Água e o seu pH. Algumas considerações!

Não existem muitos estudos sobre a importância do pH da água. No entanto, cada vez mais existem pessoas preocupadas com o pH da água que ingerem e com os efeitos que pode ter no organismo.

Afinal, as águas portuguesas conseguem ter pHs tão variados, desde 5,7 até 9. Uma água com um pH baixo [abaixo de 7] considera-se ácida, enquanto que águas com pH acima de 7, consideram-se alcalinas. Portanto, qual é o pH da água mais indicado?

O nosso corpo tem um pH ligeiramente alcalino. O sangue tem um pH de 7,4, portanto também é ligeiramente alcalino [pH >7, alcalino].

Pensa-se que o consumo de água com um pH superior a 7,0, é benéfico, pois desta forma irá neutralizar-se os efeitos do consumo de alimentos ácidos, contribuindo assim para a redução dos sintomas do refluxo gástrico. Além disso, pensa-se que favorece a eliminação dos ácidos provenientes do metabolismo.

A água alcalina é também uma fonte de cálcio, magnésio e potássio, todos eles minerais alcalinos, que o corpo tanto precisa.
Para além desta riqueza, a água alcalina tem propriedades digestivas.
O armazenamento de gordura e a retenção de água pensa-se que também é uma forma do corpo se proteger da acidez. Por isso, é que se fala tanto de alcalinizar, nas dietas Detox e muitas pessoas aumentam a ingestão de alimentos alcalinos, de modo a favorecer a desintoxicação do organismo e a melhorar o sistema imunitário.
O consumo da água alcalina quando se está a fazer uma dieta intensiva pensa-se também ser benéfico, pois os ácidos que a dieta proporciona serão reduzidos através do efeito da água alcalina.

E se afinal, o nosso corpo é ligeiramente alcalino e se alcalinizar favorece a desintoxicação do organismo e melhora o sistema imunitário,  talvez o pH da água seja algo a considerar na altura de comprar água! Além disso, a Evian, uma das águas mais bebidas no mundo tem um pH ligeiramente alcalino [pH=7,2]. Na minha opinião, o mais adequado será beber uma água neutra ou ligeiramente alcalina.

Dica!
Para quem bebe água da torneira, e quiser beber água ligeiramente alcalina, a solução é comprar um jarro com filtro!

  1. Quando compro água engarrafada normalmente não tomo atenção ao pH, mas pelo que li parece ser um ponto bastante importante a ter em conta, e por isso vou começar a fazê-lo! Obrigada pela dica 😉

  2. E de entre as águas disponíveis cá no mercado quais achas que serão as melhores para o consumo diario?

    With love,
    The pink lemonade

    1. Ligeiramente alcalinas tens a água do Vimeiro, pH 7,3 a água de São Silvestre pH 7,13 e a Água dos Carvalhelhos pH 7,79! Deveriam ser águas com pH próximo de 7, que deveríamos consumir!
      Beijinho

      1. Obrigada, não me vou esquecer das tuas sugestões assim que for ao supermercado buscar águas!

        E já agora, achas que a questão dos jarros funciona?
        Tenho um da Brita, para a agua de consumo em casa è óptimo mas não muito pratico para transportar na rua…

        O que achas das garrafas já com filtros incluído agora há algumas no mercado já experimentaste?

        With love,
        The pink lemonade

        1. Eu também tenho um jarro da Brita. Funciona sim, se os filtros forem mudados regularmente.
          A solução para o transporte é mesmo filtrar a água e transferir depois para uma garrafa de plástico! Eu não tenho nenhuma garrafa com filtro incluído, porque as minhas amigas que têm, não gostam muito, portanto perdi o interesse em comprar!

          Beijinho,
          Andreia

          1. Ok obrigada!

            Assim tiro já as dúvidas sobre essa questão…

            With love,
            The pink lemonade

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais histórias
Resoluções de Beleza para 2014