Para quem sofre de acne e tem a pele sensível e não tolera retinol ou tretinoína. Pode também ser usado na prevenção dos sinais de envelhecimento como rugas, rídulas e manchas.

Usualmente os resultados começam a ser visíveis ao fim de 2 meses.

Como usar?

Aplicar 1 vez por dia antes de deitar. Em peles muito sensíveis aplicar em noites alternadas ou 3x por semana. É fundamental usar protetor solar todos os dias.

Em Portugal existe com o nome de Differin  e em creme de 30 g que custa 5,89€ e em gel de 60g que custa 11, 63€.

 

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

17 Comentários

  • Responder Daniela Outubro 31, 2016 at 11:31 am

    Olá Andreia. Este artigo veio mesmo a calhar. Já usei kretel no ano passado e differin há uns anos atrás. Na altura não tinha linhas de expressão vincadas na testa mas ultimamente teimam em aparecer. Acho que tive melhores resultados com o differin no sentido de impedir as manchas/cicatrizes causadas pelo acne.Acha que teria bons resultados nas linhas de expressão da testa e ao redor da boca? Atualmente uso de manhã o c-vit da sesderma, e à noite bioderma ácido glicólico (4em4semanas) e de seguida aqualia termal (recomendado por si, gosto muito!).
    Obrigada e um beijinho.

    • Responder Andreia Novembro 1, 2016 at 5:42 pm

      Olá Daniela! Pode usar sim nas linhas de expressão! Use antes do vichy aqualia thermal! Grande beijinho :)

  • Responder Margarida Castelar Novembro 1, 2016 at 12:05 pm

    Olá Andreia! Adoro os seus artigos!
    Neste momento estou a usar o Ketrel com o Bepanthene. Será que posso usar o Differin em dias alternados? Qual o mais forte para combater rugas e linhas de expressão? Ou devo fazer uns meses um e outros meses outro? E de manha, o que devo usar?
    Obrigada ?

    • Responder Andreia Novembro 1, 2016 at 5:39 pm

      Olá Margarida!
      O kétrel é mais forte. se está a dar-se bem, pode continuar. Não aconselho a usar os dois em simultâneo! De manhã deve usar um creme reparador como o Endocare gel ou Purpura Ioox.

  • Responder Ana Novembro 2, 2016 at 2:08 pm

    Para linhas de expressão já instaladas, qual o melhor? Este o Ketrel? PS: Uso o Ketrel em dias alternados pois tenho pele sensível. A não ser descamação da pele, não vi mais nenhum efeito relevante. Uso a seguir ao Ketrel o Ciclapast Baum B5 e na manhã seguinte o Endocare gel. Tenho 35 anos e pele mista.

    • Responder Andreia Novembro 21, 2016 at 5:06 pm

      Se tem a pele sensível, este é mais aconselhado, Ana!

  • Responder Luzia Novembro 3, 2016 at 2:45 am

    Olá Andreia! Adorei a matéria!
    Sou fã do seu blog há tempo e sempre aprendo muito contigo.
    Agora queria pedir uma ajudar, se possível.
    Tenho 31 anos e uma pele super oleosa, com tendência a acne e rosácea (controlada, mas com alguns vasinhos aparentes) e estou começando a ter rugas – além de tudo!
    Estou usando adapaleno (Deriva C Micro) há uns 2 ou 3 meses e notei uma redução excelente na acne. Mas não notei nenhuma melhora com relação às linhas de espressao e manchas. Cada vez que sai uma espinha fico com uma mancha escura no lugar.
    Antes do adapaleno eu usei por uns 8 meses Azelan. Eu gostava do fato de ele clarear mais a pele, mas quando parei o anticoncepcional ele não conseguiu segurar a acne e, então, a dermatologista recomendou que eu o trocasse pelo adapaleno.
    Tenho vontade de usar o Azelan de manhã e o adaleno a noite, mas morro de medo de ficar com a pele muito sensível e irritada. Por isso nunca tentei!
    Tentei usar algumas vezes de manhã um gel antiage (Ivy c) que a dermatologista me passou, mas toda vez que uso me surgem espinhas novas. Não deveria, em função de ser um serum tipo gel, mas isso sempre acontece.
    Gostaria de ver se tu poderia me orientar sobre o que eu poderia usar além do adapaleno para reduzir as manchas e rugas que não piorasse a oleosidade.
    Antes de usar o adapaleno lavo o rosto com o sabonete líquido para peles sensíveis e oleosas da la roche e uso um demaquilante para pele oleosa da avene. Durante o dia uso apenas o protetor solar 30 com cor da roc. Não estou usando nada na area dos olhos.
    Desde já, agradeço pela atenção.

    • Responder Andreia Janeiro 17, 2017 at 3:34 am

      Olá! Pode experimentar o Redermic R da LRP à noite e usar em noites alternadas com adapaleno. E de dia devia usar algo como o Slow Age da Vichy antes do protetor solar!

  • Responder Thayná Novembro 5, 2016 at 9:08 am

    Olá Andreia.
    Acabei de conhecer o seu blog pesquisando sobre manchas. Seus artigos são ótimos e você tem um rico conhecimento. Obrigada por compartilhar neste blog!
    Beijos do Brasil ????

    • Responder Andreia Novembro 6, 2016 at 4:04 pm

      Obrigada Thayná! :) Beijo de Macau

  • Responder Conceição Frade Novembro 5, 2016 at 9:04 pm

    Olá Andreia,
    Estou a usar o ketrel a cerca de um ano e tem dado um bom resultado, gostaria agora de passar para a tretinoina 0,1 por cento, poderia indicar-me o nome do produto em Portugal

    • Responder Andreia Novembro 6, 2016 at 4:03 pm

      Não está disponível em Portugal nessa concentração, Conceição. :(

  • Responder Fátima Novembro 7, 2016 at 4:57 pm

    Olá Drª. Andreia,
    Para pele com manchas e rosácea (muito leve) qual teria maior propriedade anti-inflamatória: o Differin ou o Finácea?
    Obrigada.

    • Responder Andreia Novembro 19, 2016 at 5:28 am

      Olá Fátima, eu diria o Finácea, mas as peles reagem de forma diferente. Experimente primeiro o Finácea! Beijinho

  • Responder thefreevolous Março 8, 2017 at 2:06 am

    Olá! Gostava de saber se o Differin cá é de venda livre ou se, à semelhança do Ketrel, teria de ir a uma consulta de dermatologia para conseguir receita. Obrigada.

    • Responder Andreia Março 10, 2017 at 4:30 am

      Só perguntando numa farmácia, mas penso que já é de venda livre!

  • Responder Helena Isabel Março 11, 2017 at 1:04 am

    Olá Dra. Andreia,
    Tenho a pele muito oleosa e claro com alguma acne, mas não muita. O meu dermatologista receitou-me Acnatac e desde então já o utilizo à cerca de 4-5 meses. Não me apareceram mais borbulhas inflamadas mas ainda agora não me consigo livrar de pequenas manchas vermelhas que me surgem no rosto (não são borbulhas, apenas parecem manhas vermelhas secas). Outra das coisas que não desaparece são os comedões ao longo da testa. Relativamente à pele oleosa estou a tomar Zinox mas ainda continuo a ter excesso de sebo principalmente na testa e queixo. Recentemente, o meu dermatologista prescreveu-me o Differin Adapaleno 0,1% mas estou com receio de começar o tratamento, uma vez que receio voltar a ter a acne que tinha.
    Acha que deva avançar? E o Differin resolverá estes meus ainda problemas?
    Obrigada.

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!