Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Bicarbonato de Sódio: Para que serve?

O bicarbonato de sódio não deve estar apenas na nossa cozinha. Aliás, na farmácia, nós continuamos a vender saquetas de bicarbonato de sódio, que custam à volta de 1 euro, e ainda são bastante requisitadas. É barato e tem algumas indicações que provavelmente nem todos conhecemos. Vamos falar delas?

1. Exfoliante. Aplicar 3 colheres de bicarbonato para 1 colher de água e exfoliar o corpo.

2. Branqueador dentário. Limpa em profundidade e ajuda a branquear os dentes. Por isso, é que algumas pastas têm bicarbonato de sódio na sua composição. Não é o mesmo que fazer um branqueamento em consultório, mas é muito bom! Aliás, uma amiga minha que é dentista, usa regularmente. Como fazer? Molhar a escova de dentes e aplicar um bocadinho de bicarbonato de sódio e escovar os dentes. Para quem tem mau hálito, gargarejar água com bicarbonato de sódio. Funciona!

3. Para remover resíduos do cabelo e a oleosidade. Juntar uma colher de bicarbonato de sódio ao champô habitual e deixar actuar 10 minutos. Resíduos de produtos de styling, caspa, oleosidade são eliminados sem problema!

4. Picadas de Insetos. Aplicar uma mistura de água com bicarbonato de sódio e deixar actuar durante 15 minutos. Alivia imediatamente a comichão e a irritação.

5. Queimaduras Solares. Pôr meia caneca de bicarbonato de sódio dentro da banheira e tomar um banho de imersão com água fria. Não secar o corpo com a toalha, para prolongar o efeito. Pode-se também aplicar uma compressa com água e bicarbonato de sódio diretamente na queimadura solar.

6. Máscara Facial. Para ajudar a secar borbulhas e para uma pele mais limpa, fazer uma máscara misturando bicarbonato de sódio e água e deixar atuar por 5 minutos.

7. Banho Detox. Eu sou a maior fã de banhos de imersão e já falei deles e de diferentes formas de serem feitos aqui. Também pode-se tomar banho de imersão usando bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, para ajudar nas dores, para aliviar a comichão e a desintoxicar o organismo.

Portanto, o bicarbonato de sódio pode ter várias utilizações muito úteis e acho que não é possível ler esta lista e não pensar em experimentar nenhuma! Sabiam de algumas?

  1. Boa noite Andreia,

    Sigo há alguns dias o seu blog e estou a gostar bastante.

    Gostaria de pedir a sua ajuda no sentido de me aconselhar uma rotina diária de cuidados para a pele do meu rosto. Já experimentei inúmeros cremes e não consigo identificar-me com a maioria. Consegue ajudar-me? Tenho 32 anos, pele oleosa, com tendência para borbulhas e rosácea. Gostaria também de incluir um cuidado anti-rugas/anti-envelhecimento.

    Muito obrigada.
    Márcia Rodrigues

    1. Olá Márcia! Que cremes é que já usou e não gostou? O que é que está a usar agora? É só para tornar mais fácil aconselhar-lhe algo!

      1. Olá Andreia,

        Neste momento estou a usar Finacea, para as borbulhas, e Leti SR, para a rosácea. A limpeza faço com água micelar da avéne.Não estou a aplicar mais nada Este tratamento foi o dermatologista que prescreveu. No entanto, sinto que a minha pele precisa de mais alguma coisa. As borbulhas sinto realmente melhoria, mas quanto à rosácea..tem dias… Já usei avene, clinique, e não vejo grandes mudanças no aspecto da pele. Os poros muito dilatados, olheiras (já usei clinique creme de olhos e fiquei com alergia, nunca mais coloquei creme de olhos). Gostaria tambem de começar a actuar com um anti-rugas/anti-envelhecimento.

        Apesar de já ter experimentado alguns cremes, sinto que não tenho muita noção do que a minha pele precisa, e de como trata-la e mantê-la bonita. Confesso que tambem nunca lhe dei muita importancia para alem dos cuidados básicos. Precisava de uma ajuda/orientação.

        Desde já agradeço a sua (preciosa) ajuda.

        Obrigada,

        1. Olá Márcia!
          O Finacea também tem ação anti-envelhecimento e actua nos poros dilatados. O que resulta muito bem nos poros dilatados são os ácidos, que a Marcia não pode usar por ter rosácea. Tem por exemplo, para as olheiras o La Roche Posay PigmentClar olhos, que já falei aqui no blog.
          http://projetopeledeprincesa.com/2014/06/06/la-roche-posay-pigmentclar-serum-e-olhos/
          Quanto a cremes anti-rugas tem por exemplo, estes que falei aqui:
          http://projetopeledeprincesa.com/2014/12/11/vermelhidao-couperose-rosacea-cremes-anti-rugas/
          Eu trocaria o Leti SR quando terminasse pelo Bioderma Ar, para ver se a rosácea melhorava. Não lhe estou a aconselhar nenhum produto específico de anti-envelhecimento porque não sei a sua idade. Beijinho

  2. Olá Andreia, estive a ver as soluções que me apresentou. Queria fazer as seguintes questões:

    – vou experimentar o pigmentclar clar olhos. No entanto gostaria de saber se tem alguma actuação como anti- rugas no contorno de olhos, ou se no meu caso ainda não se justifica.
    -A Andreia menciona que não aconselha um anti-envelhecimento pelo facto de nao saber a minha idade. No entanto, faz referencia a 3 cremes anti-rugas. Sempre pensei que o creme anti rugas actua tambem como anti-envelhecimento, e vice versa. Se se justificar terei de usar os dois?

    Peço desculpa pela minha ignorancia:-)

    Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade.

    Obrigada.

    1. Tem apenas ação preventiva. Se a Márcia ainda não tiver sinais de envelhecimento no contorno de olhos é uma boa opção. Se não tem o Neostrata Biónica olhos que tem ação anti-olheiras e ação anti-rugas e é excelente. Eu não aconselho nenhum em específico, porque de acordo com a sua idade, há uns mais adequados que outros. Por exemplo, os que dizem flacidez são mais adequados para alguém nos 40s e 50s que já tenha perda de flacidez e não se justifica serem usados mais cedo. Não, não precisa de usar os dois. Os anti-rugas são cremes anti-envelhecimento. No entanto há cremes anti-envelhecimento que a sua principal ação não é ser anti-rugas, mas reafirmante ou anti-oxidante, para quem apenas quer prevenir os primeiros sinais de envelhecimento. Espero ter ajudado. 🙂

  3. Olá Vi seu post sobre o bicarbonato de sódio e seu uso como clareador dos dentes e devo esclarecer como cirurgiã-dentista que os cristais que compõem o bicarbonato são muito grandes e irregulares, assim provocam desgastes excessivos do esmalte dentário, portanto não é recomendado seu uso.

Deixar uma resposta

Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed Instagram Feed
Mais histórias
Como escolher um Protetor Solar?