Faux-pas de Beleza!

Faux-pas de Beleza. Ou aqueles erros de beleza que vamos fazendo e que muitas vezes nem damos por isso. Vamos falar de alguns?

  1. Usar Cremes antioxidantes em boião. Cremes em boião de vitamina C? Nem pensar. A vitamina C é muito instável e reage à luz e ao ar. Portanto, um creme com vitamina C irá oxidar da primeira vez que o abrirem. Isto é válido para a maioria dos antioxidantes, por isso quando escolherem um produto antioxidante com vitaminas prefiram uma embalagem em tubo.
  2. Usar Protetores solares compactos como única proteção solar. Os protetores solares sólidos como BB Cushions ou Compactos solares são bons para reforçar a proteção solar, mas não devem ser usados individualmente. E porque não? Porque para se colocar a quantidade necessária para fornecer uma proteção solar SPF30 ou SPF50, teria que se usar quase o produto todo numa aplicação. Para  cicatrizes, manchas e zonas sensíveis, um stick solar é uma boa opção, mas de preferência um 100% mineral, como o da Uriage, porque faz uma barreira física protetora.
  3. Usar máscaras de pestanas fora do prazo de validade. As máscaras de pestanas só têm uma validade de 6 meses após a abertura, e eu não sou muito rígida com os prazos de validade da maquilhagem, mas a maquilhagem de olhos é algo ao qual presto mais atenção. E quem tem tendência a ter infeções oculares ou tem olhos sensíveis mais precauções deve ter. E após uma infeção ocular, deve deitar-se fora as máscaras de pestanas e lápis de olhos para evitar uma re-contaminação. E se usarmos uma máscara de pestanas muito cara teremos mais dificuldade em cumprir, portanto, o melhor mesmo é usar máscaras de pestanas que se possa substituir sem sentimento de culpa!
  4. Usar pincéis e esponjas de maquilhagem sem as limpar regularmente. Principalmente quem tem acne, deve ter especial atenção aos pincéis e esponjas porque a acumulação de bactérias pode levar a uma re-infeção constante. O melhor mesmo é usar os dedos limpos para aplicar a base de maquilhagem. Dicas de como limpar os pincéis aqui.
  5. Não reforçar a proteção solar quando se usa medicamentos sensibilizantes.  Infelizmente é algo que não se dá muito atenção e que médicos e farmacêuticos na maioria das vezes se esquecem de referir. Quem toma contraceptivos orais e outros medicamentos fotossensibilizantes, como antidepressivos e antibióticos deve ter um especial cuidado com a exposição solar, para evitar manchas e alergias. A isotretinoína tem indicação para ser suspensa no Verão, bem como a hidroquinona em creme.
  1. Bom dia Andreia,
    Parabéns pelo seu blog, muito interessante, pena só o ter descoberto agora.
    Gostaria da sua ajuda, se possível.
    À cerca de 4 anos começaram a aparecer no meu rosto umas pequenas manchas, pelo que me diagnosticaram melasma. Desde essa altura que tenho usado de tudo ( tudo mesmo ), desde cremes despigmentantes mais fracos ( dia ), a manipulados ( noite ) e nada melhorou, pelo contrário as manchas pioraram. Agora, até o buço está escuro, o que não acontecia. Tenho a sensação que com o uso principalmente dos manipulados, as manchas estão mais notáveis, será possível? Uso sempre protetor solar ( active unify da isdin ). Deixei de tomar a pílula à cerca de um mês ( ultima esperança ) e desde que tudo começou à 4 anos, que deixei de ir á praia e de apanhar sol. Resumindo, vivo refém destas malditas manchas, a minha auto estima está a baixo de zero e estou desesperada com tudo isto. Já consultei muitos ( mesmo muitos dermatologistas ) que me dizem as mais diversas coisas, como, vai piorar muito, vai desaparecer, pare a pílula, não vale a pena parar a pílula, enfim… nem eles sabem. Se conhecer algum dermatologista especialista nestes casos que seja mesmo bom, agradeço muito que me faculte o contato ( mesmo que seja fora de Portugal ) e se me puder dar algumas dicas para melhorar, também agradeço.
    Muito obrigada e continuação de um bom trabalho.
    Sandra Álvaro

  2. Olá andreia , não consigo perceber o ponto nr 2.

    Eu tou tomar isotretinonia, e eu comecei agora. Eu tenho medo do sol, qual é que acha o melhor protector solar , o médico disse para usar um oil free , mas por exemplo o da skinceuticals com cor , tem uma textura oleosa, não gosto . Qual aconselha Andreia ? Obg

  3. Olá Andreia, eu uso o serúm My Signature C-Source e apesar de deixá-lo sempre no frigorifico noto que ele muda de cor (vai ficando amarelado) e cristaliza um pouco junto à tampa. Não sei se isso é sinonimo de oxidação….Será preferivel usar o CC Melano que é efectivamente em tubo e a Andreia também recomenda? Será a percentagem de vit C a mesma, 20%? Aguardo. Obrigada

    1. Olá Paula,

      a cristalização junto à tampa é normal, é a zona onde vai contactando com o ar. E sim, vai oxidando com o tempo. O Melano CC tem menos potencial de oxidação pela sua embalagem, mas como em todos os cosméticos japoneses a percentagem dos ingredientes não é conhecida, logo, não é possível saber a % de vitamina C presente.

      1. Obrigada Andreia! Mas mesmo indo oxidando não é prejudicial para a pele, pois não? Penso que a Andreia disse um dia por aqui, que vai é perdendo percentagem de vit C. Estou certa? Obrigada

  4. Olá Andreia,
    Como sempre os seus artigos são fantásticos!
    Actualmente só adquiro produtos na farmácia depois de me “aconselhar” consigo.
    E, já agora, o que me recomenda para pele madura e sensível da Filorga. Algum em especial?
    Espero que tenha aproveitado bem estes dias da Páscoa.
    Beijinho.

    Obrigada.

Don`t copy text!