O sono é de importância fundamental para o nosso organismo. É o que nos permite recuperar energias e melhorar o sistema imunitário. Mas também é muito importante para a nossa pele. No sono NREM, o sono profundo, são libertadas hormonas de crescimento, como a melatonina, que ajudam a reparar a pele. Para tal, é necessário ter uma boa noite de sono, de sono profundo e reparador. E isso reflete-se na nossa energia, no nosso humor e até na nossa pele!
E o que podemos fazer para potenciar uma boa noite de sono?
Para isso é fundamental fazer uma correta higiene do sono.
- O quarto deve ter uma temperatura confortável, com uma luz não demasiado forte, para criar um ambiente relaxante.
- Não levar o telemóvel, o tablet ou o computador para a cama. Um livro ou uma música relaxante são boas opções!
- Evitar a ingestão de álcool, porque apesar de para muitas pessoas facilitar o adormecer, torna o sono mais leve e menos reparador.
- Bebidas com cafeína, como o chá verde, o chá preto, coca-cola devem ser evitadas à noite, porque são estimulantes.
- Evitar fazer refeições muito pesadas à noite. Preferir uma refeição leve, mas não ir para a cama com fome.
- O exercício físico promove um sono reparador. Mas não deve ser realizado antes de dormir, porque pode ter um efeito estimulante.
- Tomar um banho de água quente, pois melhora a microcirculação e favorece o relaxamento do corpo e também da mente.
Que alimentos devemos preferir para uma boa noite de sono?
Os chás são uma excelente forma de nos ajudar a relaxar e uma forma de induzir uma boa noite de sono. Chá de valeriana, maracujá, camomila, hipericão [cuidado com o hipericão porque interfere com a pílula], tília são boas opções para beber antes de dormir!
A melatonina que existe em pequenas quantidades em frutos e vegetais como a cebola, a cereja e a banana, em cereais como o milho, a aveia e o arroz, em plantas aromáticas como a hortelã, a verbena, a salva e o tomilho, e no vinho tinto ajuda a ter uma boa noite de sono.
A vitamina B12, presente em produtos de origem animal [vegetarianos têm que fazer suplementação] melhora também o ritmo biológico do organismo.