Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

Dicas para combater o Acne!

Dicas para combater o Acne!

Dicas para Combater o Acne
    • Garantir que os produtos são não comedogénicos e oil-free.
    • Usar água fria para limpar a pele. A água quente abre os poros, permitindo que entre mais material bacteriano, levando à formação de comedões.
    • Não usar demasiados produtos nem limpar demasiado a pele. Ao remover-se em demasia o extracto hidrolípido da pele está se a estimular a produção de sebo. Ou seja, limpar em demasia a pele, leva a uma maior oleosidade. De manhã e à noite, é o suficiente para uma adequada higiene da pele.
    • Para limpar a pele deve-se procurar geles, águas micelares. Os  leites são de evitar, pois não são os mais adequados para as peles oleosas e acneicas.
    • Os tónicos devem ser adstringentes e e de limpeza mais profunda, para evitar a obstrução dos poros e ajudar a fechá-los. Devem ser sempre sem álcool! 
    • Cuidado com a exfoliação física! Quem sofre de acne inflamatório ou tem muitas borbulhas  não deve usar exfoliantes físicos, pois está a espalhar as bactérias pelo rosto. Ah, e não usar o Clarisonic ou outras escovas de limpeza.
    • A máscara de argila verde, para quem tem a pele muito oleosa é uma boa opção. Fecha os poros, controla a oleosidade e pode-se acrescentar mel, que é anti-bacteriano. 
    • Quem tem acne, cuidado com as esponjas e pincéis de maquilhagem. Devem, nestes casos, ser lavados 1x por semana. Falei aqui de como proceder à sua limpeza.
    • Produtos de maquilhagem, apenas oil-free e não comedogénicos
    • Cuidado com os suplementos alimentares, nomeadamente com os suplementos proteicos, pois aumentam a oleosidade e aumentam a propensão para borbulhas. A vitamina B12 também aumenta a propensão para borbulhas. Cuidado!
    • Evitar espremer borbulhas e pontos negros! E sempre que for para mexer, com as mãos bem limpas e desinfectadas!
    • Usar protetor solar e não abusar da exposição solar. O facto da exposição solar melhorar o acne é algo transitório, pois seca as borbulhas. Mas o sol leva também um espessamento da camada córnea, o que favorece a obstrução dos poros e a formação de comedões, o que no Outono leva a que o acne reincida de forma mais severa. Portanto, exposição solar com moderação e sempre com proteção solar.
    • Em relação à alimentação,  os alimentos refinados e com mais açúcar parecem desencadear o acne.  Foi também observada uma associação entre a quantidade de leite e lacticínios ingeridos na adolescência e a prevalência de acne em mulheres jovens. Pelo contrário, o consumo de peixe parece ter um efeito protetor. Peixe ricos em ómega-3 [sardinha, atum, salmão…] e vegetais de folhas verdes, por serem ricos em vitamina A,  são excelentes para melhorar o aspecto da pele.
  1. Tive acne severo enquanto era adolescente, já mais para o fim quando tinha uns 17 ou 18 anos. Não foi uma fase fácil mas memso assim consegui minimizar as cicatrizes através de alguns cuidados que tive sempre em atenção durante essa fase.

    Sem dúvida que estas dicas do post a cima são preciosas, mais pessoas deveriam lê-las principalmente quem está a passar por essa fase!

    Já partilhei com muitas clientes enquanto as maquilho ou até com amigas e familiares algumas destas sugestões.

    With love,
    The pink lemonade

  2. ” Quem tem acne, cuidado com as esponjas e pincéis de maquilhagem. Devem, nestes casos, ser lavados 1x por semana. Falei aqui de como proceder à sua limpeza.”

    Ainda bem que alguém desta àrea farmacêutica e de cuidados cutanêos compreende este factor!

    Desaconselho as esponjas pois são batsnate mais dificeis de limpar e desinfectar e os pinceis principalmente o de base e pó que são os que estão em contacto com toda a area do rosto desinfecto a cada dia.

    With love,
    The pink lemonade

    1. Obrigada pela informação, pink lemonade, muito útil!
      Eu também acho que as esponjas são muito difíceis de limpar. E infelizmente, a maioria das pessoas não desinfecta nem as esponjas nem os pincéis regularmente, o que facilita o proliferar de bactérias! E em pessoas com acne para além de ser absolutamente essencial, tem de ser feito com mais frequência!

      Beijinho,
      Andreia

      1. Concordo, é essencial e tem de ser feito com frequência!

        Quem já passou por uma situação dessas sabe o quanto esse período leva a auto-estima para baixo, conseguir atenuar no dia a dia o aspecto das borbulhas e da vermelhidão é uma ajuda preciosa.

        E importante é ter estes cuidados para que não agrave ainda mais a situação e só a ajuda a melhorar, quer no sentido físico quer psicológico.

        With love,
        The pink lemonade

Deixar uma resposta

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Mousse de Abacate e Chocolate