Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed

Envelhecimento cutâneo: manchas, rugas. Que cuidados ter?

E hoje o tema é envelhecimento cutâneo. O envelhecimento cutâneo, acontece por duas vias, intrínseco e extrínseco. O envelhecimento intrínseco depende do património genético de cada um e do tempo [por isso, é rezar para termos bons genes!] mas também dos baixos níveis das hormonas sexuais. Resulta numa pele com muitas linhas de expressão. O envelhecimento extrínseco é causado por factores ambientais como a exposição solar, a poluição, o tabaco, o stress, o álcool e uma alimentação desequilibrada.  Resulta em rugas, manchas de pigmentação, e zonas hipopigmentadas. E que cuidados ter?

Os antioxidantes protegem contra o stress oxidativo, mesmo os antioxidantes sistémicos e têm um papel importante na proteção contra o foto-envelhecimento.

Portanto que antioxidantes devemos privilegiar na nossa dieta para combater o envelhecimento?

A vitamina A, C e E, extratos de uva, coezima Q10 e ácido alfa-lipólico são antioxidantes que estão presentes nos alimentos e que combatem o envelhecimento. Para tal, devemos consumir abacate, frutos vermelhos, vegetais de folha verde, vegetais e frutas de cor laranja, ananás, salmão e tomate.

E o que devemos fazer para prevenir o envelhecimento cutâneo?

A resposta a esta pergunta é fácil, o que é difícil é não esquecer de seguir estes passos dia após dia.

E então o que é fundamental? Proteção Solar. Não é à toa que ouvimos falar da importância da proteção solar e não é toa que eu reforço sempre a necessidade básica de usar protetor solar diariamente [sempre chata neste ponto, eu sei!]. Outro fator fundamental, é evitar a exposição prolongada à radiação solar.

Os antioxidantes, tanto na forma de alimentos como de cremes, séruns são uma excelente opção que não deve ser esquecida. Para além dos antioxidantes falados anteriormente, o chá verde, a melatonina, o selénio, resveratrol também têm propriedades anti-envelhecimento. E não esquecer de fazer exercício 2 a 3x por semana!

O uso de retinóides está bem estudado no envelhecimento cutâneo e por isso continuam a ter um lugar de destaque no combate ao envelhecimento cutâneo e a ser os queridinhos de muitas pessoas, além de poderem ser encontrados a preços bem simpáticos [na forma de medicamento, pois claro!]!

Alguns despigmentantes como a hidroquinona, o ácido kójico e o ácido azeláico também evidenciam ação anti-envelhecimento. Os peelings químicos também são uma mais valia tanto na prevenção como no tratamento do envelhecimento cutâneo, mas necessitam de ser adaptados à pessoa em questão.

E o que concluimos deste artigo? As ferramentas que temos ao nosso dispor para o combate do envelhecimento não mudaram muito ao longo dos últimos anos. E concluímos também que não é preciso gastar fortunas no último creme anti-age do mercado para ter bons resultados. E que existe muito que podemos fazer pela nossa pele hoje, para mantermos uma pele bonita e jovem, ao longo dos anos!

Photo Credits: Patrick Dermachelier, Vanity Fair.

  1. Parabéns pelo Post Andreia!! Muito bom, o conteúdo informativo é excelente!!
    Uma dica seria lembrar da limpeza diária, sabonete adequado e tônico para cada tipo de pele, além de um hidratante, pois a pele perde a hidratação natural ao longo dos anos…
    Beijos

    1. Olá! Obrigada pelo feedback! Quanto à limpeza, hidratação já falei noutros posts, neste só quis focar-me no que realmente está comprovado cientificamente que resulta! Beijo 🙂

  2. Olá Andreia, peço agora a sua ajuda, aconselhamento para protector solar para rosto.
    Tenho 40anos, tez branca com sinais de nascença, pele sensível, mista e ultimamente com tendência a seca. Minha pele, rosto e corpo detesta produtos com oleos. Só utilizo protector solar no rosto quando vou à praia, ou por motivos de trabalho, pois ficava com os poros obstruídos, ou com sensação incomodativa de massa no rosto, mesmo com uriage para peles oleosas (tenho alguns pelinhos mas nada de mais).
    Felizmente temos a opção de compra online de outros produtos, Li num dos seus post a referencia a outras marcas: Biore. Também me falaram na Lierac. Que aconselha Andreia?
    Obrigada
    Eliana

  3. Olá again, Gostaria de saber a sua opinião sobre que produtos Q10 aconselha para o rosto, pois experimentei o serum Q10 da Biomaris que também tem algas e a minha pele adorou. Já em adolescente percebi que me dava bem com algas. Agora com 40anos preciso de renovar os cremes/seruns de rosto, desmaquilahnte…pois as rugas estão a “instalar-se”.
    O serum sedoso sunific da lierac é bom?
    O que aconselha?
    Obrigada e beijinhos
    Eliana

  4. Olá Andreia! estou amamentando e comprei hoje o Vichy liftactiv retinol HA advanced e no rótulo fala apenas em uso sob orientação medica durante gestação. O que você orienta?

  5. ola, tenho lido os comentarios e sinto -me um pouco perdida, fui a dermatologista e com tenho os poros dilatados , ela receitou me o Solaraze estou a por a 2 meses e nao vejo diferença tenho 57 anos e faidez no pescoço

    1. O Solaraze não é para os poros dilatados. Se tem falcidez pode experimentar a usar o Endocare tensage sérum e de seguida o Redermic R à noite. Deverá melhorar a flacidez, rugas e poros dilatados.

  6. Boa noite Andreia, muito me tenho perdido por aqui, é de fato muito importante cuidar da pele. Isso é algo que não fiz durante muitos anos, inclusivamente excesso de sol. Tenho 45 anos e uma pele extremamente envelhecida, muitas rugas, flacidez e poros dilatados. E leio todos os produtos recomendados e quando vejo o preço, não consigo suportar, estou desempregada. De qualquer forma apercebi-me que dá algumas dicas mais acessíveis. Estou a pensar em comprar as vitaminas C e A da Clique one, pedia-lhe ajuda para uma solução mais acessível relativamente a outras marcas e dicas para começar a tratar de mim. Parabéns pelo seu blogue, sou fã.

    1. Olá Ana,
      se não tiver a pele sensível use a vitamina C de manhã e o Kétrel à noite, que custa à volta de 3€ nas farmácias, mas siga as dicas desse link, pouca quantidade e nas primeiras semanas em noites alternadas. E compre um hidratante acessível para colocar de manhã e à noite e não se esqueça de colocar protetor solar. 🙂

Deixar uma resposta

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Os melhores óleos essenciais para a pele!