Beleza

Rotina de rosto após o Verão!

Após o Verão e a época de praia, estamos na melhor altura do ano para reforçar os cuidados de rosto. Um dos motivos é que após a praia e exposição solar, é essencial reparar a pele. Outro dos motivos, é que após o Verão, podemos voltar a intensificar os cuidados de rosto, que são fotosensibilizantes e que removem as camadas superficiais da pele. Portanto, vamos saber de que forma podemos melhorar a nossa rotina de rosto após-Verão?

  1. Introduzir um creme com retinol à noite. O retinol é um dos melhores aliados do anti-envelhecimento e ajuda a tratar acne, manchas e sinais de envelhecimento. Não é à toa, que é o ingrediente dermatológico com mais estudos no mercado. Para peles sensíveis aconselho o Redermic R à noite e para peles não sensíveis aconselho o Sesderma Retises 0.5%. É sempre recomendado começar em noites alternadas.
  2. Fazer um peeling em casa para melhorar a luminosidade da pele. Após o Verão a pele tem tendência a ficar baça, sem luminosidade e com manchas. E fazer um peeling que ajude a remover as camadas superficiais da pele, vai ajudar a que a pele recupere a luminosidade e que os sinais de envelhecimento como manchas e rugas fiquem menos visíveis. Recomendo o Sérum da Dr. Wu de Ácido Mandélico que pode ser usado 1 a 2x por semana conforme a necessidade. Pode ser usado em peles sensíveis.
  3. Reforçar a hidratação da pele. A pele após o Verão tem tendência a ficar desidratada, inclusive as peles mistas ou oleosas. Hidratação não é sinónimo de oleosidade e cada vez existem mais produtos para hidratar peles mistas ou oleosas sem pesar. Para este tipo de peles, aconselho o sérum da Dr. Wu de ácido hialurónico ou a sleeping mask da Laneige que hidrata e dá luminosidade à pele.
  4. Introduzir um sérum anti-manchas. Com a exposição solar, muitos de nós ganhamos algumas manchas inestéticas, por muito protetor solar que se aplique. Para ajudar a que se tornem menos visíveis, o melhor é apostar num sérum anti-manchas, que são os produtos diários mais concentrados. Aconselho o PigmentClar sérum ou o Caudalie Vinoperfect, para peles sensíveis. Para peles não sensíveis, o o Neostrata gel despigmentante forte é uma boa opção. Idealmente, deve-se complementar com um produto de peeling para que os seus efeitos sejam sinérgicos e os resultados melhores e mais rápidos.
  5. Usar um produto de cura intensiva. Nada melhor do que usar um produto intensivo antioxidante após o Verão. Vitamina C por exemplo é excelente em cura de pelo menos 1 mês. As  ampolas da Isdinceuticals Flavo-C ultraglicanos são uma boa opção ou então um sérum como o TIAM C-Source Serum com vitamina a 20%. A vitamina C ajuda a reparar a pele, ajuda a tornar manchas menos visíveis e estimula a produção de colagéneo para tornar sinais de envelhecimento como flacidez e rugas menos visíveis.
  6. Abusar das máscaras de tecido. As máscaras de tecido por serem bastante concentradas em ingredientes activos são uma excelente forma de melhorar a pele após o Verão. Eu gosto de alternar entre máscaras como a máscara da Innisfree Vita C e a Mediheal R:NA Whitening que ambas tornam a pele mais luminosa e ajudam no combate às manchas. Para acalmar a pele, gosto especialmente da Innisfree Madecassoside e  Mediheal A:Pe Soothing. Para hidratar em profundidade, nada melhor que a Mediheal N.M.F. Aquaring e a Papa Recipe Bombee Honey Mask. Quem me segue no instagram, sabe que gosto de ir alternando as máscaras que uso e apesar de não seguir a regra coreana de uma máscara de tecido por dia, tento fazer 1 a 2 máscaras de tecido por semana.

Estas são algumas das opções para tornar a pele mais bonita após o Verão. Eu, já voltei a introduzir o creme de retinol à noite e uso em contínuo o sérum TIAM de vitamina C  todas as manhãs e faço usualmente uma vez por semana o Dr. Wu sérum de ácido mandélico, para remover as camadas superficiais da pele. Ainda estou a estudar que produto anti-manchas vou introduzir, depois dou feedback. E vocês como pensam melhorar a vossa rotina de rosto após o Verão?

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

21 Comentários

  • Responder Estrela Setembro 25, 2017 at 1:15 pm

    Dra. Andreia tenho 55 anos e uma pele sensível com rugas que se acentuaram muito neste verão, comprei as ampolas de vitamina A para começar a por e fazer um tratamento à noite, que me aconselha a por por cima? e durante o dia que cremes utilizar enquanto durante o tratamento? Muito obrigada. ED

    • Responder Andreia Setembro 28, 2017 at 2:42 pm

      Olá Estrela,
      A sua pele é seca? Preciso de saber mais informações para a poder aconselhar melhor. E diga-me o que está a usar 🙂

      • Responder Estrela Setembro 30, 2017 at 10:48 am

        Dra. Andreia muito obrigada por ter respondido, só hoje vi a sua resposta e precisava muito que me aconselhasse pois como a minha pele é sensível notei que a pele descamou muito (apenas com uma ampola) e apareceram umas manchas mais escuras, já suspendi. Estava a por o Hifrafhase após a vitamina A e o substiane ambos da La Roche-Posay, com protetor solar de manhã.Que me aconselha a fazer, que cremes por para estas rugas? Muito obrigada.

        • Responder Andreia Outubro 8, 2017 at 5:23 am

          Olá Estrela. Experimente a usar a vitamina A 1x por semana e a seguir o Hydraphase. De manhã use o Substiane seguido do protetor solar. Se a pele tolerar bem, passe a usar 2x por semana.

  • Responder Isabel Setembro 25, 2017 at 5:14 pm

    obrigada Andreia pela informação que é sempre muito cientifica e útil .

    • Responder Andreia Setembro 28, 2017 at 2:30 pm

      Obrigada Isabel! 🙂

    • Responder Estrela Outubro 13, 2017 at 8:39 pm

      Obrigada Dra Andreia! Pedia que me indicasse uma boa rotina anti-envelhecimento (55 anos). As ampolas de vitamina A não tolero mesmo, experimentei e deu igual estou a usar o Ketrel, mas que fazer nos intervalos? Obrigada.

      • Responder Andreia Outubro 15, 2017 at 4:38 am

        Olá Estrela,

        não tolera as ampolas de vitamina A e tolera o Kétrel que é mais forte? Nos intervalos deveria usar um creme com acção anti-rugas como o Filorga Time-filler. 🙂

  • Responder Ana Setembro 25, 2017 at 5:42 pm

    Boa tarde,
    O creme com retinol pode ser usado depois do serum anti manchas? E depois dos dois uso a máscara hidratante? O serum com vitamina c também o tenho usado todos os dias de manhã

    • Responder Andreia Setembro 28, 2017 at 2:29 pm

      Olá Ana,
      pode usar o creme com retinol, após o anti-manchas, mas deixe 15 minutos de intervalo, de preferência. E sim, após pode usar a máscara hidratante, sem problema.

      • Responder Ana Setembro 28, 2017 at 3:12 pm

        O Ketrel pode ser usado também? Antes do serum anti manchas à noite talvez?

        • Responder Andreia Setembro 28, 2017 at 3:24 pm

          Kétrel não deve ser misturado com retinol, porque se não está a fazer uma duplicação de ingredientes. Kétrel é ácido retinóico ou seja, explicado de forma simples, um retinol mais forte, mas que sensibiliza mas a pele. Por isso, se usar o Kétrel use-o em vez do retinol e meia hora depois do sérum anti-manchas.

  • Responder Lu Setembro 26, 2017 at 9:40 pm

    Olá Andreia.
    Visualizei tanto um artigo como este e voilá, apareceu 🙂
    A minha pele está a precisar de umas alterações na rotina. Não é que a acne voltou (queixo )?
    Deixei de usar o serum vit. por ter oxidado (fui tonta); já introduzi o anti manchas da estee lauder – enlighten – mas é muito recente para ver resultados.

    Tenho mesmo de repensar a minha rotina !

    Bjs

    • Responder Andreia Setembro 28, 2017 at 2:27 pm

      Olá Lu,
      o acne tem tendência a piorar/regressar após o Verão. Não fique muito desapontada, é normal. Mas chato! Se estiver com questões relativas a algum produto que queira introduzir diga. Bejinho

      • Responder Lu Setembro 29, 2017 at 9:54 am

        Por acaso estou um pouco indecisa. Com este maravilhoso artigo consegui concluir que tenho de mudar um pouco a rotina. A única certeza que tenho é de que há necessdade de incluir:

        1) peeling – tenho de apostar num bom peeling. Estou indecisa entre o que a Andreia mencionou (Dr. Wu) e o da Neostrata – Home citriate (já meu conhecido).
        2) Retinol à noite, sem dúvida. O da Sesderma é boa aposta?
        3) Vitamina C – isdin flavo C tem apenas 8%. Vou optar por um mais elevado.
        4) Suplemento para pele. Ainda não sei qual, mas tenho de escolher.

        Nota: voltei a ter lesões acneicas (comedões e quistos internos), a pele não está oleosa mas sim baça e com manchas. Buáááá

        A sua opinião é muito bem vinda, sou toda ouvidos/olhos para uma beauty prescription da Andreia. 🙂

        Obrigada

        • Responder Andreia Outubro 8, 2017 at 5:35 am

          Olá Lu,
          vamos lá (tentar) responder a estas questões:

          1. em relação ao peeling, o da Neostrata é mais forte, mas não pode ser feito com a mesma frequência. O da Dr.Wu pode ser feito 2x por semana e não sensibiliza tanto a pele. Mas mesmo assim é bastante eficaz. É uma questão de gosto pessoal. Mas fazer um peeling vai ajudar nos comedões e quistos internos.
          2. Eu tenho usado o da Sesderma a 0.5% e estou a gostar. Não me sensibilizou a pele e por agora está a correr tudo bem. Ainda é muito cedo para dizer os resultados, mas a pele está muito luminosa, também por usar o sérum de vitamina C a 20%. Uso sempre uma sleeping mask a seguir para que a pele fique hidratada e não descame. O retinol também vai ajudar a que os comedões e quistos internos desapareçam.
          3. A vitamina C vai ajudar a dar luminosidade à pele e nas manchas.
          4. Em relação a suplementos, um com colágéneo + vitamina C é sempre uma boa aposta.

  • Responder Ana Barros Setembro 27, 2017 at 7:19 pm

    Olá Andreia. Adorei este post. Também por verificar que estou a fazer tudo certo, com os seus conselhos e com o seu site asanasian. Tenho uma rotina muito semelhante. Tenho 45 anos e pele sensível e mista (apenas oleosa no nariz e pouco no queixo). A minha preocupação principal é o envelhecimento e perda de firmeza. Faço de manhã Serum Vit C (My signature Vit C source), La R. P. Redermic C, Vichy Aqualia thermal creme e Avéne protector 50+. À noite limpeza com La R. P. mousse de agua micelar, serum Myzon Collagen 100, serum Myzon Peptide 500, La R. P. Redermic R (e no inverno Ketrel), Vichy Aqualia Thermal creme, Lierac Liftissime nuit; 2 vezes por semana Dr. Wu ácido mandélico 18% e uma vez por semana uma mascara (Dr Morita Amino essence ou Snail repair) e uma esfoliação física com Vichy normaderm 3 em 1. No entanto, os pontos negros do nariz nunca desaparecem completamente. Melhoram muito com o creme esfoliante/purificante da vichy. Há alguma mascara ou creme para aplicar localmente apenas para esse fim? Na web aparecem um anúncios duvidosos a umas máscaras negras que quando se removem (como se fosse um a cera) arrastam o conteúdo sebáceo dos pontos negros, mas tenho medo de experimentar porque me cheira a burla além de não querer colocar na minha pele cremes duvidosos. Nunca fiz uma limpeza de pele em esteticista, mas já pensei nisso apenas por causa do nariz. Também já pensei em colocar a face em vapor de agua a ferver para dilatar os poros e depois colocar o Normaderm da Vichy, mas nunca experimentei. Que me aconselha? Obrigada! 😉

    • Responder Andreia Setembro 28, 2017 at 2:24 pm

      Olá Ana,
      Quando usa o Redermic R ou o Kétrel, os pontos negros não melhoram também?
      não use essas máscaras negras, destroem a pele por completo. Sim, pode fazer uma limpeza de pele, mas também pode experimentar colocar no rosto uma toalha de rosto bem quente [coloque-a em água a ferver e deixe arrefecer um pouco para tolerar colocar no rosto]. Experimente a fazer de 2 formas: a primeira como sugeriu, no rosto limpo e a segunda que é com o Normaderm já colocado. Veja como resulta melhor. A sua rotina é muito boa, espero que note diferenças na sua pele! 🙂

  • Responder Estrela Outubro 4, 2017 at 6:33 pm

    Boa tarde Andreia! De dia estou a por o Redermic C e depois ponho o protetor solar da Avene 50+, mas noto que a pele seca que hidrtante me aconselha a por também? obrigada.

    • Responder Andreia Outubro 8, 2017 at 5:36 am

      Use o Substiane a seguir, Estrela!

  • Responder Cassia Outubro 5, 2017 at 6:12 pm

    Andreia querida, vc é sensacional, excelente profissional e de uma generosidade admirável, que Deus te abençoe e dê muitas felicidades sempre!!
    Será que poderias ajudar-me com a rotina de rosto. Uso à noite, reveso com Epiduo gel (adapaleno 1,0 mg/g e peróxido de benzoíla 25,0) e Vitacid 0,025% e olhos (Manipulado VCIP 1%, ALGISIUM C 1%, RETINOL 1%, ARBUTIN 3%, QSP 15 G). Manhã Ivy c gel e protetor solar actine fps30. O sabonete líquido também actine para pela acneica e um esfoliante 2x por semana. Melhorou bastante pq tinha muita acne, mas os pontinhos pretos e poros abertos continuam. O que posso fazer para melhorar? Ah, e mesmo usando a fórmula para os olhos com pés de galinhas bem fortes. Posso fazer fórmula manipulada do Epiduo pq cada dia está mais caro e o Ivy C, sabes me informar se tem um manipulado com o mesmo efeito?
    Parabéns, você é lindaaa! E sua pele é uma verdadeira inspiração!!! Que Deus tê sempre a beleza completa e radiante! Aguardo suas recomendações quando puder!Abraço grande! Beijos

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!