Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Água e o seu pH. Algumas considerações!

Água e pH

Não existem muitos estudos sobre a importância do pH da água. No entanto, cada vez mais existem pessoas preocupadas com o pH da água que ingerem e com os efeitos que pode ter no organismo.

Afinal, as águas portuguesas conseguem ter pHs tão variados, desde 5,7 até 9. Uma água com um pH baixo [abaixo de 7] considera-se ácida, enquanto que águas com pH acima de 7, consideram-se alcalinas. Portanto, qual é o pH da água mais indicado?

O nosso corpo tem um pH ligeiramente alcalino. O sangue tem um pH de 7,4, portanto também é ligeiramente alcalino [pH >7, alcalino].

Pensa-se que o consumo de água com um pH superior a 7,0, é benéfico, pois desta forma irá neutralizar-se os efeitos do consumo de alimentos ácidos, contribuindo assim para a redução dos sintomas do refluxo gástrico. Além disso, pensa-se que favorece a eliminação dos ácidos provenientes do metabolismo.

A água alcalina é também uma fonte de cálcio, magnésio e potássio, todos eles minerais alcalinos, que o corpo tanto precisa.
Para além desta riqueza, a água alcalina tem propriedades digestivas.
O armazenamento de gordura e a retenção de água pensa-se que também é uma forma do corpo se proteger da acidez. Por isso, é que se fala tanto de alcalinizar, nas dietas Detox e muitas pessoas aumentam a ingestão de alimentos alcalinos, de modo a favorecer a desintoxicação do organismo e a melhorar o sistema imunitário.
O consumo da água alcalina quando se está a fazer uma dieta intensiva pensa-se também ser benéfico, pois os ácidos que a dieta proporciona serão reduzidos através do efeito da água alcalina.

E se afinal, o nosso corpo é ligeiramente alcalino e se alcalinizar favorece a desintoxicação do organismo e melhora o sistema imunitário,  talvez o pH da água seja algo a considerar na altura de comprar água! Além disso, a Evian, uma das águas mais bebidas no mundo tem um pH ligeiramente alcalino [pH=7,2]. Na minha opinião, o mais adequado será beber uma água neutra ou ligeiramente alcalina.

Dica!
Para quem bebe água da torneira, e quiser beber água ligeiramente alcalina, a solução é comprar um jarro com filtro!

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Conselhos de Maquilhagem para Pele Sensível