My Wellness

A importância do selénio para a saúde!

Mesmo quando se tem uma alimentação saudável é cava vez mais difícil retirar todos as vitaminas e minerais da alimentação. No caso do selénio, os solos agrícolas em Portugal, tal como em muitos outros países da Europa, são relativamente pobres neste mineral. Por isso, será sempre muito difícil fazer uma alimentação rica em selénio. Os estudos mostram que uma ingestão diária de 100 µg é o indicado, mas a maioria dos europeus consome cerca de metade dessa dose.

Sinais de deficiência

A fadiga, fraqueza muscular, perda de massa muscular, queda de cabelo, descoloração das unhas são os sinais de deficiência de selénio mais comuns. Quem tem problemas de tiróide, deve fazer suplementação com selénio, porque é fundamental para a produção das hormonas da tiróide. Porque se este mineral não estiver presente, o iodo pode provocar danos na tiróide. Quem não consome peixe e carne tem mais propensão a ter deficiência em selénio. Quem tem dores reumáticas e doenças inflamatórias crónicas também beneficia da toma de um suplemento deste mineral porque ajuda a diminuir a inflamação.

Que alimentos são ricos em selénio?

  • Castanhas-do-brasil. Um dos alimentos mais ricos em selénio, em média, duas castanhas-do-brasil fornecem 53 microgramas. Os outros frutos secos e as sementes de abóbora também são ricos em selénio mas em menor quantidade.
  • Ovos [15 microgramas por ovo].
  • Aveia e outros cereais como o trigo e o centeio.
  • Cogumelos
  • Atum
  • Espinafres [11 microgramas por chávena]

A toma de um suplemento de selénio é aconselhado para quem tenha queda de cabelo, unhas quebradiças e descoloradas e para quem tenha problemas de tiróide ou problemas cardíacos. Quem tem o sistema imunitário debilitado também tem benefícios em tomar um suplemento de selénio. O suplemento que costumo aconselhar é o Bioactivo Selénio + Zinco. Neste suplemento o selénio está presente numa forma mais biodisponível e, por isso, é muito melhor absorvido pelo organismo. Tem ainda a vantagem de ter zinco associado, que é fundamental na manutenção do cabelo, unhas, pele, visão e ossos saudáveis, e na protecção das células contra o stress oxidativo, o que torna esta combinação vantajosa. No meu caso, como a minha tiróide precisa de uma ajudinha e como tenho tido alguma queda do cabelo [porque a tiróide não funciona bem] tem sido o suplemento que também tenho tomado. Quem mais toma?

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

18 Comentários

  • Responder Vanda Fevereiro 5, 2018 at 2:58 pm

    Olá Andreia,

    A toma do suplemento Bioactivo Selénio + Zinco não interfere com a toma do medicamento para a tiróíde (levotiroxina sódica) ? Obrigada.

    • Responder Andreia Fevereiro 6, 2018 at 6:58 am

      Olá Vanda,

      Não interfere, mas não tome em simultâneo. A levotiroxina sódica deve ser tomada em jejum e o selénio a uma refeição diferente.

      • Responder Vanda Fevereiro 7, 2018 at 9:02 am

        Muito obrigada Andreia. Beijinhos

  • Responder Maria Ramos Fevereiro 5, 2018 at 5:42 pm

    Olá Andreia,
    O suplemento Bioactivo Selénio+Zinco interfere com a toma do anticoagulante Eliquis?
    Obrigada.

    • Responder Andreia Fevereiro 6, 2018 at 6:56 am

      Olá Maria,
      Não interfere com a coagulação mas deve ser tomado em refeições diferentes. Por exemplo, como deve tomar o Eliquis de manhã e à noite, tome o selénio ao almoço.

  • Responder Carine Fevereiro 5, 2018 at 7:56 pm

    Mais um tema e dica super interessantes. Obrigada Andreia!!

    • Responder Andreia Fevereiro 6, 2018 at 6:55 am

      Obrigada Carine! 😘

  • Responder Sónia Fevereiro 6, 2018 at 12:23 am

    Olá Andreia
    Eu tomo todos os dias eutirox em jejum porque a minha tiróide também é preguiçosa.
    Vou tomar o silénio e esperar que passe essas alterações hormonais
    Beijinhos e obrigada por mais uma dica fundamental

    • Responder Andreia Fevereiro 6, 2018 at 6:53 am

      Olá Sónia,
      Não tome é em simultâneo com o Eutirox. o Eutirox deve ser sempre tomado sozinho em jejum. De preferência tome a outra refeição. Beijinho

  • Responder Andreia Fevereiro 6, 2018 at 2:25 am

    Olá Andreia, existe alguma análise para determinar o valor de selénio no organismo? Pode ocorrer ao invés da deficiência o excesso desse mesmo mineral? Obrigada

    • Responder Andreia Fevereiro 6, 2018 at 6:49 am

      Pela alimentação não é possível, a menos que se coma uma embalagem por dia de castanhas do Brasil, que é o único alimento que pode aumentar mais significativamente os níveis deste mineral. 🙈 e sim, é possível fazer análises aos valores de selénio no sangue.

  • Responder Rita Fevereiro 6, 2018 at 12:52 pm

    Olá Andreia. Tenho 43 anos e estou a tomar selénio e zinco da Bioactivo e estou a gostar. Posso tomar continuadamente? Como estou com alguma falta de concentração/memória (não tanto a trabalhar mas em coisas do quotidiano), comprei também o Ginkobiloba da Bioactivo. Posso tomar os 2 em simultâneo ou é preferível em refeições diferentes? Gosta do ginkobiloba (o mais forte) da Bioactivo? Gosto porque acabam por ser económicos tendo em conta que uma embalagem dá para 2 meses.
    Um beijinho, bom trabalho e muito obrigada pela partilha de tão úteis informações.
    Rita

    • Responder Andreia Fevereiro 6, 2018 at 1:14 pm

      Olá Rita,
      pode tomar em simultâneo e pode tomar continuamente, sem problema. E sim, o Bioactivo Biloba forte tem uma dosagem adequada e também gosto de tomar gingko biloba quando me sinto com falta de concentração e memória. Um beijinho

  • Responder Rita Fevereiro 6, 2018 at 2:09 pm

    Obrigada Andreia!
    Um beijinho,

  • Responder Ines Fevereiro 6, 2018 at 2:15 pm

    E para quem tem uma tiróide que funciona normalmente? A toma do selénio não poderia provocar alguma desregulação?

    • Responder Andreia Fevereiro 6, 2018 at 3:10 pm

      Olá Inês,

      nao tem problema nenhum. A tiróide necessita de selénio para a sua função normal, mas o selénio por si só não regula ou desregula a tiróide.

  • Responder Margarida Fevereiro 6, 2018 at 2:39 pm

    Boa tarde Andreia. Como sempre, mais um artigo super interessante 🤗🤗 Neste momento estou a tomar o Skin, Nails and Hair da Sorgar é um Multivitamin for Woman, da BioTechUSA. A minha dúvida é se tomo um ou dois de cada… beijinho e obrigada 😊

  • Responder Margarida Castelar Fevereiro 6, 2018 at 3:32 pm

    Boa tarde Andreia. Como sempre, mais um artigo super interessante 🤗🤗 Neste momento estou a tomar o Skin, Nails and Hair da Sorgar e um Multivitamin for Woman, da BioTechUSA. A minha dúvida é se tomo um ou dois comprimidos de cada por dia… beijinho e obrigada 😊

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!