Todas nós já ouvimos falar em peelings. Muitas de nós já pesquisaram sobre o assunto. Algumas de nós já fizeram peelings e sabem melhor que ninguém os benefícios que tem para a pele.
Eu já fiz vários peelings. Várias sessões no dermatologista e várias sessões em casa, com kits de peeling para fazer em casa. Como é óbvio, as concentrações de ácidos são muito superiores nas sessões feitas por dermatologistas, mas existem também benefícios dos peelings em casa, consoante as necessidades da pele e os resultados que pretendemos obter!
Peelings, quais os benefícios?
Os peelings removem as camadas mais superiores da nossa pele. Consoante a sua concentração em ácidos, podem ser mais superficiais ou profundos e são uma excelente arma no combate às manchas, cicatrizes de acne e rídulas. Nestes casos a melhor opção é consultar um dermatologista, pois é necessário um protocolo com várias sessões e uma concentração de ácidos superior.
No entanto, os peelings não têm apenas estas indicações. São também uma das melhores formas de dar luminosidade à pele, de forma rápida e eficaz. Melhoram também a penetração dos produtos usados a seguir, pois a pele fica mais receptiva. Além disso, fecham os poros de forma surpreendente! Apenas com um peeling superficial, os resultados já são visíveis!
Algo que muitas vezes é esquecido é a importância dos produtos usados após os peelings. Séruns regeneradores, com poder antioxidante e anti-rugas, cremes hidratantes são as melhores opções para ter uma pele luminosa, bonita e mais jovem. Portanto, não é só fazer o peeling. A forma como tratamos da nossa pele após faz toda a diferença!
Como escolher o tipo de peeling a fazer?
Simples, muito simples. Manchas, cicatrizes ou rugas? Consultar um dermatologista. Muitas vezes associam os peelings a lasers para a obtenção de melhores resultados. Eu fiz laser e vários peelings nas minhas cicatrizes de acne e os resultados foram fantásticos e sei que não teria estes resultados de outra forma. E os peelings não doem [ao contrário do laser], por isso não tenham medo de confiarem em profissionais.
Atenção com os kits de peeling que se vendem pela internet fora, alguns com concentrações que só deveriam ser usados em dermatologia. Feitos erradamente, peelings profundos podem ter efeitos graves, por isso é que só devem ser feitos por quem é da especialidade.
No entanto, existem outros peelings para fazer em casa, de marcas de confiança e que produzem resultados! São ideais para fazer após a época de praia, no Outono [quando os raios UV já estão mais baixos], e quando a pele se encontra mais baça, pois dão luminosidade à pele, melhoram a sua textura e fecham os poros!
Por isso, apesar de serem muito superficiais, e assim poderem ser usados com toda a segurança em casa, têm os seus benefícios e não devem ser desvalorizados. Para além dos efeitos imediatos após o peeling, o seu usado continuado melhora muito o aspecto da pele, pois estimula a regeneração da pele.
Cuidados a ter!
- Fazer o peeling de preferência à noite. Assim evita-se a exposição solar, o uso de maquilhagem e os cuidados usados após podem actuar durante toda a noite.
- Usar proteção solar. Se a proteção solar é fundamental, então numa pele que está mais sensível, mais ainda. Nos dias seguintes após um peeling deve-se usar uma proteção solar elevada [SPF50+], de modo a prevenir manchas e um tom de pele irregular.
- Peles muitos sensíveis, com desconfortos cutâneos não devem fazer peelings, a menos com indicação médica.
Kits de Peeling para fazer em casa: Neostrata Citriate Peeling!
Não existem muitas marcas em Portugal para fazer peelings em casa. O mais conhecido é o Neostrata Citriate Peeling e com razão, pois é dos poucos que merece o Peeling no nome, pois muitos dos outros produtos fazem apenas uma esfoliação e não um peeling e porque a concentração de ácidos no produto é a máxima permitida [20%] para produtos de peeling em casa. Eu sempre que faço peelings em casa, uso este kit e confesso que gosto bastante, apesar do preço não ser o mais simpático [35€].
Portanto, nem vou mencionar outros, pela simples razão que só gosto de falar de produtos com composições interessantes. O Sensilis Age Lab Peeling tem uma composição interessante, porém só comprando nalguma visita a Espanha. Outros por outro lado como o Filorga Age Peel não indicam a percentagem de ácidos, portanto, é impossível dar uma opinião. [Se quero, por exemplo um sérum de vitamina C, só vou comprar um sérum que me diga a percentagem de vitamina C presente. Portanto, transparência é o que se pede cada vez mais às marcas!] Se quiserem usar outros produtos e tiverem dúvidas, podem sempre mandar-me um email ou comentar este artigo.
Composição:
- 4 discos de Peeling [permite uma aplicação da dose correcta] de Ácido Glicólico a 10% e Ácido Cítrico a 10%, que são AHA, alfahidroxiácidos com ação anti-envelhecimento e renovadora da pele.
- 4 monodoses de creme pós-peeling: Ácido Lactobiónico 2% e Gluconolactona 4% que regeneram e hidratam a pele.
Como fazer?
Passar o disco pela face, evitando o contorno de olhos [evitar sempre o contorno de olhos, quando se faz um peeling!] e deixar actuar 15 minutos. A sensação de picadas e comichão é normal. Fazer 1x por semana [um kit dá para um mês]. Uma dica extra! Para resultados ainda mais fantásticos aplicar uma ampola Endocare [antioxidante e regeneradora] ou um sérum regenerador como o Estée Lauder Advanced Night Repair! A pele fica ainda mais radiante e luminosa!
Amy Adams, Vanity Fair, January 2014