My Beauty

Niacinamida, benefícios para a pele!

A niacinamida também conhecida por vitamina B3 ou nicotinamida é um dos ingredientes com mais benefícios demonstrados em cosmética. Pode ser encontrada no salmão, atum, frango e lacticínios e é fundamental para o cérebro, coração e fígado, bem como para uma pele saudável.

Quais os seus benefícios para a pele?

  1. Tem propriedades anti-inflamatórias, sendo um ingrediente excelente para quem sofre de acne, rosácea ou pele sensível.
  2. Melhora a barreira epidérmica. Por estimular a produção de ceramidas, componente essencial da barreira epidérmica, torna  apele mais resistente às agressões ambientais, bem como previne a perda de água. Para quem tem a pele seca ou/e sensível, usar um creme corporal com niacinamida.
  3. Ajuda a regular a produção de sebo, logo, ideal para quem tem a pele muito oleosa.
  4. Protege a pele da radiação infravermelha. Cada vez mais, percebe-se que para além da radiação UVA e UVB, os raios infravermelhos agridem e estimulam a produção de melanina, levando a manchas e um tom de pele irregular. Por isso, é que quem tem tendência a manchas, mesmo com protetor solar, deve evitar o calor.  A niacinamida ajuda a proteger a pele do calor e do stress oxidativo provocado pela radiação infravermelha.
  5. Ajuda a diminuir a transferência de melanina para a epiderme, logo, é ideal para prevenir e reduzir manchas.
  6. Estimula a produção de colagéneo, diminuindo rídulas e rugas bem como melhorando a flacidez.
  7.  Tem propriedades reparadoras e antioxidantes. Ajuda a combater o stress oxidativo, enquanto que repara a pele em simultâneo. Ideal para usar após um creme com retinol ou tretinoína, ou após um tratamento agressivo.

Como usar?

Pode ser usado de manhã e à noite, pois não é fotosensível. Produtos com altas concentrações de niacinamida não devem ser usados em simultâneo com vitamina C, por risco de incompatibilidades. Portanto, se usarem vitamina C de manhã, usem niacinamida à noite ou vice-versa.

Produtos com niacinamida!

  • The Ordinary Niacinamide 10% + Zinc 1%. Sérum que contém em simultâneo zinco, para um efeito sinérgico na redução da oleosidade e do acne. Pode ser usado por quem quer uma boa concentração de niacinamida, especialmente em peles mistas e oleosas.
  • Skinceuticals – Metacell renewal B3. Com 5% de niacinamida, combinada com um tripéptido concentrado a 2,5% e 15% de glicerina. É um hidratante diário corretivo que corrige visivelmente a aparência dos sinais de fotoenvelhecimento precoce, para aclarar a tez, reduzir as rugas e vermelhidão, para além de reforçar a elasticidade à superfície, e corrigir o grão da pele. Podem comprar este produto aqui.
  • NeoRetin Sérum Despigmentante. Com 4% de niacinamida, combinada com dois retinóides e ácido kókico e salicílico para diminuir manchas e uniformizar o tom de pele.
  • Guérisson 9 Complex Cream. Creme com niacinamida e uma textura rica, ideal para peles normais a secas. Dá luminosidade à pele e hidrata sem deixar a pele oleosa. Ideal para usar após um creme de retinol ou tretinoína ou outro produto agressivo. À venda em asanASIAN.
  • Olay Regenerist Serum. A Olay é provavelmente uma das marcas de hipermercado que é mais desvalorizada. Pertencente ao grupo Proter&Gamble que detém também a luxuosa SK-II, tem produtos com niacinamida a 5%, retinol, ácido glicólico e salicílico e até péptidos, que usualmente não se encontram em gamas de hipermercado.
Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

7 Comentários

  • Responder Carine Julho 24, 2017 at 11:52 am

    Olá Andreia,

    Tenho 34 anos, pele sensivel com tendencia a rosácea, pelo que qual das soluções apresentadas é a melhor para mim? (neste momento uso o Purpura IOX como creme hidratante – talvez possa intercalar e usar um de dia e outro para a noite??)

    Obrigada por mais um maravilhoso post!

    • Responder Andreia Julho 24, 2017 at 4:01 pm

      Pele seca ou mista, Carine?

      • Responder Carine Julho 25, 2017 at 3:25 pm

        Pele mista, Andreia.

  • Responder ALEXANDRINA MORAIS Julho 24, 2017 at 11:56 am

    Bom dia Andreia! já recebi o meu Guerisson,bem como o protetor Bioré que estou a adorar pela textura e frescura quando aplicado!!! tenho uma duvida em relação ao Guerisson,no inverno uso á noite o Ketrel ou retinol,posso a seguir a aplicação do Ketrel/Retinol, colocar o guerisson para evitar o efeito desidratante do Ketrel? não diminui ou altera a ação do Ketrel ou do retinol? obrigada

    • Responder Andreia Julho 24, 2017 at 4:00 pm

      Olá Alexandrina! O Bioré tem uma textura maravilhosa, nada semelhante aos protetores solares ocidentais! Quanto ao Guérisson, sim, é excelente para aplicar a seguir ao kétrel/retinol, sem problema!

  • Responder Paula Campos Julho 24, 2017 at 12:05 pm

    Podemos usar todo o ano? Eu tenho rosácea.

    • Responder Andreia Julho 24, 2017 at 3:59 pm

      Sim, sem problema, Paula!

    Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!