A Gelatina é verdadeiramente um super alimento. Muitas vezes é desvalorizada, mas é algo que devemos incluir na nossa alimentação.
A gelatina deriva do processamento dos tecidos conectivos animais e ossos para extrair colagénio, uma proteína insolúvel. No entanto, existem gelatinas de natureza vegetal, extraídas de algas, para quem for vegetariano. Uma vez extraída e transformada em pó, dissolve-se em líquidos quentes e torna-se sólida à medida que arrefece.
A Gelatina contém metade dos 18 aminoácidos essenciais, necessários para sobrevivermos. Desses 18 aminoácidos essenciais para o organismo, 10 precisam ser adquiridos através da alimentação, porque o nosso organismo não consegue produzir.
A gelatina possui nove deles, faltando apenas o triptofano.
- Alto teor proteico. Tem 6 gramas de proteína por colher, logo é uma excelente forma de adicionar mais proteína à dieta. Apesar disso não é uma proteína completa, logo, não deve ser a única fonte proteica da alimentação. Além disso, quando combinada com outras fontes proteicas, a gelatina ajuda a melhorar a absorção dessas proteínas.
- Fortifica as unhas e o cabelo, devido ao seu teor em queratina. Quem tem as unhas fracas, quebradiças e a lascar, inclua gelatina na alimentação diária. Para quem quer saber mais sobre as causas das unhas fracas e quebradiças, veja aqui. Ajuda também o cabelo a crescer de forma saudável e mais brilhante.
- Melhora a elasticidade da pele. Devido ao seu teor de colagénio, a gelatina melhora a elasticidade da pele e dos tecidos. O consumo de gelatina é uma excelente arma para a prevenção de estrias e na celulite!
- Reduz as rugas e os sinais de envelhecimento. A degradação e a perda de colagénio são uma das causas para a formação das rugas. Estudos confirmam que o colagénio encontrado na gelatina reduz visivelmente os sinais de envelhecimento, pois a gelatina estimula a produção de colagénio novo e não fragmentado, que eleva a uma melhoria significativa do estado da pele.
- Melhora a saúde dos ossos e das articulações. Devido ao seu elevado teor de Condroítina, ajuda na prevenção da degeneração das articulações. As suas propriedades anti-inflamatórias , ajudam a reduzir a dor e a inflamação das articulações.
- Facilita a digestão. Promove a motilidade ao longo do trato gastrointestinal, o que leva a uma melhor digestão.
- Ajuda a desintoxicar o organismo. A glicina, um dos aminoácidos presentes na gelatina, é necessária para a produção de glutationa, que é fundamental no processo de remoção das toxinas do organismo.
- Ajuda na perda de peso. Ajuda na sensação de saciedade e acelera o metabolismo.
- Ajuda na formação e manutenção dos músculos. Os aminoácidos ajudam a aumentar e preservar a massa muscular. É especialmente importante nos atletas e em pessoas hospitalizadas, de modo a não perderem massa muscular.
- Ajuda a regular os níveis de insulina.