My Beauty

Álcool em cosméticos: tudo o que é necessário saber!

A propósito do La Roche-Posay Hyalu B5 e do Vichy Slow Age Noite, mencionei que ambos os produtos têm alcohol denat e que não são adequados para peles sensíveis, irritadas ou agredidas. Como tenho recebido imensas perguntas relativas ao uso de álcool em cosméticos, e como nem todos os álcoois são iguais, neste artigo, vamos perceber as diferenças entre eles!

1. Álcoois a evitar

D alcohol, Alcohol denat, isopropyl alcohol são álcoois a evitar em cosmética e aos quais devemos estar atentos na lista de ingredientes. Estes álcoois causam irritação às peles sensíveis e que quando listados nos 6 primeiros ingredientes, pode-se garantir que causam danos na pele. São muito usados porque tornam os produtos leves e absorvidos facilmente, o que acaba por ser uma tentação fácil para as marcas. No entanto, estes benefícios a curto-prazo têm consequências a longo-prazo, pois este tipo de álcoois promovem o envelhecimento, removem a superfície da pele e os nutrientes que promovem a reparação da pele. Também tornam os poros mais visíveis e quem tem tendência a borbulhas pode piorar.

2. Álcoois que são benéficos para a pele

Existem alguns álcoois, os álcoois gordos que não são irritantes para a pele e que são benéficos para a pele. Afinal, na denominação álcool cabe um mundo! Exemplos são cetyl, stearyl, e cetearyl alcohol. Excelentes para a pele seca, têm uma textura amanteigada, que impede a desidratação da pele e dão um acabamento suave e macio aos cosméticos.

Principalmente quem tem uma pele intolerante, reactiva, sensível, deve ter especial atenção ao álcool em cosméticos. Não custa muito  ler os rótulos antes de comprar e perceber se aquele produto tem alguns destes álcoois a evitar. A nossa pele agradece 😉

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

11 Comentários

  • Responder Lu Março 26, 2018 at 9:00 am

    Ora aqui está mais um excelente artigo, bastante esclarecedor.
    Por acaso há um produto muito badalado que faz-me ficar reticente: o ultimune da Shiseido. Recebi várias doses de ensaio, suficinetes para masi de 15 dias. Resultado foi positivo neste curto espaço de tempo, contudo reparei que o segundo ingrediente é “Sd Alcohol 40-B (Alcohol Denat.)”.
    Procurei reviews e claro está que mutos comentários de insatisfação, devido a este ingrediente.
    Que tem a dizer?
    Beijinhos e boa semana

    • Responder Andreia Março 27, 2018 at 4:00 pm

      Olá Lu,

      eu pessoalmente não sou muito fã de Alcohol Denat e como disse no artigo não deve ser usado por quem tem a pele sensível, agredida ou intolerante. Na verdade, também estou a usar o Ultimune, mas ainda não tenho uma opinião formada do produto.
      Beijinho

      • Responder Lu Março 28, 2018 at 9:14 am

        O que posso adiantar sobre a minha experiência com ultimune:
        após limpeza da pele coloco um pouco no rosto, ficando a pele imediatamente menos oleosa (lá está o horroroso álcool a funcionar, não?) o que me permite usar o Melano CC sem ficar com sensação de mais oleosidade ( Tenho apresentado menos comedões, mas não deixo de aplicar o COSRX. Também notei que ao longo do dia a pele não fica tão oleosa.
        Talvez o ultimune potencie o efeito dos produtos que vêm a seguir contudo, como a longo prazo o efeito não é benéfico (antes pelo contrário) não vou adquirir o produto 😉
        Valeu de muito este artigo! Estamos menos leigos na matéria.

        • Responder Andreia Abril 5, 2018 at 1:26 am

          Sim, o efeito imediato do produto é causado pelo álcool! 🙁

  • Responder Andreia Março 27, 2018 at 3:43 am

    Olá Andreia, muito obrigada pelo esclarecimento, farto-me de procurar a posição dos álcoois na lista de ingredientes de forma a optar pelo produto com menos percentagem possível mas nos cremes/géis para pele oleosa chega a ser um desespero… às vezes fico super frustrada e acabo por não trazer nada…
    Quanto aos álcoois benéficos, são os que encontro nas máscaras para o cabelo e fico muito aliviada por serem bons! (Para mim eram todos maus).
    Beijinhos e obrigada

    • Responder Andreia Março 27, 2018 at 4:10 pm

      Olá Andreia,

      realmente é uma frustração. Um bom creme para peles oleosas sem álcool é o Endocare gelcreme. E sim, há álcoois bons! 😉

      Beijinho

  • Responder Maria Luzia Março 27, 2018 at 11:45 pm

    Olá Andreia ,obrigada por esta informação tão útil .Eu que sofro com pele seca sensível ,e com rosácea .eu passo um creme ,e depois de algumas horas é como se não tivesse posto nada .Vou reparar agora nesse pormenor .

    • Responder Andreia Abril 5, 2018 at 1:27 am

      Sim, Maria Luiza, quando se compra um produto novo deve-se ler com atenção os primeiros ingredientes 😉

  • Responder Estrela Março 29, 2018 at 7:25 pm

    Boa tarde Andreia! Os cremes da SVR costumam ter álcool? Obrigada

    • Responder Andreia Abril 5, 2018 at 1:06 am

      Olá Estrela,
      como no site, não estão os ingredientes de cada produto, aconselho que veja nos ingredientes na embalagem, antes de comprar!

  • Responder Shiseido Ultimune concentrado de rosto e de olhos! ⋆ My Beauty Prescription Julho 16, 2018 at 2:05 pm

    […] denat em altas concentrações (é o segundo ingrediente da lista do concentrado de rosto). O álcool denat é um ingrediente que pode causar irritação às peles mais sensíveis e que é muito usado porque […]

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!