My Wellness

Suplementos de Q10: como tomar e para quem!

Existem imensos suplementos e o mais difícil é escolher quais os mais apropriados para nós. Hoje vou falar dos suplementos de Q10 e para quem são adequados!

A Q10, coenzima Q10, é um antioxidante que existe nas mitocôndrias de todas as células [quem se lembra das aulas de ciência?], e é fundamental para a produção de energia pelas células. Há medida que envelhecemos, nomeadamente, a partir dos 25 anos de idade, os níveis de Q10 vão diminuindo, bem como, em certas doenças crónicas.

Existe evidência que a suplementação com Q10 pode ajudar a retardar o envelhecimento e a progressão dessas mesmas doenças, como as doenças cardiovasculares e inflamatórias, devido ao efeito antioxidante da Q10. Existe a necessidade de mais estudos e ensaios clínicos de maior duração para avaliar o efeito da Q1o no síndrome metabólico como o PCOS ou artrite reumatóide, diabetes, doenças neurodegenerativas e renais. A Q10 também parece melhorar a fertilidade.

Por agora, a Q10 está indicada para o tratamento da fadiga e cansaço muscular, bem como suplemento de escolha em quem tem doenças cardíacas. A suplementação com Q10 demonstrou em vários estudos, uma redução significativa na pressão arterial, bem como uma redução dos níveis de colesterol e triglicéridos.

Que alimentos contêm Q10?

As melhores fontes alimentares de Q10 são: vísceras [os tecidos como os rins e o coração são muito ricos em Q1o seja em humanos ou em animais], bem como a carne, peixes gordos e abacate.

Eu tenho tomado um suplemento de Q10, o Bioactivo Q10 Forte com Q10 a 100mg, para aumentar os meus níveis de energia com bons resultados. Além disso, é um excelente antioxidante, que só faz bem à pele. 🙂 E vocês, costumam tomar suplementos de Q10?

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

19 Comentários

  • Responder Day Abril 23, 2018 at 1:07 pm

    Minha dúvida é a mesma da Daniela 😂

    • Responder Andreia Maio 5, 2018 at 11:44 am

      Respondido à Daniela 😉

  • Responder Liliana Abril 23, 2018 at 5:55 pm

    Olá Andreia! Obrigada por mais este artigo. Nesta altura do ano, sinto um cansaço fisico e mental enorme. Sinto que precisava de alguma coisa que me desse aquele boost de energia. Sugere alguma coisa?
    Nos últimos tempos tive uma infecção respiratória com necessidade de fazer antibiótico. Durante o ano, tenho tendência a constipar-me e fazer algumas amigdalites. Falaram-me em fazer probióticos. Acha que tem vantagens? o que sugere?
    Um beijinho e obrigada,
    Liliana

    • Responder Andreia Maio 5, 2018 at 11:38 am

      olá Liliana,

      eu sugeria um suplemento de selénio + zinco para estimular o sistema imunitário. Pode tomar também um probiótico, mas eu sugeria antes o suplemento de selénio e zinco, especialmente se sente cansada física e mentalmente. Sugeria complementar com um suplemento de Gingko.

      Beijinho

      • Responder Liliana Maio 6, 2018 at 3:50 pm

        E acha que tenho beneficios em usar os 3 suplementos (Selenio+zinco, Ginko e o Q10)?

  • Responder Marta Abril 23, 2018 at 9:41 pm

    Mais um post que surge no momento certo 😊. Poderá responder me quais as maiores diferenças entre o ubiquinol e a Q10? Obrigada

    • Responder Andreia Maio 5, 2018 at 11:30 am

      A Q10 também tem o nome de ubiquinona e no organismo acaba por ser convertida em ubiquinol. Na verdade são a mesma molécula, mas o ubiquinol está na sua forma reduzida. Ou seja, o ubiquinol é a forma disponível de Q10. Espero ter ajudado 🙂

  • Responder Ânia Morganiça Abril 25, 2018 at 12:56 pm

    Olá. Acho os seus artigos muito interessantes e cheios de informações válidas. Eu sofro de Hiperpigmentação Periorbital em todo o redor dos olhos, pareço um panda. Gostava de saber o que sugere a nível de cremes ou tratamentos estéticos para esse género de problema.
    Obrigada

    • Responder Andreia Maio 5, 2018 at 11:20 am

      A nível de serum sugiro o Sesderma K-vit. Há quem também use cremes mais gerais como cremes de arnica ou Hirudoid, mas como não específicos para o contorno de olhos, não se podem usar demasiado perto do olhos. A nível de tratamentos, aconselho a que fale com um dermatologista.

  • Responder Isabel Guedes Abril 27, 2018 at 12:19 pm

    Olá querida Andreia. Tenho milia por baixo do queixo, tenho 50 anos e pele mista. A milia está a incomodar-me bastante. O que poderei fazer? Obrigada pelo carinho. Um beijinho e um abraço forte!

    • Responder Andreia Maio 9, 2018 at 4:30 pm

      Olá Isabel,

      o uso de ácidos como o ácido azelaico usualmente ajuda. De qualquer forma, sugeria ver um dermatologista. Um beijinho

  • Responder Fátima Maio 7, 2018 at 7:40 pm

    Olá Andreia!
    Que suplemento sugere para uma desintoxicação do figado?

    • Responder Andreia Maio 9, 2018 at 4:17 pm

      Cholagutt!

      • Responder Fátima Maio 9, 2018 at 8:10 pm

        E como pode ser tomado e durante quanto tempo?

        • Responder Andreia Junho 7, 2018 at 2:59 pm

          10 gotas por dia durante 3 meses

    Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Gostou do artigo?

    Subscreva a newsletter para estar a par das novidades!

    Obrigada e até breve!