My Beauty

A melhor rotina de beleza para quem tem pele oleosa!

A pele oleosa. Nos dias que correm, muito por culpa de desequilíbrios hormonais, a pele oleosa cada vez menos é exclusiva da adolescência. Vamos saber que cosméticos devem fazer parte da rotina diária?

  1. Óleo de limpeza. Pode parecer estranho, mas o óleo ajuda a remover o óleo. Portanto, o uso de um óleo de limpeza é fundamental para a limpeza profunda da pele ao fim de um dia. Para além de remover mais eficazmente maquilhagem e sujidade, remove a oleosidade da pele. É também um excelente aliado de quem sofre de acne. Deve ser seguido de uma espuma de limpeza ou água micelar.
  2. Sérum adequado à necessidade. A dica para quem tem a pele oleosa é apostar nos séruns para o tratamento de algo que não a pele oleosa. Rugas? Firmeza? Vermelhidão? Usar um sérum de tratamento adequado e seguidamente usar um creme ou gel adequado para pele oleosa como o Endocare gel creme.
  3. Protetor Solar Aquoso. A verdade é que a maioria dos protetores solares não é adequado a uma pele oleosa. Nem a uma pele mista. O meu preferido é o Bioré Aqua Rich Watery Essence por ser um protetor em sérum, facilmente absorvido e sem resíduos brancos.
  4. Maquilhagem matificante. Quem tem a pele oleosa, deve usar uma base de maquilhagem matificante ou um pó matificante no final. Retocar ao longo do dia para controlar a oleosidade se necessário. O Innisfree no-sebum pó-compacto é uma boa opção porque para além de matificar a pele, ajuda a disfarçar poros e rugas.

Cuidados Específicos.

  • Usar uma máscara de argila 1-2x por semana para limpar a pele em profundidade [pode ser usada no couro cabeludo se este também for oleoso].
  • Peeling 1x por semana. Usualmente quem tem a pele oleosa, tem maior tendência a poros abertos e pontos negros. Um sérum peeling ajuda a tornar os poros menos visíveis e a melhorar a textura da pele, incluindo borbulhas e pontos negros.
  • Máscaras de tecido. As máscaras de tecido são também uma boa ferramenta para ajudar a controlar a oleosidade como a Papa Recipe ou a Mediheal AquaRing. Devem ser usadas pelo menos 1x por semana, por exemplo, após um peeling ou máscara de argila.
  • Máscara de Remoção de Pontos Negros. Quando os pontos negros estão bastante incrustrados, uma máscara de remoção de pontos negros como a NASNON pode ser uma boa solução. Aplicar após uma limpeza profunda. Aplicar apenas nas zonas com pontos negros como queixo e nariz.

Dicas!

  • Muitas vezes, quem tem a pele oleosa sofre em simultâneo de pele desidratada. E é um quebra-cabeças porque a maioria dos produtos para pele desidratada não são adequados para pele oleosa. Nesses casos aconselho um reforço da hidratação com uma sleeping mask ou com um sérum hidratante como este da Dr. Wu. 
Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

10 Comentários

  • Responder maria de fatima ferreira gonçalves Abril 9, 2018 at 2:04 pm

    Olá eu tenho pele oleosa,uso o fluido da filorga-NCTF supreme regeneranting.Queria comprar um BB,mas com proteção conheçe algum.Obrigada

    • Responder Andreia Abril 9, 2018 at 3:16 pm

      O WASO Color-smart Day Moisturizer Oil-Free da Shiseido que tem proteção solar SPF30. 🙂

  • Responder Andreia Abril 9, 2018 at 2:55 pm

    Andreia, olá!
    Excelente post, veio em ótima altura, estou passada com a minha pele…a vermelhidão, os poros, o óleo…a textura…
    Bem, adiante, fiquei interessada nesse protetor solar no entanto vi que o segundo ingrediente é logo o “alcohol” … Isso deixa-me de pé atrás principalmente depois de ler o seu post acerca dos diferentes tipos de álcoois. Não será prejudicial?
    Obrigada

    • Responder Andreia Abril 9, 2018 at 3:34 pm

      Olá Andreia,
      se tiver a pele muito sensível não aconselho, mas realmente tem a melhor textura de sempre.. Infelizmente, os protetores solares têm quase todos álcool 🙁 mas vou continuar a procurar o melhor protetor solar sem álcool! 🙂

      • Responder Andreia Abril 9, 2018 at 5:28 pm

        Estive a pensar Andreia, se utilizar um serúm com ácido hialurónico por exemplo e livre de álcool antes de utilizar esse protetor será que “ameniza” o efeito do álcool na pele?

  • Responder Carla B Abril 12, 2018 at 1:01 am

    Olá, boa noite! Antes de mais, quero dar-lhe os meus sinceros parabéns pelo blog. Descobri-o há pouco tempo, mas destaca-se pela qualidade e profissionalismo da informação partilhada. Tenho quase 40 anos e pele oleosa, com episódios de dermite seborreica em períodos de maior stress. Sou sardenta e, como tal, tenho muita tendência para manchas solares. Há todo um cocktail de problemas neste palmo de cara 😉 Desde há umas semanas a esta parte, e com a proximidade dos 40, resolvi ter uma rotina de beleza anti-idade a sério: até aqui, concentrei-me mais na oleosidade. Agora:

    Manhã:
    Agua Micelar Uriage pele oleosa
    Serum Caudalie Vine (Activ)
    Filorga Time-Filler Mat
    Filorga Time-Filler Eyes
    ISDIN Fusion Water
    Lancome Tein Idole Ultra Wear

    Noite:
    Agua Micelar Uriage pele Oleosa
    Serum Caudalie Vine (Activ)
    Filorga Time Filler Eyes
    Sesderma Retises 0,25 ou Sesderma Azelac RU (dias alternados)

    Esta rotina deixa-me a pele sequinha e mate todo o dia. Noto a pele mais luminosa e lisa, com poros mais discretos. Mas apareceram borbulhas nos últimos dias 🙁 No queixo, bochechas e testa. O que estou a fazer mal? Aconselha-me alguma alteração/ troca? É que já desisti dos cremes anti-idade no passado precisamente por causa disto, mas não o quero fazer agora. Pode ajudar-me? Obrigada! <3

    • Responder Andreia Abril 15, 2018 at 4:30 pm

      Olá Carla,
      não use o sérum Caudalie Vine Activ à noite, porque tem vitamina C que não conjuga bem com retinol ou ácido azelaico. Eu só sugeria que antes da água micelar à noite, usasse um óleo de limpeza para remover mais facilmente os resíduos do protetor solar e da maquilhagem. Não desista, está com uma rotina muito boa!

      • Responder Carla B Abril 20, 2018 at 9:23 pm

        Cara Andreia, muito obrigada pelos seus conselhos. Retirei o Caudalie Vine Active da rotina noturna e comprei o óleo desmaquilhante da mesma marca… Confesso que estou com algum receio do impacto na minha pele oleosa, mas li a sua entrada sobre o tema e tenho seguido as indicações à risca. Passar o óleo na pele seca, colocar um pouco de água e depois lavar com gel (neste caso, da Bioderma). A pele fica macia e sequinha 🙂 Muito obrigada e continuação de bom trabalho!

  • Responder Fernanda Silva Abril 17, 2018 at 10:11 am

    Olá.
    Tenho 36 anos, e tenho pele normal a mista (com tendência a oleosa) e uso o creme de dia da Vichy Normaderm, mas gostava de mudar (não sei se este é o mais adequado). Pedia a sua ajuda. Procuro um creme adequado ao meu tipo de pele e idade, que tenha já os cuidados anti-idade. Estava a pensar no creme da Caudalie, “Resveratrol Lift Fluido Lifting RedensificadorFPS20”. Aconselha?
    Gostava de saber qual a rotina que deveria fazer e mais adequado ao meu tipo de pele e idade.
    Obrigada.

    • Responder Andreia Abril 18, 2018 at 5:11 pm

      Pode sim, de manhã! 🙂

    Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!