My Beauty

A farmacêutica responde!

Mais uma semana, mais uma rubrica A farmacêutica responde! Como mencionei previamente, é muito difícil responder aos [imensos] emails que recebo, por isso, peço que usem os comentários, aos quais eu consigo mais facilmente responder. E hoje fica aqui mais uma questão!

Olá Andreia, gosto muito do seu blog e sugestões. Gostaria de colocar uma questão; como posso introduzir na rotina diária os produtos sérum de vitamina C a 20%,o sérum de ácido mandélico a 18% e retinol 0,5%. Tenho 50 anos e pele mista.
Obrigada.
A.

Olá A.,
a melhor forma de introduzir os produtos que menciona é usar o sérum de vitamina C de manhã antes do seu creme de rosto habitual e do protetor solar. À noite, pode usar o sérum de ácido mandélico 2x por semana e nas outras noites usar o retinol a 0.5% seguido de um creme hidratante ou reparador. Como tem a pele mista, aconselho o Endocare gel creme regenerador anti-envelhecimento.

O sérum de vitamina C a 20% previne o envelhecimento cutâneo, protege dos danos solares e dá luminosidade à pele. O sérum de ácido mandélico ajuda a remover as camadas superficiais da pele, tornando os sinais de envelhecimento menos visíveis e dá firmeza à pele. O retinol ajuda a reverter os sinais de envelhecimento como manchas, rugas e também dá firmeza a pele.

Espero ter ajudado, 🙂

Andreia

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

29 Comentários

  • Responder Ana Sá Dezembro 11, 2017 at 5:18 pm

    Obrigada pela dica 😉 eu comecei a fazer a vitamina C da Cique One, de seguida o Rerdermic C e posteriormente protetor solar (manhã), á noite após limpeza da pele vitamina A da Clique one e Redermic R. Comecei a ganhar pontos negros todos os dias nascem estou horrível e triste. 🙁

    • Responder Andreia Dezembro 18, 2017 at 3:14 pm

      Olá Ana,
      tem de experimentar o CosRX BHA do site asanASIAN, é excelente para os pontos negros, vai ver uma enorme diferença! 🙂

    • Responder isabel osorio Janeiro 5, 2018 at 6:06 pm

      Olá Andreia! Tenho 50 anos, a pele sensivel e com alguma vermelhidão nas maças do rosto e queixo, oleosa na zona T e com tendencia a ressecar durante o dia nas maçãs do rosto. Pretendia saber que tipo de acidos posso usar e como. Obrigada pela sua atenção. Beijinho e abraço. Feliz 2018!!!

      • Responder Andreia Janeiro 7, 2018 at 9:00 am

        Olá Isabel,
        pode usar ácidos como este, mas use 1x por semana, à noite. Se as maçãs do rosto têm tendência a ressecar, deveria usar um cuidado hidratante nessas zonas como uma máscara Hydraphase da La Roche Posay que se vende em saquetas ou o Klairs Midnight Blue Calming Cream, que é específico para vermelhidão. Um beijinho e um excelente 2018 🙂

        • Responder isabel osorio Janeiro 11, 2018 at 5:28 pm

          Obrigada, pelo carinho e rápida resposta. Um beijinho e um abraço forte! Feliz ano 2018!

  • Responder Cristina F Dezembro 11, 2017 at 8:05 pm

    Olá Andreia, aqui passo para lhe deixar um mega mega obrigada 🙂 Já lhe havia pedido alguns conselhos em relação à desidratação constante da minha pele,ao Ketrel e à minha hipersensibilidade ao mesmo e a outros produtos. Após mais alguns cremes e uns artigos, descobri finalmente que se trata de rosácea…e ontem após ler o seu artigo sobre ácido azelaico comecei o Skinoderm, e qual nao foi o meu espanto quando hoje acordo e vejo que 80% dos papinhos/borbulhas estão desinflamados e quase não se notam!!! Muito Obrigada!!! Hoje a desidratação foi quase nula… Em suma e depois de resumir todos os seus conselhos: De manha lavo só com água, aplico um pouquinho de skinoderm, e em seguida o Rosaliac AR, seguido do Foto Ultra 100 ISDN ; à noite lavo com gel Bioderma ou Cetaphil, Skinoderm ou Ketrel,(dias alternados) e passado uma meia horita hidrato com Hydraphase 😉 Que acha? Já agora no meu caso, poria a Vit C de manha após o Skinoderm ou antes? Ou Corto o Skinoderm de manhã?

    Muito, muito Obrigada xD

    • Responder Andreia Janeiro 7, 2018 at 9:56 am

      Olá Cristina,
      ainda bem que melhorou imenso e que conseguiu perceber o que se passava com a sua pele!
      [O seu comentário foi parar ao spam, por isso é que demorei tanto tempo a responder]
      Pode por a vitamina C, antes do Skinoren, mas deveria esperar pelo menos 15 minutos entre a aplicação. A sua rotina está bem construída, mas tem rosácea o melhor seria suspender o Kétrel e usar um retinol numa dose mais baixa como o Sesderma Retises 0,25%, que é menos agressivo. Um beijinho e um excelente 2018! 😉

  • Responder Andreia Dezembro 12, 2017 at 1:24 am

    Olá Andreia, não consigo gostar da sensação da vitamina C na pele, já o ácido mandélico tenho muita curiosidade em experimentar já que não tolero grande parte da família dos ácidos. Obrigada pelas dicas!

  • Responder Flávia Bobbio Dezembro 12, 2017 at 4:38 pm

    Olá Andréia! Estou a usar à noite o suavicid para tratar o melasma. Pela manhã depois da pele limpa uso vitamina c é um creme hidratante. A minha pé,e é mista mas como estou fazendo esse tratamento para clarear o melasma, acabo precisando usar um creme mais espesso e a minha dúvida é quanto ao filtro solar. Às vezes sinto que estou a retirar o filtro solar quando uso um filtro leve tipo isdin. É com essa sensação que fico. Será melhor trocar o filtro solar? Eu queria muito experimentar algum asiático, e aproveitando esse comentário queria saber como faço para comprar no site da anasian? Obrigada!! Beijinhos

    • Responder Andreia Dezembro 14, 2017 at 2:46 pm

      Olá Flávia,

      quando usa um filtro leve sente que está a retirar o filtro solar ou sente que está a retirar o creme? Para comprar no asanASIAN, não tem nada de especial, basta usar o seu cartão de crédito. Beijinho

      • Responder Flávia Bobbio Dezembro 16, 2017 at 2:32 am

        Olá Andréia! Realmente ficou confusa a minha questão. Mas o que acontece é que usando um creme mais rico e colocando um filtro solar mais leve por cima, sinto que estou desmanchando o creme que tinha por baixo e por isso fico com a impressão que também não fico protegida. Já me aconteceu isso muitas vezes e o que faço é retirar tudo e reaplicar só o filtro solar pra ter a certeza que ele fica no lugar ou se penetra bem na pele. Às vezes penso que estou a usar um creme que contém óleo e o filtro à base de água e eles acabam por não se fundirem na pele. Será melhor usar filtro leve com creme leve e filtro mais rico com creme rico? As vezes resolvo usando só vitamina c e depois o filtro e assim tem dado certo. Obrigada.

        • Responder Andreia Dezembro 18, 2017 at 3:04 pm

          Olá Flávia,
          o melhor é deixar algum tempo para que o creme absorva. Outra hipótese é mesmo usar um filtro rico, mas os filtros asiáticos não são muito ricos não, até são mais indicados para peles oleosas ou mistas.

  • Responder Alexandra Dezembro 12, 2017 at 11:54 pm

    Andreia, muito obrigada pela resposta.
    A.

  • Responder Sofia Dezembro 14, 2017 at 1:00 pm

    Olá Andreia, tenho 38 anos e começo a ter uns “vincos” no rosto. Existe algum creme ou suplemento que ajude a melhorar?
    Parabéns pelo seu bloque, os artigos são bastante úteis. Muito obrigada.

    • Responder Andreia Dezembro 14, 2017 at 2:51 pm

      Olá Sofia,
      claro, mas o que é essencial é ter uma rotina consistente. Usar protetor solar religiosamente 365 dias por dia, hidratar a pele de manhã e à noite e retirar sempre a maquilhagem. Para lhe poder aconselhar melhor, tem que me dizer que tipo de pele é a sua.

      • Responder Sofia Dezembro 14, 2017 at 3:19 pm

        Olá Andreia, obrigada!!!
        A minha pele é mista e sensível, com os tais vincos de expressão 🙁
        Raramente uso maquilhagem mas retiro sempre 😉
        Neste momento estou a usar óleo seco da Caudalie à noite e um creme hidratante de manhã.

        • Responder Andreia Dezembro 18, 2017 at 3:13 pm

          Aconselharia a introduzir um sérum de vitamina C de manhã, como o que falei no artigo, seguido do seu creme hidratante e protetor solar. Se não for disciplinada o suficiente para usar protetor solar, o melhor é quando terminar passar para o Endocare day SPF30, que previne o envelhecimento e tem proteção solar. Á noite sugeria usar o retinol que falo no artigo, seguido do seu óleo seco. E fica com uma rotina top!

          • Sofia Janeiro 2, 2018 at 2:45 pm

            Olá Andreia
            Votos de um 2018 resplandecente!!

            Obrigada pela ajuda. Vou tratar de começar a fazer isso.

            Não são necessários suplementos, pois não? 😉

            Obrigada e Bjnhs

          • Andreia Janeiro 2, 2018 at 3:08 pm

            Não, Sofia, não são! Beijinho e bom ano! 🙂

          • Sofia Janeiro 3, 2018 at 1:30 pm

            Olá Andreia,

            Peço imensa desculpa, mas não consigo encontrar informação, sobre o que usar de Retinol e de vitamina C.
            Tenho receio de comprar alguma coisa que não deva. Pode recomendar algum, pf?

            Mais uma vez, muito obrigada. Bjnhs

          • Andreia Janeiro 7, 2018 at 9:52 am

            Olá Sofia,
            pode experimentar o Melano CC de manhã e à noite o Sesderma Retises 0,25% retinol. Beijinho e bom 2018! 😉

  • Responder Ana Dezembro 15, 2017 at 11:39 pm

    Olá Andreia, gosto muito do blog. E ja fiz varias compras no site. Mas ainda preciso de alguma ajuda.
    Tenho 35 anos, pele mista/oleosa com alguns pontos negros, mas por trabalhar na rua ja começo a ter algumas rugas nos olhos.
    Actualmente depois da limpeza de rosto, de manhã, uso o C20, protector solar 50+ da yves rocher e nos olhos protector, também 50+, da Lancaster.
    Á noite, após a limpeza, utilizo o mizon collagen e effaclar K da yves rocher, nos olhos AOX da skinceuticals.
    Podia me ajudar no que podia alterar na minha rotina, com o objectivo de prevenir rugas.
    Agradeço desde já.
    Beijinhos

    • Responder Andreia Dezembro 18, 2017 at 3:08 pm

      Olá Ana,
      eu só aconselharia a introduzir um creme tanto de dia como de noite. No seu caso, como tem a pele mista aconselharia o Endocare gel oil free que repara a pele e previne o envelhecimento e combina muito bem com o C20. Pode usar de manhã e à noite, depois dos séruns. Beijinho

  • Responder Maria Dezembro 21, 2017 at 3:58 pm

    Tenho 47 anos. A minha pele é mista, com cicatrizes de acne e poros dilatados. Apresenta flacidez e desidratação. Uso hydra filler mat da filorga, à noite alterno clique one A15 e serum hydraderm da sesderma. Considera esta rotina adequada?

    • Responder Andreia Janeiro 2, 2018 at 3:13 pm

      Sim, é adequada Maria, mas para melhores resultados quando terminar as suas Clique One, experimente a usar um creme de retinol em substituição.

  • Responder Vanda Janeiro 3, 2018 at 9:51 pm

    Olá Andreia,
    Muitos parabéns pelo blogue, os conselhos e sugestões que dá são sempre úteis. Escrevo porque gostaria da sua opinião relativamente a cremes de contorno de olhos para uma mulher de 53 anos com perda de firmeza nas pálpebras. Muito obrigada. Um excelente 2018!

    • Responder Andreia Janeiro 7, 2018 at 8:53 am

      Olá Vanda! Como sugestões dou-lhe o Skin Active Intensive Eye Therapy da Neostrata, o Uriage Isodense contorno de olhos. Um beijinho e um 2018 com tudo de bom! 🙂

  • Responder Luisa Rosa Baptista Janeiro 20, 2018 at 10:05 pm

    Olá!
    A dermatologista recomendou-me usar ampolas da martiderm protoglicanos de manhã e o alfa peeling à noite. De dia o creme da Neostrata Skin Active Matrix support Spf 30 redensificante e à noite redermic R. Tenho medo que seja muito coisa, não acha muito forte? Tenho 40, pele mista a seca. Às vezes tenho problemas de hidratação tenho medo que o creme de dia não cumpra essa função na perfeição, pois não o conheço. Antes de comprar isto tudo queria a sua opinião sobre estas combinações… Obrigada!

    • Responder Andreia Janeiro 21, 2018 at 8:50 am

      Olá Luísa,
      na minha opinião, use o Redermic R ou o Alfa-peeling, não os dois em simultâneo. São demasiados ácidos e a sua pele pode não reagir da melhor forma. O creme de dia não é muito hidratante. Se sentir necessidade adicione ou um sérum hidratante ou compense com um protetor solar mais hidratante como os da ISDIN que têm ácido hialurónico. Beijinho

    Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!