Os Efeitos Nefastos do Tabaco na Pele!

Quando se fala em tabaco e nos seus efeitos nefastos pensamos no impacto que o tabaco tem sobre a nossa saúde e a probabilidade aumentada de ter problemas respiratórios, cardíacos, sexuais e até mesmo oncológicos. Mas sem pensarmos nos efeitos a longo prazo, que podem ou não surgir, existe algo que reflete o acto de fumar. A nossa pele.

  • A nicotina inalada leva a uma vasoconstrição dos vasos sanguíneos, o que contribui para a palidez da pele.
  • Fumar priva a pele do oxigénio e nutrientes necessários para a manutenção de uma pele bonita e saudável.

A pele do fumador caracteriza-se por manchas de pigmentação na face e cor acinzentada da tez. O famoso código de barras na zona dos lábios, surge devido à contração dos lábios a fumar e os papos da galinha, pelo gesto de semicerrar os olhos, para o fumo não entrar. Surgem também frequentemente manchas nas unhas e nos dedos. Conclusão: o melhor é mesmo deixar de fumar. A boa notícia? Deixando de fumar, os efeitos são reversíveis. Portanto, o melhor é mesmo deixar já! Déficits de vitaminas nos fumadores e que podem [e devem!] ser suplementadas!

  • Vitamina A. [o uso de cremes com retinol, uma forma de vitamina A,  é uma forma de repor os níveis de vitamina A na pele]
  • Vitamina C, antioxidante, dá luminosidade e protege da formação de radicais livres devido ao tabaco e que são responsáveis pelo aparecimento de rugas. [pode-se fazer suplementação oral em alturas mais críticas e pode-se usar ampolas, séruns de vitamina C no rosto]
  • Vitamina B6, a sua deficiência leva a queda de cabelo  e vitamina B12, que a sua deficiência leva a cabelos brancos e está associada a eczemas [pode-se fazer suplementação com vitaminas B, e os suplementos para a queda do cabelo também têm vitaminas B].

Photo Credits: Michael Ochs Archives/Getty Images.

Mais histórias
Bolo de Alfarroba e Maçã
Don`t copy text!