Para quem me segue no Instagram, já percebeu que eu estou de férias. E há algo melhor do que viajar nas férias? E entretanto, lembrei-me que poderia escrever um artigo com dicas que devemos ter em mente sempre que se vai viajar de avião e o que devemos fazer antes e durante a viagem.
Antes da Viagem:
- Dormir bem antes da partida.
- Para quem vai para locais com 5 horas ou mais de diferença de fuso horário,alterar uns dias antes o horário e tomar um suplemento de melatonina.
- Comer refeições leves e evitar o álcool ou bebidas com gás. Nunca ir de viagem de ressaca!
- Não esquecer a medicação habitual e levar alguma medicação para algum imprevisto. Um anti-inflamatório, um anti-diarreico e algo para a febre podem vir a ser precisos e nada melhor que levar já de casa, visto que em muitos países não é fácil comprar medicamentos sem receita médica. Quem for para países com risco de doenças infecciosas, deverá ir a uma Consulta do Viajante, cerca de um mês antes da viagem.
- Vestir uma roupa confortável e sapatos sem salto para a viagem. As meias de compressão são uma boa opção, principalmente para quem tem problemas venosos.
- Quem faz mergulho, só deve fazer uma viagem cerca de 12 a 48 horas após o último mergulho, devido ao risco de doença de descompressão.
Durante a viagem:
No interior da cabine de avião a pressão é muito baixa e corresponde a 2000m de altitude, logo devemos ter precauções especiais:
- Deve-se hidratar o organismo e evitar bebidas alcoólicas bem como o café e bebidas com gás. A água é a melhor opção para manter a hidratação do organismo.
- Não se deve esquecer o uso do protetor solar, porque por se estar a elevada altitude, a exposição aos raios UV é maior.
- Para evitar a formação de coágulos sanguíneos deve-se evitar cruzar as pernas e levantar-se de vez em quando nos voos de longo curso.
- Tanto na descolagem como na aterragem, devido às alterações de pressão, sentem-se os ouvidos a estalar. Mastigar uma pastilha pode ajudar, mas o que eu aconselho é colocar umas gotas descongestionantes antes da descolagem e antes da aterragem, como por exemplo Vibrocil ou Neo–Sinefrina e vão ver que fazem uma viagem sem problemas! [Podem sempre pedir à tripulação, pois esta tem sempre para alguém que precise!]
- Não adormecer na aterragem.
Photo Credits: Keystone/Corbis. Colorization By Lorna Clark.