No momento, em que a Jennifer Aniston, atribuiu o seu novo e curto corte de cabelo, a um alisamento com queratina, que no seu cabelo não reagiu da melhor forma, começou a discussão sobre este tipo de alisamentos.
Afinal, os alisamentos com queratina, ditos tão inócuos para o cabelo, que hidratam e protegem o cabelo, talvez, não tenham apenas vantagens.
Mas aplicar queratina, que é proteína, no cabelo não deveria fazer mal nenhum, não é? Pois, mas para selar a cutícula com queratina é necessário aplicar também uma substância química e selar pela ação de um ferro de alisar.
Esta substância química, na maioria das vezes, é formaldeído, que em concentrações superiores ao permitido por lei (>0,2%), tem consequências graves para a saúde, pois, ao aquecer através de ferros de alisamento, provocam a vaporização do formaldeído.
Segundo o Infarmed, o principal efeito da exposição ao formaldeído acima do limite permitido é a irritação, em especial do trato respiratório. Outros dos efeitos indesejáveis são devidos ao contacto direto do formaldeído com a pele, tais como, queimaduras, inchaço, vermelhidão, descamação do couro cabeludo e queda de cabelo.
Outro dos problemas é temperatura a que a fibra capilar está sujeita. Se o cabelo for fino ou estiver sensibilizado, por exemplo, por colorações, o cabelo pode não ficar no estado maravilhoso que os cabeleireiros prometem.
Outro dos alisamentos muito em voga, é o alisamento japonês, que altera a estrutura da fibra por dentro e por fora, de forma permanente. Logo, por ser um método definitivo, é ainda mais agressivo, o que torna na maioria das vezes, os cabelos muito frágeis e estragados.
Portanto, quem pensar em fazer um alisamento, pense muito bem. Desconfiar sempre de preços super apelativos, que não se enquadram na média do mercado. É extremamente importante, assegurar-se que o cabelo está em bom estado, e escolher um cabeleireiro de confiança, que avalie com rigor, o estado do cabelo, antes de avançar. Ah, e ter a certeza que as quantidades de formaldeído presentes estão dentro dos limites da lei! Porque liso ou encaracolado, um cabelo bonito é, sempre, um cabelo saudável.
Catherine Deneuve