Beleza

Cosméticos na gravidez: o que usar!

Uma das maiores preocupações de quem está grávida relativamente à cosmética é o facto de ter dúvidas se pode ou não usar os produtos que habitualmente utiliza. Têm-me chegado muitas dúvidas e questões por parte de quem está grávida e que na farmácia não tem encontrado as respostas que procura. Gravidez não significa que se tenha de prescindir de quase todos os produtos, nem pensar! Portanto, vamos saber o que se pode usar com total segurança na gravidez?

  • Ácido azelaico. O ácido azelaico tem um efeito anti-oxidante e anti-inflamatório. Inibe a tirosinase, tratando manchas e melasma. Impede também o espessamento excessivo da pele e tem efeito antibacteriano, o que o torna eficaz no tratamento do acne. Apesar de ser seguro na gravidez, deve ser usado apenas com prescrição médica. Podem saber mais sobre o ácido azelaico aqui. Em Portugal, o ácido azelaico está disponível a 15% no Finacea, da Bayer e no Skinoren, da Berlimed a 20%.No Brasil, o nome comercial é Azelan, da Bayer, e existe a 15% e a 20% e ambos são sujeitos a receita médica. O ácido azelaico está presente também no Sesdermerma Azelac RU, que é um cosmético.
  • Antioxidantes. Previnem o stress oxidativo e evitam o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento. Como antioxidantes permitidos temos a vitamina C, vitamina E, niacinamida, Coenzima Q10, e Polifenóis do chá verde.
  • Vitamina C. É um anti-oxidante fortíssimo e poderoso e previne o foto-envelhecimento. Protege da formação de radicais livres devido ao stress oxidativo, que resulta do stress, poluição, tabaco, radiação UV, que são responsáveis pelo aparecimento de rugas. Por ser um excelente anti-oxidante, deve ser aplicada de manhã antes da exposição aos raios UV.

O que usar para quem tem manchas ou melasma? O PigmentClar da La Roche-Posay pode ser usado por grávidas ou por mulheres a amamentar. Portanto, quem tem tendência a manchas pode usar este sérum na sua rotina [aconselho o sérum por ser mais concentrado!] Contém ácido ferúlico,  antioxidante, previne a formação de radicais livres. É usado na prevenção de rugas e da hiperpigmentação. Contém Feniletil-Resorcinol, um potente inibidor da tirosinase, prevenindo e tratando manchas e o pano da grávida. Contém Ginkgo Biloba com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, por ser também um inibidor da tirosinase é despigmentante e uniformizador de tom.

O que não usar!

Retinol, ácido glicólico, tretinoína, ácido kójico, arbutina e hidroquinona. Botox, preenchimentos e peeling químicos também não são indicados em grávidas. Cremes corporais com cafeína também não são recomendados.

Portanto, qual seria a rotina que eu aconselharia? Um sérum de vitamina C concentrado, um creme antioxidante, um protetor solar 50+ de preferência mineral. À noite, um sérum antioxidante ou anti-manchas, de acordo com o tipo de pele e um creme antioxidante!

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

11 Comentários

  • Responder solange Maio 22, 2017 at 12:57 pm

    Bom dia!!
    Adorei a matéria obrigada .

    • Responder Andreia Maio 22, 2017 at 11:18 pm

      Obrigada Solange!

  • Responder Susana Maio 22, 2017 at 3:02 pm

    Obrigada pela ajuda Andreia. Eu sou uma das muitas grávidas ansiosas por este teu post. Tenho uma questão – uso o serum advanced nigth repair que está a acabar, mas não sei se contém algum dos ingredientes proibidos. É seguro?

    • Responder Andreia Maio 22, 2017 at 11:18 pm

      Olá Susana! Se for o Advanced Night epair Complex II não tem problema!

  • Responder Talita Maio 22, 2017 at 8:37 pm

    Boa tarde! Vc tem uma previsão de quando o COSRX BHA Blackhead powed Liquid vai está disponível no Asanasian? Obrigada!

    • Responder Andreia Maio 22, 2017 at 11:18 pm

      Não tenho, Talita!

      • Responder Talita Maio 23, 2017 at 3:19 pm

        Obrigada, Andreia. Vou aguardar, de qualquer forma! Se você puder avisar por aqui quando tiver estoque, eu agradeço. Bjos!

        • Responder Andreia Maio 24, 2017 at 9:23 pm

          Aviso sim! 🙂

  • Responder Sara Monteiro Maio 23, 2017 at 7:05 pm

    Obrigada pelos esclarecimentos. Assim ficamos mais descansadas 🙂

  • Responder Filipa Junho 4, 2017 at 8:10 pm

    Muito obrigada pelo tópico. Mesmo o que eu precisava. Ainda no tema gravidez seria interessante um post sobre prevenção de estrias e produtos recomendados. Obrigada

    • Responder Andreia Junho 5, 2017 at 2:21 pm

      Obrigada Filipa, vou registar o pedido! 😉

    Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!