My Beauty

Acne juvenil: o que usar?

As causas da acne são multifatoriais e não são ainda totalmente compreendidas. A puberdade é, geralmente, o principal fator desencadeador, devido ao aumento da produção hormonal, que por sua vez estimula a produção e secreção de sebo.

Apesar da acne não ser uma doença preocupante, é uma doença com forte impacto psicológico e que afeta negativamente a auto-estima dos doentes, principalmente nos jovens, devido ao impacto negativo que tem na imagem. E se a maioria dos jovens passa por um episódio de acne durante a adolescência, existem também crianças com 10-12 anos já com alguns sinais de acne. Vamos saber mais sobre o acne juvenil?

A pele oleosa, os pontos negros e as borbulhas usualmente surgem com a puberdade e as áreas mais afetadas são usualmente a face (especialmente na zona T do rosto – testa, nariz e queixo), o peito e as costas, que são zonas ricas em glândulas sebáceas.

O que usar no acne juvenil?

O que eu aconselho é que a rotina seja muito simples. Da minha experiência como farmacêutica, entendo que a maioria dos jovens não é muito consistente a manter uma rotina de cuidados. Por isso, uma rotina simples de gel de limpeza + creme de rosto é mais indicada do que uma rotina com múltiplos passos, que os faz desistir ao fim de 2 semanas. Quando já têm uma rotina consistente, aí sim, é possível adicionar mais um produto, apesar de aconselhar introduzir apenas um produto de cada vez.

  1. Gel de limpeza. A limpeza da pele é fundamental e não deve ser negligenciada. Se a pele não for demasiado oleosa,a limpeza da pele pode ser feita apenas com água de manhã. No entanto, à noite, a limpeza com um gel de limpeza para retirar a oleosidade, impurezas e sujidade é obrigatória. Ter o gel de limpeza no duche e criar o hábito de se lavar o rosto no duche, sempre que se toma banho é fundamental. Produtos a usar? Por exemplo, o Effaclar gel da La Roche-Posay ou o Innisfree Apple Seed Espuma de Limpeza profunda. Ambos são extremamente práticos porque podem ser usados no banho. E para quem usa maquilhagem, ambos permitem remover a maquilhagem [a espuma da Innisfree é melhor nesse aspecto].
  2. Cuidado de rosto. Um cuidado em gel, que absorva o brilho da pele e que impeça a proliferação de borbulhas e que os poros fiquem obstruídos é o essencial. O Effaclar Duo da La Roche-Posay é uma boa opção e pode ser usado de manhã e à noite.Para quem tem um acne caracterizado por borbulhas, um cuidado como o Benzac gel à noite, é indicado. Contém peróxido de benzoílo que tem ação anti-bacteriana e anti-inflamatória. Deixar secar antes de deitar, porque pode descolorir tecidos.
  3. Cuidados específicos. Nas borbulhas pontuais, um adesivo que ajude a secar as borbulhas é uma grande ajuda. Principalmente quando uma borbulha é um drama! Os adesivos da CosRx são claramente um dos melhores produtos do mercado para este efeito, porque absorvem rapidamente o pus, ajudam a eliminar a dor e as borbulhas secam muito rapidamente. Para os jovens mais pacientes em manter uma rotina de cuidados, uma máscara pelo menos 1x por semana, pode ajudar a desincrustar poros e a regular a oleosidade. A máscara BiRetix tem uma composição muito boa e a máscara da Avène Cleanance também.

O que não pode ser negociável é retirar a maquilhagem à noite. Não retirar a maquilhagem leva a que a sujidade se acumule nos poros, causando borbulhas e pontos negros. E quem tem acne deve aplicar maquilhagem com os dedos limpos e não com pincéis e esponjas, que levam a uma maior proliferação bacteriana.

O acne juvenil é algo a não desvalorizar, principalmente pelo impacto que tem na auto-estima. Por isso, convém ser tratado, mas obviamente é necessário ter em conta o perfil do adolescente. E eu costumo dizer sempre que a melhor rotina é a que é seguida e não vale a pena aconselhar inúmeros produtos a alguém que não está habituado a seguir uma rotina de cuidados consistente.

Photo by Larm Rmah on Unsplash

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

5 Comentários

  • Responder Paula Simoes Outubro 16, 2017 at 9:17 pm

    Muito obrigada Andreia, estava mesmo à espera disto para a minha filhota.

  • Responder Lu Outubro 16, 2017 at 9:45 pm

    Ohh esqueci-me de juntar os adesivos à minha última compra 😂
    Bem digo que tenho acne senil (juvenil é impossível ).
    Bjs

  • Responder Hyori Lopes Novembro 5, 2017 at 11:16 am

    Bom dia ! Fiquei com uma dúvida ! Eu não posso considerar que tenha acne junevil pois são mais em situações pontuais (período maioritariamente!) no entanto, comecei a fazer depilação a laser no rosto e tenho tido mais borbulhas e pontos negros. Também tenho reparado que estou com muitas bolas de sebo… a minha rotina será a mesma que a que indicou?

    Eu costumo fazer uma máscara de tea tree/argila por semana e uma de sheet mask de hidratação ! A minha rotina normal é desmaquilhar, lavar (sabão clinique), tónico (clarince verde, mas preciso de outro), serum (caudalie das uvas), creme dos olhos e hidratante (bioterma linha aqua).
    Para secar ponctualemte ponho propolis ou tea tree!

    Será que me falta esfoliação? Ou algum creme que me faça peeling?

    • Responder Andreia Novembro 9, 2017 at 11:17 am

      Olá Hyori,

      sim, pode experimentar um peeling ou um esfoliante, 1 a 2x por semana, porque precisa de remover as camadas mais superficiais da pele! 🙂

  • Responder Hyori Lopes Novembro 5, 2017 at 11:16 am

    Obrigada ! Bom resto de fim de semana !

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!