Unhas fracas e quebradiças. Quem nunca passou por um momento em que as unhas começaram a lascar, a partir?
Quais são as causas das unhas fracas e quebradiças?
- Alimentação desequilibrada. As unhas refletem a nossa alimentação e muitas vezes, o facto de estarem quebradiças e fracas pode significar falta de nutrientes e vitaminas. Deficiência em ferro, zinco, vitamina B12 são alguns exemplos que se refletem na saúde das unhas.
- Abusar do verniz e acetona. As unhas também necessitam de respirar, portanto, não andar sempre com as unhas pintadas. Estar um ou dois dias sem pintar as unhas de novo. Além disso, a maioria dos vernizes têm compostos químicos que acabam por agredir as unhas. Usar removedor de verniz e não acetona pura que é mais agressiva para a unha.
- Não usar uma base antes de aplicar o verniz. As cores escuras muitas vezes mancham a unha, deixando-a amarelada. Nesses casos, esfregar a unha com uma escova e pasta de dentes que ajuda a eliminar esse tom amarelado.
- Não descascar o verniz. Há sempre aquela pessoa que quando o verniz começa a lascar, o puxa com os dedos. Evitar isso ao máximo!
- Usar luvas e lavar muitas vezes as mãos. Por motivos profissionais, muitas pessoas usam luvas e lavam muitas vezes as mãos. É o meu caso! Não esquecer de pôr creme nas mãos e unhas sempre que se lava as mãos para as manter hidratadas.
- Usar álcool em gel. O álcool em gel seca as mãos e as unhas. Por isso, tentar não usar em demasia e não pôr directamente nas unhas. E hidratar as mãos e as unhas a seguir.
- Roer as unhas. Nunca deu saúde a nenhumas unhas e é um péssimo hábito. A evitar!
Para além destas causas, tanto o hipotiroidismo, como desequilíbrios hormonais, a diabetes, entre outras doenças podem ser a razão para unhas frágeis e quebradiças.
Eu lavo muitas vezes as mãos ao longo do dia, muitas mesmo!E tenho, regularmente, de usar luvas. O que faz com que neste momento tenha as unhas a lascar um bocadinho nas pontas. A última vez que tive as unhas em mau estado, foi quando experimentei unhas de gel e quando tirei estavam mesmo numa miséria. Finíssimas e extremamente agredidas. Como estava com queda de cabelo nessa altura, tomei uma caixa de três meses de Hexaphane [2 comprimidos/dia a uma refeição] e adorei os resultados [também a nível de cabelo!]. Tem uma excelente fórmula: metionina, cistina, vitaminas B e magnésio.
Desta vez, vou experimentar o Innéov Densilogy. Ofereceram-me uma caixa na formação do lançamento e eu deixei-a perdida no armário. Afinal não tinha queda e as unhas estavam em excelente estado.
As minhas utentes que têm feito o Densilogy para a queda têm-me dado um excelente feedback do produto. Associa seis ingredientes: vitamina D + ómega 3, zinco, vitamina C , vitamina E e licopeno. A duração de tratamento no caso de unhas fracas e quebradiças é de 1 mês e no caso de queda do cabelo no mínimo 3 meses e idealmente 6 meses! Vou associar o Mavala Verniz Endurecedor, que gosto de usar para fortalecer as unhas e e assim obter resultados mais rápidos! Dura horrores, é daqueles produto que parece que não tem fim!
Photo Credits: Riley Keough, Vanity Fair, July 2013, photographed by Miguel Reveriego