Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

Beterraba: benefícios e características!

Beetroot.

Eu sou suspeita. Adoro beterraba. Adoro saladas de beterraba e como-a todo o ano. Foi uma das minhas grandes aliadas para vencer a anemia e devido ao seu imenso valor nutricional, merece todo o destaque.

A Beterraba é rica em cálcio, ferro, manganês, potássio e vitaminas A e C. É também uma excelente fonte de ácido fólico e de fibra. Devido ao elevado teor em ferro e ácido fólico, é um alimento importante para quem tem anemia e para as mulheres grávidas.
Os carotenóides e os flavonóides são importantes antioxidantes que também se encontram na beterraba. O que dá a cor à beterraba é o pigmento betacianina, que é um antioxidante que se pensa que pode suprimir a evolução de alguns tipos de cancro.

O sumo de beterraba tem demonstrado em diversos estudos que aumenta a oxigenação muscular durante o exercício, devido ao aumento dos níveis de nitratos, o que leva a uma maior resistência e a uma melhor performance durante o exercício físico.
Além disso, pode ser também consumido por pessoas debilitadas fisicamente, para aumentar a oxigenação e a capacidade de realizar as tarefas diárias.

Devido ao seu elevado teor em fibra, a beterraba melhora o trânsito intestinal e devido ao seu teor em glutamina, melhora a saúde do trato gastrointestinal.

A beterraba aumenta os níveis da glutationa peroxidase, uma enzima extremamente importante na desintoxicação que acontece a nível do fígado.

Em doentes oncológicos, a beterraba ajuda a diminuir os efeitos secundários da quimioterapia, bem como ajuda a desintoxicar o organismo.

O sumo de beterraba fresca é um excelente tonificante e purificador do sangue, e tem-lhe sido atribuído valor como estimulante do fígado e auxiliar da digestão. Para quem não gosta do sabor, pode juntar-lhe sumo de laranja ou cenoura.

Quando se consome beterraba é normal a urina e as fezes ficarem vermelhas, logo, não se assustem!

A minha receita de salada de beterraba!

Eu gosto de comer beterraba cozida em salada. É muito fácil de fazer, pois encontra-se em todos os supermercados beterraba já cozida. Corto-a aos bocadinhos, tempero-a com azeite, vinagre, cebola, flor de sal e alho picado e deixo tomar o sabor dos temperos. Depois adiciono um ovo cozido e mexo muito bem. Também fica muito boa, adicionando também fiambre.

  1. Ainda não consegui encontrar uma forma de comer beterraba, acho sempre o sabor tão forte…

    Dizes que tambºem costumas cozê-la, dessa forma o sabor fica mais atenuado?

    With love,
    The pink lemonade

    1. The pink lemonade,
      Eu compro-a já cozida, encontras na secção dos legumes embalados dos supermercados! Se a temperares com azeite, alho picado, vinagre, cebola e misturares bem e deixares estar assim por algum tempo, vais ver que o sabor não é tão forte. E então se misturares um ovo cozido às rodelas, fica muito melhor! Um dia experimenta! 😉

      1. Vou experimentar, é algo que por saber que faz bem já tentei diversas vezes provar e reprovar para ver se começava a gostar.

        Ainda não aconteceu, pode ser que desta vez consiga!

        Obrigada pela dica Andreia.

        With love,
        The pink lemonade

Deixar uma resposta

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Tratamento da Acne: As diferentes Opções Terapêuticas do Mercado!