Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

Devemos consumir Soja?

A Soja é um dos alimentos mais controversos de sempre. Podemos encontrar opiniões para todos os gostos! Há quem só veja vantagens no uso de soja e há quem ache que é um perigo escondido para a saúde!

Eu pesquisei devidamente o assunto e não existem artigos científicos que digam que a soja é o veneno que muitos afirmam, mas também não existem estudos que seja a maravilha que outros dizem. Há precauções que devemos tomar e não esquecer que a soja que os orientais ingerem é fermentada, ao contrário de nós ocidentais!

Quais são as precauções que devemos ter quando consumimos produtos de soja?

1. Usar produtos biológicos. A soja é maioritariamente cultivada em ambientes com elevado nível de contaminação por pesticidas. Portanto, para quem consome soja é fundamental usar soja de natureza biológica.

2. Usar soja e produtos de soja não geneticamente modificados. A maioria da soja e dos produtos de soja que encontramos são geneticamente modificados, apesar de não estar mencionado. Por isso, procurar produtos com a menção não-GMO!

3. Preferir os produtos fermentados de soja. São esses que os povos orientais usam e é desses que se tiram os benefícios da soja.  Pois a fermentação neutraliza quase totalmente os anti-nutrientes da soja que afectam a absorção de minerais como o ferro, cobre, magnésio e zinco. Exemplos de produtos de soja fermentados: Tempeh, miso, molho de soja, natto. O Tofu é um produto de soja não fermentado, por isso deve ser consumido com moderação. No entanto, quem consumir muitos produtos de soja mesmo fermentados convêm fazer suplementação mineral.

4. Evitar o leite de soja. É um produto altamente processado. Além disso tem muitos aditivos, como adoçantes. É só ler o rótulo. Para quem é intolerante à lactose ou para quem não bebe leite, o leite de aveia ou de amêndoas são muito melhores opções.

5. Quem tem hipotiroidismo ou toma medicação para a tiróide deve evitar a soja e seus derivados. A soja inibe a conversão de T4 em T3, logo deve ser evitada em pessoas com problemas de tiróide.

Conclusão?
Consumir apenas produtos de soja fermentados, biológicos, não-geneticamente modificados. Quem consumir esses produtos frequentemente,  deve tomar um suplemento mineral. Não pensar na soja como uma boa fonte de proteína, porque além dos seus anti-nutrientes impedirem uma boa digestão e absorção das proteínas também não deve ser ingerida em grandes quantidades, mas sim em pequenas quantidades numa dieta equilibrada.

Mais histórias
Carvão activado: aliado das peles mistas e oleosas!