My Beauty

A pílula no tratamento do acne!

Já se falou muito no My Beauty Prescription do tratamento do acne, bem como das causas do mesmo. Hoje vamos abordar o papel que a pílula pode ter no tratamento do acne e como nem todas as pílulas são iguais, quais as adequadas para o tratamento do acne.

A pílula pode ser um complemento do tratamento do acne nas mulheres. Apesar de ser sempre um complemento de um tratamento tópico [gel de limpeza, cremes, etc], é excelente para as mulheres que sofrem de acne hormonal. É também usada como complemento de tratamentos orais como a isotretinoína em casos de acne severo.

Como funciona?

As pílulas anti-androgénicas são as pílulas usadas no tratamento do acne. Estas pílulas também são usadas para o tratamento do hirsutismo [pêlos em excesso e fortes] e ainda no tratamento da queda do cabelo. Funcionam impedindo a ligação das hormonas circulantes às glândulas sebáceas da pele, responsáveis pela produção de sebo.

Em Portugal as pílulas anti-androgénicas disponíveis são:

  • Diane 35 e os seus genéricos [etinilestradiol+ciproterona]
  • Denille, Valette, Qlaira e genéricos [etinilestradiol + dienogest]

Apesar de não terem indicação formal por parte das agências do medicamento, as pílulas com etinilestradiol+ cloromadinona [Belara] e as pílulas com etinilestradiol+drospirenona [Yasmin, Yasminelle e seus genéricos] são também prescritas por médicos especialistas com esta finalidade.

O uso da pílula deve ser sempre feito com indicação médica, primeiro, porque nem todas as pílulas são iguais, logo, deve-se tomar a mais adequada às características de cada uma. Para além disso, existem mulheres para qual a pílula não é uma opção, por historial de tromboembolismo, obesidade, hipertensão ou tabagismo.

Quem toma a pílula para tratamento do acne? E quais os resultados? Partilhem! 😉

Photo by Simone van der Koelen on Unsplash

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

7 Comentários

  • Responder Andreia Janeiro 9, 2018 at 11:08 pm

    Olá Andreia, antes de mais desejo-lhe um óptimo ano.
    Eu comecei por tomar a Valette, receitada pelo médico de família mas que nada fez pelo meu acne que era horrível (imensas borbulhas e enormes), voltei ao médico, tomei a minigest, não resultou, tomei a yasmin e o resultado foi o mesmo…até que fiz o que não se deve fazer que é pesquisar na internet, descobrir que a Diane 35 é super recomendada para casos de acne e ir á farmácia comprar, sem consultar o médico….mas a verdade é que funcionou muito!
    Depois voltei ao médico, informei que tinha começado a tomar a Diane 35 e assim continuo há mais de 10 anos embora comece a sentir-me desconfortável por tomar a pílula há tanto tempo.
    O que é que lhe parece Andreia? Neste momento o acne está controlado mas não pretendo engravidar, há pílulas melhores e piores?
    Obrigada

    • Responder Andreia Janeiro 12, 2018 at 2:30 pm

      Olá Andreia,
      não aconselho a mudar! Não há pílulas melhores nem piores, há umas mais adequadas para nós, umas que outras, só isso. Infelizmente, suspender a pílula muitas vezes é ainda pior [leia o comentário da Fátima]. A Diane 35, foi a que resultou melhor também para mim e a qual eu me dei melhor, mesmo após de não ter acne 😉 Beijinho e bom 2018!

  • Responder Fatima Janeiro 10, 2018 at 10:43 pm

    Um bom Ano Andreia.

    Um tema muito interessante, e por acaso veio mesmo a calhar , tenho 34 anos e tou com borbulhas no queixo, horrível , e dói me mt. A primeira pílula que tomei , pq causa do acne e receitada por um ginecologista foi a valete , dei me pessimamente mal, fiquei com borbulhas em todo o rosto , quando o meu problema foi sempre no queixo, depois durante 5anos tomei a Dianne 35 , foi a que me dei melhor , mas fiquei muito inchada , doia me mt as pernas, mas depois passou me. Depois decidi, há um ano e pouco para cá, deixar de tomar , tive bastante tempo sem borbulhas , mas agora voltou, mas depois fui à ginecologista e receitou me a daylette , demorou 4 meses a fazer efeito , mas juntamente com aknemycin, e metroderme , pq diagnosticaram me dermatite periodal rosácea . Mas nunca devia ter deixado de a tomar, agora voltou tudo ao mesmo , apesar te tar a fazer o aknemycin e metroderme alternadamente, à noite. Ha pílulas que certas pessoas até emagrecem , e eu fico muito inchada , o que fazer andreia ? Será melhor pedir umas análises ? Obg

    • Responder Andreia Janeiro 12, 2018 at 2:19 pm

      Olá Fatima,
      infelizmente, aconselho-a a falar com a ginecologista. A Daylette [genérico da Yasminelle, para quem nos lê] pela sua composição até é uma das melhores pílulas para quem faz retenção de líquidos. Um beijinho

  • Responder São Janeiro 11, 2018 at 10:10 pm

    Existe alguma pílula mais indicada para quem tem manchas no rosto?

    • Responder Andreia Janeiro 12, 2018 at 2:09 pm

      Não, todas causam manchas e por isso é preciso ter cuidado redobrado com o sol! 🙂

  • Responder São Janeiro 13, 2018 at 12:13 pm

    Obrigada Andreia pela sua resposta. Apesar de todas as pílulas causarem manchas, na sua opinião,existe alguma que seja mais prejudicial? No meu caso, eu tomava a pílula Yasmin e atualmente tomo a Aranka. Contudo,passado uns anos surgiram me manchas no rosto, e cada vez vão aparecendo mais, mesmo tendo todo o cuidado com o sol. Aproveito e pergunto, qual a sua opinião quanto a fazer um peeling superficial, se ajudará a diminuir as manchas no rosto? Obrigada.

  • Deixar uma resposta

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!