My Beauty

Como proteger a pele do sol da melhor forma?

Estamos na altura ideal para preparar a nossa pele para o Verão, não é verdade? E apesar da maioria de nós gostar de uma boa tarde de praia ou de passear ao sol nada melhor do que fazê-lo de forma a que a nossa pele não sofra danos como manchas, rugas ou alergias! 

    1. Quem sofre de alergias solares deve usar um suplemento alimentar para alergias solares. Um dos meus preferidos é astaxantina a 12 mg. A astaxantina é o antioxidante mais potente presente na natureza. Reduz as rugas e diminui as manchas da pele e protege a pele dos raios UV. Para além disso, melhora a visão e a acuidade visual e diminui a fadiga ocular, que usualmente se manifesta por vermelhidão. A astaxantina não absorve a luz solar, logo, não é um protetor solar, mas tem um efeito protetor em relação aos raios UV. Os estudos indicam que a pele torna-se menos sensível ao sol, quando se faz suplementação com este antioxidante.
    2. Usar protetores solares com filtros físicos. Quem tem a pele muito sensível ou tendência a manchas deve usar protetores físicos ou protetores que combinem filtros físicos e químicos. Como exemplo de excelentes protetores solares, temos o Shiseido Expert Sun Aging Protection Lotion SPF50 WETFORCE, ideal para quem faz desporto ao ar livre porque é muito resistente à agua e à transpiração, ISDIN FotoUltra Solar Allergy para quem sofre de alergias solares e ISDIN FotoUltra Spot Prevent 100+ [o meu preferido] para quem sofre de manchas ou melasma. Nós na Europa, temos a sorte que os protetores solares europeus são de muito melhor qualidade e mais eficazes do que os americanos! Por isso privilegiem marcas europeias ou asiáticas!
    3. Usar produtos antioxidantes como a vitamina C antes da exposição solar! É um anti-oxidante fortíssimo e poderoso e previne o foto-envelhecimento. Protege da formação de radicais livres devido ao stress oxidativo, que resulta do stress, poluição, tabaco, radiação UV, que são responsáveis pelo aparecimento de rugas. Logo, deve ser usado de manhã! Na minha opinião, deve ser usada todo o ano!
    4. Usar chapéu e óculos de sol. Aqui na Ásia, especialmente na Coreia e Japão, as mulheres e alguns homens usam sombrinha com proteção UV para evitar ao máximo a exposição solar. O objetivo é protegerem-se do envelhecimento cutâneo e fundamentalmente manterem a pele o mais branca possível, que é um símbolo de status e beleza. Não digo para usarem sombrinha, mas nada como um chapéu de abas largas para dar estilo enquanto nos protege! 🙂
    5. Evitar produtos demasiado agressivos e fotosensibilizantes durante o Verão. A tretinoína, a hidroquinona, os peelings de gabinete, devem ser reservados para os meses com menor exposição solar, pois corre-se o risco de ter-se o efeito contrário ao desejado e piorar manchas e a sensibilidade da pele.
    6. Usar produtos reparadores após a exposição solar. O meu preferido para o corpo é o Posthelios, que é super fresco e acalma e nutre a pele. Ideal como creme de corpo no Verão devido ao seu efeito muito fresco! Para o rosto, o meu preferido é a Laneige Sleeping mask. Contém ácido hialurónico que ajuda a pele a manter a hidratação. Contém água mineral, extratos de prímula noturna [Evening Primrose] e alperce que fornecem minerais à pele, ajudando a suavizar e reparar a pele. Muita fresca, gosto de lhe misturar 2 gotas de óleo essencial de incenso para uma ação poderosa de anti-envelhecimento. É o produto ideal para quem precisa de uma hidratação extra e pode ser usada até em peles normais ou mistas!
    7. A hidratação é fundamental. Para isso, para além de beber muita água, eu gosto de ter na carteira um spray de água termal. Refresca, hidrata e acalma a vermelhidão, que muitas vezes surge com a exposição solar. Ideal para levar para a praia ou num passeio pela cidade!

Estas são as minhas dicas para vivermos o Verão e os dias de sol da melhor forma! Se nos protegermos convenientemente nos dias em que a exposição solar é extrema, teremos menos com que nos preocuparmos após o Verão! 😉

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

28 Comentários

  • Responder Ana Abril 24, 2017 at 10:37 am

    Olá, Andreia, bom dia,

    Muito obrigada, antes de mais, pela frequência e conteúdo informativo dos posts e do blog! 🙂 São sempre muito úteis.

    Aproveito para perguntar qual o suplemento (marca) indicado para tomar astaxantina.

    Obrigada,
    Ana

    • Responder Andreia Abril 24, 2017 at 1:46 pm

      Em Portugal, talvez a marca mais fácil de encontrar seja a Solgar, mas veja no Celeiro se têm mais alternativas!

  • Responder Ana Abril 24, 2017 at 10:42 am

    Ah, já vi que tem outro post precisamente sobre a astaxantina e forma de tomar : http://mybeautyprescription.com/2015/10/astaxantina-e-a-pele/ 🙂

    • Responder Andreia Abril 24, 2017 at 1:45 pm

      Tenho sim! 🙂

  • Responder Ana Abril 24, 2017 at 11:16 am

    Bom dia Andreia,

    Parabéns por mais um artigo excelente. Gostava de perguntar apenas qual a melhor forma de adquirir a astaxantina? Nas farmácias? Obrigada pela atenção e por favor continue com estes artigos maravilhosos.
    Beijinhos,

    Ana

    • Responder Andreia Abril 24, 2017 at 1:45 pm

      Olá Ana, nas farmácias ou no Celeiro. Costumam ter da marca Solgar, por exemplo! 🙂

  • Responder Paula Abril 24, 2017 at 11:40 am

    Eu já tenho para usar o endocare gel que me recomendou uma vez, creio que tem vitamina c. Aconselha também o uso de um sérum de vitamina c ou até das ampolas da martiderm ou cliq one?

    • Responder Andreia Abril 24, 2017 at 1:43 pm

      Tem vitamina E, Paula, logo tem todo o interesse em usar um sérum de vitamina C altamente concentrado. Tenho neste momento a decorrer na minha loja online asanASIAN, uma seleção especial de Abril que inclui um excelente sérum de vitamina C a 20% mas neste momento o stock é mesmo muito limitado e estamos nos últimos dias! E demora 2-3 dias a chegar a sua casa!
      https://www.asanasian.com/produtos/ost-vitamin-c20-serum-30ml/

  • Responder Julieta fernandes Abril 24, 2017 at 8:14 pm

    Boa tarde!
    !
    Apenas quero deixar aqui os meus sinceros agradecimentos pelas “grandes” dicas neste artigo!
    Adoro o verão e o sol, mas a minha pele, apesar de todos os cuidados, fica com manchas… todas
    as dúvidas foram sendo esclarecidas à medida que lia os comentários anteriores.
    Obrigada pela atenção e continue a proteger-nos…
    Beijinhos,
    Julieta

    • Responder Andreia Abril 25, 2017 at 7:03 am

      Obrigada Julieta! Beijinhos 🙂

  • Responder Lu Abril 25, 2017 at 5:38 pm

    Boas dicas, como é habitual.
    Tenho uma dúvida: os suplementos alimentares poderão ter algum efeito nocivo, sobretudo se conjugados com outra medicação ou mesmo outros suplementos? Convém sempre procurar opinião de um médico ou farmacêutico, certo?

    Dica para quem anda à procura de Kefir:
    https://www.celeiro.pt/produtos/4282-kefir-21-gramas-kg-a-vogel

    Obrigada e beijinhos

    • Responder Andreia Abril 26, 2017 at 2:58 am

      Obrigada Lu, por essa dica! 🙂

      Convém sempre pedir informação a um médico ou farmacêutico, nomeadamente há alguns suplementos que não devem ser tomados à mesma hora! Beijinho

  • Responder Ana Samuel Abril 25, 2017 at 7:20 pm

    Cara Andreia onde posso encontrar a astaxantina a 12 mg em Portugal?
    Obrigada por toda a informação que proporciona!

    • Responder Andreia Abril 26, 2017 at 2:54 am

      Olá Ana! Por acaso, achava que seria fácil de encontrar mas só encontro da prozis e da solgar a 5mg. Nesse caso, deve-se tomar 2 cápsulas! 🙂

  • Responder paula noronha Abril 26, 2017 at 12:31 pm

    Olá Andreia, obrigada por mais um post fantástico! 🙂 Por orientações que li aqui no seu blog, passei a utilizar sempre de manhã, antes do creme hidratante, a vitamina C através do serum Ferulac da Sesderma. Mas sempre pensei que quando fosse para a praia, não o deveria colocar antes do protector porque talvez o sol não fizesse boa reacção à vitamina C….(?) estou errada então? Pelo que percebi aqui neste post, a Andreia sugere que utilizemos essa vitamina antes do protector, na exposição solar, é isso? Agradeço o esclarecimento. Obrigada. Vou também cuscar o serum que comercializa da asanASIAN a 20% vitamina C. Parece muito interessante.

    • Responder Andreia Abril 26, 2017 at 4:42 pm

      Sim, aliás neste momento já existem protetores solares no mercado com antioxidantes como vitamina C e E. Mas mais importante que isso, é mesmo usar todos os dias! 😉

      • Responder paula noronha Abril 26, 2017 at 5:19 pm

        UAU! Não sabia Andreia 🙂 Por acaso ia comprar (tb por sugestão aqui no blog) o ISDIN Fusion Fluid 50 mineral, pois tenho pele sensivel, mas agora que me fala nisso, sugere algum? 🙂 Aproveito para lhe dizer que acabei também por encomendar o serum 20% vitamina C da asanASIAN. Estou curiosa! 🙂

  • Responder Cristina Abril 27, 2017 at 7:03 pm

    Olá Andreia. Tenho melasma e uso o Heliocare 360 gel, todos os dias sem exceção à bastante tempo. Como está a acabar e depois de ler o artigo aconselha que o troque pelo ISDIN Fotoultra spot?

  • Responder Cássia Abril 30, 2017 at 8:38 pm

    Andreia querida, obrigada pelas dicas excelentes, sempre!

    Gostaria de confirmar se posso fazer esta fórmula manipulada com estas porcentagens: ácido felúrico 5%, vit. C 20%, vit. E 1% e sérum de oliva qsp, gel 30g? Porque ouvi falar que é maravilhosa, mas não sei se a porcentagem de cada produto é a correta!

    Abraço grande querida e muito obrigadaaaaaaa, q Deus te cubra de sabedorias e bênçãos!!

    • Responder Andreia Maio 1, 2017 at 11:24 am

      Sim, a percentagem está correta, Cássia! 🙂 Beijinho

  • Responder Marisa Maio 2, 2017 at 1:29 pm

    Olá boa tarde, para quem tem rosácea pode usar o sérum de vitamina C da Asanasian??
    Obrigada

    • Responder Andreia Maio 2, 2017 at 1:57 pm

      Olá Marisa,
      não aconselho porque a concentração de vitamina C é muito alta. Mas quem tem rosácea, pode usar os séruns do Especial Maio asanASIAN! 🙂

  • Responder Marisa Maio 8, 2017 at 1:20 pm

    Obrigada Andreia, já vi os séruns, penso que o mais adequado seja o mizon snail repair.

    • Responder Andreia Maio 8, 2017 at 3:54 pm

      Se a maior preocupação é a vermelhidão, o Mizon Snail Repair é o mais adequado! 🙂

  • Responder Ana Maio 14, 2017 at 12:16 pm

    Olá Andreia,

    Apenas mais uma questão, no caso de não ter alergias solares e querer tomar o suplemento de astaxantina, recomenda tomar um comprimido de 5mg diariamente ou 2 comprimidos por dia?
    Obrigada pela atenção.
    Adoro os artigos e já encomendei da AsanAsian e correu tudo de forma excelente!
    Por favor continue.
    Beijinhos

    • Responder Andreia Maio 15, 2017 at 4:23 am

      2 por dia, Ana! Muito obrigada pelo feedback da asanASIAN, o objectivo é ter cada vez mais produtos disponíveis! 🙂

  • Responder Maria Ribeiro Junho 2, 2017 at 10:49 am

    Bom dia Andreia,
    No último ano tenho usado religiosamente protector solar na cara durante o ano todo (tenho usado o da vichy matificante por não deixar a pele godurosa, spf 30 no inverno e 50 na primavera/verão). Continuo a notar o aparecimento de manchas pequenas acastanhadas na cara. Já usei o sérum vinoperfect da Cudalie para ajudar a combater o aparecimento das manchas e, apesar de saber que não fazem milagres, não notei nenhuma diferença tanto nas que já tinha como nas que apareceram, pelo que quando terminou não voltei a comprar. Não sei se voltar a tentar outro produto específico para manchas. Aconselha algum?
    Obrigada!

    • Responder Andreia Junho 3, 2017 at 6:00 am

      Olá Maria,
      o segredo é mesmo evitar a exposição solar ao máximo. Porque mesmo usando protetor solar, os raios solares acabam por penetrar na pele. Deverá usar um sérum de vitamina C todo o ano e se quiser um produto específico para manchas aconselho o PigmentClar sérum, que pode ser usado 2x ao dia. Não faz milagres, mas nota-se alguma diferença! 🙂

    Deixar uma resposta