Beleza

Estrias na gravidez!

Na gravidez o corpo sofre profundas alterações, devido às mudanças hormonais em curso. E uma das maiores preocupações das futuras mamãs são as estrias que surgem com maior frequência no terceiro trimestre devido ao crescimento do bebé. Por aqui, não se fala só de produtos para prevenir e tratar as estrias na gravidez, mas também de outras dicas que podem ajudar e muito a evitar este problema.

Há mulheres que têm mais propensão para desenvolver estrias, por mais cuidados que tenham, outras conseguem passar por uma gravidez sem uma única estria. Quem já tem tendência para estrias, tem de ter cuidados redobrados! Rabo, peito e a barriga são os locais onde as estrias tendem a surgir.

O que são as estrias?

As estrias são lesões cutâneas que resultam de um processo complexo que se inicia com a produção de radicais livres e aumento da produção de enzimas da pele, que promovem o estiramento e a ruptura das fibras elásticas. Surgem assim lesões avermelhadas que evoluem para uma tonalidade esbranquiçada. Nesta fase, em que as estrias se tornam brancas, já são na verdade, cicatrizes e muito pouco há a fazer para o seu tratamento.

A revolução hormonal sofrida durante a gravidez contribui para a desidratação geral da pele. Por isso, é fundamental uma hidratação profunda da pele, 2x ao dia durante toda a gravidez.

Dicas Fantásticas a seguir!

  • Beber muitos líquidos como água, chás sem cafeína e infusões.
  • Consumir alimentos ricos em vitamina C e E, que são antioxidantes e promovem a produção de colagénio. Citrinos, frutos vermelhos, vegetais de folhas verdes, frutos secos e gorduras saudáveis como o azeite devem ser privilegiados.
  • Comer gelatinas frequentemente. É uma forma de consumir água mais facilmente. Devido ao seu teor de colagénio, a gelatina melhora a elasticidade da pele e dos tecidos.
  • Hidratar a pele 2x ao dia, de preferência com um creme rico em antioxidantes.
  • Fazer dry brushing. Estimula circulação sanguínea, ajuda a prevenir estrias e a celulite. Excelente para evitar que o corpo fique inchado e existem algumas evidências que também ajuda a prevenir o acne na gravidez, por ajudar a eliminar toxinas. Fazer todos os dias de manhã.
  • Tomar banho de imersão com Sais de Epsom. Sais de Epsom ou de magnésio são sais que ajudam na circulação sanguínea, ajudam a eliminar toxinas e ajudam nas dores de cabeça e nas dores de estômago [para além do essencial Gaviscon!]. Na gravidez, os banhos de imersão devem ser rápidos e não muito quentes. Pode-se usar sais de epsom, para imersão dos pés, para ajudar nas dores e no inchaço.

Produtos a usar para prevenir as estrias na gravidez:

estrias

  • D’Aveia Anti-estrias. Previne e ajuda a suavizar as estrias já formadas. A aveia possui propriedades hidratantes, emolientes, suavizantes, calmantes e protetoras. O amido de milho reforça a ação protetora e hidratante, enquanto a farinha integral de arroz reforça a ação calmante. As proteínas de lupinus e o gingko biloba previnem a degradação das fibras de colagénio e elastina. O óleo de borragem e o gingko biloba protegem dos radicais livres (poluição, tabaco, stress), prevenindo a formação de estrias. Os fosfolípifos GLA, as ceramidas e a betaína restabelecem a integridade cutânea e evitam a perda de água, promovendo a hidratação e elasticidade da pele.
  • ISDIN Velastisa anti-estrias. Com triterpenos de centelha asiática, óleo de rosa mosqueta, manteiga de karité, hidroxiprolisilano e vitamina E, estimula a regeneração tecidular por ativação da síntese de colagénio e elastina. A composição é excelente e um dos melhores anti-estrias do mercado.
  • Barral Creme Gordo com Óleo de Amêndoas. Creme corporal ultra-hidratante, de textura muito rica, feito com óleo de amêndoas doces, conhecido pelas suas propriedades hidratantes, e cera branca de abelhas, que hidrata, protege e reconstitui a capacidade de regeneração da pele. Esta fica hidratada e mais elástica, prevenindo a formação de estrias. Ideal para quem tem a pele muito seca e desidratada.
  • Percutalfa anti-estrias. Emulsão corporal que favorece a prevenção e a regressão das estrias. Tem uma fórmula inovadora, sem conservantes, que associa ácidos gordos e ácidos de frutos. Ajuda a preservar a suavidade e elasticidade da pele, favorecendo a prevenção de estrias. Como também favorece a renovação da camada córnea da pele e a tonifica, contribui para atenuar as estrias já existentes. É pouco gorduroso e penetra facilmente na pele. Ideal para quem não gosta de cremes muito ricos.

Como usar!

Todos estes produtos devem ser usados 2x ao dia, tendo especial atenção as zonas mais críticas. Aplicar desde o início da gravidez até pelo menos 1 mês após o parto. Muitas vezes, para facilitar a rotina, o melhor é usar um produto mais rico à noite e de manhã usar um produto mais ligeiro, que absorva rapidamente e assim poder vestir-se as roupas sem problemas. Após o parto, podem usar um reafirmante como o ISDIN Velastisa pós-parto. Para quem está grávida ou já esteve grávida, têm mais sugestões a partilhar?

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

5 Comentários

  • Responder Anabela M. Junho 20, 2017 at 2:50 pm

    Usei o da Isdin na minha gravidez e só posso dizer que é TOP. Claro, é como a Andreia diz, há mulheres com mais queda para as estrias que outras… Mas eu posso dizer que nem uma única estria para amostra. Continuei a colocar mesmo depois de ter o bebé. Se voltar a engravidar, volto a comprar sem dúvida. Também usei intercalado óleo de rosa mosqueta e o creme gordo da Vasenol, visto que não me dei com o da barral (porque quando engravidei era Verão e o creme é mesmo muito gordo).

    De resto, da gravidez herdei foi celulite he he e claro, um lindo bebé <3 .

    • Responder Andreia Junho 20, 2017 at 3:32 pm

      A celulite trata-se depois, é natural devido às alterações hormonais. No entanto, o dry brushing que falo é muito bom para a celulite! 🙂

  • Responder Cassia Junho 21, 2017 at 7:26 am

    Andreia querida, obrigada por postagens maravilhosas como esta!

    Não estou grávida, mas tenho estrias, o que devo usar para ajudar a prevenir, sou magrinha, mas as nogentas me atormentam no rabo e peitos, horrível! Tomo bastante água, hidrato essas áreas, mas nada, um tormento, o que me indicas para diminuir as que tenho e prevenir? Tem alguma fórmula potente para usar?

    Outra já ouviu falar no peeling facial Clear e Brilhiant com laser? Conheces? É bom? Serve para quê?

    Abraço grande, q Deus continue te dando muita sabedoria e conhecimentos querida para compartilhar conosco!!

  • Responder Sara Monteiro Junho 21, 2017 at 4:30 pm

    Adorei o post, super útil e fundamental 🙂

    • Responder Andreia Junho 24, 2017 at 2:26 am

      Obrigada Sara! 🙂

    Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!