Nós, mulheres já pedimos emprestado a uma amiga, à mãe, à irmã algum item de maquilhagem. Aliás, normalmente assim é que se iniciam na maquilhagem. Começámos por usar o batom da mãe, depois a maquilhagem da irmã mais velha, e antes de sair para jantar ou uma festa maquilhávamos-nos com as amigas.
Mas existem itens de maquilhagem que não devem ser partilhados!
E este artigo é principalmente importante para quem é adolescente ou tem filhas ou irmãs adolescentes, que muitas vezes partilham maquilhagem entre si. Então o que não deve ser partilhado?
- Batons. Os batons são uma fonte de transmissão de bactérias e vírus. O mais conhecido é o Herpes, mas existem outras doenças que podem ser transmitidas através de um batom. Portanto, deve ser um item pessoal e intransmissível, como uma escova de dentes. E todas nós já vimos alguém numa loja de maquilhagem a usar um Tester diretamente nos lábios, certo? Não dá para imaginar a quantidade de microorganismos presentes num produto destes!
E para as amigas que pedem emprestado o batom do cieiro, o melhor é emprestar um batom em bisnaga que possa ser aplicado com o dedo ou vaselina em tubo, Bepanthene, etc. - Máscara de pestanas e lápis de olhos. A maquilhagem de olhos não deve também partilhada, pois corre-se o risco de contrair uma conjuntivite ou outro tipo de infeção ocular, que são extremamente contagiosas.
- Pincéis de Maquilhagem. A menos que sejam devidamente esterilizados, os pincéis de maquilhagem não devem partilhados. Na maioria das vezes estão contaminados com bactérias, e podem despoletar uma crise de acne ou uma dermatite. Por isso, a importância de limpar regularmente os pincéis e não os partilhar com ninguém.
Photo Credits: Miguel Reveriego, Vanity Fair.