My Beauty

A farmacêutica responde!

Mais uma semana, mais uma rubrica A farmacêutica responde! Como mencionei previamente, é muito difícil responder aos [imensos] emails que recebo, por isso, peço que usem os comentários, aos quais eu consigo mais facilmente responder. E hoje fica aqui mais uma questão!

Olá Andreia, gosto muito do seu blog e sugestões. Gostaria de colocar uma questão; como posso introduzir na rotina diária os produtos sérum de vitamina C a 20%,o sérum de ácido mandélico a 18% e retinol 0,5%. Tenho 50 anos e pele mista.
Obrigada.
A.

Olá A.,
a melhor forma de introduzir os produtos que menciona é usar o sérum de vitamina C de manhã antes do seu creme de rosto habitual e do protetor solar. À noite, pode usar o sérum de ácido mandélico 2x por semana e nas outras noites usar o retinol a 0.5% seguido de um creme hidratante ou reparador. Como tem a pele mista, aconselho o Endocare gel creme regenerador anti-envelhecimento.

O sérum de vitamina C a 20% previne o envelhecimento cutâneo, protege dos danos solares e dá luminosidade à pele. O sérum de ácido mandélico ajuda a remover as camadas superficiais da pele, tornando os sinais de envelhecimento menos visíveis e dá firmeza à pele. O retinol ajuda a reverter os sinais de envelhecimento como manchas, rugas e também dá firmeza a pele.

Espero ter ajudado, 🙂

Andreia

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

45 Comentários

  • Responder Ana Sá Dezembro 11, 2017 at 5:18 pm

    Obrigada pela dica 😉 eu comecei a fazer a vitamina C da Cique One, de seguida o Rerdermic C e posteriormente protetor solar (manhã), á noite após limpeza da pele vitamina A da Clique one e Redermic R. Comecei a ganhar pontos negros todos os dias nascem estou horrível e triste. 🙁

    • Responder Andreia Dezembro 18, 2017 at 3:14 pm

      Olá Ana,
      tem de experimentar o CosRX BHA do site asanASIAN, é excelente para os pontos negros, vai ver uma enorme diferença! 🙂

    • Responder isabel osorio Janeiro 5, 2018 at 6:06 pm

      Olá Andreia! Tenho 50 anos, a pele sensivel e com alguma vermelhidão nas maças do rosto e queixo, oleosa na zona T e com tendencia a ressecar durante o dia nas maçãs do rosto. Pretendia saber que tipo de acidos posso usar e como. Obrigada pela sua atenção. Beijinho e abraço. Feliz 2018!!!

      • Responder Andreia Janeiro 7, 2018 at 9:00 am

        Olá Isabel,
        pode usar ácidos como este, mas use 1x por semana, à noite. Se as maçãs do rosto têm tendência a ressecar, deveria usar um cuidado hidratante nessas zonas como uma máscara Hydraphase da La Roche Posay que se vende em saquetas ou o Klairs Midnight Blue Calming Cream, que é específico para vermelhidão. Um beijinho e um excelente 2018 🙂

        • Responder isabel osorio Janeiro 11, 2018 at 5:28 pm

          Obrigada, pelo carinho e rápida resposta. Um beijinho e um abraço forte! Feliz ano 2018!

  • Responder Cristina F Dezembro 11, 2017 at 8:05 pm

    Olá Andreia, aqui passo para lhe deixar um mega mega obrigada 🙂 Já lhe havia pedido alguns conselhos em relação à desidratação constante da minha pele,ao Ketrel e à minha hipersensibilidade ao mesmo e a outros produtos. Após mais alguns cremes e uns artigos, descobri finalmente que se trata de rosácea…e ontem após ler o seu artigo sobre ácido azelaico comecei o Skinoderm, e qual nao foi o meu espanto quando hoje acordo e vejo que 80% dos papinhos/borbulhas estão desinflamados e quase não se notam!!! Muito Obrigada!!! Hoje a desidratação foi quase nula… Em suma e depois de resumir todos os seus conselhos: De manha lavo só com água, aplico um pouquinho de skinoderm, e em seguida o Rosaliac AR, seguido do Foto Ultra 100 ISDN ; à noite lavo com gel Bioderma ou Cetaphil, Skinoderm ou Ketrel,(dias alternados) e passado uma meia horita hidrato com Hydraphase 😉 Que acha? Já agora no meu caso, poria a Vit C de manha após o Skinoderm ou antes? Ou Corto o Skinoderm de manhã?

    Muito, muito Obrigada xD

    • Responder Andreia Janeiro 7, 2018 at 9:56 am

      Olá Cristina,
      ainda bem que melhorou imenso e que conseguiu perceber o que se passava com a sua pele!
      [O seu comentário foi parar ao spam, por isso é que demorei tanto tempo a responder]
      Pode por a vitamina C, antes do Skinoren, mas deveria esperar pelo menos 15 minutos entre a aplicação. A sua rotina está bem construída, mas tem rosácea o melhor seria suspender o Kétrel e usar um retinol numa dose mais baixa como o Sesderma Retises 0,25%, que é menos agressivo. Um beijinho e um excelente 2018! 😉

  • Responder Andreia Dezembro 12, 2017 at 1:24 am

    Olá Andreia, não consigo gostar da sensação da vitamina C na pele, já o ácido mandélico tenho muita curiosidade em experimentar já que não tolero grande parte da família dos ácidos. Obrigada pelas dicas!

  • Responder Flávia Bobbio Dezembro 12, 2017 at 4:38 pm

    Olá Andréia! Estou a usar à noite o suavicid para tratar o melasma. Pela manhã depois da pele limpa uso vitamina c é um creme hidratante. A minha pé,e é mista mas como estou fazendo esse tratamento para clarear o melasma, acabo precisando usar um creme mais espesso e a minha dúvida é quanto ao filtro solar. Às vezes sinto que estou a retirar o filtro solar quando uso um filtro leve tipo isdin. É com essa sensação que fico. Será melhor trocar o filtro solar? Eu queria muito experimentar algum asiático, e aproveitando esse comentário queria saber como faço para comprar no site da anasian? Obrigada!! Beijinhos

    • Responder Andreia Dezembro 14, 2017 at 2:46 pm

      Olá Flávia,

      quando usa um filtro leve sente que está a retirar o filtro solar ou sente que está a retirar o creme? Para comprar no asanASIAN, não tem nada de especial, basta usar o seu cartão de crédito. Beijinho

      • Responder Flávia Bobbio Dezembro 16, 2017 at 2:32 am

        Olá Andréia! Realmente ficou confusa a minha questão. Mas o que acontece é que usando um creme mais rico e colocando um filtro solar mais leve por cima, sinto que estou desmanchando o creme que tinha por baixo e por isso fico com a impressão que também não fico protegida. Já me aconteceu isso muitas vezes e o que faço é retirar tudo e reaplicar só o filtro solar pra ter a certeza que ele fica no lugar ou se penetra bem na pele. Às vezes penso que estou a usar um creme que contém óleo e o filtro à base de água e eles acabam por não se fundirem na pele. Será melhor usar filtro leve com creme leve e filtro mais rico com creme rico? As vezes resolvo usando só vitamina c e depois o filtro e assim tem dado certo. Obrigada.

        • Responder Andreia Dezembro 18, 2017 at 3:04 pm

          Olá Flávia,
          o melhor é deixar algum tempo para que o creme absorva. Outra hipótese é mesmo usar um filtro rico, mas os filtros asiáticos não são muito ricos não, até são mais indicados para peles oleosas ou mistas.

  • Responder Alexandra Dezembro 12, 2017 at 11:54 pm

    Andreia, muito obrigada pela resposta.
    A.

  • Responder Sofia Dezembro 14, 2017 at 1:00 pm

    Olá Andreia, tenho 38 anos e começo a ter uns “vincos” no rosto. Existe algum creme ou suplemento que ajude a melhorar?
    Parabéns pelo seu bloque, os artigos são bastante úteis. Muito obrigada.

    • Responder Andreia Dezembro 14, 2017 at 2:51 pm

      Olá Sofia,
      claro, mas o que é essencial é ter uma rotina consistente. Usar protetor solar religiosamente 365 dias por dia, hidratar a pele de manhã e à noite e retirar sempre a maquilhagem. Para lhe poder aconselhar melhor, tem que me dizer que tipo de pele é a sua.

      • Responder Sofia Dezembro 14, 2017 at 3:19 pm

        Olá Andreia, obrigada!!!
        A minha pele é mista e sensível, com os tais vincos de expressão 🙁
        Raramente uso maquilhagem mas retiro sempre 😉
        Neste momento estou a usar óleo seco da Caudalie à noite e um creme hidratante de manhã.

        • Responder Andreia Dezembro 18, 2017 at 3:13 pm

          Aconselharia a introduzir um sérum de vitamina C de manhã, como o que falei no artigo, seguido do seu creme hidratante e protetor solar. Se não for disciplinada o suficiente para usar protetor solar, o melhor é quando terminar passar para o Endocare day SPF30, que previne o envelhecimento e tem proteção solar. Á noite sugeria usar o retinol que falo no artigo, seguido do seu óleo seco. E fica com uma rotina top!

          • Sofia Janeiro 2, 2018 at 2:45 pm

            Olá Andreia
            Votos de um 2018 resplandecente!!

            Obrigada pela ajuda. Vou tratar de começar a fazer isso.

            Não são necessários suplementos, pois não? 😉

            Obrigada e Bjnhs

          • Andreia Janeiro 2, 2018 at 3:08 pm

            Não, Sofia, não são! Beijinho e bom ano! 🙂

          • Sofia Janeiro 3, 2018 at 1:30 pm

            Olá Andreia,

            Peço imensa desculpa, mas não consigo encontrar informação, sobre o que usar de Retinol e de vitamina C.
            Tenho receio de comprar alguma coisa que não deva. Pode recomendar algum, pf?

            Mais uma vez, muito obrigada. Bjnhs

          • Andreia Janeiro 7, 2018 at 9:52 am

            Olá Sofia,
            pode experimentar o Melano CC de manhã e à noite o Sesderma Retises 0,25% retinol. Beijinho e bom 2018! 😉

  • Responder Ana Dezembro 15, 2017 at 11:39 pm

    Olá Andreia, gosto muito do blog. E ja fiz varias compras no site. Mas ainda preciso de alguma ajuda.
    Tenho 35 anos, pele mista/oleosa com alguns pontos negros, mas por trabalhar na rua ja começo a ter algumas rugas nos olhos.
    Actualmente depois da limpeza de rosto, de manhã, uso o C20, protector solar 50+ da yves rocher e nos olhos protector, também 50+, da Lancaster.
    Á noite, após a limpeza, utilizo o mizon collagen e effaclar K da yves rocher, nos olhos AOX da skinceuticals.
    Podia me ajudar no que podia alterar na minha rotina, com o objectivo de prevenir rugas.
    Agradeço desde já.
    Beijinhos

    • Responder Andreia Dezembro 18, 2017 at 3:08 pm

      Olá Ana,
      eu só aconselharia a introduzir um creme tanto de dia como de noite. No seu caso, como tem a pele mista aconselharia o Endocare gel oil free que repara a pele e previne o envelhecimento e combina muito bem com o C20. Pode usar de manhã e à noite, depois dos séruns. Beijinho

  • Responder Maria Dezembro 21, 2017 at 3:58 pm

    Tenho 47 anos. A minha pele é mista, com cicatrizes de acne e poros dilatados. Apresenta flacidez e desidratação. Uso hydra filler mat da filorga, à noite alterno clique one A15 e serum hydraderm da sesderma. Considera esta rotina adequada?

    • Responder Andreia Janeiro 2, 2018 at 3:13 pm

      Sim, é adequada Maria, mas para melhores resultados quando terminar as suas Clique One, experimente a usar um creme de retinol em substituição.

  • Responder Vanda Janeiro 3, 2018 at 9:51 pm

    Olá Andreia,
    Muitos parabéns pelo blogue, os conselhos e sugestões que dá são sempre úteis. Escrevo porque gostaria da sua opinião relativamente a cremes de contorno de olhos para uma mulher de 53 anos com perda de firmeza nas pálpebras. Muito obrigada. Um excelente 2018!

    • Responder Andreia Janeiro 7, 2018 at 8:53 am

      Olá Vanda! Como sugestões dou-lhe o Skin Active Intensive Eye Therapy da Neostrata, o Uriage Isodense contorno de olhos. Um beijinho e um 2018 com tudo de bom! 🙂

  • Responder Luisa Rosa Baptista Janeiro 20, 2018 at 10:05 pm

    Olá!
    A dermatologista recomendou-me usar ampolas da martiderm protoglicanos de manhã e o alfa peeling à noite. De dia o creme da Neostrata Skin Active Matrix support Spf 30 redensificante e à noite redermic R. Tenho medo que seja muito coisa, não acha muito forte? Tenho 40, pele mista a seca. Às vezes tenho problemas de hidratação tenho medo que o creme de dia não cumpra essa função na perfeição, pois não o conheço. Antes de comprar isto tudo queria a sua opinião sobre estas combinações… Obrigada!

    • Responder Andreia Janeiro 21, 2018 at 8:50 am

      Olá Luísa,
      na minha opinião, use o Redermic R ou o Alfa-peeling, não os dois em simultâneo. São demasiados ácidos e a sua pele pode não reagir da melhor forma. O creme de dia não é muito hidratante. Se sentir necessidade adicione ou um sérum hidratante ou compense com um protetor solar mais hidratante como os da ISDIN que têm ácido hialurónico. Beijinho

  • Responder Luísa Rosa Baptista Janeiro 31, 2018 at 1:55 am

    E um bom creme de dia hidratante com acção firmeza anti envelhecimento para mais de 40? Vou seguir o seu conselho da noite e fazer só o alfa feeling para já. Acha que devo complementar com mais alguma coisa? De dia gostei do endocare day mas só hidrata, não tem grande acção anti rugas…

  • Responder Luísa Baptista Fevereiro 11, 2018 at 12:29 pm

    Wow, muito tentador! Então vamos por partes: neste momento tenho as ampolas martiderm protoglicanos e as alfa peeling à noite, gosto de ambas. Vivo no algarve onde faz muito sol e tenho um super protector de rosto da ISDIN age repair fluid 50+ que adoro! Só me falta conjugar uma rotina de dia com os protoglicanos e uma de noite com o alfa peeling. Tenho 40 a caminho dos 41 e queria um creme de dia bom e um de noite para complementar. Este que envia parece excelente – seria para usar de noite, por exemplo? Queria dizer também que leio todas as suas publicações e já recomendei a muita gente tanto os produtos como o blog. Acho incrível que possamos falar directamente umas com as outras sobre estes assuntos especializados de uma forma em rede e simples! Autonomamente! Viva o futuro! Obrigada.

    • Responder Andreia Fevereiro 25, 2018 at 8:55 am

      Olá Luísa,

      obrigada pela sua mensagem tão querida. Pode usar de dia e de noite. Eu adoro esta comunidade que criámos e a facilidade de podermos conversar sobre produtos, cosméticos e saúde. Beijinho 🙂

  • Responder Marta Ferreira Fevereiro 23, 2018 at 2:35 pm

    Olá Andreia,
    Tenho 40 anos, uma pele mista e algumas manchas na zona da testa e do buço.
    Apesar de não ter rugas marcadas sinto a pele sem brilho e com falta de firmeza.
    Qual a rotina de cuidados com a pele, que me aconselha a ter de manhã e à noite?
    Atualmente aplico o sérum Ascorbyl Tetraisopalmitate Solution 20% in Vitamin F da marca Ordinary e um creme anti rugas de supermercado.
    Como sinto que não está a ser suficiente , o que me aconselha?

    Muito Obrigada,
    Marta

    • Responder Andreia Fevereiro 25, 2018 at 5:34 am

      Olá Marta, use o sérum da The Ordinary apenas 1x por dia. Se quiser da mesma marca pode usar o sérum Niacinamide 10% + Zinc para ajudar a esbater as manchas, complementado com o The Buffet para a firmeza e o seu creme de rugas habitual. 😉

  • Responder Joana Roque Março 17, 2018 at 5:03 pm

    Olá Andreia! Em primeiro lugar desejo-lhe os Parabéns pelo blog! Só à pouco tempo é que me deram o prazer de apresentá-lo e estou a adorar! 😀 Talvez seja a Andreia a salvadora da minha pele, uma vez que tenho imensas dificuldades em mantê-la equilibrada! Então aqui vai o meu pedido de ajuda! Tenho 31 anos, e desde sempre, a minha pele descama com muita facilidade e tenho vermelhidão nas maçãs do rosto (apenas no inverno). Actualmente, a minha rotina é muito básica, de manhã lavo o rosto apenas com água, de seguida coloco o tónico hydrabio da bioderma e finalizo com um creme hidratante YsthéAL da Avène. À noite, a rotina é exactamente a mesma. Não uso maquilhagem no dia a dia, mas quando me mequilho, retiro-a com a água micelar também da Avène. Já experimentei usar o sérum Hydrance da Avène, antes do hidratante, mas a minha pele não gostou! Não uso máscaras, nem esfolio a pele. Pode dar-me algumas dicas para conseguir ter uma rotina diária de forma a manter a minha pele hidratada e equilibrada?
    Muito Obrigada!
    Um beijinho,
    Joana Roque

    • Responder Andreia Março 27, 2018 at 4:25 pm

      Olá Joana,

      aconselho este creme para ajudar na desidratação e na vermelhidão:
      https://www.asanasian.com/produtos/guerisson-9-complex-cream-70g/

      o Ystheal por ter retinaldeído, aconselho a que use só à noite.

      Se quiser um sérum, aconselho este da Innisfree que ajuda na vermelhidão e suaviza a pele.

      https://www.asanasian.com/produtos/innisfree-the-minimum-ampoule-essence-30ml/

      Um beijinho

      • Responder Joana Roque Abril 26, 2018 at 2:03 am

        Obrigada pela disponibilidade Andreia!
        Esqueci-me de frisar que, apesar de a minha pele descamar em pontos específicos (asas do nariz, sobrancelhas e testa), tenho os poros dilatados nas maçãs do rosto e no buço! Como tal, segui o seu conselho e encomendei o hidratante Guérisson 9 Complex Cream, quanto ao serum achei melhor o Mizon Snail Repair Ampoule, tendo em conta a descrição do produto com os meus problemas. Fiz bem?
        Encomendei também esta máscara de tecido Mediheal N.M.F Aquaring Ampoule Mask para fazer 1x/semana. Concorda?
        Gostava também de ter encomendado esta LANEIGE Water Sleeping Mask para substituir pelo creme hidratante YsthéAL da Avène, mas estava esgotada! Estou a pensar bem?

        Resumindo, veja por favor se concorda:

        Manhã:
        Lavo o rosto só com água e aplico o tónico hydrabio da bioderma, coloco o serum Mizon Snail Repair Ampoule e finalizo com o hidratante Guérisson 9 Complex Cream.

        Noite:
        Lavo o rosto só com água e aplico o tónico hydrabio da bioderma, coloco o serum Mizon Snail Repair Ampoule e finalizo com o creme hidratante YsthéAL da Avène (enquanto a LANEIGE Water Sleeping Mask estiver esgotada).

        Devo esfoliar a pele? Devo também fazer a máscara de argila de vez em quando? O que me aconselha? Com que periodicidade?

        Muito Obrigada!

  • Responder Ana Diniz Março 18, 2018 at 4:52 pm

    Olá Andreia.

    Conheci o seu blog há uns dias e, não sendo dada a blogs, confesso que fiquei fã e que o sigo com uma regularidade que até a mim espanta. Assim, agradeço-lhe o tempo que disponibiliza para nos dar as orientações que considero ótimas.

    Tenho 46 anos, pele mista, com poros dilatados e alguma oleosidade na zona do nariz. Algumas rugas na zona inferior dos olhos, pálpebras descaídas, papos e, o que me deixa um pouco triste, começo a ver os efeitos da gravidade no rosto, ou seja, começo com a perda de firmeza.

    A minha rotina é a a seguinte:

    Manhã:
    Limpeza: Effaclar Gel (La Roche-Posay), depois de consultar o seu blog.
    Tónico: Eau de Raisin (Caudalie)
    Vitamina C (Ampolas 10% Repavar)
    Sérum Rosto: Anti-Age Global Lift Fermeté (One By HBC)
    Sérum Olhos: Perfection Tenseur Yeux e Lévres (L’ Or by One)
    Creme rosto: Filorga Time Filler-Mat, depois de consultar o seu blog. Ainda não chegou.
    Creme Olhos: Soin Fermeté Yeux Jour (Novange)
    Maquilhagem: Teint Idole Ultra Wear (Lancôme) e Shiseido Pureness Matyfing, depois de consultar o seu
    blog. Ainda não chegou.
    Protetor Solar: Fotoprotetor Isdin Fusion Fluid 50+ (depois de consultar o seu blog).

    Noite:
    Limpeza: Effaclar Gel (La Roche-Posay), depois de consultar o seu blog.
    Tónico: Eau de Raisin (Caudalie)
    Mistura de Hallibut + Bepantene +Vitamina A, meia ampola (Clic-one)

    Faço uma sessão de radiofrequência por mês.

    Neste momento, desde que faço a mistura Hallibut + Bepantene +Vitamina A, há 26 dias, tenho a pele mais oleosa, com um brilho que me desagrada.
    De dia, sinto algumas picadas no rosto depois de aplicar a ampola de vitamina C, acompanhadas de algum ardor após a aplicação dos cremes, sobretudo em redor dos olhos. Aplico a vitamina C há 13 dias. Esta sensação tem vindo a diminuir.

    Devido ao aumento da oleosidade, deverei suspender a aplicação do Hallibut + Bepantene, mas manter a vitamina A? Nesse caso, que creme e que sérum me aconselharia?
    Pelo que li, no seu blog, estou inclinada para o sérum Endocare Tensage ou um dos da Mison.
    Reltivamente ao creme de olhos, e depois de ler as suas sugestões, estou indecisa entre o Time-Filler, o Endocare Tensage e o Skin Activ Contorno de Olhos Intenso.

    O que aconselha, Andreia?

    Gostaria de começar a usar uma máscara/creme noturnos, qual me aconselha?

    Relativamente a peelings, gostara de os introduzir na minha rotina semanal. Qual a sua sugestão?

    Prometo que, num próximo contacto, serei mais breve.

    Obrigada por toda a informação que disponibiliza.

    Ana

  • Responder Ana Diniz Março 23, 2018 at 10:36 pm

    Obrigada, Andreia. Ajudou e vou seguir os seus conselhos. Uma vez mais agradeço a sua disponibilidade.

  • Responder Maria neves Abril 3, 2018 at 3:14 am

    Olá Andreia
    Já faz algum tempo que sigo o seu blogue , aprendo sempre coisas novas!
    Tenho 53 anos e pele que já foi oleosa, mas já não é, agora parece ter tendência para a desidratação. tEnho usado produtos da endocare, nomeadamente o tensAge olhos, tensage serum e o tensAge creme. Estava a pensar comprar também o cellage para adicionar o retinol à rotina . No entanto, ouço falar frequentemente nos peptido e não sei se estes cremes o teem . Poder-me-a a ANdreia aconselhar? obrigada pela disponibilidade!!!
    Beijinhos
    Maria

  • Responder Sónia Oliveira Maio 3, 2018 at 10:54 pm

    Olá Andreia , desde que descobri este blogue fiquei viciada e admirada por ainda haver gente boa neste mundo como a Andreia.
    Se me pudesse ajudar, agradecia, a minha filha faz amanha dezassete anos, de há um ano para cá ficou com muito acne, há um mês começou a tomar a pilula (sibilla) e ficou melhor mas pouco. Ela de manha e à noite limpa a cara com o Effaclar água micelar seguido o Effaclar Duo(+). precisava de saber que cremes aconselha .Ela também tem muita caspa grande, já usou champôo próprio, um esfoliante de couro cabeludo e nada. Obrigada.

    • Responder Andreia Maio 5, 2018 at 10:15 am

      Olá Sónia,
      em relação à pílula ao fim de 1 mês ainda não é o suficiente para ver bons resultados. Aconselho a que use um óleo de limpeza à noite antes da água micelar de modo a que consiga remover mais eficazmente a oleosidade da pele.
      A máscara Biretix é também ideal para fazer 1x por semana.

      Para a caspa, convém sempre ter em conta que pode ser do stress e também das alterações hormonais, mas o Kerium DS champô intensivo para as alturas de crise costuma ser bastante eficaz. Para uso regular, aconselhava um champô de Tea Tree / Melaleuca, usualmente o Celeiro tem. Aconselhava também que lesse este artigo que escrevi sobre o acne:
      http://mybeautyprescription.com/2014/05/dicas-para-combater-o-acne/

      Espero ter ajudado 🙂

    Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!