A melancia é um dos frutos de excelência do Verão. Super fresca, extremamente hidratante, tem excelentes propriedades.
90% do seu peso é água. Tem excelentes bons níveis de vitamina A e C e também bons níveis de vitamina B6.
Além disso, a melancia é das frutas e dos vegetais, a que tem níveis mais elevados de licopeno! Curioso, como achamos sempre que é o tomate, o mais rico em licopeno, não é? O licopeno é um antioxidante com elevado poder de captação de radicais livres, protegendo as células de danos celulares [e as células da pele, obviamente!].
Contém citrulina, um aminoácido, que participa no ciclo da Ureia. Pensa-se que a citrulina, estimula a síntese proteica muscular,por se transformar em arginina e estimular a síntese de insulina e também da hormona do crescimento. Por isso, é a que suplementação com citrulina começa a surgir! Estudos indicam que a citrulina diminui o cansaço físico e mental, melhora a recuperação física e aumenta a energia durante o treino, por ser um percursor do ácido nítrico.
Aumenta as defesas, hidrata e é muito baixa em calorias. Contém 70 calorias por 250g. É a fruta ideal, quando se tem desejos de doces!
Por ser 90% de água, é aconselhada para problemas de rins, próstata, vias urinárias, e em caso de obesidade. Ideal também em dietas depurativas e de emagrecimento. Favorece a eliminação de toxinas.
Como escolher uma melancia?
As melancias mais pesadas, que vibram quando se mexe são as melhores! Depois de aberta, deve ser mantida no frigorífico e comida rapidamente!