My Beauty

Disruptores endócrinos: ingredientes a evitar nos protetores solares!

Apesar de estar bem documentado que a proteção solar protege do fotoenvelhecimento e reduz os riscos de cancro cutâneo, uma série de estudos indicam que certos filtros UV actuam como disruptores endócrinos.  Os disruptores endócrinos são substâncias que têm a capacidade de alterar a produção hormonal, por ligação aos receptores dos estrogénios, androgénios, progesterona e da tiróide.

O octinoxato [Octylmethoxycinnamate ou 2-ethylhexyl 4-methoxy cinnamate] é um dos filtros mais comuns e muitas vezes também chamado de Uvinul® MC 80, o OMC é um dos 27 filtros UV aprovados para uso em cosmética na União Europeia. A concentração máxima permitida é 10% na EU e 7.5% nos EUA. É um disruptor endócrino com actividade nos estrogénios, progesterona e hormonas da tiróide, que parece estar associado a infertilidade. Os mecanismos pelo qual o OMC actua ainda não estão bem definidos.

A oxibenzona [Oxibenzone ou Benzophenone-3] é um dos filtros solares mais usados nos EUA e também está na lista de filtros UV aprovados aprovados para uso em cosmética na União Europeia. A sua concentração máxima permitida na EU é 10%. É um disruptor endócrino com actividade nos estrogénios, progesterona e hormonas da tiróide, que está associado a problemas de imunidade. Aumenta também o potencial de células cancerígenas pulmonares se metastizarem. Estes 2 filtros solares passam para o leite materno e não devem ser usados por mulheres a amamentar.

Recentemente, o Havai criou uma lei que impede a venda de protetores solares com estas duas substâncias a partir de Janeiro de 2021, pois estas substâncias causam danos ambientais e agridem os corais. No entanto, foi pedido aos surfistas, mergulhadores e banhistas que evitem o uso de protetores com estas substâncias.

A maioria de nós sofre de exposição crónica a estas substâncias. Por isso, e para quem quer usar cosméticos com ingredientes menos tóxicos, a solução é confirmar a lista de ingredientes do próximo protetor solar a comprar.

Artigo Anterior Próximo Artigo

Também Poderá Gostar

10 Comentários

  • Responder Carine Junho 25, 2018 at 11:56 am

    Olá Andreia.

    As coisas a que estamos expostos… é assustador 🙁
    Alguma marca a evitar?

    Obrigada por mais um post super importante.

    • Responder Andreia Junho 25, 2018 at 12:44 pm

      Olá Carine,

      sei que alguns protetores da Neutrogena têm, mas pelo que sei a marca não vende protetores solares em Portugal, só no Brasil. Infelizmente, só vendo marca a marca, mas é mais comum nos protetores de marcas americanas.

  • Responder Catarina Junho 25, 2018 at 12:13 pm

    Ola Andreia, muito interessante. Estes ingredientes tambem estao presentes nos protectores minerais? Obrigada

    • Responder Andreia Junho 25, 2018 at 12:36 pm

      Os protetores 100% minerais não têm estes ingredientes, porque estes são filtros químicos.

  • Responder Sandrina Correia Junho 25, 2018 at 12:16 pm

    Olá.. algum produto recomendado factor 50 peles normais a mistas?!

  • Responder Carla Junho 25, 2018 at 12:42 pm

    Bom dia, Andreia

    E os da Isdin?
    Muito obrigada

    • Responder Andreia Julho 1, 2018 at 11:21 am

      Olá Carla,
      a Inês já respondeu que os FusionFluid da Isdin têm. Só confirmando mesma na embalagem.

  • Responder Mila Junho 25, 2018 at 3:30 pm

    Olá Andreia

    Adoro seus artigos e todas as dicas que dá sobre substâncias a evitar coloco uma anotação no celular e quando vou comprar um produto levo uma lupa e olho a composição item a item. Fica a dica pra vocês meninas! Beijos

  • Responder Inês Santos Junho 26, 2018 at 3:29 pm

    Reparei que o Isdin Fusion Water 50+ que uso sempre tem este ingrediente. Uma pena…:(

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.