8 Dicas para combater a Celulite!

 

A celulite é um problema que afecta quase todas as mulheres, sejam magras ou gordas, pois está relacionada com factores hormonais.

Os adipócitos na hipoderme são as células responsáveis pelo armazenamento de gorduras, que vão aumentando de tamanho, ficando muito volumosos. Tornam-se também rígidos, devido à formação de uma cápsula à volta deles. Estes adipócitos encapsulados, formam nódulos, sendo o que nós designamos por pele casca de laranja. Estes adipócitos podem comprimir os nervos circundantes, dando uma sensação de dor no local e podem comprimir os vasos sanguíneos, impedindo uma boa circulação e consequentemente existe uma retenção de água e de toxinas e gorduras.

Existem 3 tipos de celulite. Isto é muito importante porque é de acordo com o tipo de celulite que se escolhe o anti-celulítico correcto a aplicar.

1. Celulite abdominal.

2. Celulite incrustada. Acumula-se nas nádegas, coxas e braços.

3. Celulite associada à retenção de água. Neste caso, observa-se um inchaço das zonas com celulite e ao fazer-se uma prega na zona em questão, sente-se dor.

Quais são os factores que têm influência na celulite?

Ser mulher é o principal factor, bem como, os factores hormonais, visto que a produção de estrogénios pela mulher leva à formação da celulite. A toma de pílulas com elevadas concentrações de estrogénios também leva ao aparecimento de celulite.

A ausência da prática de uma actividade física, uma má circulação sanguínea, uma alimentação muito rica em açúcares e gorduras, bem como o uso de certos medicamentos são também factores que propiciam o desenvolvimento da celulite. O abuso do álcool, tabaco e café também agrava a celulite.

Dicas para Combater a Celulite

A luta contra a celulite é algo que começa algures na adolescência e nunca mais termina.

No entanto, existem algumas dicas que nos ajudam ao combate da celulite.

1. Beber 1,5l de água por dia para eliminar as toxinas. Não vai eliminar a celulite que temos, mas é benéfico. Evitar água com gás. Para melhores resultados, adicionar umas gotas de sumo de limão, pois o limão é rico em bioflavonóides e vitamina C, que são antioxidantes bem como actua como um diurético natural que ajuda a eliminar os líquidos retidos pelo organismo. O sumo de beterraba também é bom para a celulite, bem como o chá de cavalinha e de bardana.

2. Ter cuidados com a alimentação. Não comer produtos com muita gordura ou açúcar nem abusar do sal que favorece a retenção de água.

3. Aumentar a ingestão de frutas e vegetais detox. Limão, aipo, pepino, espargos, frutos vermelhos, funcho, dente-de-leão, gengibre são desintoxicantes e diuréticos naturais, melhorando assim a aparência da celulite.

4. Consumir sementes de chia, sésamo e linhaça, que são antioxidantes e fitoestrogéneos, ajudando a evitar a retenção de líquidos e armazenamento de gordura.

 5. Praticar exercício físico de forma regular. O melhor desporto para declarar guerra à celulite é a ginástica localizada, devido aos exercícios intensos que se fazem na zona dos glúteos e das pernas.

6. Não usar roupa demasiado justa que impeça uma boa circulação.

7. Esfoliar a pele e passar um jacto de água fria no final do duche, de baixo para cima, para estimular a circulação.

8. Usar um produto anti-celulítico adequado ao tipo de celulite. Existem anti-celulíticos para a zona abdominal, outros para nádegas e coxas e outros para quem faz retenção de líquidos. Ao aplicá-los, fazer auto-massagem pressionando firmemente a pele, de modo a tentar desfazer os nódulos existentes. O truque com os anti-celulíticos é não esperar milagres. São um complemento, pois acompanhados de massagem, melhoram o aspecto da pele.

Alguém tem outras dicas que queira partilhar? 🙂

Don`t copy text!