My Beauty

Álcool em cosméticos: tudo o que é necessário saber!

A propósito do La Roche-Posay Hyalu B5 e do Vichy Slow Age Noite, mencionei que ambos os produtos têm alcohol denat e que não são adequados para peles sensíveis, irritadas ou agredidas. Como tenho recebido imensas perguntas relativas ao uso de álcool em cosméticos, e como nem todos os álcoois são iguais, neste artigo, vamos perceber as diferenças entre eles!
1. Álcoois a evitar

D alcohol, Alcohol denat, isopropyl alcohol são álcoois a evitar em cosmética e aos quais devemos estar atentos na lista de ingredientes. Estes álcoois causam irritação às peles sensíveis e que quando listados nos 6 primeiros ingredientes, pode-se garantir que causam danos na pele. São muito usados porque tornam os produtos leves e absorvidos facilmente, o que acaba por ser uma tentação fácil para as marcas. No entanto, estes benefícios a curto-prazo têm consequências a longo-prazo, pois este tipo de álcoois promovem o envelhecimento, removem a superfície da pele e os nutrientes que promovem a reparação da pele. Também tornam os poros mais visíveis e quem tem tendência a borbulhas pode piorar.

2. Álcoois que são benéficos para a pele

Existem alguns álcoois, os álcoois gordos que não são irritantes para a pele e que são benéficos para a pele. Afinal, na denominação álcool cabe um mundo! Exemplos são cetyl, stearyl, e cetearyl alcohol. Excelentes para a pele seca, têm uma textura amanteigada, que impede a desidratação da pele e dão um acabamento suave e macio aos cosméticos.

Principalmente quem tem uma pele intolerante, reactiva, sensível, deve ter especial atenção ao álcool em cosméticos. Não custa muito  ler os rótulos antes de comprar e perceber se aquele produto tem alguns destes álcoois a evitar. A nossa pele agradece 😉

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

10 Comentários

  • Responder Lu Março 26, 2018 at 9:00 am

    Ora aqui está mais um excelente artigo, bastante esclarecedor.
    Por acaso há um produto muito badalado que faz-me ficar reticente: o ultimune da Shiseido. Recebi várias doses de ensaio, suficinetes para masi de 15 dias. Resultado foi positivo neste curto espaço de tempo, contudo reparei que o segundo ingrediente é “Sd Alcohol 40-B (Alcohol Denat.)”.
    Procurei reviews e claro está que mutos comentários de insatisfação, devido a este ingrediente.
    Que tem a dizer?
    Beijinhos e boa semana

    • Responder Andreia Março 27, 2018 at 4:00 pm

      Olá Lu,

      eu pessoalmente não sou muito fã de Alcohol Denat e como disse no artigo não deve ser usado por quem tem a pele sensível, agredida ou intolerante. Na verdade, também estou a usar o Ultimune, mas ainda não tenho uma opinião formada do produto.
      Beijinho

      • Responder Lu Março 28, 2018 at 9:14 am

        O que posso adiantar sobre a minha experiência com ultimune:
        após limpeza da pele coloco um pouco no rosto, ficando a pele imediatamente menos oleosa (lá está o horroroso álcool a funcionar, não?) o que me permite usar o Melano CC sem ficar com sensação de mais oleosidade ( Tenho apresentado menos comedões, mas não deixo de aplicar o COSRX. Também notei que ao longo do dia a pele não fica tão oleosa.
        Talvez o ultimune potencie o efeito dos produtos que vêm a seguir contudo, como a longo prazo o efeito não é benéfico (antes pelo contrário) não vou adquirir o produto 😉
        Valeu de muito este artigo! Estamos menos leigos na matéria.

        • Responder Andreia Abril 5, 2018 at 1:26 am

          Sim, o efeito imediato do produto é causado pelo álcool! 🙁

  • Responder Andreia Março 27, 2018 at 3:43 am

    Olá Andreia, muito obrigada pelo esclarecimento, farto-me de procurar a posição dos álcoois na lista de ingredientes de forma a optar pelo produto com menos percentagem possível mas nos cremes/géis para pele oleosa chega a ser um desespero… às vezes fico super frustrada e acabo por não trazer nada…
    Quanto aos álcoois benéficos, são os que encontro nas máscaras para o cabelo e fico muito aliviada por serem bons! (Para mim eram todos maus).
    Beijinhos e obrigada

    • Responder Andreia Março 27, 2018 at 4:10 pm

      Olá Andreia,

      realmente é uma frustração. Um bom creme para peles oleosas sem álcool é o Endocare gelcreme. E sim, há álcoois bons! 😉

      Beijinho

  • Responder Maria Luzia Março 27, 2018 at 11:45 pm

    Olá Andreia ,obrigada por esta informação tão útil .Eu que sofro com pele seca sensível ,e com rosácea .eu passo um creme ,e depois de algumas horas é como se não tivesse posto nada .Vou reparar agora nesse pormenor .

    • Responder Andreia Abril 5, 2018 at 1:27 am

      Sim, Maria Luiza, quando se compra um produto novo deve-se ler com atenção os primeiros ingredientes 😉

  • Responder Estrela Março 29, 2018 at 7:25 pm

    Boa tarde Andreia! Os cremes da SVR costumam ter álcool? Obrigada

    • Responder Andreia Abril 5, 2018 at 1:06 am

      Olá Estrela,
      como no site, não estão os ingredientes de cada produto, aconselho que veja nos ingredientes na embalagem, antes de comprar!

    Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!