Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Hiperpigmentação e a Exposição Solar! Cuidados a Ter!

 

Um dos medos de quem tem tendência a ter manchas, é o Verão e a exposição solar.  Afinal, passa-se o ano inteiro a tentar aclarar as manchas existentes, tudo o que não se quer, é ganhar mais manchas ou que as manchas existentes escureçam.

Portanto, vou dar um exemplo, de uma rotina que pode ser usada nos dias de praia para evitar a hiperpigmentação.

Rotina  de Praia:

Usar um protetor solar com SPF 50+. Para pessoas que mesmo assim ganham manchas [é o meu caso], aconselho protetores solares com proteção ainda mais elevada. Como exemplos, temos  o Heliocare Ultra SPF90 creme [peles secas e normais] ou gel [peles mistas e acneicas] e o Isdin Fusion Fluid 100+.
Usar na pele limpa, sem qualquer produto por baixo. Reaplicar de 2 em 2 horas e sempre que se for ao banho. Usar óculos de sol e chapéu de sol. Evitar a exposição solar às horas mais perigosas, das 12h às 16h. Ter em atenção, o prazo de validade dos produtos. A maioria dos produtos depois de aberto tem entre 6 a 12 meses, portanto verificar na embalagem [é aquela imagem do boião aberto com a indicação dos meses].
Não colocar perfume, pois, são fotosensibilizantes e podem levar a alergias solares e manchas. Uma alternativa são as águas perfumadas da Roger&Gallet, que por serem menos concentradas em fragrância são  uma opção para quem não dispensa um aroma mesmo na praia. No entanto, quem tem tendência a alergias e a manchas, não deve usar fragrâncias durante a exposição solar.

Rotina Noturna:

Usar um creme hidratante, idealmente com ácido hialurónico, pois mesmo as peles mistas e oleosas, necessitam de hidratação, para não ficarem desidratadas. Um que eu gosto muito e pode ser também usado como máscara 3x por semana é o Vichy Aqualia Thermal Spa Noite [28€, 75 mL] que é um gel creme super fresco. Para quem tem a pele oleosa, escolha um creme/gel não comedogénico. Tem por exemplo, o Endocare gel creme, que é fantástico e adequado a todos os tipos de pele. Não esquecer o contorno de olhos.

Semanalmente:

Fazer uma esfoliação suave, 1x por semana. De seguida, fazer uma máscara hidratante, pelo menos, durante 20 minutos ou até absorver totalmente. Ou então, apliquem um creme hidratante em camada espessa e deixem absorver.

Que cuidados a ter no Verão?

  • Suspender a depilação a laser e a fotodepilação. A pele fica sensibilizada e existe maior propensão a alergias solares e a manchas de hiperpigmentação.
  • Atenção aos medicamentos fotosensibilizantes. Contraceptivos orais, isotretinoína, alguns anti-depressivos, anti-inflamatórios, antibióticos são fotossensibilizantes. A isotretinoína tem indicação para ser suspensa no Verão, bem como a hidroquinona [despigmentante]. Quem toma contraceptivos orais e outros medicamentos fotossensibilizantes deve ter um especial cuidado com a exposição solar.
  • Quem tem a pele oleosa não se deve enganar pelo Sol. O facto da exposição solar melhorar o acne é algo transitório, pois seca as borbulhas. Mas o sol leva também um espessamento da camada córnea, o que favorece a obstrução dos poros e a formação de comedões, o que no Outono leva a que o acne reincida de forma mais severa. Portanto, exposição solar com moderação e sempre com proteção solar.
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Carvão activado: aliado das peles mistas e oleosas!