Beleza

Vamos falar de manchas na pele?

freestocks-org-126847

Eu vivo na Ásia. E aqui a preocupação da manhã é aplicar o protetor solar, depois dos 10 passos prévios da rotina asiática. Seguido da maquilhagem com proteção solar. Foge-se do sol, e reaplica-se o BB cushion com proteção solar 50+ à hora de almoço. Usa-se sombrinha com proteção UV no verão sempre que se anda na rua e sempre que há um raio de sol. Não se faz praia, e a foto de bikini na Tailândia significa que foi vestido e despido em menos de 15 minutos, porque estar na praia, só com roupa e à sombra, e de preferência, pouco tempo. Uma miúda local uma vez disse-me que ser-se branca é mais importante que ser magra e bonita. Exagero, pensam vocês! Mas aqui, todas querem ser magras, muito magras, muito brancas e bonitas. E sem manchas.

A pele asiática tem bastante tendência a manchas. Já que não têm tendência para ter rugas, têm tendência a ter manchas. Portanto, sempre que alguém diz que tem tendência a manchas e que o protetor solar não resultou na exposição solar em praia ou piscina, eu lembro-me desta rotina de beleza asiática. Não podemos achar que o protetor solar não funciona se nos expomos directamente ao sol, não reaplicamos o protetor solar sempre que se vai ao banho, se deixamos a nossa pele aquecer em demasia, se temos a pele agredida e se estamos a tomar medicamentos fotosensibilizantes.

As manchas de pigmentação resultam de inúmeros fatores como a predisposição genética, a radiação ultravioleta, fatores hormonais, como a gravidez ou doenças da tiróide, toma de certos medicamentos fotossensibilizantes, como a pílula, amiodarona [anti-arrítmico], anti-depressivos tricíclicos, etc. Outros factores como uma cicatriz recente de cirurgia, depilação recente ou lasers podem levar a manchas na pele. Existem também alguns cosméticos que devem suspensos no verão como a tretinoína [Kétrel], hidroquinona bem como cremes com cortisona porque podem causar novas manchas e piorar as existentes. E, muito importante, quem tem tendência a manchas, como eu, vai ter sempre tendência a manchas. Portanto, terá de ter sempre muitos cuidados, para evitar que mais manchas apareçam e que as que existam fiquem mais visíveis.

Cuidados a ter no Verão!

  • Não se expor ao sol diretamente quando na praia ou na piscina. O melhor é usar sempre um chapéu de abas largas, usar óculos de sol e estar na sombra. Reaplicar o protetor solar após cada mergulho e a cada 2 horas.
  • Sempre que se sentir a pele mais quente, pulverizar com água termal. Esta também é uma dica para quem sofre de vermelhidão ou rosácea, que também deve evitar a exposição solar directa.
  • Quando em ambiente urbano, usar protetor solar 50+ e colocar maquilhagem também com proteção solar.
  • Nas zonas de manchas, melasmas e cicatrizes, reforçar a proteção solar com um stick solar. Esta é uma boa dica também para quem faz praia, porque pode usar o stick na zona do contorno de olhos, porque não transfere, logo não lacrimeja.

E que produtos usar no Verão?

Esta é uma das dúvidas que mais recebo. Chega o Verão suspende-se a tretinoína [Kétrel] e agora, o que posso usar? O que aconselho sempre é a usar um sérum de vitamina C de manhã. Para peles sensíveis, o Klairs Vitamina C 5% serum é uma boa opção, para quem não tem a pele sensível, o OST Sérum de Vitamina C a 20% [Esteve esgotado, porque a marca esteve a fazer o rebranding, e agora chama-se [TIAM] My Signature C-Source. A fórmula mantém-se a mesma]. Incrível, o bom feedback que me têm dado deste produto. Complementar com um creme ou fluido adequado ao tipo de pele e finalmente colocar o protetor solar. Para ambientes urbanos e peles mistas ou oleosas, aconselho o Bioré Aqua Rich Watery Essence 50+, que é uma água muito leve e que não pesa na pele. Para quem tem a pele com tendência a seca e consegue usar um protetor solar mais rico, aconselho o ISDIN Fusion Fluid Spot Prevent 100+. É 100+, mas continua a necessitar de ser reaplicado porque não faz milagres!

Para a noite a palavra de ordem é reparar. Como sérum uma boa opção é o Erborian Elixir ao gingeng sérum com uma fórmula à base de ervas medicinais, que combina ginseng com uma emulsão micelar fina revitalizando e dando luminosidade à pele. Como creme de noite, aconselho a Laneige sleeping mask, que é super refrescante, hidrata e regenera e dá um ar descansado à pele.
Para quem queira usar um produto que ajude a limpar a pele das imperfeições, como um peeling suave, tem o Dr. Wu ácido mandélico a 18%, que pode ser usado no Verão, por ser muito suave. Melhora a textura da pele, diminui as rugas, melhora as manchas e melhora a elasticidade da pele e firmeza. Pode ser usado em peles sensíveis que não toleram outros alfahidróxiácidos e em peles com rosácea.  Deve ser usado 2-3x por semana.

Para o corpo a palavra de ordem é hidratar e reparar a pele. Usar aloe vera que pode ser guardado no frio para um efeito mais refrescante ou  um pós-solar como o La Roche-Posay Posthelios por ser muito fresco, reparador e conter antioxidantes.

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

22 Comentários

  • Responder Marlene Almeida Junho 26, 2017 at 10:18 am

    Obrigada pela partilha 😉 o que eu sofro com isto! porque para além de melasma tenho rosácea 😉

    • Responder Andreia Junho 26, 2017 at 1:42 pm

      Olá Marlene! Tem uma pele muito sensível, portanto! 😉

  • Responder Cristina Junho 26, 2017 at 11:13 am

    Estava ansiosa por um post sobre manchas! Tenho melasma e é um sofrimento tentar controlar. Uso o OST Serum Vitamina C e a Laneige e são MA-RA-VI-LHO-SOS! A Laneige é a minha queridinha do momento!
    Uso o Redermic C à noite e o Pigmenclair de manhã com a Vitamina C.Aconselha agora no Verão deixar o redermic e o pigmenclair .

    • Responder Andreia Junho 26, 2017 at 1:43 pm

      Olá Cristina! Pode continuar a usar ambos, sem problema, desde que use protetor solar! Obrigada pelo feedback! :)

      • Responder Cristina Junho 26, 2017 at 7:58 pm

        Andreia devo introduzir o ácido mandélico?

  • Responder Susana Duarte Junho 26, 2017 at 12:38 pm

    Olá. Posso utilizar o remescar nos derrames vasculares nas pernas e apanhar sol. Por acaso sabe se é fotossensibilizante. Desde já agradeço

    • Responder Andreia Junho 26, 2017 at 1:37 pm

      Pode usar mas ponha protetor solar antes de apanhar sol! E se tem derrames, não convém mesmo expor as pernas demasiado ao sol.

    • Responder Susana Duarte Julho 3, 2017 at 6:43 pm

      Obrigada,é que vivo numa ilha e todos os dias vou à praia, mas uso sempre protetor e só vou pela manhã (fins de semana) e ao final da tarde. E evito estar deitada ao sol normalmente caminho na água e nado.

      • Responder Andreia Julho 4, 2017 at 2:27 pm

        então pode estar descansada, Susana! :)

  • Responder Anabela M Junho 26, 2017 at 5:52 pm

    É das recomendações que algum dia me fizeram e que eu levei mais a sério. Uso protecção solar 365 dias /ano. Chova ou faça sol! Isto porque há anos tive um problema de manchas no rosto (zona do bigode e por baixo dos olhos) Fiz tratamento (peeling creio) e saiu tudo. A técnica que mo fez advertiu-me seriamente para o uso de protecção solar. Nunca mais larguei e a verdade é que não tenho nem uma mancha. Também uso esse tal chapéu de abas largas nas idas à praia. A prevenção é o melhor remédio :)

    • Responder Andreia Junho 27, 2017 at 3:33 pm

      Verdade Anabela!:)

  • Responder Fer Freitas Junho 27, 2017 at 2:07 am

    Adorei o post! Também tenho facilidade de conseguir manchas e elas demoram de sumir ou nunca somem totalmente :( passo protetor solar todo dia e comprei o C20 há pouco tempo. Estou doida para que chega para eu testar logo! Vi várias resenhas e parece milagroso. Bjs!

    • Responder Andreia Junho 27, 2017 at 3:32 pm

      O feedback que tenho tido é excelente! :)

  • Responder Ana Junho 29, 2017 at 9:23 am

    Olá Andreia! Quem tiver a pele sensível e usar o serum de vitamina C a 20% o que poderá sentir? A pele a escamar? Tenho a pele mista mas sensível por vezes.

    • Responder Andreia Junho 30, 2017 at 3:06 pm

      A pele a descamar e com picadas. Se tem a pele sensível, aconselho a experimentar primeiro o sérum da Klairs a 5% e depois passar para o de 20%! Vai ter bons resultados na mesma, Ana!

  • Responder maria de fatima j.ferreira gonçalves Junho 30, 2017 at 7:46 am

    Olá Andreia quando fala de cremes de contorno de olhos.Obrigada

    • Responder Andreia Junho 30, 2017 at 3:00 pm

      Vou falar sim! :) mas já falei de alguns!

  • Responder Carine Julho 1, 2017 at 10:10 pm

    Olá Andreia. O protector solar BIORÉ UV AQUA RICH SPF50+ WATERY ESSENCE 2017 pode ser usado em pele sensível?
    Obrigada!

    • Responder Andreia Julho 3, 2017 at 3:25 pm

      Pode sim, Carine, é totalmente adequado!

  • Responder marta costa Julho 11, 2017 at 9:55 am

    Olá, Eu que tenho a pele muito clara e com tendencia a ganhar sardas e sinais, hoje em dia tento usar protetor solar diariamente todo o ano. Como ganhei uma mancha no buço, após exposiçao solar depois da depilação, já comprei varios cremes para tratar.

    Confesso que estas manchas sao muito dificeis de desaparecer, sobretudo no verão. Parace que nada funciona, basta apanhar um pouco de sol, mesmo com chapeus, mesmo com factor 50 no rosto reaplicado muitas vezes :(

    Já pensei fazer alguma especie de peeling ou tratamento mais forte, mas sinceramente tenho receio de nao ver resultados ou pior, que fique mais visivel.

    Marta Costa

    • Responder Andreia Julho 11, 2017 at 2:55 pm

      Olá Marta. Use um protetor solar em stick para reaplicar ao longo do dia. Quanto ao peeling funciona, mas só faça no Inverno!

  • Responder martacosta75marta costa Julho 13, 2017 at 12:24 pm

    Obrigada Andreia, vou ver opções de protetor em stick. Fui de férias uma semana, e realmente apesar de ter usado quase sempre chapeu, na piscina e no mar há momentos em que nao é possivel.Claro que notei que as manchinhas escureceram logo, que frustração.

    No proximo inverno irei pesquisar mais informaçoes sobre isso :) Um beijinho.

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!