Beleza

Niacinamida, um activo estrela da dermatologia!

emmawatson

A niacinamida, também conhecida por nicotinamida, é uma forma aminada da vitamina B3. É um dos activos estrela da dermatologia, sendo utilizada há mais de 40 anos para vários tratamentos dermatológicos desde o melasma, acne, dermatite atópica e rosácea. Nos últimos tempos, existem estudos que demonstram o seu papel na prevenção do envelhecimento cutâneo e na proteção dos raios UV. Vamos saber mais?

Os efeitos no organismo podem ser explicados pelo seu papel em modular a inflamação e por estar envolvida na reparação do DNA. Além disso, reforça a barreira da pele e inibe a transferência de melanina dos melanócitos para os queratinócitos. O que isto significa na verdade? Diminui a formação de manchas, diminui a inflamação presente em dermatites e rosácea e protege a pele do stress oxidativo. Por outro lado, a niacinamida diminui a secreção de sebo, tem um efeito inibidor das bactérias presentes no acne e diminui a inflamação presente em estados acneicos.

Niacinamida, um aliado no tratamento de:

  • Rosácea
  • Acne
  • Prevenção do envelhecimento cutâneo
  • Manchas e melasma
  • Dermatite atópica

Como usar?

Pode ser usado de manhã e à noite, pois não é fotosensível. Produtos com altas concentrações de niacinamida não devem ser usados em simultâneo com vitamina C, por risco de incompatibilidades. Portanto, se usarem vitamina C de manhã, usem niacinamida à noite ou vice-versa.

Produtos!

  • Skinceuticals – Metacell renewal B3. Com 5% de niacinamida, combinada com um tripéptido concentrado a 2,5% e 15% de glicerina. É um hidratante diário corretivo que corrige visivelmente a aparência dos sinais de fotoenvelhecimento precoce, para aclarar a tez, reduzir as rugas e vermelhidão, para além de reforçar a elasticidade à superfície, e corrigir o grão da pele. Podem comprar este produto aqui.
  • The Ordinary Niacinamide 10% + Zinc 1%. Com 10% de niacinamida, combinada com zinco, o que aumenta o seu efeito anti-inflamatório, levando a que seja muito adequado para quem sofre de acne ou/e rosácea. Podem comprar este produto no site da The Ordinary.
  • NeoRetin Sérum Despigmentante. Com 4% de niacinamida, combinada com dois retinóides e ácido kókico e salicílico para diminuir manchas e uniformizar o tom de pele.
  • Dr. WU Soothing Moisture Capsule Mask. A sua alta concentração em niacinamida e vitamina B5 leva a que hidrate e suavize a pele seca e irritada, tornando a pele suave.  O Tinocare GL retém a hidratação para uma hidratação duradoura. A niacinamida tem propriedades anti-inflamatórias que ajuda a suavizar e a promover a regeneração da pele. Ajuda também a clarear manchas de pigmentação e a melhorar a barreira da pele. A vitamina B5 evita as perdas de água pela pele, levando a que fique mais suave e elástica. Podem comprar este produto no site da asanASIAN.
Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

23 Comentários

  • Responder Ana Samuel Março 27, 2017 at 11:57 am

    Sempre úteis os seus posts Andreia. Muito obrigada

    • Responder Andreia Março 27, 2017 at 4:40 pm

      Obrigada Ana!

  • Responder luisa Março 27, 2017 at 12:45 pm

    Obrigado mais uma vez. São sempre úteis

    • Responder Andreia Março 27, 2017 at 4:26 pm

      Obrigada Luísa!

  • Responder cristina Março 27, 2017 at 1:30 pm

    Olá Andreia. Estou a usar o Redermic à noite e de manha o pigmentclar.(tenho melasma na zona do buço). Aconselha o uso de alguns destes produtos?

    • Responder Andreia Março 27, 2017 at 4:39 pm

      Pode usar o sérum da The Ordinary, por exemplo de manhã. Ou usar esta máscara 1x por semana!

      • Responder Cristina Março 27, 2017 at 8:55 pm

        Obrigada Andreia. Costumo comprar as máscaras no asanasian e adoro. Ainda não tinha experimentado essa.na próxima encomenda já a mando vir juntamente com as dos olhos que ainda não experimentei. Para além das máscaras aconselha algum produto para as olheiras que nunca me largam ?

        • Responder Andreia Março 28, 2017 at 2:58 am

          Olá Cristina! Fico muito contente de saber que adora as máscaras do asanASIAN. O tipo de motivação que não me deixa desistir! :) Para as olheiras, aconselho o sérum Sesderma K-vit anti-olheiras. :)

  • Responder Laura Março 27, 2017 at 1:49 pm

    Andreia, e a interação entre a Niacinamida e ativos como o ácido lático e o ácido azelaico?

    Eu uso Niacinamida de manhã, seguida de ácido hialurónico (The Ordinary)… e depois hidratante e protetor solar. À noite uso apenas ácido hialurónico.
    Queria introduzir o ácido lático e/ou o azelaico, para uma esfoliação mais química. Como posso introduzi-los?

    Obrigada e bom trabalho!

    • Responder Andreia Março 27, 2017 at 4:25 pm

      Olá Laura. E melhor usar o ácido lático ou azelaico à noite. Passado meia hora pode aplicar ácido hialurónico.

  • Responder alexandrina Morais Março 27, 2017 at 5:20 pm

    Bom Dia Andreia! já experimentou algum destes produtos? achei o site da The Ordinary muito interessante,ha varias opções de séruns e ácidos…talvez pudesse partilhar a sua experiencia com alguns deles. muito obrigada.

    • Responder Andreia Março 28, 2017 at 2:55 am

      destes produtos, só experimentei a máscara da Dr.Wu, que é fantástica! Já explorei o site da The Ordinary, mas não comprei nem experimentei nada.. quando o fizer, partilho, claro! :)

  • Responder Lurdes Gomes Março 28, 2017 at 9:01 pm

    Bom dia
    Mandei vir o the ordinery niacinamida e o retinol advence. Posso usar estes produtos juntamente com os da filorga que uso regularmente?
    Obrigada por partilhar a sua experiência e conhecimentos.

  • Responder Maria Camacho Março 28, 2017 at 10:26 pm

    A gama Sebiaclear da SVR também tem Niacinamida na sua composição! Parabéns pelo blog. Beijinho.

  • Responder Graça Torres Março 29, 2017 at 8:19 pm

    Boa tarde Andreia!

    Como sempre seus posts são muito enriquecedores! Obrigada por ser sempre gentil e acessível!

    Preciso que me ajude com uma indicação de gel refrescante (para manipular ) afim de acalmar minhas pernas pós depilação com cera.

    Obrigada de coração!

    Graça Torres

  • Responder Alessandra Cristina Março 29, 2017 at 8:40 pm

    Oi Andreia ! 😇como sempre com matérias q sempre estamos precisando !!!! The ordinary eles entregam no Brasil sabe me dizer ? Não tenho experiências com aids estrangeiros desse tipo ! Dúvida !!! E aproveitando te mandei dois comentários um na página da Ampolas de Vitamina A e E e o outro na Creme para zona do Pescoço já faz algum tempo ! Como estou te aguardando resolvi aproveitar e te perguntar também isso !!!Nao sei se viu ainda ou deu algum problema no seu servidor quando puder me de um ok! Muito obrigada Andreia !!! Boa semana 😘

  • Responder Paula Março 31, 2017 at 11:27 pm

    Boa noite! Estou a usar o skinoren à noite a conselho do dermatologista até acabar a embalagem. Posso usar o niacinamide da the ordinary de manhã? Também tenho uma embalagem de azelaic acid da ordinary, daqui a quanto tempo, depois de acabar o skinoren, poderei usar? Obrigada! Fará mal usar um creme por cima do skinoren? É que sinto a pele a repuxar e até tenho colocado o neostrata biónica creme anti rugas; será prejudicial juntar estes dois?

    • Responder Andreia Abril 13, 2017 at 1:21 pm

      Olá Paula, convém usar mesmo um creme por cima do Skinoren ou uma máscara hidratante como a que falei no especial de Abril, a Laneige sleeping mask. Pode usar o Neostrata Biônica desde que deixe meia hora de intervalo entre a aplicação dos dois!

  • Responder Paula Abril 1, 2017 at 7:07 pm

    Posso usar a seguir ao skinoren, à noite(conselho do dermatologista), seguido do biónica neostrata e depois aplicar o óleo rose hip seed oil da the ordinary, e de manhã usar o niacinamide 10% da the ordinary? Obrigada

    • Responder Andreia Abril 2, 2017 at 1:54 pm

      Sim, Paula! :)

  • Responder Paula Abril 2, 2017 at 10:30 pm

    Obrigada, Andreia! Tem-me ajudado muito!
    já comprei o endocare gel para experimentar!

  • Responder Susana Abril 3, 2017 at 11:29 am

    Ola Andreia! Desde já deixe-me dar-lhe os parabéns pelo blog.
    Estou a usar o acido azelaico e o niacinamida ambos da the ordinary à noite e de manhã o vitamina C também da the ordinary e a seguir o slow age da vichy. Durante o dia uso protetor solar 50. Tenho feito este tratamento há mais ou menos duas semanas mas estou agora a começar a sentir um ardor em algumas zonas do rosto. Será que devo parar de usar algum dos cremes? A minha pele e mista com poros dilatados e com alguma rosácea e alguma acne.
    Agradeço-lhe desde já.

    • Responder Andreia Abril 3, 2017 at 12:16 pm

      Experimente a usar o ácido azelaico em noites alternadas, Susana. Se mesmo assim não melhorar, use a vitamina C também em manhãs alternadas! :)

    Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!

    Já conheces a minha loja online?