My Beauty

Que suplementos tomar no Outono?

Com a chegada do Outono, muitas pessoas acusam a mudança de estação. Queda de cabelo, cansaço, sistema imunitário mais debilitado, uma ligeira depressão ou uma melancolia mais intensa são frequentes. E por isso, a introdução de um suplemento alimentar pode ser muito importante, de acordo com as necessidade individuais de cada um. Vamos saber mais sobre que suplementos tomar no Outono?

  • Multivitamínico. Apesar de não corrigirem carências nutricionais graves, ajudam o organismo a combater deficiências ligeiras. Importante para quem tem o sistema debilitado ou para quem não se alimenta sempre da melhor forma. Quem tem problemas cardíacos ou hipertensão deve evitar multivitamínicos com ginseng.
  • Vitamina D. Com a mudança da estação e com a consequente mudança de hora, os dias ficam mais pequenos e com menos luz. Por isso, nada melhor do que fazer um suplemento de vitamina D [vitamina D3 e não D2] que estabiliza o humor e evita depressões. E além disso, parece que a maioria da população portuguesa tem deficiência de vitamina D. Ajuda também a evitar crises de asma e ajuda a estabilizar o peso.
  • Suplemento para ter energia e melhorar a memória. Todos nós temos alturas em que nos sentimos mais cansados, com menos energia e em que a memória nos falha. O meu suplemento preferido para a memória e energia é o Epamar Gingko. Tomo pelo menos 6 meses por ano e é o suplemento a que volto sempre que tenho menos energia e mais dificuldade em concentrar. Podem encontrar nas farmácias, mas vão ter de pedir para encomendar na maioria das vezes. [A última vez que pedi a um amigo de Portugal para me trazer, aconselharam-lhe na farmácia outro produto que lhe disseram que era igual e afinal as doses não tinham nada a ver e era mais caro. Podem imaginar o quanto enganada me senti!]
  • Suplemento para estimular o sistema imunitário. Importante para quem fica sempre constipado com mudanças bruscas de temperatura ou para quem tem episódios recorrentes de herpes. Tomar selénio e zinco é fundamental. A deficiência em selénio afecta o sistema imunitário, e alguns sinais desta deficiência poderão ser fadiga, fraqueza muscular, perda de massa muscular, queda de cabelo, descoloração das unhas, infertilidade e/ou problemas cardíacos. O suplemento da Bioactivo selénio+zinco é uma boa opção. Quem quiser tomar um suplemento rico em vitamina C natural pode tomar camu camu, por exemplo da Fold que se encontra em farmácias ou da Iswari no Celeiro.
  • Suplemento para quem tem problemas hormonais. Principalmente as mulheres têm bastante tendência a ter problemas hormonais. Síndrome dos ovários poliquísticos, amenorreia [menstruação ausente], dismenorreia [menstruação dolorosa] entre outros. Um bom exemplo de um suplemento que ajuda a equilibrar as hormonas e a evitar crises de acne hormonal é a maca. Por ser muito rica em proteína, é excelente para fortificar unhas e cabelo. Contém vitamina C e E que estimulam a produção de colagénio e ajudam a combater o stress oxidativo. Como exemplos de bons produtos temos a Maca da Fold ou da Iswari.
  • Suplemento para quem tem queda de cabelo. Como o Outono é uma altura propícia à queda de cabelo, um bom suplemento para a queda é indicado para quem nota ter bastante queda de cabelo nesta altura do ano [ou em todo o ano]. É imperativo fazer o tratamento durante 3 meses, mas para quem tem queda de cabelo acentuada apenas um champô anti-queda não é suficiente. Os meus suplementos preferidos são o IFC Cistitione forte muito prescrito pelos dermatologistas e o Hexaphane. Têm ambos uma boa fórmula e são bastante mais interessantes do que outros no mercado. Podem ser complementados com um suplemento de selénio e zinco como o Bioactivo selénio+zinco  que falei em cima e que pode ser tomado durante todo o ano.
  • Suplementos para quem tem depressão ou se sente bastante em baixo. Independente de se tomar anti-depressivos ou não, tomar bons suplementos alimentares é muito importante no combate à depressão. Tomar magnésio e vitamina D deveria ser quase obrigatório. E para quem se sente mais em baixo com a mudança da estação, a chamada depressão sazonal, estes suplementos são uma boa ajuda. E como nem todos os suplementos de magnésio são iguais, deve-se optar por citrato de magnésio ou glicinato de magnésio, os que são mais facilmente absorvidos pelo organismo. Para quem quer uma referência o Magnésio Gold Nutrition é uma opção. Para quem sofre de obstipação e de problemas de estômago, um suplemento com hidróxido de magnésio é o mais indicado, porque tem um ligeiro efeito laxante e é anti-ácido. O Bioactivo Magnésio é um bom exemplo.

Photo by Héctor Martínez on Unsplash

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

24 Comentários

  • Responder luisa Outubro 23, 2017 at 11:39 am

    Obrigado mais uma vez pelas suas dicas , mas gostaria de saber se estes suplementos não engordam . Muito obrigado .
    Luisa

    • Responder Andreia Outubro 24, 2017 at 12:26 pm

      Os multivitaminicos e os suplemementos para a queda do cabelo podem aumentar o apetite por terem vitaminas B e consequentemente levar a um aumento de peso. Todos os outros não.

  • Responder paula noronha Outubro 23, 2017 at 12:03 pm

    Obrigada Andreia por mais mais um fantástco e interessante artigo 🙂 Queria apenas que me esclarecesse uma dúvida acerca da toma da vitamina D. Já ouvi/li várias vezes que a vitamina D deve ser tomada em conjunto com a vitamina K. Isto é verdade? Agradeço o esclarecimento. Obrigada

    • Responder Andreia Outubro 24, 2017 at 12:31 pm

      Sim, Paula, a vitamina K aumenta a absorção da vitamina D. Por isso alimentos como o kéfir, leite e iogurtes, ovos, brócolos, ricos em vitamina K2 ajudam a melhorar a absorção de vitamina D. Para quem não consumir lacticínios, aí sim, é mais aconselhado tomar um suplemento de vitamina K2, de outra forma não é necessário.

  • Responder Daiane Outubro 23, 2017 at 2:20 pm

    Andreia, qual multivitaminico vc gosta/te agrada mais? Poderia dar um ex? Obrigada por compartilhar 🙏🏼

    • Responder Andreia Outubro 24, 2017 at 12:26 pm

      Pharmaton ou o Bioactivo Multivitaminas. São ambos bastante completos.

  • Responder Liliana Outubro 23, 2017 at 8:42 pm

    Olá Andreia,
    posso tomar o advancis vitamina C + equinácea juntamente com o BioActivo Selénio+Zinco?
    Obrigada

    • Responder Andreia Outubro 24, 2017 at 12:21 pm

      Sim, pode, Liliana!

  • Responder Lu Outubro 23, 2017 at 9:38 pm

    Mais um artigo de grande utilidade.
    Posso corroborar no que à maca diz respeito. Comigo ajudou a reduzir o fluxo menstrual que era bastante intenso.
    Camu camu faz parte do meu pequeno almoço, junto ao kefir (não sei se é adequado, mas…).
    Falta na minha rotina: fortalecer/estimular sistema imunitário . Vou analisar as suas dicas.

    Beijinho e obrigada por este Ótimo artigo

    • Responder Andreia Outubro 24, 2017 at 12:21 pm

      Olá Lu,
      sim pode tomar camu camu com kéfir, não tem problema e ambos estimulam o sistema imunitário. Mas pode adicionar selénio e zinco por exemplo. Beijinho 🙂

  • Responder Maria Ana Outubro 23, 2017 at 11:08 pm

    Obrigada por este artigo. É bom estes “suplementos”/ dicas que me deixou. Vou já começar. Mais uma vez obrigada pela partilha da sua experiência e sabedoria.

    • Responder Andreia Outubro 24, 2017 at 12:32 pm

      Obrigada Maria Ana 🙂

  • Responder Maria Ana Outubro 23, 2017 at 11:11 pm

    Queria dizer …são bons estes “suplementos”/dicas.

  • Responder Filipa Outubro 26, 2017 at 12:32 pm

    O ecophane em pó também é bom?

    • Responder Andreia Outubro 29, 2017 at 3:19 am

      Olá Filipa,
      é sim, muito bom! Na dúvida entre o pó e os comprimidos, escolha o pó porque é bastante mais concentrado. Já agora, fica a dica que pode ser usado por quem estiver a amamentar, porque não interfere com o aleitamento materno.

  • Responder Filipa Outubro 26, 2017 at 9:09 pm

    Andreia, fará sentido tomar um para cada categoria das que recomendou? A Maca seria uma boa solução para quem quer deixar a pílula e ainda mais nesta mudança de estação onde a queda de cabelo é mais acentuada? Tomei a Diane 35 durante 17 anos e há cerca de 2 meses mudei para a noriday o que me está a fazer ganhar peso e a aumentar a queda de cabelo. Por isso, estava a pensar deixar as pilulas e usar o método da temperatura.
    Um multivitaminico que uso e gosto muito é o female multiple da Solgar e o close up para cabelo e unhas. Obrigada por mais um excelente artigo!
    Fui em 2014 a Macau e muitas das fotografias que coloca relembram-me essas férias! Obrigada é um miminho para a memória 😃

    • Responder Andreia Outubro 29, 2017 at 3:25 am

      Olá Filipa,
      muito obrigada 🙂 estou a ver que também gostou muito de Macau!
      Sim, se deixar de tomar a pílula, pode tomar maca para ajudar a regular as hormonas. Na verdade, não é necessário tomar um para cada categoria. Um bom multivitamínico + vitamina D parece-me essencial. Para quem tem problemas de humor/enxaquecas ou dores de cabeça recorrentes ou faz muito desporto, tomar um suplemento de magnésio é importante. Depois os outros, depende da necessidade do momento, se nos sentimos mais cansados, com falta de energia, queda de cabelo…

  • Responder Patricia Sousa Outubro 27, 2017 at 12:15 pm

    Olá Andreia, mais uma vez um post excelente! O que aconselha para um homem muito activo, com um nível de stress elevado e que apresenta de momento falta de energia, concentração e ânimo? Obrigada

    • Responder Andreia Outubro 29, 2017 at 3:17 am

      Olá Patrícia,
      o Epamar Gingko que falo no artigo é excelente para isso!

  • Responder Ana Outubro 27, 2017 at 9:59 pm

    Recomendo o Lambdapil da Isdin como suplemento para a queda de cabelo. Foi-me indicado pelo dermatologista, e notei realmente diferença. Já tomei também o Cistitone Forte, mas prefiro o primeiro. O importante é ter paciência, que com cabelo não existem resultados imediatos. No mínimo dos mínimos os tais 3 meses. Recomendo que comprem em Espanha, uma vez que a diferença de preço é muito significativa.

    • Responder Andreia Outubro 29, 2017 at 3:16 am

      Olá Ana,
      obrigada pelo feedback. Se o Lambdapil resultou melhor para si é porque a sua queda de cabelo é de causa hormonal (androgenética). É que o Lambdaphil contém Serenoa também chamada de Saw Palmetto que actua nesse tipo de queda.

  • Responder Maria Ana Outubro 29, 2017 at 11:21 pm

    Boa noite Andreia, já comprei o BioActivo Selénio + Zinco, durante quanto tempo devo tomar. Grata pela sua boa vontade. Obrigada

    • Responder Andreia Outubro 30, 2017 at 2:56 pm

      Olá Maria,
      Deverá tomar pelo menos 2 meses. 🙂 Boa semana!

  • Responder aurora Outubro 31, 2017 at 1:08 pm

    Obrigado por mais este artigo. Muito útil.
    Pode-me indicar marca confiável para a vitamina D e K?
    Obrigado

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!